11 maio 2017

SEJA LUZ!

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1:3

Ao ler o primeiro capítulo de Gênesis, podemos questionar: “Se o sol só aparece no dia quarto, que luz é esta do dia primeiro?”

A foto acima parece uma foto do sol, correto? Porém, não é a imagem do sol.
Esse é um fenômeno atmosférico elétrico chamado de raio ou relâmpago globular, ou seja, um objeto esférico e luminoso, que varia do tamanho de uma ervilha a vários metros, dura muito mais tempo do que um relâmpago comum e é causado por reações químicas durante o relâmpago, segundo o pesquisador Gerson Paiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Este é o primeiro exemplo que apresentamos aqui para provar que o nosso Sol não é a única fonte de luz!

Vamos entender alguns pontos antes de falarmos sobre a luz do dia primeiro:


I. O SOL NÃO É A ÚNICA FONTE DE LUZ NO UNIVERSO
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1:5
 “... e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.” Gênesis 1:8b
“... E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.” Gênesis 1:13
 “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas... E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.” Gênesis 1:16-19

Seja qual for a fonte do raio de luz que ascendeu no dia primeiro, este permaneceu fazendo a separação entre o dia e a noite em nosso planeta, até que o sol aparecesse plenamente no dia quarto.
Não sabemos os detalhes físicos e químicos sobre como aquela luz raiou (há teorias sobre isso), mas o que é simples e claro de entender é que, antes de termos a luz solar, tínhamos luz!

Vamos citar exemplos de fontes primárias de luz, ou seja, aqueles que produzem luz:
- O sol, as estrelas (que também são sois), o vulcão e o fogo são os mais conhecidos, certo?
- Temos também os plasmas (o relâmpago, as nuvens luminosas chamadas de nebulosas, o fogo-fátuo, que é uma luz azulada avistada em pântanos, brejos etc., o fogo-de-santelmo, uma descarga eletroluminescente provocada pela ionização do ar num forte campo elétrico provocado pelas descargas elétricas; os eventos luminosos transientes, que são um conjunto muito variado de fenômenos, diferindo substancialmente em origem, localização e aspecto, tais como os sprites, que ocorrem durante as tempestades, a aurora boreal, nas regiões polares em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre etc.).

- Dentre os animais, temos algumas lulas, o peixe-lanterna que vive nas profundezas dos oceanos, pequenos crustáceos e, entre os besouros, três famílias de luminescentes: Os vaga-lumes, os salta-martins (elaterídeos) e os fengodídeos, chamados trenzinhos.


A física também estuda as fontes secundárias de luz, ou seja, que emitem luz recebida de outros corpos, tais como a lua, os planetas, as árvores e até nós mesmos.
A lua, por exemplo, ilumina nosso planeta à noite porque reflete a luz que vem do sol. Sim, mesmo durante a noite, temos um pouco de luz solar. Isso é notório quando subimos ao monte numa noite de céu estrelado. A luz da lua e das estrelas faz enxergarmos quase que nitidamente os detalhes onde costumamos orar. Isso também é notório em locais mais ao interior das cidades, onde tanto a energia elétrica quanto a poluição é menor.
Todas as cores que percebemos (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil, violeta e o branco, que é a reunião das cores anteriormente citadas), na verdade, são raios de luz que os objetos estão emitindo. Tudo que os nossos olhos conseguem perceber à nossa volta, está emitindo raios de luz. Seja de si mesmo ou de outro.

Mesmo que você não decore tudo, ou não compreenda com detalhes tudo que descrevemos até aqui, é importante que uma simples questão fique clara: o sol não é o único emissor de luz do Universo! Veja:
Teu é o dia; tua, também, a noite; a luz e o sol, tu os formaste.” Salmos 74:16
Note que a luz está distinta e antes do sol!


II. O SOM QUE PRODUZ LUZ!
Você já ouviu falar no fenômeno chamado Sonoluminescência? Destacamos essa maneira de gerar luz por um motivo muito especial.
A Sonoluminescência é uma técnica capaz de transformar energia sonora em energia luminosa. Ela pode ocorrer quando uma onda de som com intensidade suficiente grande induz uma bolha dentro de um líquido, emitindo luz quando esta recolhe. Resumindo, som produzindo luz na água!


No dia primeiro, o que mais havia no planeta era água. E foi a energia das “ondas sonoras” da voz do próprio Deus que produziu a luz!
"E disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1:3
 “No princípio era o Verbo...” João 1:1

Deus é espírito (João 4:24), e não queremos provar cientificamente o que ocorreu no dia primeiro através da Sonoluminescência, mas é fato que Sua voz é poderosa para ultrapassar os limites físico x espiritual. Esse fenômeno é apenas uma ilustração do que possa ter ocorrido.

A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. A voz do Senhor separa as labaredas do fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.” Salmos 29:3-9
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:3
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
É exatamente pelo Verbo, pela Palavra, pela voz! É pela Palavra de Deus que tudo se origina! O objetivo da Bíblia não é explicar cientificamente cada ponto, mas sabemos que foi o poder (a energia) pelo som da voz de Deus que a luz surgiu no dia primeiro (bem como tudo surgiu!).

Que fique claro que Deus é poderoso para emitir luz como, quando e onde Ele quiser! Ele criou o Universo!!!!
E não podemos esquecer que foi Ele quem deixou os egípcios na escuridão e, ao lado, em Gósen, os israelitas tinham luz (Êxodo 10:21-23). Além desse episódio, nos lembramos também que, enquanto Israel peregrinou os 40 anos no deserto até entrar na terra prometida, Deus os iluminou com a coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13:21,22; 14:24; Números 14:14; Salmos 105:39; Neemias 9:12). De onde vinha essa luz? Do poder de Deus!
Nosso objetivo nessa postagem não é definir o que ainda não foi definido (até hoje os estudos e debates a cerca da luz física encantam os cientistas), mas só mostrar que cientificamente é possível. Nosso propósito maior aqui é estudarmos o objetivo pelo qual a Bíblia nos revela a sequência em que Deus arrumou a biosfera, trazendo primeiro a luz e, bem depois, o sol.


III. A LUZ NÃO FOI CRIADA NO DIA PRIMEIRO, NEM O SOL NO DIA QUARTO

O verbo “criar”, no hebraico “BARA”, aparece em Gênesis 01 apenas nos versículos 01, 21 e 27. Ou seja, Deus “criou” os céus e a terra, a vida animal e o homem com seu raciocínio.
Para a luz, no dia primeiro, e para os luminares, no dia quarto, o verbo utilizado é “ser” (em nossas traduções, “Haja!”), como explicaremos mais a frente.
Sendo assim, os luminares (sol, lua e estrelas) foram criados no Princípio, junto com os céus e a terra (Universo). Os luminares fazem parte do céu.


III. A LUZ NUNCA FOI CRIADA
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.” Isaías 45:7
Como podemos perceber neste versículo, Deus não criou a luz, mas sim, a formou. Ou seja, deu forma a ela. Foi utilizado algum material pré-existente para que ela surgisse. A luz que aparece no dia primeiro não é uma novidade no Universo. As trevas de Gênesis 1:2, sim, são novidade.
Nós mesmos não criamos nada. O único capaz de criar algo é Deus! Quando o homem inventa a lâmpada, lanterna e até mesmo plantas iluminadas (modificadas geneticamente), ele está dando forma à luz, e não criando do nada. Da mesma maneira as trevas. Quando queremos produzir o breu, simplesmente ausentamos a luz.
Só Deus tem o poder de criar! E Ele não criou a luz!


IV. LUZ VERSUS TREVAS
No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1:1-5

Vemos no segundo versículo de Gênesis que havia trevas sobre a face do abismo. Mas Deus criou os céus e a terra dessa forma, ou o Universo ficou assim?
Quem vai nos responder é a própria Bíblia:
Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.” Jeremias 4:23-26
Aqui, o profeta Jeremias, utilizando-se do passado para revelar o futuro, descreve que a ausência de luz sobre o planeta foi consequência da ira de Deus.
Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.” Ezequiel 31:15
Aqui, o profeta Ezequiel, falando ao rei do Egito, dando um recado para um ser que habitava o Éden no Princípio, afirma que Deus escureceu o Universo por tristeza, quando este ser caiu.
Sendo assim, o fato do planeta no dia primeiro estar em trevas, não é porque sempre esteve assim. O planeta terra foi coberto de trevas como consequência da ira de Deus contra o pecado e como luto pela tristeza com relação à errada escolha dos anjos que se rebelaram.
Não que o fato da criação angelical ter se desviado do propósito original afetou diretamente o planeta. Mas de alguma forma o mundo físico está ligado ao mundo espiritual. Tudo que Deus criou, de alguma maneira, revela um ensinamento para nós relacionado ao passado, quando o homem ainda não existia. Deus deixou as trevas para servir de mensagem (ensinamento) para nós.
A escuridão está associada na Bíblia ao próprio Inimigo de nossas almas (que tenta nos desviar da verdade, nos cegar com relação ao caráter e propósito divino: II Coríntios 4:4; Hebreus 26:18), também com o pecado (pois quem erra, tende a se esconder para evitar a exposição e a punição: II Samuel 12:12; Ezequiel 8:12; João 3:19; Romanos 13:12; II Coríntios 6:14; Efésios 5:11; I João 1:6; 2:9,11), com a morte (I Samuel 2:9; Jó 10:21; Eclesiastes 6:4), e a condenação final (isso porque a escuridão trás um sentimento de pavor, o que será intensificado com a ausência eternal de Deus: Mateus 8:12; 22:13; 25:30; Judas 1:13).


Concluindo essa parte, é importante entender que Deus não projetou a Terra para estar em escuridão. O planeta não estava a princípio em trevas. O luto aqui foi o resultado, ou melhor, a manifestação de um fato ocorrido no plano espiritual.
Há uma teoria de que Satan, ao ser expulso do céu caiu aqui, como um meteoro, tornando a terra sem forma e vazia. Não é isso que estamos afirmando, de forma alguma. Não estamos dizendo que Satan mudou a geografia, nem mesmo a luminosidade do planeta. Mas, por sua queda, Deus manifestou Sua tristeza aqui, o que é bem diferente. Essa é a explicação espiritual sobre o que ocorreu. Não a explicação física.
Após um período em que a terra esteve caótica e deserta, com as trevas dominando, o Espírito Santo foi enviado para envolver o planeta, pairando sobre as águas para gerar vida aqui. Foi quando Deus disse: “Seja luz!” E a luz voltou a aparecer, pelo menos para uma parte do planeta, gerando os dias e noites.


V. SEJA LUZ
"E disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1:3
Neste versículo acima, e nos demais versículos do primeiro capítulo de Gênesis 01, onde o verbo está traduzido no Português como "haja" e "houve", do verbo "haver", na língua original das Escrituras, o significado é um tanto diferente.
No hebraico, o verbo é YHY [יהי], que significa "ser, estar".
É o mesmo verbo do nome de Deus, o tetragrama, YHWH: “Eu Sou” (Êxodo 3:14).


Portanto, o ideal ali seria:

"E disse Deus: Seja luz; e foi luz."
ou
"E disse Deus: Esteja luz; e esteve luz."


Vamos dar alguns exemplos deste mesmo verbo traduzido como o termo “ser” em outros versículos da Bíblia:
"E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." Gênesis 9:26
"Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e perfeito." Gênesis 17:1
"Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra." Gênesis 30:34

Como você pode ver, em outros textos da Bíblia o termo YHY e suas variações foi-nos traduzido corretamente como o verbo "ser", porém Gênesis 01 não foi assim. Talvez porque o tradutor, em sua limitação, não via sentido traduzir “Seja luz!” ou “Esteja luz!”
Realmente a princípio, seria estranho essa tradução. É como se Deus dissesse para algo (ou alguém): "Seja luz!" Mas, qual o sentido dessa ordem divina? Para quem ou o que Deus estava se referindo?

Vamos analisar outro versículo que também contém esse verbo:
"Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e homem." I Reis 2:2
O rei Davi, ao dizer para seu filho Salomão: "Sê homem!", não está afirmando que ele não era másculo. O futuro rei precisava agora, mais do que nunca, adotar postura de homem, comportamento de homem diante de todo o Israel.

Da mesma forma, queremos reforçar que já havia a luz antes do dia primeiro, porém nenhuma luz irradiava o planeta terra naquele momento. A ordem de Deus seria: "Seja luz!", no sentido de: “Seja luz ali!”, “Assuma sua posição de luz!”, “Dissipe as trevas!”, "Ilumine o planeta terra!"




VI. PARA QUEM FOI A ORDEM? QUEM É LUZ?
Como podemos comprovar pelos versículos a seguir, a luz não foi criada porque Deus é a própria luz, e Ele não tem princípio de existência:

Tu, SENHOR, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas.” II Samuel 22:29
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Salmos 27:1
“O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos até às pontas do altar.” Salmos 118:27
 “Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.” Isaías 60:19,20
 “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz.” Miqueas 7:8
Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” II Coríntios 4:6
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” I João 1:5

Citemos algumas características e benefícios da luz:
A luz é uma forma de energia. Por exemplo, quando acendemos um fósforo, o movimento do palito com o braço transfere uma energia que se transforma em energia térmica, luminosa, sonora, por causa da aceleração de átomos!
E a luz do sol é responsável pela vida dos seres no planeta terra, por meio dela as árvores realizam a fotossíntese, quando liberam o oxigênio. Nós não conseguiríamos sobreviver sem a presença do oxigênio no planeta e, como nos alimentamos de coisas que utilizam essa energia da luz do sol, por meio disso temos energia. O pão, por exemplo, tem trigo, que utilizou energia do sol para crescer, quando o comemos armazenamos essa energia nas nossas células e isso permite que realizemos trabalho.
A luz natural aumenta a energia e o metabolismo, impulsiona o sistema imunológico e ajuda a produzir a vitamina D, elementos essenciais ao corpo humano.
A luz é uma forma de energia capaz de sensibilizar nossos olhos. Sem luz, nada poderíamos enxergar.
A velocidade da luz é o que se conhece de mais rápido no Universo. Por isso, para Einstein, a luz é o que há de absoluto no Universo. Todo o restante é relativo.

Como não entender na luz uma verdadeira revelação das características divinas?
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Romanos 1:19,20
Realmente Deus é a própria luz e o braço do Senhor gerou a energia para dar origem a tudo que existe!
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4


VII. JESUS É A LUZ QUE ASSUMIU UM CORPO
O apóstolo João nos revela que o próprio Jesus é a luz, que assumiu um corpo e se manifestou ao nosso planeta, como podemos testificar nos versículos a seguir:

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam... Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” João 1:4,9
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:19-21
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12
Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” João 12:35
Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46

Os profetas também anunciaram que o Ungido que viria, ou seja, Jesus, seria uma luz para os homens da terra:
Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.” II Samuel 23:3,4
Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios... Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.” Isaías 42:1,6
Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.” Isaías 49:6

Vimos anteriormente que o Universo nem sempre esteve na escuridão. Vimos também que a luz do dia primeiro não foi criada, porque antes já havia a luz. Agora entendemos que a luz era o próprio Deus, que um dia, corporalmente, veio a terra na pessoa de Jesus, como prometido.

Antes a luz, depois o sol. Isso também é uma profecia, pois Jesus, a luz preexistente que sempre brilhou, assumiu forma corpórea e se revelou entre nós, como o Sol da Justiça!
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” Malaquias 4:2



Para reforçar ainda mais o quanto esse entendimento é verdadeiro e o quanto a profecia é fiel, note um detalhe:
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” II Pedro 3:8
Assim como Gênesis 1 e 2, revelam sete dias, assim a história da redenção da humanidade tem sete milênios. E é impressionante que, assim como no dia quarto o sol apareceu, foi exatamente no início do quarto milênio após Adam que Jesus se revelou ao mundo.
HallelYaH!


VIII. JESUS NOS CHAMA PARA BRILHAR!
Entendendo que Jesus sempre foi luz, antes mesmo de ser sol, agora podemos entender um pouco melhor quando Ele chama outros personagens para também serem luz, junto dEle. Vejamos:

No mundo espiritual, o povo de Israel, e os patriarcas são comparados à estrelas:
Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.’ Gênesis 15:5
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” Gênesis 37:9,10

Na Bíblia, os anjos são chamados de estrelas:
Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” Jó 38:7
Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.” Isaías 14:13

Por último, a Igreja também é convocada para iluminar:
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),” Efésios 5:8,9
para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,” Filipenses 2:15
porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.” I Tessalonicenses 5:5

Assim como a face de Moisés resplandeceu ao contemplar a glória de Deus, nós hoje somos convidados a nos aproximarmos de Jesus e, por Sua glória, iluminarmos esse mundo cada vez mais em trevas!

Deus te diz nesta hora: “SEJA LUZ!”

Nenhum comentário: