20 abril 2010

Persistir ou Ceder?


A mensagem que iremos expor agora fala do momento em que Jesus esteve crucificado no monte Calvário. Ali estava ele com várias pessoas à Sua volta e mais dois ladrões crucificados, um à Sua esquerda e outro à Sua direita. A diferença dele para os outros dois é que este estava totalmente desfigurado devido a cruel tortura que já tinha passado antes e, além disso, na Sua cruz tinha uma placa encima em latim, hebraico e grego escrito: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus".

1º - Os soldados romanos, os crucificadores de Jesus, e os ladrões romanos, que estavam sendo crucificados com Jesus, podiam ler em latim, ou seja, na sua própria língua, quem Jesus era.
2º - Além dos romanos, os judeus, para os quais Jesus veio, mas o rejeitaram e pediram sua crucificação, podiam ler em sua língua, o hebraico.
3º - E também todos os outros povos estrangeiros, para os quais Jesus também estava morrendo, também podiam ler no grego, a língua universal, na época.

Mesmo em meio a toda esta dor, vergonha e injustiça, o inimigo não descansou. Até o fim perturbou Jesus para que este desistisse da Sua missão de nos salvar. De morrer em nosso lugar para que nossos pecados em Deus fossem perdoados. O inimigo usou os três povos que liam a placa na cruz para zombar do que estava escrito nela: os gregos, os judeus e os romanos.
OS GREGOS
Mateus 27:39-40 = Os primeiros a tentar Jesus foram as pessoas que passavam por ali, provavelmente estrangeiros, pois os judeus estavam preparando sua festa da Páscoa em casa. Eles zombavam de sua missão da seguinte forma:
* Blasfemando, ou seja, difamar ou insultar Deus ou algo divino;
* Meneando, ou seja, balançando, a cabeça, como sinal de reprovação, como afirmando que ele não teve êxito, que sua situação era vergonhosa, que foi tudo em vão;
* Tentando-o, utilizando uma má interpretação da bíblia dizendo: "Tu que destróis o templo e em três dias o reedifica, salva-te a ti mesmo" e "se é o Filho de Deus, desce da cruz".
Jesus, diante destas acusações, permaneceu calado em Sua dor.
OS JUDEUS
Mateus 27:41-44 = Após, os "chefes religiosos judeus" zombavam de quem Jesus era, na verdade afirmando que Ele não era:
* o Salvador: "Salvou os outros e a si mesmo não pode salvar-se"
* o Rei de Israel: "Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e creremos n'Ele"
* o Filho de Deus: "Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus"
Jesus permaneceu calado ainda.
OS ROMANOS
Mateus 27:44-49 = Agora, quem zomba de Jesus é um dos ladrões que estava crucificado ao lado d'Ele e os soldados romanos, testando sua resistência.
* Jesus é testado em seu amor pela vida que estava morrendo ao Seu lado: "Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós." Lucas 23:39
* Dão vinho para Jesus, para que sua dor fosse aliviada. Lucas 23:36
* Jesus se sente só, sem o Pai, devido o pecado que estava carregando sobre seus ombros naquele momento. Mas, sendo mal interpretado no que gritava, disseram: "Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo" (descrédito).
Jesus faz declarações:
Ao ver os soldados lançando sortes sobre sua roupa: "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem." (perdão)
Ao ver o arrependimento do ladrão, declara: "Hoje estarás comigo no Paraíso." (esperança)
Ao ver Maria, que o cuidou e seu discípulo amado, pede que este cuide dela. João 19:26,27 (amor)
Ao ver que tudo estava se cumprindo, diz: "Tenho sede" João 19:28 (zelo)
Ao ver o pecado de todos os homens sobre Ele, declara: "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" (intercessão)
Ao ver que tinha cumprido tudo até o fim (Salmos 22:1-19), bradou: "Está consumado!" (fidelidade)
Ao ver que sua vida estava acabando, orou: "Pai, em Tuas mãos entrego meu espírito" (consagração)
Nada do que Jesus fez foi em vão, pois no momento em que Jesus morreu:
1º - O mundo (os gregos) viu os céus e a terra serem abalados.
2º - Os judeus viram vários mortos serem ressuscitados e o véu de seu templo ser rasgado de alto a baixo.
3º - Os romanos reconheceram, então: "Verdadeiramente este é o Filho de Deus!"
Hoje, o mundo tem conhecido o Evangelho de Jesus, os judeus já têm reconhecido e um dia reconhecerão por completo que Ele é o seu Messias. E você? Já se entregou ao Rei dos judeus e Salvador do mundo?

Brevemente, Ele virá buscar a Igreja (I Tessalonicenses 4:16-17), verá que todo o seu sofrimento não foi em vão (Isaías 53:11) e nunca mais sofreremos dor, castigo, tentação, acusação etc. (Apocalipse 21:4). Tudo que Jesus conquistou na cruz é direito nosso, é nossa herança...
Jesus foi fiel até o fim e, por isso, também, devemos resistir. Não podemos ceder as tentações do inimigo, pois teremos vitória um dia se perceverarmos até o fim!!
Mensagem ministrada na Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Kennedy no culto dominical do dia 01/10/06.

Nenhum comentário: