20 abril 2010

Aflição Produz Glória?


Em Romanos 7:18,19,24, o apóstolo Paulo ensina que o pecado está entranhado em nós seres humanos e, como consequência, ele nos trouxe sofrimento. Podemos ver em Gênesis 3 tudo o que o pecado trouxe sobre a humanidade:

* O homem se sente nu (vergonha, pecado); Gênesis 3:7,8,10
* Maldição nos animais; Gênesis 3:14 (se a serpente seria mais maldita do que os outros animais, então significa dizer que os outros animais também seriam amaldiçoados). Lembremos das pragas do Egito com rãs, piolhos, lepra nos animais etc.
* Inimizade; Gênesis 3:15 (as guerras, rebeliões contra as autoridades e intriga entre irmãos);
* Dor, doenças; Gênesis 3:16 (até mesmo os justos, como Jó, a sofreu).
* Plantas venenosas, espinhos, drogas; Gênesis 3:18 (a cerveja, cocaína etc. assolam a humanidade hoje)
* Sistema injusto e corrupto (escravidão, capitalismo); Gênesis 3:19
* Morte; Gênesis 3:19
* Afastamento de Deus (dúvidas, incertezas). Gênesis 3:23,24

É por tudo isso que o apóstolo Paulo afirma em Romanos 8:19-23 que toda a criação geme (ou seja, sofre, exprimi dor moral ou física com voz inarticulada, produz som triste) por sua libertação. Ardente é o que queima, algo intenso, energético, e expectação é uma espera, uma esperança por promessas. Mas como acontecerá esta libertação? Por que esta ansiosa espera? Qual a promessa de recuperação desse sistema destruído pelo pecado?

O apóstolo Paulo está dizendo que é a nossa manifestação! Nós também gememos, nós que somos as PRIMÍCIAS do Espírito, mas temos um auxílio: o Espírito Santo que geme por nós. Mas a esperança do mundo é a nossa manifestação. Nós, a Igreja de Jesus, somos a resposta para a dor do mundo! Mas, por que?

Romanos 8:26,27 = O Espírito Santo habita em nós e geme por nós ao Pai. O Filho também é o nosso advogado, portanto, a triunidade está ao nosso favor!

Romanos 8:28,36-39 = Deus nos garante a vitória! Tudo que nos sobrevêm é para nosso bem!

Romanos 8:24,25 = Temos que esperar pela restauração do Senhor, que reinará aqui assim que nós estivermos prontos, no milênio (Isaías 11:1-9; Habacuque 2:14; Apocalipse 20:4).

Romanos 8:18 = Hoje somos afligidos (Aflição = agonia, tristeza, ansiedade, preocupação, dor), mas seremos glorificados (glória = peso de autoridade, celebridade, renome, honra, homenagem, fama obtida por ações extraordinárias e grandes serviços è humanidade), portanto, não basta sermos afligidos. Temos que entender que a aflição produzida por consequência de nossos pecados não produz nenhuma glória. A aflição que produz glória é aquela que passamos por estarmos nesse mundo e, por temermos a Deus, somos rejeitados pelo mundo, desconsiderado pelos homens e ajudados pelo Espírito Santo de Deus.
Até Jesus passou por aflições aqui (Marcos 14:34-36), e como somos seus irmãos por adoção devemos também sofrer as aflições como um bom soldado que luta até o fim e que terá a vitória e o regozijo final (Atos 14:22; II Coríntios 4:16-18; 5:1-2; Filipenses 1:29-30; II Timóteo 1:7-8,12,14; 2:3-5, 9-12; I Pedro 1:3-7). Sofremos aqui, mas receberemos algo muito melhor nos céus. Os céus nos espera, amados!

Mensagem ministrada no culto jovem no lar da Suellen Tagarra dia 11/09/00 e no culto dominical na Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Kennedy no dia 17/12/06.

Nenhum comentário: