22 janeiro 2013

O NADA É MATÉRIA PRIMA PARA DEUS



No princípio criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1

Criou...
O verbo “criar” no Português está associado aos verbos inventar, fundar, fazer, causar, educar... Sempre ouvimos ou lemos frases do tipo: “A área de marketing criou o novo slogan.”; “O criador da nova tecnologia ganhou um prêmio.”; “O processo de criação do desenho está explicado no tutorial.”; “A frase dele criou um problema.”; “Ela criou o filho com todo amor.”; “O pai criou um monstro com sua péssima educação.”.
Porém, no hebraico só há um significado para o termo “criar”. A palavra hebraica é bara (ברא) e significa “fazer aparecer do nada”, “criar sem auxílio de material pré existente”, “fazer surgir sem matéria prima”.

Para que fiquei claro, no processo de criação divina, Gênesis utiliza alguns verbos específicos:
a)      Bara (Gênesis 1:1) [ברא] – criar do nada (só Deus pode fazer);
b)   Yhy (Gênesis 1:3) [יהי] - ser, estar (tornar-se, agir de uma determinada forma);
c)      Asa (Gênesis 1:7) [עש] – fazer/formar a partir de uma matéria prima;
d)      Yatsar (Gênesis 2:7) [יצר] – modelar/moldar (como o oleiro dando forma ao barro);
e)      Banah (Gênesis 2:22) [בן] – construir (construção sobre uma base).

Por exemplo, enquanto o verbo “asa”, que designa um ato feito tanto por Deus quanto pelo homem, pois utiliza de um material pré existente, ocorre 2.538 vezes em todo o Tanach, o verbo “bara” possui 09 ocorrências no livro de Gênesis (1:1,21,27; 2:3,4; 5:1,2; 6:7) e em todo o Tanach, apenas 54 vezes.
Ou seja, bara é uma palavra especial. Isso porque é um ato que apenas Deus pode fazer. Ele é o único boreh, o único Criador (Isaías 40:28).


Mas o que Deus criou?
... criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1
Deus criou os grandes animais aquáticos, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie.” Gênesis 1:21
criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

Como vermos nos versículos acima, Deus criou o Universo (céus e terra), a vida (animais aquáticos, aéreos e répteis) e o raciocínio (ser humano à imagem de Deus).
Note que a ordem de Deus fosse que o mar produzisse o corpo dos animais, ou seja, até utilizou matéria prima, porém a vida animal (alma vivente) Deus fez surgir ali.
O mesmo se deu com o homem. No desenho ao lado, vemos o exemplo dos dois verbos: Primeiro Deus fez (asa) Adam modelando o barro (material pré existente) e, depois, além de gerar vida, criou (bara) nele o que nada no restante da criação possui: a Sua imagem e semelhança.

... a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” Romanos 4:17b
Ninguém, além de Deus, tem esta capacidade.
Isso é uma pedra de tropeço para os que não querem acreditar em Deus, pois eles não aceitam que algo pode surgir do nada, mas não podem explicar de onde surgiu tudo que hoje existe. É mais lógico Deus, que é tudo pode, tudo sabe e está em todo lugar, ter criado tudo, do que um Universo limitado ter sempre existido ou ter vindo do outro universo que veio de outro e do outro e de outro “sem fim”...

A primeira lei da termodinâmica estabelece que a energia e a matéria não podem ser criadas ou destruídas. Elas podem transformar-se uma na outra, mas não podem ser destruídas. Isso foi estabelecido por Einstein e demonstrado em Hiroshima. Burris Jenkins expressou-se da seguinte forma: “Não podemos queimar nada completamente. Nós apenas mudamos seu estado de sólido a gasoso. Nem mesmo qualquer força ou energia pode ser destruída. Ela apenas muda de uma forma para outra.”
Se a energia está em todo o lugar no Universo e não pode ter uma origem natural, alguém a criou. O que ocasionou o tempo, a matéria e o espaço foi algo sobrenatural, e não natural.

Todas as coisas foram feitas por Ele [Jesus], e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3
“Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36
“Porque nEle [Jesus] foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,... Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele.” Colossenses 1:16,17

Para exemplificar, um escritor nos deu a seguinte tarefa: Entre numa simples folha verde, e vá penetrando na dimensão cada vez mais diminuta do infinito pequeno, até chegar num ponto onde mesmo o microscópio mais poderoso não consegue ver mais nada. Pois é exatamente ali, ou depois de dimensões ainda mais infinitamente pequenas, que começa tudo, exatamente onde para nós existe o NADA!


Grande Colisor de Hádrons (LHC)
O Grande Colisor de Hádrons (LHC), uma máquina de 27 km de comprimento, a 175 metros abaixo do nível do solo, na fronteira da França com a Suíça, ao custo de 7,5 bilhões de euros, que colide partículas que viajam a velocidades espantosamente aceleradas dentro de um túnel, cujas colisões são fotografadas em pontos estratégicos, tentando descobrir a origem do Universo, ou melhor, tentando comprovar a falsa teoria do Big Bang. 
Os cientistas envolvidos alegam ter provado através desse acelerador de partículas a existência de uma particula invisível denominada Bóson de Higgs, que é a responsável por unir outras partículas, formando, assim, um corpo com massa. Mas é importante lembrar que isso não é criar nada! A máquina não gera algo a partir do nada! Só comprova que as partículas se unem formando massa.

Aliás, se eles precisassem de um gigante deste tamanho para “fazer surgir” massa, unindo algumas partículas de matéria, como consequência direta, para compor toda a massa do Universo, seria então necessária uma máquina maior do que tudo o que existe. Ela não caberia em todo o Universo conhecido! E quem a faria funcionar? De onde viria a energia para acelerar as partículas, fazê-las colidir e formar a matéria? O que produziu a instabilidade para que tudo explodisse no Big Bang? Quem apertou o botão da máquina criadora do Universo? Como pode o Universo estéril produzir vida? Engana-se quem acredita que esta máquina provaria a origem de tudo.
Aliás, a “partícula de Deus” (Bóson de Higgs) não é criada pela máquina. Ela só está sendo procurada ali no processo. E outra coisa: Essa partícula não cria absolutamente nada! Se ela existir, ela apenas une as partículas com massa existentes no espaço, produzindo volume. Isso não é criação!


Ação antes do Sujeito
Na gramática portuguesa, na maioria das vezes, a frase inicia com o sujeito. Por exemplo: “O menino estudou para a prova.” Não costumamos colocar o verbo na frente do sujeito, como por exemplo: “Estudou o menino para a prova.”
Porém, no hebraico, a língua original das Escrituras Sagradas, o verbo vem antes do sujeito, como vemos na primeira frase da Palavra de Deus: "No Princípio CRIOU Deus..."
Mas, por quê? Entendemos pelo contexto sagrado que o mais importante não é o agente (a pessoa, o sujeito da frase), mas sim, a ação (a atitude, o verbo).
Deus não se preocupou em revelar Sua pessoa diretamente para Sua criação, até porque como revelar o infinito para nós, seres limitados? Na verdade, Deus, através de Sua obra, resolveu revelar UM POUCO de Sua grandeza.
"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" Romanos 1:20

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade são e foram criadas.” Apocalipse 4:11

Nenhum comentário: