15 fevereiro 2013

QUANTOS CÉUS EXISTEM?

O objetivo desta postagem é trazer uma explicação não tão profunda sobre a diferença dos três céus citados pelas Escrituras.


I.                    INTRODUÇÃO

Em Gênesis 1:1 está escrito: “No princípio criou Deus os céus e a Terra”.
 
Para entender melhor o termo "No Princípio", clique aqui.
Para entender melhor o termo "criou", clique aqui.

A palavra traduzida para nós por “céus” é a palavra hebraica “shamaym” (שמים). 
O termo hebraico Shamaym traduzido como céus é a junção de outras duas palavras: “sha (lá) + maym (águas)”.
É importante frisar que a terminação "ym", no hebraico, indica o plural. Assim como querubim, serafim são termos que, em si, já indicam mais de um ser pessoal espiritual. Sendo assim, o termo shamaym designa mais de um local. 

Analisando este termo e tentando traduzir de forma mais clara, apresentamos três significados coerentes com a Palavra de Deus e que explicam um pouco sobre a ideia bíblica sobre os céus:
 
 
II. DAS ÁGUAS PARA LÁ: O UNIVERSO
 
 
No primeiro versículo das Escrituras, Deus faz distinção entre o planeta Terra e o restante da criação. Sendo assim, existe este mundo e "o resto". 
Como, na ocasião, nosso astro sem luz própria estava coberto de água. Só tinha água em volta, e o restante do Universo. 
O termo hebraico Shamaym, a princípio, poderia significar "das águas para lá", ou seja, tudo que está em volta do planeta, e além dele: as águas, o sistema solar, a galáxia, as outras galáxias etc. (O que podemos englobar a criação visível e a criação invisível, ou seja, tudo!).

Alguém pode ler isso pensando que a Bíblia está colocando o planeta Terra como centro do Universo, mas não é isso. Na verdade, é só um ponto de referência. É como se alguém estivesse deitado na terra e olhando para cima. O que ele vê? Vê água e o restante do Universo...
 
O ponto de referência quase sempre nas Escrituras é de quem está na terra:
"Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há." Deuteronômio 4:39
"Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus." Deuteronômio 4:19

Usando este mundo como ponto de referência, Deus explica que criou tudo que está em volta ("das águas para lá"), ou seja, todo o Universo, mas dá ênfase a este corpo celeste sem luz própria porque aqui Ele estabeleceria o Seu Plano. A imagem acima tenta explicar essa ideia. Das águas para lá, tudo é Shamaym, ou seja, céus!
 
 
I.II. ÁGUAS LÁ: FIRMAMENTO OU EXPANSÃO
 

Usando apenas as duas palavras hebraicas que foram o termo Shamaym [“sha (lá) + maym (águas)”], apresentamos também uma tradução literal tal como: “águas lá”.
Se pensarmos de maneira simples, na linguagem do campo, de homens que viviam há três mil e quinhentos anos atrás, esse nome se refere ao lugar de onde vem as águas, pois a chuva cai de lá. E a água é vital para a humanidade. Sem a chuva, as plantações, os animais e o próprio homem sucumbiriam.
 
Mas, ampliando esta ideia, Shamaym também trás a ideia do que ocorreu no segundo dia, onde foram postas "água lá" em cima, acima do chamado Firmamento ou Expansão...
 
"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo." Gênesis 1:6-8
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Gênesis 1:6-8

No Princípio, o planeta Terra estava coberto de água. Para retirar um tanto desta água, no segundo dia Deus espalhou-a formando as camadas atmosféricas que envolvem a terra. Já havia água aqui na Terra e passou a ter água lá em cima. Aqui em baixo, água líquida (oceano) e lá em cima, água gasosa (vapor d'água, nuvens, elementos químicos da água).
A água é constituída de H2O (cada molécula é composta por dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio). O Hidrogênio é raro na atmosfera terrestre e foi espalhado pelo Universo, mas o Oxigênio encontramos em abundância na Troposfera (camada atmosférica constituída principalmente de Oxigênio para podermos respirar que vai do nível do mar até 12 km de altura e onde ocorrem os fenômenos climáticos, tais como chuvas, formação de nuvens, relâmpagos etc.), na Estratosfera (onde está a camada de ozônio que seria basicamente três átomos de Oxigênio), na Mesosfera (camada extremamente fria), Termosfera (camada extremamente quente) e Exosfera (onde ocorre a aurora boreal).
 
A própria palavra expansão dá ideia daquilo que foi esticado, estendido, como um ferro que foi alongado pelas batidas de um martelo, e a Palavra diz que Deus ainda está, no tempo presente, estendendo o shamaym, como afirmam Jó, Salmos e Zacarias abaixo, mas um dia será retraído, como também afirma abaixo Isaías, confirmando as atuais teorias científicas de expansão e futura retração do Universo:
 
"O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar." Jó 9:8
"Ele se cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina." Salmos 104:2
"Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele." Zacarias 12:1
 
"E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; e todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira." Isaías 34:4


O termo "Céus" é plural

“E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo." Gênesis 1:8
 
"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?... quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases,... Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,... E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos;..." Jó 38:4-38
 
"Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o SENHOR é o seu nome." Amós 9:6

As três passagens acima, de Gênesis, Jó e Amós, retratam que o Firmamento não é composto de apenas uma, mais de várias camadas.
 

Além de possibilitar a vida na Terra por causa do oxigênio, as camadas atmosféricas que citamos anteriormente (Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera) têm as seguintes importâncias: 

- Regular a temperatura devido o efeito estufa (senão, congelaríamos ou queimaríamos com a falta ou excesso dos raios solares); 

- Proteger-nos contra as radiações solares perigosas a nossa saúde; e 

- Destruir os vários meteoros que vem em nossa direção o tempo todo.

Essas camadas agem também como fraudas, como registrou Jó, para que o que vem de fora para nos extermine e para que o que precisamos que está na Terra não “vaze” (a água no estado gasoso ou o oxigênio está "preso" ao planeta).
 
 
Os Céus dos Céus

As Escrituras utilizam também o termo “shamaym hu’shamaym”, traduzido por “céus dos céus”. Esse termo foi usado porque, quando Deus estava produzindo a Biosfera (vida na Terra), no segundo dia, formou um céu entre nosso planeta e o restante do Universo, e o chamou de Firmamento, ou expansão, como vimos acima. Sendo assim, ficamos com os céus (camadas atmosféricas) e os céus dos céus (o restante do Universo).

Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para dias e anos.” Gênesis 1:14,15

Lendo esse texto, as Escrituras chamam de Firmamento o local onde estão os astros celestes, sendo assim, o Firmamento foi expandido para além do que imaginávamos. Esse "primeiro céu", nesse ponto de vista, engloba todo o Universo visível, físico.

"Só tu és Senhor; tu fizeste os céus, os céus dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora." Neemias 9:6
"Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e os céus dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?" II Crônicas 6:18; I Reis 8:27

Nosso Universo, por ser constituída de matéria, tem um limite (Deuteronômio 4:32; 30:4; Salmos 19:6; Mateus 24:31; Marcos 13:27) e é temporal (Isaías 13:13; 34:4; 51:6; 65:17; 66:22; Joel 2:10; Mateus 5:18; 24:29,35; Marcos 13:25,31; Lucas 16:17; 21:26,33; Hebreus 1:11; 12:26; II Pedro 3:13; Apocalipse 6:13,14; 20:11; 21:1).
 

 
Concluindo, Deus criou no Princípio o shamaym hu’shamaym (que chamamos de “céus dos céus”), ou Abismo (Gênesis 1:2), e no segundo dia Deus fez o shamaym (os “primeiros céus”?).


O Firmamento não foi Considerado Bom

No capítulo um de Gênesis, a cada dia da formação da Biosfera, do primeiro ao sétimo, tudo que Deus criava ou formava dizia que era bom (Gênesis 1:4,10,12,18,21,25), chegando a dizer, ao final de tudo, que era muito bom (Gênesis 1:31), mas no segundo dia, o dia que Deus estendeu o Firmamento, Ele não o considerou bom. E por que Deus não disse que o Firmamento era bom?
 
- Porque Seu amor permitiu a cada ser humano escolher seu caminho;
- Porque Sua soberania via que a humanidade iria se rebelar contra Ele;
- Porque Sua justiça não permitiria o pecado ficar sem consequências.

Ao formar o Firmamento, no segundo dia, Deus já estava preparando o juízo sobre a humanidade em dois estágios:
1- O primeiro castigo foi preparado para os dias de Noé, pois as águas que inundaram o planeta no Dilúvio foram colocadas na atmosfera no segundo dia.
2- O último castigo, quando o juízo vier novamente, não serão enviadas mais águas, mas sim, outros tipos de pragas vindas também do Firmamento.


O Primeiro Juízo
 
Para provar que as águas do dilúvio estavam desde a criação da vida até o Dilúvio, basta percebermos alguns detalhes:
- Os seres humanos viviam quase mil anos: por exemplo, Adam com 930 (Gênesis 5:5), Sete com 912 (Gênesis 5:8), Enos com 905 (Gênesis 5:11), Cainã com 910 (Gênesis 5:14), Maalalel com 895 (Gênesis 5:17), Jerede com 962 (Gênesis 5:20) e, o que mais viveu, Matusalém com 969 (Gênesis 5:27).
- O organismo do ser humano antes do Dilúvio era diferente, pois se alimentava da vegetação (Gênesis 1:29,30). Só após do Dilúvio, a carne se tornou uma necessidade (Gênesis 9:3).
- Se os chamados “dinossauros” eram realmente répteis, está explicado porque eles eram gigantescos: os répteis, diferente dos mamíferos, nunca param de crescer. Se os animais viviam como os seres humanos, eles viveram tanto, a ponto de ficarem gigantes.
- Vieram águas de baixo da terra, separando os continentes, mas também as águas que estavam no Firmamento caíram sobre a terra, produzindo a inundação global (Gênesis 7:11). A separação da Pangéia nos continentes atuais e a mudança de estrutura na atmosfera produziu um processo de queda na qualidade de vida. Prova disso é que Sem viveu 600 anos (Gênesis 11:10,11), Arfaxade viveu 438 (Gênesis 11:12,13), Selá viveu 433 anos (Gênesis 11:14,15), Éber viveu 464 (Gênesis 11:16,17), Pelegue viveu 239 (Gênesis 11:18,19), Reú viveu 239 (Gênesis 11:20,21), Serugue viveu 230 (Gênesis 11:22,23), Naor viveu 148 (Gênesis 11:24,25), ...

Sendo assim, possivelmente, no dia segundo, Deus fez uma camada especial que cobria a terra antes e que caiu quando o dilúvio desabou.

"No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites." Gênesis 7:11,12
 
 
O Segundo Juízo
 
Assim como o Dilúvio foi provocado pelas águas debaixo com as águas de cima, separadas no segundo dia, assim também, durante o período denominado Grande Tribulação (ou dia do Senhor, ou dia da vingança do nosso Deus, ou tempo da angústia de Jacó etc.) a ira de Deus se manifestará mais uma vez ao mundo.
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.” Lucas 17:26
 
Mas, como Deus prometeu que não vai mais punir o mundo com uma inundação como o Dilúvio (Gênesis 9:15), o que está reservado para o planeta é o fogo (II Pedro 3:6,7,12).
 
O livro de Jó nos confirma isto ao dizer:
 
"Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por frauda?... Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela;... Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?" Jó 38:9,13,22,23
 
Para mergulhar neste assunto, seria necessário analisar as pragas descritas, por exemplo, no livro de Apocalipse, que não trataremos aqui com profundidade, mas, simplificando, note:
 
- Ventos retidos (Apocalipse 7:1-3), trovões, relâmpagos (Apocalipse 8:5), a terça parte do brilho do sol e demais astros escurecido (Apocalipse 8:2,6-11; 9;11:15-19), o calor do sol se intensificará muito mais e chuva de saraiva para destruir os homens ímpios (Apocalipse 16).
 
"E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas." Mateus 24:29
 
Essas e outras pragas estão associadas ao Firmamento, que mais uma vez trará o juízo sobre a humanidade.

Entendido porque Deus não se alegrou ao formou o Firmamento no segundo dia?
Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas este é Senhor e Juiz sobre nossas escolhas...



III. ÁGUAS LÁ: O SANTUÁRIO ESPIRITUAL



Conforme informamos anteriormente, a terminação hebraica “ym” indica o plural, portanto, o termo shamaym designa mais de um local. 
 
Sendo assim, além de Deus ter criado o Universo no período chamado Princípio, também criou o céu espiritual, local do Seu trono e morada dos anjos.
 
Pela fé, entendemos que foi o Universo formado pela Palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hebreus 11:3
 
Tudo o que não está acessível aos nossos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição, parece irreal devido a nossa percepção natural. Mas há muito mais do que o homem pode ver...

Por exemplo, Jesus disse que Ele é a videira verdadeira (João 15:1). Parece louco pensar isso, mas a planta que produz a uva é somente uma réplica do que há no mundo espiritual. Não somente a videira, mas tudo mais que podemos tocar ou perceber...
Veja o que nos diz as Escrituras:

“Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:2
“Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus 8:5
“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,” Hebreus 9:11
“Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;” Hebreus 9:24

Através destes e outros textos passamos a entender que a tenda construída por Moisés e seus trabalhadores no deserto, ao pé do Monte Sinai, é apenas um pequeno exemplo do que realmente há no plano espiritual.
Primeiro Deus criou o mundo invisível, que é tão real quanto o nosso, para, a partir dEle, projetar nosso mundo visível.



Ao estudarmos a Tenda de Moisés, podemos entender que os três céus citados pelo apóstolo Paulo estão assim identificados assim na Palavra de Deus:
 
"Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar." II Coríntios 12:2-4
 
Átrio ou Pátio
1.
Universo (Abismo)
Morada dos Homens
Está dividido pela nossa atmosfera, onde há oxigênio, as camadas que envolvem a Terra e as nuvens; nossa galáxia e o restante do Universo. Foi criado no Princípio (Gênesis 1:1) e dividido no 2º dia (Gênesis 1:6-8).
Lugar Santo ou Santo Lugar
2.
Morada dos Anjos
Local onde os seres celestes ministram a Deus (Neemias 9:6)
Santo dos Santos ou Lugar Santíssimo
3.
Trono da Majestade de Deus
Onde Deus estabeleceu Seu trono de glória (Gênesis 1:1; Jeremias 17:12).

Dizem que antigos teólogos ligados ao judaísmo acreditavam que existiam 07 ou 09 céus, já outros afirmavam haver centenas deles, mas a Palavra nos dá base segura para crermos em pelo menos três citados acima.
 
É interessante que, assim como o céu físico foi expandido no dia segundo de Gênesis um, o Átrio também foi expandido:
No Tabernáculo de Moisés só havia um pátio, onde só os sacerdotes poderiam atuar. No máximo, os israelitas poderiam chegar na porta e depositar suas ofertas diante do altar de bronze.
Já no Templo construído por Salomão, o átrio foi expandido: havia o átrio dos gentios, o átrio das mulheres, o átrio dos judeus (ou israelitas) e o átrio dos sacerdote. Uau! Assim como Deus preparou um lugar para a nova raça viver ao preparar o primeiro céu com oxigênio, assim também Deus permitiu acesso a quem anteriormente estava impedido de adorar ao Deus vivo: os gentios (estrangeiros) e as mulheres. Ele estendeu a vida para nós! O que antes era restrito, Deus abriu o acesso!



De acordo com esta divisão, explicaremos, então, o último dos três céus, mostrando onde entendemos que estão os seres celestes, começando pelo último da tabela acima:

O segundo Céu são os Céus dos Céus (“shamaym hu’shamaym”) porque está além do primeiro céu, não no sentido físico, mas no sentido de grandeza, até porque o céu espiritual não é constituído de tempo e matéria, portanto, não pode ser encontrado no mapa. Não é um local geográfico ou acessível de maneira física. 
 
Os céus criados antes de nosso planeta, no Princípio (Gênesis 1:1) também são chamados “céus dos céus” e ali foi onde Deus criou os seres celestes (Neemias 9:6), ali eles habitam (Juízes 13:20; Salmos 69:34; 89:6; 96:11; 148:1,4; Daniel 4:31,35; Mateus 18:10; 22:30; 24:36; 28:2; Marcos 12:25; 13:32; Lucas 2:15; 22:43; Gálatas 1:8; Colossenses 1:16; Apocalipse 5:3,13; 10:1; 11:15; 12:4,7; 13:6; 14:2; 15:1; 18:1; 19:1,14; 20:1) e não têm acesso direto ao trono de Deus. Pelo menos não todos eles e não o tempo todo (Jó 1:6; 2:1).
 
 
"Como caíste desde o céu, ó Heyllel, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.E contudo levado serás ao Sheol, ao mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15
 
Nesta profecia contra o rei da Babilônia que revela a queda de Satan, também podemos entender essa divisão acima:
- Satan estava no céu dos anjos: estava no 2º céu
- Satan quis subir no céu, acima dos anjos mais altos, onde estava o trono de Deus: queria ficar ao 3º céu
- Satan foi lançado no abismo, e perdeu sua antiga morada: foi expulso e caiu no 1° céu


O Trono de Deus

“Um trono de glória, posto bem alto desde o Princípio, é o lugar do nosso santuário.” Jeremias 17:12

Num local eterno (II Coríntios 5:1) Deus está assentado (I Reis 8:39,43,49; 22:19; II Crônicas 6:30,33,39; 18:18; Salmos 11:4; 68:33; Isaías 66:1; Ezequiel 1:1,26; Mateus 5:34; 23:22; Atos 7:49; Hebreus 8:1; Apocalipse 4:2) de onde Ele olha (Salmos 14:2; 33:13; 102:19; Lamentações 3:50), ouve (II Crônicas 6:23,25,27,35; 7:14; 28:9; 32:20; Neemias 9:27; Salmos 20:6; 80:14), fala (Jeremias 25:30; Mateus 3:17; Marcos 1:11; Lucas 3:22; João 12:28; Atos 2:2; 11:9; Hebreus 12:25; Apocalipse 10:4,8; 11:12; 14:13; 18:4), socorre (Salmos 57:3; 18:6-10).
 
A Palavra diz que Deus habita no céu (Deuteronômio 26:15; I Reis 8:30; II Crônicas 6:21; 30:27; Jó 16:19; Salmos 2:4; 103:19; 115:3; 123:1; Eclesiastes 5:2; Isaías 13:5; 14:13,14; 40:22; 57:15; 63:15; Jeremias 25:30; Daniel 2:28; Mateus 5:16,48; 6:1,9,14,32; 7:11,21; 10:32,33; 12:50; 15:13; 16:17; 18:14,19; 23:9; Marcos 11:25,26; Lucas 11:2; Efésios 6:9; Colossenses 4:1), porém, Deus é maior que o céu (I Reis 8:27; II Crônicas 2:6; 6:18), dando a ideia de que Ele está assentado no céu, mas seu “corpo” é maior do que o local que Ele se assenta. Por exemplo, é diferente afirmarmos que estamos sentados no ônibus e estamos sentados na cadeira, porque no primeiro caso, o ônibus é maior que nós e estamos dentro dele, mas já a cadeira normalmente é menor que nós e ficamos sobre ela, e não, dentro dela. Assim é Deus. Ele não está dentro do terceiro céu, mas está assentado sobre ele.
 
Além disso, Deus não precisa ficar sentado em algum local específico. Como um rei, ali Ele só se assenta para decretar alguma palavra de governo, até porque um rei não fica 24 horas por dia sentado em seu trono, mas apenas quando necessário.
 
Foi dali que Jesus desceu quando se esvaziou de Sua glória (João 3:13,31; 6:32,33,38,41, 42,50,51,58; I Coríntios 15:47), para ali voltou após Sua ressurreição (Marcos 16:19; Lucas 9:51; 24:51; Atos 1:2,9,10,22; 2:34; 7:55,56; Romanos 10:6; Efésios 1:20; Hebreus 1:3; 8:1; I Pedro 3:22) e de lá voltará para arrebatar Sua Igreja e para reinar sobre o mundo (Daniel 7:13; Mateus 24:30; 26:64; Marcos 14:62; Atos 1:11; 3:21; I Tessalonicenses 1:10; 4:16; II Tessalonicenses 1:7). 
 
A figura abaixo é apenas uma mera ilustração para tentar ilustrar que o trono de Deus está acima de tudo:

  
 
 
As Águas dos Céus Espirituais:
 
Para concluir, porque esse céu espiritual seria chamado de "Águas lá"? No céu de Deus, onde está o Seu trono, tem águas? Vejamos:

"Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo." Salmos 46:4
"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro." Apocalipse 22:1


Lembra que lemos acima que o apóstolo Paulo foi ao terceiro céu e lá acessou o Paraíso? Paraíso significa Jardim. Veja a ligação destes textos agora com Gênesis:

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços." Gênesis 2:10

Por último, cito o rio que Ezequiel descreveu que saía do santuário e gerava vida por onde passava:

"Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar... E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio." Ezequiel 47:1-9

Entendemos que essas águas não são físicas, mas a água da vida que vem do trono de Deus gera a vida. A vida veio dEle e só teremos a vida eterna nEle. O convite de Deus é que você possa entrar no Lugar Santíssimo pelo caminho que Jesus inaugurou. Jesus nos convida a estar com Ele diante do trono. O nosso céu não é o limite! Vem!
 
"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Apocalipse 22:17

Para conhecer melhor a ligação entre o santuário e o céu de Deus, clique aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE E ENRIQUECEDORA MATERIA, ME AJUDOU MUITO! DEUS O ABENCOE.!!!!!

Unknown disse...

Parabéns,amado,e vc,ainda diz,que não se aprofundou muito,rsrs,imagina se aprofundar mais,lindo estudo, de excelência,tu és o melhor de Deus,glorifico a Deus pela tua vida,como um instrumento abençoado nas mãos do altíssimo Deus,obrigada,por me enriquecer mais e mais.






Joelma Maia

Unknown disse...

Parabéns,amado estudo de exelência,e vc ainda diz que não se aprofundou,imagina se aprofundar mais,rsrsrs,glorifico a Deus pela tua vida,que é instrumento maravilhoso nas mãos do Deus Altíssimo,obrigada por me enriquecer mais e mais.

Fica na Paz




Joelma Maia

Unknown disse...

Parabéns pelo excelente estudo que o Senhor continue te abençoando .Mim enriqueceu bastante quanto a este assunto.Imagina o se estivesse se aprofundado .rsrsrs.Que o Senhor continue abençoando com as sabedoria que vem do alto .

Joelma Maia disse...

Que o Senhor continue te abençoando com as sabedoria que vem do alto .Imagina se amado tivesse se aprofundado , certamente estaríamos tendo a sensação de estarmos em cada céu.rsrrs.

Anônimo disse...

Que o Senhor continue abençoando com a sabedoria que vem do alto , do pai das luzes .

Anônimo disse...

Que os CEUS do Senhor te guarde hoje e sempre...Amem.