Para
os que tentam colocar a Palavra de Deus em descrédito, as genealogias apresentadas
no livro de Mateus e Lucas são um prato cheio. Cada um apresenta uma genealogia
diferente, o que chamam de contradição, erro, falta de inspiração etc.
Porém,
analisando com calma as duas genealogias, utilizando simplesmente uma leitura
correta, qualquer pessoa pode entender o que é de fato que os escritores
quiseram passar.
O
primeiro caso é que a genealogia que Mateus cita é a de José, esposo de Maria,
e a genealogia que Lucas cita, não.
Ao
lermos o livro de Mateus, percebemos que este, ao relatar os fatos da estadia
de Jesus aqui, se preocupa em mostrar aos líderes judaicos de sua época que as
profecias dos primeiros 39 livros se cumpriam fielmente no Senhor. Como os
judeus não valorizavam as mulheres, ele mostra que a genealogia de José era
também da linhagem real de Davi. Mas Mateus deixa claro ali que José não era
pai biológico de Jesus.
Ele
diz:
"E Jacó gerou a José, marido de Maria, da
qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo." Mateus 1:16
José,
marido de Maria!!!! Ou seja, a genealogia era a de José.
Houve
e ainda haverá um tempo que isso ainda será necessário...
Agora,
se você ler o livro de Lucas, ele já começa dizendo para quem foi escrito: para
um grego chamado Teófilo. O livro de Lucas, ao contrário de Mateus, já valoriza
as mulheres, relatando as que acompanhavam e ajudavam Jesus durante o Seu
ministério e tal.
Lucas
diz:
"E o mesmo Jesus começava a ser de quase
trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,..."
Lucas 3:23
Como
se cuidava!!!! Ou seja, a genealogia não era literalmente de José...
Já
ouvi outras duas outras questões que são colocadas nessas duas genealogias:
A
primeira é que na genealogia de Mateus, o escritor faz questão de colocar que
há três fases de 14 gerações desde Abraão até Jesus. Os críticos aproveitam a
oportunidade para apontar: mas no último grupo de pessoas, não há 14 pessoas,
mas sim 13. Só que há um detalhe: Mateus não diz que de Jeconias até Jesus
seriam 14 gerações, mas sim, do cativeiro até Jesus. Conte de Davi à Jeconias:
dará 14. Ocorre o cativeiro. Conte, depois, de Jeconias até Jesus: dará também
14. Sendo assim, Jeconias é contado no segundo grupo de 14 e no terceiro.
A
segunda questão é que na genealogia de Lucas, surge um personagem misterioso chamado
"Cainã". Esse nome aparece na Septuaginta, provavelmente por um erro
no momento da tradução da genealogia de Gênesis 10:24, pois nos originais
hebraicos não constam este nome. Para saber qual dos dois está correto: se os
originais hebraicos ou a Septuaginta, é fácil: versículos como Deuteronômio 32:8
(compare com Gênesis 46:27; Êxodo 1:5; Deuteronômio 10:22) confirmam que no
capítulo 10 de Gênesis 10 há um total de 70 pessoas, e não 71. Ou seja, não há
espaço para o suposto Cainã, filho de Arfaxade. Mas Deus, sabendo que Lucas não
perceberia o erro de tradução da Septuaginta (tradução do hebraico para o grego
solicitada por Ptolomeu Filadelfo no século sexto antes de Cristo), permitiu
que ele, ao começar a genealogia, não colocasse o nome Maria, filha de... mas
sim, com as palavras "como se cuidava", permitiu que o Cainã
entrasse, até porque, na época de Jesus, cuidava-se que Cainã era filho de
Arfaxade, assim como Jesus fosse filho de José e José fosse filho de Heli...
Mais
um caso que seria interessante aqui abordar: na genealogia de Mateus a partir
de Davi tem uma sequência de nomes bem diferente da de Lucas, que não pode
estar tratando das mesmas pessoas pela diversificação dos nomes. A resposta é
simples: cada escritor tratou da descendência de um filho de Davi. Mateus
apresenta a descendência de Salomão e Lucas apresenta a descendência do outro
filho de Davi, Natã.
Mas
porque Deus permitiu que coisas desse tipo acontecessem? Porque Deus não é tão claro
ao inspirar Sua Palavra? A resposta, o apóstolo Paulo dá quando diz:
"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está
escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia." I Coríntios 3:19
Aqueles que amam a Palavra, vão analisá-la por um todo, e não pegar alguns
pontos difíceis de se entender por ele só e querer achar nisso algum tipo de
"prova" contra Deus.
Agora,
se Jesus é Filho de Deus, porque Ele tem que uma genealogia? Um parentesco?
1° - Bom, isso é promessa divina desde o primeiro
casal: Da mulher nasceria um que traria restauração à condição de pecado que
eles deixaram. Ele é filho de Adam porque dele vieram todas as pessoas do
planeta, inclusive a Eva e a Maria. Por um homem entrou o pecado no mundo e por
um homem o mundo seria liberto dele;
2° - Ele é filho de Deus porque foi gerado pelo
Espírito Santo no ventre de Maria;
3° - Ele é filho de Davi porque um dia Ele há de
reinar sobre o mundo, no trono que será erguido num território problemático
chamado Israel, mais precisamente em Jerusalém.
Mas
nenhuma destas 3 questões definem Jesus em Sua plenitude. Ele se fez homem, mas
é Deus. Ele não tem um princípio de vida.
Hallel
Yah!!
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