22 julho 2013

MOISÉS MORREU OU NÃO MORREU?



Introdução
Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-10 e Lucas 9:28-36 revelam-nos a transfiguração de Jesus, ao lado de Moisés e Elias, os três diante de Pedro, Tiago e João.

Mas, como pode Moisés estar ali, se ele estava morto?
Esta é uma pergunta que muitos se fazem, e alguns procuram arquitetar alguma maneira para eliminar a morte de Moisés, ou mesmo ressuscitá-lo, para que tenha sentido a sua vida ali. Mas, se eu afirmar que ele não morreu, estou eliminando o que as Escrituras dizem. E se eu afirmar que ele ressuscitou, após sua morte, estou afirmando algo que as Escrituras não dizem.
Então, como explicar esta passagem?


O Original hebraico concorda que Moisés Morreu!
Antes de explicar a passagem em si, vamos analisar o fato da morte de Moisés:
Existe alguma possibilidade, pelas Escrituras, de provar que Moisés não morreu? A resposta é: não! Moisés realmente veio a óbito e foi sepultado, diferentemente de Elias, que foi arrebatado.

Assim morreu ali Moisés, servo de YHWH, na terra de Moabe, segundo a palavra de YHWH. Foi sepultado no vale da torrente na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; mas ninguém tem sabido até hoje o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:5-7

Vamos comparar alguns trechos bíblicos, utilizando o original em hebraico:

Gênesis 5:5 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:8 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:11 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:14 = ... e morreu. [וימת ...]
Juízes 10:5 = E morreu..., e foi sepultado... [... וימת  ... ויקבר]
Juízes 12:10 = Então faleceu... e foi sepultado...  [... וימת  ... ויקבר]
Juízes 12:12 = E faleceu... e foi sepultado... [... וימת  ... ויקבר]
Deuteronômio 34:5 = Assim morreu ali Moisés... [... וימת שם משה]
Deuteronômio 34:6 = Foi sepultado... [... ויקבר]


Os textos acima foram separados para explicar o texto de Deuteronômio. Ou seja, se falarmos que Moisés não morreu, então teremos que falar que Adam, Sete, Enos e outros personagens citados em Gênesis 5 e no decorrer da Palavra, também não morreram. A palavra hebraica para “e morreu” é a mesma que em Gênesis, Juízes e demais livros do Tanach: WYMT [וימת].
Além disso, Moisés foi enterrado. E o texto não dá margens para dizer que ele foi enterrado pelo próprio Deus. Não é isso que o escritor do último capítulo do livro de Deuteronômio quis dizer. O termo hebraico WYKVR [ויקבר] significa “foi sepultado”, como consta na tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, e não como se Deus o tivesse sepultado, como a maioria das traduções dá a entender... A tradução da SBB está de acordo, por exemplo, com a tradução dos versículos de Juízes que podemos ver acima. Soa até estranho o fato das Bíblias traduziram a mesma palavra em Juízes, e demais livros, como “foi sepultado”, e em Deuteronômio como “E Ele o sepultou...”
Sendo assim, as pessoas enterraram Moisés, embora, depois, ao procurarem a sepultura, não mais conseguiram identifica-la. Deus havia escondido o corpo de Moisés para o povo, provavelmente, não adorá-lo.

A Bíblia concorda que Moisés Morreu!
Quem força uma possível “não morte” de Moisés, despreza textos como:

E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” Deuteronômio 32:50

Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:7

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1,2

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9

Textos como estes acima não dão margem para acreditar-se que Moisés não morreu, pelo contrário. Deus havia dito que ele morreria no alto de um monte, assim como Arão, seu irmão, morrera. Além disso, a Bíblia nos conta a idade que ele tinha ao morrer, o pronunciamento de Deus a Josué após sua morte, reafirmando este fato, e a batalha entre Miguel e o Inimigo acerca do corpo dele. Bom, se houve uma luta por causa apenas do corpo, é porque seu espírito e alma já não estavam mais ali.


Então, como Moisés, morto, apareceu para os vivos?
É importante lembrar que os mortos não têm acesso aos vivos (Deuteronômio 18:11; Eclesiastes 9:5; Isaías 8:19; Lucas 16:26,30,31).
Em segundo lugar, é preciso analisar o contexto:
1.     Logo após a multiplicação dos pães e peixes, segue-se uma conversa entre Jesus e seus discípulos, onde Pedro reconhece que Jesus é o Messias esperado (Mateus 16:16; Marcos 8:29; Lucas 9:20);
2.     A partir desta afirmação magnifica, Jesus começa a compartilhar a eles sobre Sua futura morte e ressurreição ao terceiro dia (Mateus 16:21; Marcos 8:31; Lucas 9:22), ou seja, embora Ele realmente fosse o Messias desejado pelos judeus, ainda sofreria muito e morreria, antes de ser honrado e vir como Rei dominador;
3.     Mas, em meio à revelação de Seu futuro Reino, mas de Sua anterior morte, Jesus faz uma estranha promessa aos Seus discípulos: alguns dentre eles o veriam em Sua glória e Reino futuros antes de morrerem (Mateus 16:27,28; Marcos 9:1; Lucas 9:26,27).
Se não entendermos este contexto, não entenderemos o que aconteceu no episódio da transfiguração. Os três relatos, tanto Mateus, quanto Marcos e Lucas, são enfáticos: passados alguns dias após essa declaração, Pedro, Tiago e João tiveram o privilégio de verem essa glória e este Reino, antes dos três morrerem (Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-10; Lucas 9:28-36).
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, estavam contemplando um futuro bem distante deles. Eles viram uma cena do futuro. Tiveram uma visão!

Isso foi necessário porque os judeus tinham uma ideia errada do Messias. Eles esperavam que o Messias derrotasse o império Romano, assumisse logo o reino mundial e estabelecesse Israel como o centro do planeta.
Mas, ao contrário do que eles esperavam, naquela vinda Jesus iria sofrer muito e morrer na frente deles. A expectativa deles seria frustrada.
Pensando nisso, Jesus trouxe aos três discípulos uma esperança de que, mesmo que eles morressem antes de chegar o Reino sobre a terra, um dia Jesus reinaria.
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, eles foram como que transportados para o futuro, quando Moisés já estará ressuscitado, e estará ao lado de Jesus.

Pedro explica este episódio da seguinte forma:
Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina,... Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado... Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a Sua majestade. Porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;” II Pedro 1:4-18

Enfim, no episódio do monte, quando eles ouviram esta voz, foi revelado a Pedro, Tiago e João a futura glória de Jesus e, mais tarde, entenderam que a cruz não seria o final da história:
Um dia, quando Jesus estabelecer Seu reino, não somente Moisés, mas Abraão, Isaque, Jacó, e diversos outros servos de Deus que morreram na fé, estarão diante dEle aqui na Terra, celebrando a vitória, pois todos, sem exceção, foram salvos por Sua morte e ressurreição (Daniel 12:13; Mateus 8:11; Lucas 13:28; I Tessalonicenses 4:15-17). Por isso, Elias e Moisés conversavam com Jesus sobre a Sua morte, pois eternamente os homens serão favorecidos por este fato. Este será o assunto da eternidade. O amor de Deus que se entregou por nós e nos livrou da condenação eterna! Glórias a Deus!

Ao descer do monte, Jesus faz a seguinte declaração:
A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” Mateus 17:9
Sim, ao verem Moisés e Elias, com Jesus glorificado, os três discípulos tiveram uma visão profética. Algumas vezes, o termo “visão” indica o sentido dos olhos, mas, em sua maioria, se trata de um discernimento espiritual (Gênesis 15:1; 46:2; Números 24:4,16; I Samuel 3:15; II Crônicas 32:32; Jó 20:8; 33:15; Salmos 89:19; Isaías 1:1; 13:1; 21:2; 22:1,5; 29:7,11; Ezequiel 7:13,26). E não foi privilégio apenas desses três o fato de terem visto a futura glória de Jesus. Na lista deles estão outros profetas que viram Jesus estabelecendo Seu reino no futuro: Enoque (Judas 14,15), Isaías (Isaías 6:1-5), Daniel (Daniel 7:13-18,22,27) etc.

Para confirmar que aquela cena não passava de uma visão espiritual, eles tiveram discernimento espiritual que estavam diante de Moisés e Elias sem que ninguém os apresentasse. Eles não tinham foto (não existia) ou qualquer tipo de imagem sobre como era Moisés e Elias, mas, ao estarem diante da visão, entenderam que eram eles.

Por último, há uma menção, tanto durante o episódio no monte, quanto na menção por Pedro em sua carta, sobre o termo “tabernáculo”:
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.” Mateus 17:4
E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.” II Pedro 1:13-14

Mas, qual a ligação desta palavra com a visão? Por que Pedro usa esta palavra?
A Festa dos Tabernáculos é uma profecia de um tempo onde judeus e gentios celebrarão ao Senhor por terem finalmente chegado ao tempo em que não estaremos mais “no deserto” (Levítico 23:33-43; Deuteronômio 16:13-16; 31:10-13; II Crônicas 8:13; Esdras 3:4; Neemias 8:14-17; Zacarias 14:16-19).
Enquanto esteve aqui entre nós, Jesus não celebrou esta festa, pois sabia que ela só será concretizada quando o Seu Reino for implantado na terra (João 7:2-8).

Pedro viu este dia chegar, na visão do monte...

Concluindo, Moisés morreu, como qualquer homem natural morre, foi sepultado e ainda não foi ressuscitado. E sua alma não veio do além para conversar com Jesus naquele episódio. O que aconteceu ali não passou de uma visão profética de uma cena que vai ocorrer no futuro. Simples assim. O que passar disso, não é o que a Bíblia disse...

10 comentários:

celma disse...

muito me alegro pela sabedoria que o Senhor te revelou este texto e esta minha duvida sobre a morte de moises que o continue te revelando o profundo da palavra amem celma

Renilton disse...

Renilton,Li o seu comentario sobre a morte de Moises e achei a interpretação interessante, pois tenho estudado isto com referencia do texto da transfuguração, pois veja bem, se literalmente moises apareçeu da efase a reencarnação, irei aprofundar, mais e Deus lhe abençoe mais e mais......

Renata Vrenna disse...

Esta foi a explicação mais coerente e com base bíblica que vi até agora.

Buscai ao Senhor disse...

Glórias a Deus! A Biblia explica a própria Biblia.
Obrigada por essa explicação maravilhosa, pois quem defende o arrebatamento de Moisés despreza ou ignora textos tão esclarecedores.
A paz do Senhor Jesus Cristo!
Sonia Ferreira

Adalton Rodrigues Daniel disse...

Estava com uma forte dúvida sobre essa questão de ressurreição e vida após morte.Esse texto foi muito esclarecedor para mim. Obrigado pela postagem!Me ajudou bastante!

Luiz disse...

Muito bom artigo, Deus seja louvado, O Espirito Santo , usa a própria Bíblia e seu contexto para nos responder.

Pedro Ferreira disse...

QUE A BEÇÃO DE DEUS SEJA SOBRE A SUA VIDA PELA GRANDE OBRA QUE TENS FEITO!

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR MESMO. AINDA NESTA QUARTA PASSADA, FALEI SOBRE O CORPO DE MOISÉS E NÃO TINHA CERTEZA SOBRE O QUE ACONTECERA COM ELE. MAS AGORA FICOU CLARO.
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO!!!!
SOU A MISSIONÁRIA MÁRCIA REGINA PLÁCIDO (ESPOSA DO PRESBITERO SIDNEI PLÁCIDO)

MIS. MÁRCIA REGINA PLÁCIDO disse...

MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR MESMO. AINDA NESTA QUARTA PASSADA, FALEI SOBRE O CORPO DE MOISÉS E NÃO TINHA CERTEZA SOBRE O QUE ACONTECERA COM ELE. MAS AGORA FICOU CLARO.
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO!!!!
SOU A MISSIONÁRIA MÁRCIA REGINA PLÁCIDO (ESPOSA DO PRESBITERO SIDNEI PLÁCIDO)

Anônimo disse...

Meu irmão a PAZ do Senhor!!!

Otimo artigo;

Estou aqui contrapondo o meu professor de Teologia que afirma que moisés não morreu.

Já tem mais de 4 meses que discutimos isto, e Ele não aceita outra interpretação.

Ainda ontem ele ficou chateado comigo, pois disse a Ele que refuto os argumentos dele com a bíblia, enquanto Ele simplesmente refuta os meus sem nenhuma base bíblica.

Mais sei que o conhecimento dele e muito maior que o meu, MAIS ACHO A TUA INTERPRETAÇÃO CONCERNENTE A ESTE ASSUNTO A MELHOR QUE JA LI.