GÊNESIS
A primeira
palavra hebraica das Escrituras Sagradas é BRHSHYT, ou Berehshyt [בראשית].
Nesta palavra há
uma preposição e um substantivo.
A letra hebraica
que corresponde a nossa letra “B” [ב],
a primeira letra das Escrituras, é a preposição “em, com”.
O restante da
palavra, RHSHYT [ראשית] significa em
Português “Princípio”, “começo”, “origem”.
Sendo assim, Bereshyth
[בראשית] significa “No
Princípio”, “No começo”, “Na origem”.
Essa palavra foi
traduzida para o grego como Gênesis [γενεσις],
que deu nome ao primeiro livro da Palavra de Deus.
O QUE É O PRINCÍPIO, ENTÃO?
A palavra BeReHSHYT (Princípio) indica o tempo em que Deus começou a criar.
Como falamos acima, a partícula ב, da palavra hebraica Berehshyt [בראשית], indica a preposição “em” ou “com”. Se aplicarmos a preposição “com”, ficaria assim: "Com o Princípio, criou Deus os céus e a terra." Estaríamos dizendo que Deus, ao criar os céus e terra (ou a matéria), com eles, criou o Princípio, ou seja, o tempo.
Conforme os estudos da Física, "matéria, espaço e tempo" estão amarrados um ao outro. Eles surgiram juntos e um depende do outro. Nós estamos presos ao espaço e ao tempo, conforme o versículo abaixo, mas Deus, não!
"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;" Atos 17:26
DEUS TEVE UM
PRINCÍPIO?
Mas o que seria
o Princípio? É a origem do que? De quem? De Deus? Não!
Neste período
Deus já aparece criando céus e Terra, mas Ele já existia. Ele é pré-existente! Ele
é eterno! Sem início, nem fim!
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a eternidade de Deus?
A matéria está totalmente ligada ao tempo. Um não existe sem o outro. Sendo assim, a causa da matéria e do tempo precisa ser algo que não tem matéria nem tempo.
Se Deus é imaterial ("Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:24), ele é atemporal. Portanto, ele não está na linha do tempo.
Então, se Deus é atemporal ele não pode ter início. O início só pode ser marcado com o tempo (se há um presente, é porque houve um passado e haverá um fim, ou futuro). Se não há tempo não há início. Se não há início então Deus não pode ser criado.
Então podemos concluir que Deus é ETERNO. Deus é eterno, sempre existiu. Um ser eterno não pode ser causado, se não Ele não seria eterno.
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a eternidade de Deus?
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!” Salmos 41:13
“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2
“Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.” Salmos 102:27
“Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo?...” Habacuque 1:12a
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15
Se Deus "habita" na eternidade, Ele não tem início, nem fim. Ele criou o tempo (no Princípio), ao criar com os céus e a terra. Deus está fora do tempo e contempla tudo de fora. Para Ele, passado, presente e futuro são a mesma coisa. É como um expectador de três quadros (passado, presente e futuro) no museu. E, além de contemplar tudo isso, simultaneamente, Ele ainda tem a capacidade de conhecer todas as possibilidades que poderiam ocorrer na história de cada ser humano.
Deus é muito mais que possamos alcançar...
“Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.” Salmos 25:6
“Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.” Eclesiastes 3:11
“... Aquele que preside desde a antiguidade...” Salmos 55:19b
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Isaías 9:6
“Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10
“Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;” João 5:26
“Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.” I Coríntios 2:7
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” II Timóteo 1:9
“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” I Timóteo 1:17
“Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” I Timóteo 6:16
“Sem
pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida,
feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.” Hebreus 7:3
Embora as
Escrituras mencionem os termos “princípio e fim” (Eclesiastes 3:11; Isaías
46:10; Apocalipse 1:8; 21:6; 22:13), isso não significa que Deus começou a
existir ali. Esses termos são apenas uma referência do tempo em que Ele está
trabalhando Sua criação até alcançar o Seu soberano propósito.
Deus não está preso ao tempo, nem ao espaço. Ele está além da Sua criação.
Na verdade, nós é que estamos dentro d'Ele:
Na verdade, nós é que estamos dentro d'Ele:
"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." Atos 17:28
Deus é!
“Ainda
antes que houvesse dia, EU SOU;...” Isaías 43:13
As palavras “Eu
Sou” (no hebraico, YHWH [יהוה])
compõe o nome que Deus se identificou para se revelar ao mundo por meio de
Moisés, libertando Israel da escravidão egípcia e proclamando Sua autoridade
perante todas as entidades (ditas deuses) no Egito (Êxodo 3:14).
“E eu apareci
a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o EL SHaDaY (que significa Deus Todo Poderoso [אל שדי]); mas pelo meu nome, YHWH (que
significa Eu Sou [יהוה]), não lhes
fui perfeitamente conhecido.” Êxodo 6:3
Diferentemente
de todos os demônios (considerados deuses pelas mitologias de todos os povos) que
sempre tiveram uma origem, o Deus Criador nunca foi criado. Nunca passou a
existir. Ele sempre foi, é e sempre será!
Na verdade, até a
eternidade é filha dEle (Isaías 9:6)! Glórias a Deus!
Quem acha isso loucura, ou crendice,
mais crendice é acreditar que as partículas que vieram de algum local sem
explicação (e como surgiu este local?) estavam comprimidas e, quem sabe, por uma explosão (qual a causa da explosão?), gerou por acaso tudo que existe no
Universo perfeitamente ordenado e com propósito. Entre acreditar que esse universo surgiu de partículas vindas de outro universo que veio de outro universo que veio de outro e outro sem fim, prefiro acreditar no que é mais lógico: No Princípio criou Deus os céus e a terra!
A
ETERNIDADE É INEXPLICÁVEL, MAS REAL
Para explicar ao homem limitado Sua infinitude, o Senhor deixou
para nós alguns exemplos bem simples na própria matemática.
Quando estudamos os Números
Inteiros e os Números Racionais, percebemos que não existe o primeiro número,
nem o último, e entre um e outro número, não há fim:
|
Outro exemplo, na própria
matemática é o caso das dízimas periódicas.
Por exemplo, se nós
realizarmos a divisão de certos números, não encontraremos resultado finito:
8 : 6 = 1,333...
10 : 3 = 3,333...
Embora esse raciocínio seja complexo, é um raciocínio científico, exato e lógico.
No campo da matéria, eu não tenho como cortar uma laranja de 10 cm em três partes iguais. Ficaria um número infinito (3,333... cm). E se eu tenho 5 laranjas, eu não tenho como tirar 6 laranjas (5 - 6 = -1). É impossível naturalmente falando. Mas no campo das ideias, no campo imaterial, isso é racional.
Não é porque o ser humano seja incapaz de compreender a eternidade, por sua limitação, deve desprezá-la. Embora tão limitado, não posso descrer do Senhor e deixar de buscar o conhecimento dEle através do que Ele revelou.
No campo da matéria, eu não tenho como cortar uma laranja de 10 cm em três partes iguais. Ficaria um número infinito (3,333... cm). E se eu tenho 5 laranjas, eu não tenho como tirar 6 laranjas (5 - 6 = -1). É impossível naturalmente falando. Mas no campo das ideias, no campo imaterial, isso é racional.
Não é porque o ser humano seja incapaz de compreender a eternidade, por sua limitação, deve desprezá-la. Embora tão limitado, não posso descrer do Senhor e deixar de buscar o conhecimento dEle através do que Ele revelou.
Deus é eterno, não teve um começo de dias nem terá um final de dias porque Ele está além da nossa dimensão.
Vamos analisar a palavra bíblica usada para eternidade através de um tipo de escrita antiga (hebraico arcaico) que chamamos de escrita pictográfica, ou seja, quando o alfabeto hebraico surgiu, assim como o fenício e outros, cada letra era um desenho com significado que, junto com outros, formavam as palavras e frases:
A palavra Olam muitas vezes é traduzida por "para sempre", "eternamente" ou mesmo, "tempo antigo". Mas, como ficaria se usássemos o hebraico arcaico? Veja na figura ao lado, na parte superior, Olam está escrito em azul com as letras modernas e, na parte inferior, em preto com as letras pictográficas.
A primeira letra (ayin) simboliza nitidamente um olho (ver); A segunda letra (vav) é um prego ou gancho; A terceira letra (lamed) é um cajado, vara que indica uma direção, controle sobre algo ou estímulo sobre algo; A última letra (mem) simboliza o mar, as águas.
Juntando os significados, poderíamos ter algo como: "olhando fixo em direção ao mar." Olam, portanto, nos indica o horizonte, algo que não tem limite, pois quanto mais nos aproximamos dele, sempre tem mais. O horizonte não tem fim... Ou seja, além de outras coisas, a eternidade também está indicada na palavra Olam.
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28
O QUE OCORREU NO PRINCÍPIO?
Sendo assim, no período de tempo chamado Princípio, muita coisa aconteceu...
Vamos analisar a palavra bíblica usada para eternidade através de um tipo de escrita antiga (hebraico arcaico) que chamamos de escrita pictográfica, ou seja, quando o alfabeto hebraico surgiu, assim como o fenício e outros, cada letra era um desenho com significado que, junto com outros, formavam as palavras e frases:
A palavra Olam muitas vezes é traduzida por "para sempre", "eternamente" ou mesmo, "tempo antigo". Mas, como ficaria se usássemos o hebraico arcaico? Veja na figura ao lado, na parte superior, Olam está escrito em azul com as letras modernas e, na parte inferior, em preto com as letras pictográficas.
A primeira letra (ayin) simboliza nitidamente um olho (ver); A segunda letra (vav) é um prego ou gancho; A terceira letra (lamed) é um cajado, vara que indica uma direção, controle sobre algo ou estímulo sobre algo; A última letra (mem) simboliza o mar, as águas.
Juntando os significados, poderíamos ter algo como: "olhando fixo em direção ao mar." Olam, portanto, nos indica o horizonte, algo que não tem limite, pois quanto mais nos aproximamos dele, sempre tem mais. O horizonte não tem fim... Ou seja, além de outras coisas, a eternidade também está indicada na palavra Olam.
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28
O QUE OCORREU NO PRINCÍPIO?
Deus não criou apenas o Universo físico no Princípio.
Quando lemos “No Princípio criou Deus os céus e a Terra”, a palavra céus denota plural. Ali Deus estava criando a morada dos anjos e local do trono de Sua majestade, como também o nosso Universo.
Após Deus criar o santuário espiritual, os seres celestes aí, sim, deu atenção ao mundo físico.
Percebemos isso através dos versículos abaixo:
1. Primeiro Deus criou o mundo espiritual;
"Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Hebreus 11:3
2. Depois Deus criou os anjos;
"Só Tu és SENHOR; Tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e Tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus Te adora.” Neemias 9:6
3. Depois Deus criou o planeta Terra;
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?... Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?” Jó 38:4-7
Entre o primeiro e terceiro versículo das Escrituras, existe um intervalo descrito em Gênesis 1:2, onde a terra está sem forma e vazia, o que nos remete a Jeremias 4:23-26 quando Deus está irado, e ainda em Gênesis 1:2, onde havia trevas sobre a face do abismo, que nos remete a Ezequiel 31:15 quando Deus está de luto.
Entre o período de tempo chamado Princípio e os seis dias, algo fez o Deus justo ficar irado e o Deus amoroso ficar triste...
4. O Inimigo se rebelou;
“... o Diabo vem pecando desde o Princípio...” I João 3:8
5. O Inimigo demorou muito tempo para convencer seus seguidores a se rebelarem;
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu..." Apocalipse 12:4
6; Por último, Deus reservou os primeiros 7 dias descritos em Gênesis 1 para dar atenção ao planeta Terra, moldando a Biosfera (Gênesis 1:3-31).
Há estudos sobre a Eva mitocondrial, por exemplo, que concordam com a Bíblia ao mostrar o mais antigo ser humano vivendo 6 mil anos atrás. Se a datação do planeta Terra, por sua vez, é muito mais antiga que a existência do homem, então o Princípio, quando muitas coisas ocorreram, durou um tempo muito grande...
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