O livro de
Jó é esplêndido e excepcional dentre os livros do chamado Antigo
Testamento (ou melhor, Tanach), pois:
- Dá detalhes específicos sobre a criação do
universo e da terra, por um ângulo diferente de Gênesis, informações essas só
comprovadas há pouco tempo pelas descobertas científicas espaciais (Jó 38);
- Revela claramente a atuação do
Inimigo de nossas almas (Jó 1;2);
- Também, de forma profética, anuncia a vinda do
Salvador, o que iremos estudar aqui.
Jó viveu entre os dias de Noé a Abraão.
_Ele nasceu na época em que o Dilúvio
e a Torre de Babel ainda eram bem recentes (Jó 12:23).
_A terra onde Jó morava, Uz, é o
nome de um dos descendentes de Sem (Gênesis 10:23), que também viveu nos dias da
Torre de Babel, época em que o planeta foi dividido em continentes por causa do
dilúvio, e os territórios separados por família por causa da confusão das
línguas, ou seja, a “terra de Uz” é o território que foi separado para Uz morar,
após o episódio da Torre de Babel (Gênesis 10:26).
_“Todo Poderoso”, ou “El Shadday”
(אל שדי),
o nome utilizado para se referir ao Criador a partir dos dias de Abraão
(Gênesis 17:1; Êxodo 6:3) é utilizado neste livro por mais de 30 vezes (Jó 5:7;
6:4; 8:3,5; 11:7; 13:3; 15:25; 21:15,20; 22:17,23,25,26; 23:16; 24:1; 27:10,11;
etc.).
_A idade de Jó equivale a idade dos homens que
viveram na época de Abraão. Jó 42:16 mostra-nos que ele viveu, depois da
restituição, 140 anos. Se ele recebeu tudo em dobro, inclusive a idade, morreu
então com 280 anos. Comparemos, então, com os homens que viveram nesta época: Pelegue,
o homem que viveu na época da Torre de Babel, viveu 239 anos (Gênesis 10:26). Reú
viveu 239 anos. Serugue viveu 230 anos. Naor viveu 148 anos. Terá viveu 205
anos. Abraão viveu 175 anos. Isaque viveu 180 anos. Jacó viveu 147 anos...
Alguns querem atribuir ao livro de Jó uma data após
o cativeiro babilônico, mas Ezequiel 14:14-20 já menciona este homem de Deus. Além
disso, os costumes de Jó em levantar altares (Jó 1:5; 42:8) também se ligam à
época de Abraão (Gênesis 12:8; 13:4,18). Jó cita sacerdotes fora do templo em
Jerusalém e sem citação à linhagem levítica (Jó 12:19), ligando-se também a
Abraão, que conheceu um sacerdote que não era da linhagem levítica (Gênesis 14:18).
Além de tudo isso, o livro de Jó não menciona Israel ou o pacto mosaico,
mostrando a crença em um Deus universal, e não judaico. Embora escrito em
hebraico, é tão antigo que parece ter sido escrito na época do surgimento do
hebraico, pois há muitos termos que são ditos apenas uma vez e muitas palavras
raras, de difícil tradução. Quanto à forma de escrita, existem traços literários
com a literatura de Ugarit, em concreto com a épica de Kirta. Há ainda
paralelos com o chamado Jó babilônico conhecido pelas tablitas do século VII
a.C., mas que possui uma forma mais antiga pelo menos de 1000 anos. O mesmo se
diga do paralelo sumério que remonta mais ou menos do ano 2000 a.C.
Jó Clama:
Em meio a todo seu sofrimento, que neste momento
não trataremos aqui, Jó anseia entender a causa destes males e, de tanto ser
acusado por seus equivocados amigos, começa a levantar um clamor muito
peculiar e interessante ao Senhor Deus:
Jó Clama
por um Árbitro
Jó 9:2,3,19,20,32,33 - Jó reconhece
que é incapaz de se defender diante do tribunal de Deus (“como se justificaria o homem para com El?”... “Se quiser contender com Ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder”...
“Se eu me justificar, a minha boca me condenará; se
for perfeito, então ela me declarará perverso. Porque ele não é homem, como eu,
a quem eu responda, vindo juntamente a juízo.”), lamenta por não haver um intercessor entre Deus e os homens (“quanto ao juízo, quem me citará com Ele?”) e reclama por um Árbitro (“Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.”).
Árbitro é aquele que resolve questões por consenso
de duas partes conflitantes. Por exemplo, num jogo de futebol,
um time alega que sofreu falta e seu adversário alega que não cometeu a falta.
O árbitro, que é neutro na competição, define se foi, ou não, falta. Ou seja,
Jó começa a clamar por alguém que estivesse entre ele e Deus para defender sua causa.
Jó Clama por um Libertador Deus-Homem
Jó 10:2,4-9 - O desejo de Jó é que existisse um
Libertador (“ninguém há que me livre da tua
mão”) que ao mesmo tempo entendesse
a mente de Deus (“Direi a Deus: Não
me condenes; faze-me saber por que contendes comigo”), mas que também entendesse na pele a limitação humana (“Tens tu porventura olhos de carne? Vês tu
como vê o homem? São os teus dias como os dias do homem? Ou são os teus anos
como os anos de um homem...?” e “como
barro me formaste e me farás voltar ao pó”).
Jó Sugere a
Morte de um Justo como Culpado
Jó
13:3,6,15,18 – Em dado momento, Jó se sente capaz de interceder por si próprio (“Mas eu falarei ao El Shadday, e quero
defender-me perante El... Ouvi agora a minha defesa, e escutai os argumentos
dos meus lábios... contudo os meus caminhos defenderei diante d’Ele. Eis que já
tenho ordenado a minha causa, e sei que serei achado justo.”), sabendo que mesmo que morra ao se
justificar diante de Deus, iria, após a morte, esperar a justiça de Deus, que
com certeza viria, sendo assim, ressuscitaria para ver o bem (“Ainda que Ele me mate, n’Ele esperarei”). Jó
estaria aqui começando a profetizar que viria um que, mesmo morrendo como
pecador, em favor do homem, ressuscitaria por não ter pecado? Quem seria este
árbitro ou libertador que ele tanto pede?
Jó
Sabe onde está seu Intercessor/ Árbitro/ Libertador/ Deus-Homem/ Testemunha
Jó 16:18,19,21 – Jó reconhece que sua testemunha contra Deus é
aquele que está nos céus (“Ah! terra, não
cubras o meu sangue e não haja lugar para ocultar o meu clamor! Eis que também
agora a minha testemunha está no céu, e nas alturas o meu testemunho está... Ah!
se alguém pudesse contender com Eloah pelo homem, como o homem pelo seu
próximo!”), mas quem seria o humano capaz de chegar aos céus para defender Jó,
sendo seu intercessor, árbitro, libertador, Deus e testemunha capaz de
confrontar com êxito o próprio Deus a seu favor? Há alguém equivalente a Deus?
Há mais de uma pessoa divina? Jó conhecia as três pessoas...
Jó Clama
por um Fiador
Jó 17:3 – Jó utiliza agora de mais uma nomenclatura para falar sobre aquele a quem ele ansiava. Desta
vez o chamou de fiador (“Promete agora, e
dá-me um fiador para contigo; quem há que me dê a mão?”).
Fiador é a
pessoa que toma sobre si a responsabilidade de
cumprir a obrigação do devedor, caso ele não
cumpra. O fiador assume a obrigação com o credor, dando-lhe maiores garantias e
possibilidades de receber a sua dívida, respondendo, caso não haja o resgate do
débito, com seus bens patrimoniais pessoais. Se o devedor não pagar a dívida ou
seus bens não forem suficientes para cumprir a obrigação, o credor poderá
voltar-se contra o fiador, reclamando o pagamento, para assim se cobrar.
Sendo assim, Jó entende pela inspiração do
Espírito Santo que, mesmo que ele fosse encontrado pecador diante de Deus, seu
Fiador seria capaz de pagar sua dívida e, enfim, justificá-lo. Além disso, Jó
entendeu que o próprio Deus se faria homem, para sofrer a dor no lugar da
humanidade...
Jó Clama
por um Redentor
Jó 19:25-27
– Jó, desta vez, cita o termo Redentor, dizendo que este se levantará no fim
sobre a terra, ou seja, Ele ressuscitará e, com Ele, Jó também ressuscitará
para ver, com seus próprios olhos carnais, o Senhor Deus (“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre
a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei
a Eloah, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão;
e por isso os meus rins se consomem no meu interior.”). Esses
versículos, muito utilizados hoje, têm uma profundidade incrível:
Primeiro porque o termo redentor, ou remidor, foi
utilizado por Moisés em Levítico 25:26 para se referir à pessoa que, no ano do
jubileu, tinha condições financeiras de restituir ao seu parente judeu que
perdeu suas posses nos anos anteriores, ou seja, o redentor, parecido com o
fiador, era o que assumia a dívida do oprimido. Em Rute 3:9,12,13; 4:1,3,6,8,14
vemos o exemplo de Boaz, que foi o parente de Noemi que concedeu de volta a
esta sua herança, casando-se com sua nora Rute. Ou seja, Jó sabia que alguém
pagaria sua dívida com Deus.
Deus é espírito e ninguém pode vê-lo (Êxodo 33:20,23;
I Timóteo 6:16), mas Jó afirma que veria Deus, e ainda mais: ele veria Deus
ainda em carne, o que foi possível quando Jesus veio em carne e se revelou
fisicamente. Ele mesmo disse: “e aquele
que me vê, vê aquele que me enviou” e “aquele
que me viu, viu também o Pai.” (João 12:45; 14:9).
Além disso, Jó
também entendeu que Deus se faria homem muito depois de sua morte quando afirma
“por fim” e “depois de consumida a minha pele”. Havia
realmente uma promessa desde os dias de Adão, quando Deus avisou que daria luz
a um “Filho” de forma milagrosa pela mulher, este seria morto pelo Maligno, mas
depois Ele voltaria para destruí-lo (Gênesis 3:15). Unindo a profecia de
Gênesis com o livro de Jó, é nítido de que os homens daquela época já conheciam
as duas vindas de Cristo: na primeira Ele morreria, para pagar a dívida do ser
humano, como fiador e redentor. Na segunda, Ele voltaria para derrotar de vez o
Inimigo e ressuscitar aqueles que creram nEle. O mais incrível é que, além de
Jó entender que Jesus viria, ele sabe que não viria em seus dias (e por isso os meus rins se consomem no meu interior.”).
Jó viveu aproximadamente 2000 anos antes de Jesus se fazer homem... Jesus é a
resposta para Jó. Ele é o único ser existente que tem as duas naturezas: ao
mesmo tempo é homem e Deus, e intercede por nós
(Romanos 8:34; Hebreus 2:17; 4:14,15; 5:1-10; 9:11,12)
Jó
Clama pelo Reto
Jó 23:3-7 – Na angústia de sua dor, Jó insiste em ter
um encontro com Deus e alega que se estivesse diante do tribunal divino argumentaria
contra Deus e o Reto o defenderia (“Ah, se eu
soubesse onde O poderia achar! Então me chegaria ao Seu tribunal. Exporia ante Ele
a minha causa, e a minha boca encheria de argumentos. Saberia as palavras com
que Ele me responderia, e entenderia o que me dissesse. Porventura segundo a
grandeza de Seu poder contenderia comigo? Não: Ele antes me atenderia. Ali o Reto
pleitearia com Ele, e eu me livraria para sempre do meu Juiz.”). Enfim, o último
nome que Jó deu para o Senhor Jesus.
Jó Aguarda
Respostas
Jó não imaginava que suas palavras, sua história e
cada resposta de seus questionamentos um dia estariam unidos num livro que hoje
chamamos Bíblia.
Jó 19:23-24 - “Quem me
dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem
gravadas num livro! E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem
esculpidas na rocha.”
Jó 31:35 - “Ah! quem me
dera um que me ouvisse! Eis que o meu desejo é que o El Shadday me responda, e
que o meu adversário escreva um livro.”
Jó Foi
Parcialmente Respondido
O Intercessor, Árbitro, Libertador, Deus-Homem, Testemunha, Fiador,
Redentor e Reto, a quem Jó tanto ansiou veio e pagou a sua dívida. Mas não só a
dele, mas de todos os homens.
Jesus é a resposta de Jó. E ele creu cerca de 2000
antes. Há os que hoje, cerca de 2000 anos depois, não crerem nEle,
infelizmente. Mas se você está lendo esta mensagem até aqui, saibas que isso
não é em vão. Deus tem um propósito sublime de perdoar todos os nossos pecados
se crermos e nos entregarmos a Jesus Cristo. Deus se fez homem e habitou entre
nós. Ele entregou a Sua vida por amar-nos. E você? Entregue a sua vida a Ele!
“Por
onde importava que em tudo fosse ele feito semelhante a seus irmãos, para que
viesse a ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas referentes a
Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo.” Hebreus
2:17
Brevemente, Jesus voltará e não somente Jó,
mas todos os que creem em Jesus ressuscitarão com Ele e gozarão de uma
eternidade em Seu Reino de paz. Aproveite esta oportunidade, busque uma Igreja
mais próxima de sua casa e se una a pessoas que servem a Jesus, e a ninguém
mais (nem santos, nem entidades, nem mesmo autoridades humanas), leia a
Palavra, dedique-se a oração. Jó, mesmo em vida, teve um encontro com Deus
através de um redemoinho. Deus tem Suas formas de agir e poderá se revelar a
você também.
Mensagem compartilhada na Igreja Assembléia de Deus Nova Jerusalém no Guandu, no Culto de Missões, dia 20/05/12
2 comentários:
Texto brilhante para quem quer conhecer a história desse grande homem!
Existia muitas coisas que Jó não sabia. Porém tinha apenas uma que Ele sabia. "Eu sei" que meu Redentor vive . No Novo Testamento temos "Nada me propus saber entre vós senão a Jesus Cristo e este Cricificado. ( 1Cor.2:2)
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