20 abril 2010

Dois Finéias, Dois Comportamentos, Dois Destinos

Falaremos aqui sobre dois homens chamados de Finéias na Bíblia. Os dois eram da tribo de Levi e da descendência de Arão, ou seja, faziam parte da família que cuidava do sacerdócio. Pessoas responsáveis pelo culto a Deus, com oferecimento de sacrifícios, incenso e intercessão pelo povo de Israel, o povo de Deus.
Mostrarei aqui que embora esses dois Finéias tinham funções parecidas, eram bem distintos em seu comportamento e isso fez toda a diferença em seu futuro...

1 - Finéias, filho de Eleazar
Números 25:1-5 = O povo de Israel se prostituiu com as moças moabitas e caiu na idolatria. Por causa disso, Deus os castigou com uma peste e mandou que fosse mortos todos os líderes do povo, caso desejassem que a peste parasse.
Números 25:6-8 = Finéias, que era zeloso pelas coisas de Deus, viu que ainda sobrou uma vida em pecado e, enquanto todo o povo orava, ele foi onde havia o pecado e matou o casal que praticava o erro.
Números 25:10-13 = Como consequência disso a peste acabou e Deus prometeu abençoar a família e a descendência de Finéias, filho de Eleazar.

2 - Finéias, filho de Eli
I Samuel 2:12-17 = Este Finéias não conhecia ao Senhor, embora exercesse um cargo tão importante (I Samuel 1:3). Ele e seu irmão Hofni eram maus e desprezavam as coisas de Deus, comendo as ofertas que deveriam ser queimadas para o Senhor.
I Samuel 2:22-25 = Além de ser mau e desprezar as coisas de Deus, ainda se prostituíam na frente do tabernáculo, sendo maus exemplos para o povo e não ouviam a seu pai.
I Samuel 2:30-34 = Como consequência, Deus promete a destruição dos familiares de Eli, pai de Finéias (I Samuel 3:13; 4:11). No mesmo dia Finéias, seu irmão, seu pai e sua esposa morrem, a arca do concerto onde se buscava a presença de Deus foi roubada de Israel e o povo perdeu a guerra.

3 - Diferença entre os Finéias:
* Finéias, filho de Eleazar, foi honrado.
* Finéias, filho de Eli, foi humilhado e morto.

* Finéias, de Eleazar, teve sua descendência abençoada e trouxe saúde para o povo.
* Finéias, de Eli, trouxe morte e tristeza aos seus, e maldição para os descendentes.

* Finéias, de Eleazar, tinha zelo de Deus, por isso, seu povo teve vitória sobre os midianitas.
* Finéias, de Eli, desprezava as coisas de Deus, por isso seu povo foi derrotado pelos filisteus.

Temos que zelar para mantermo-nos íntegros diante de uma geração suja e perversa (II Timóteo 3:1-17), sendo exemplar, falando palavras puras e, assim, o inimigo não terá do que o acusar (Tito 2:6-8), nossa família será honrada (Salmos 25:12,13) e Deus terá o seu prazer nele (Provérbios 11:20).

Estudo aplicado para os jovens da Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Kennedy no dia 08/06/00.

Um comentário:

Paulo disse...

Muito bom...

Buscando algo sobre Fineias encontrei o seu estudo me deu uma noção.
Que Deus continue usando você no amor a Palavra.