I. O Fim desde o Gênesis
E se Deus tivesse revelado toda a história da humanidade, desde o livro
de Gênesis? E se para conhecermos o futuro, precisássemos investigar o passado?
Bom, pelo menos é isso que os homens de Deus entenderam:
“Que anuncio o fim desde o Princípio,
e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu
conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” Isaías 46:10
A palavra hebraica para Princípio ali (RESHYTH) é a mesma da primeira
palavra da Bíblia (RESHYTH): “No Princípio criou Deus...” Gênesis 1:1
Sendo assim, como disse Deus pela boca do profeta Isaías, Deus é quem
revela o fim desde o Gênesis (Bereshyth, Princípio). E os apóstolos confirmam
isso:
II. Pedro entendeu o futuro por
Gênesis
“Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca
de todos os Seus profetas havia anunciado: que o Messias havia de padecer.
Arrependei-vos... e envie Ele ao Messias Jesus, que já dantes vos foi
pregado,... aos tempos da restauração de tudo dos quais Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas, desde
o Princípio. Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre
vossos irmãos um profeta semelhante a mim... E todos os profetas, desde Samuel,
todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.” Atos 3:18-24
O apóstolo Pedro afirma que desde o Princípio
(Gênesis), e em cada livro do Tanach (o chamado ‘Antigo Testamento’), Deus
havia revelado que Jesus viria, morreria, mas um dia voltaria para restaurar
todas as coisas. Mais tarde, em sua carta, Pedro vai confirmar esse
entendimento:
“a qual salvação inquiriram e trataram
diligentemente os profetas que
profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião
de tempo o Espírito do Messias, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos
que o Messias haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais
foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas
coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo
enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam
bem atentar.” I Pedro 1:10-12
Mas não foi apenas Pedro que entendeu isso. Ele
ouviu da boca do próprio Mestre Jesus que as Escrituras revelavam o futuro em
cada detalhe:
III. Jesus e
as Parábolas de Gênesis
Como Jesus sabia os detalhes de Sua morte e
ressurreição?
“Desde então começou Jesus a mostrar aos seus
discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e
dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao
terceiro dia.” Mateus 16:21
“... disse-lhes Jesus: O Filho do homem será
entregue nas mãos dos homens; E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará...” Mateus
17:22-23
“Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem
será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à
morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e
crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.” Mateus 20:18-19
O próprio Jesus vai nos responder como Ele soube
sobre o que ocorreria com Ele:
“... disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que
pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e
escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao
terceiro dia ressuscitará.” Lucas 18:31-33
“E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração
para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo
padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que
dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:25-27
“... convinha
que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Torah de Moisés, e nos
profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem
as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo
padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se
pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações,
começando por Jerusalém.” Lucas 24:44-47
“Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado
aquele de quem Moisés escreveu na Torah,
e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” João 1:45
Sendo assim, pela revelação do Espírito Santo,
Jesus entendeu e pregou que tudo o que ocorreria com Ele estava descrito nas
Escrituras Sagradas, desde Gênesis (que é o primeiro livro da ‘Torah de
Moisés’, conhecida por muitos como o ‘Pentateuco’) até o último dos profetas
(que na Bíblia hebraica é Crônicas, mas na nossa Bíblica é Malaquias).
É o próprio Jesus quem afirma que cada letra e
traço das Escrituras vai se cumprir:
“Não cuideis que vim destruir a Torah ou os
profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota
ou um til jamais passará da Torah, sem que tudo seja cumprido.” Mateus
5:17,18
Leia o estudo As Sagradas Letras.
Jesus disse que tudo estava prescrito (escrito
antes):
“Pois eu por mim mesmo não falei, mas o Pai que me
enviou, esse mesmo me tem prescrito
o que devo dizer e o que devo falar.” João 12:49
IV. Parábolas,
Tipos e Mistérios, citados por Jesus e reveladas a Paulo
Muitos entendem ‘parábolas’ como se fossem apenas
historinhas que Jesus contava para ilustrar um ensinamento para o dia a dia,
como se fosse um ‘conto de fadas’ e a ‘moral da história’. Mas, muito mais do
que isso, ‘parábola’ é um termo grego (παραβολη) que, na Bíblia, compara uma história do passado com uma
profecia a cerca de um acontecimento futuro:
“Todas estas coisas disse Jesus às multidões por
parábolas e sem parábolas nada lhes dizia; para que se cumprisse o que foi dito
por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas
ocultas desde a criação [do mundo].” Mateus 13:34,35
Desde a criação, ou seja, desde Gênesis, foi-nos
ocultados detalhes acerca do futuro que somente em Jesus temos as repostas.
Vejamos o que o apóstolo Paulo nos fala acerca
disso:
“... Adam, o
qual é a figura daquele que havia de vir.” Romanos 5:14c
Para Paulo, a história de Adam revela a vida de
Jesus. A palavra grega traduzida como figura é παραβολη (parábola).
Ao falar em outra epístola sobre a criação da
esposa de Adam, o apóstolo Paulo compara esta história com a futura união de
Jesus com Sua Igreja, e diz que isso é um ‘mistério’ (no grego, μυστηριον):
“Porque
somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o
homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”
Efésios 5:30-32
O mistério que esteve oculto (Romanos 16:25; I
Coríntios 2:1,7; 15:51; Colossenses 1:26,27), foi o que Jesus veio revelar
através das parábolas: “... coisas ocultas desde a criação [do mundo].” Mateus
13:35b (leia também Mateus 13:11; Marcos 4:11; Lucas 8:10)
“... nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem,
e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no
mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma
mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a
pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram
prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura...” I Coríntios 10:1-6
Embora também esteja traduzido como ‘figura’, aqui
o termo no original é a palavra ‘tipo’ (no grego, τυποι), de onde surge o termo
‘tipologia’, que o estudo teológico sobre as comparações de coisas e pessoas do
Tanach (o chamado Antigo Testamento) com Jesus.
Citando fatos ocorridos com Israel nos livros de
Êxodo e Números, Paulo diz aos crentes de Corinto que tudo o que ocorreu com
eles revela a história da Igreja. Ou seja, não somente Gênesis, mas Êxodo,
Números etc. era tudo uma parábola sobre Jesus!
“Porque tudo
o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela
paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4
V. As Sombras
reveladas ao escritor aos Hebreus
O escritor da Epístola aos Hebreus também possui o
mesmo entendimento de que as coisas do passado revelam o futuro, e também usa o
termo parábola (παραβολη):
“Sendo-lhe
dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era
poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; e daí também em figura
[παραβολη] ele o recobrou.” Hebreus 11:18,19
A história da ida de Abraão para sacrificar seu
‘único’ filho Isaque no monte Moriah e o receber de volta no terceiro dia relatada
em Gênesis 22 é uma parábola! O sacrifício e ‘ressurreição’ de Isaque foi
apenas uma figura, ou encenação do que aconteceria com Jesus.
Outro personagem de Gênesis citado pelo escritor da Carta aos Hebreus e
que tem total ligação misteriosa com Jesus é Melquisedeque:
“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu...
chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Do qual muito temos que dizer, de difícil
interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda
necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos
das palavras de Deus... o mantimento sólido é para os maduros, os quais, em
razão do costume, têm os sentidos
exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” Hebreus 5:8,10-12b,14
O próprio Moisés entedia, de alguma maneira, sobre o sofrimento
(vitupério) do Messias, segundo o escritor aos Hebreus:
“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de
Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco
de tempo ter o gozo do pecado; tendo por
maiores riquezas o vitupério do Messias do que os tesouros do Egito; porque
tinha em vista a recompensa.” Hebreus 11:24-26
Outro detalhe neste mesmo capítulo é o seguinte: “E todos estes, tendo tido testemunho pela
fé, não alcançaram a promessa,
provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”
Hebreus 11:39,40
Portanto, todos os personagens desse capítulo, tais como Abel, Enoque,
Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Faraó, Josué, Raabe, os espias,
Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas, Misael, Ananias e
Azarias, Elias etc. e até mesmo os outros personagens, coisas e animais citados
em todo o livro, tais como Melquisedeque, o tabernáculo, as peças do
tabernáculo, o sumo-sacerdote, Arão, Levi etc., cada um desses representaram
algum aspecto do Messias:
“... o primeiro tabernáculo, que é uma alegoria [παραβολη] para o tempo presente...” Hebreus
9:8,9
Até cada detalhe do tabernáculo e seus rituais eram
uma ‘parábola’. Olhem a palavra ‘parábola’ aí mais uma vez!
Para concluir esta parte, gostaríamos de citar que
o escritor aos Hebreus utiliza um outro termo que trás a mesma ideia de
parábola, tipo e mistério. Seria a palavra ‘sombra’ (no grego, σκια):
“... o comer, o beber, os dias de festa, a lua
nova, ou os sábados... são sombras
das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:16,17
“... sacerdotes que oferecem dons segundo a Torah,
os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais...”
Hebreus 8:4,5
“Porque tendo a Torah a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca,
pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode
aperfeiçoar os que a eles se chegam.” Hebreus 10:1
Cristo já sabia que seria entregue pelos líderes
judeus, sofreria, morreria e ressuscitaria e isso não se deu apenas pela
revelação do Espírito Santo, mas pela leitura das Escrituras Sagradas. Os que
acham que o “Antigo Testamento” deve ser encarado apenas como um passado
longínquo estão muito enganados.
Com Jesus, com os apóstolos Pedro e Paulo e com o escritor aos Hebreus,
portanto, aprendemos que o chamado “Antigo Testamento” e, na verdade, toda a
Bíblia ainda têm muito o que nos ensinar... Toda a Bíblia é importante para nós
e é nela que aprenderemos o futuro, através do passado!
Moisés, o Profeta
A forma como os livros da Bíblia foram organizados separa a Lei (ou Instrução) de Moisés, dos Profetas (Maiores, de Isaías a Daniel e Menores, de Oseias a Malaquias) e dos Escritos (ou livros poéticos, ou Salmos), porém todas as Escrituras são proféticas:
“... convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44
Não podemos esquecer que o escritor do Princípio (Gênesis) foi Moisés, o Profeta, sendo assim, Gênesis é um livro profético!
“... se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés... Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor...” Números 12:6-8
“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis... o Senhor me disse:... Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.” Deuteronômio 18:15-18
“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;” Deuteronômio 34:10
Se Moisés é profeta, então tudo que ele escreveu se encaixa perfeitamente com o que Isaías afirmou:
“Que anuncio o fim desde o Princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” Isaías 46:10
A forma como os livros da Bíblia foram organizados separa a Lei (ou Instrução) de Moisés, dos Profetas (Maiores, de Isaías a Daniel e Menores, de Oseias a Malaquias) e dos Escritos (ou livros poéticos, ou Salmos), porém todas as Escrituras são proféticas:
“... convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” Lucas 24:44
Não podemos esquecer que o escritor do Princípio (Gênesis) foi Moisés, o Profeta, sendo assim, Gênesis é um livro profético!
“... se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés... Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor...” Números 12:6-8
“O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis... o Senhor me disse:... Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.” Deuteronômio 18:15-18
“E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;” Deuteronômio 34:10
Se Moisés é profeta, então tudo que ele escreveu se encaixa perfeitamente com o que Isaías afirmou:
“Que anuncio o fim desde o Princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” Isaías 46:10
Mas, como perceber cada detalhe da vida de Jesus em Gênesis?
Na primeira palavra de Gênesis há a história de Jesus? Sim!
No primeiro capítulo de Gênesis há a história de Jesus? Sim!
Na história de Adam há a história de Jesus? Sim!
Na história do Dilúvio há a história de Jesus? Sim!
Na história de Abraão há a história de Jesus? Sim!
Na história de Isaque há a história de Jesus? Sim!
Na história de José há a história de Jesus? Sim!
Se Deus nos permitir, postaremos aqui tudo que temos percebido com relação às profecias de Jesus em Gênesis. Ore, medite e aguarde!
"Porque o fim da Torah é o Messias para justiça de todo aquele que crê." Romanos 10:4
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