19 abril 2010

NEM TUDO É O QUE SEUS OLHOS VÊEM

Vamos meditar sobre algumas atitudes de Ló, o sobrinho de Abraão:
Todos os dias de nossa vida temos muitas escolhas para tomar: Se iremos durmir até mais tarde, ou acordaremos cedo. Se vamos tomar um lanche reforçado, ou comermos alguma coisa rápida. Qual roupa vamos usar. Onde iremos. Com quem nos relacionaremos. No que investiremos nosso tempo, finança, sentimentos etc.

Ló foi um homem que precisou tomar sérias decisões em sua vida e vamos analisar essas decisões.

A ESCOLHA ERRADA
Ao ter a opção de seguir o caminho que quisesse, Ló preferiu conviver com pessoas más, por ter sido enganado pelos olhos (Gênesis 13:10-13; Ezequiel 16:49). Por mais que Sodoma e Gomorra fosse aparentemente um local perfeito, ali imperava o pecado.
Gênesis 3:6 = Os olhos são perigosos. Eva foi atraída pelo olhar.
Mateus 6:22-24 = Se nosso olhar é mal, todo corpo sofre por isso.
Os próprios moradores de Sodoma e Gomorra acabaram cegos por causa de suas iniquidades (Gênesis 19:4-11; II Pedro 2:7,8).

A CONSEQUÊNCIA
Ló acabou, por causa de sua errada decisão, dando trabalho para Abraão. Houve uma guerra naquele local e Ló, juntamente com todos os cidadãos dali, foram escravizados. Abraão teve que, sem preparo algum, ir guerrear para salvar seu sobrinho. Após a vitória, os habitantes de Sodoma e Gomorra quiseram recompensar Abraão pela "ajuda", mas este não quis ter nenhum tipo de associação com esses homens perversos.
Gênesis 14:18-23 = Abraão tem comunhão com Jesus e rejeita o mundo.
Gênesis 15:1 = Deus é a melhor recompensa (Malaquias 3:14-18).

O ANÚNCIO DA DESTRUIÇÃO / A Intercessão de Abraão
Aconteceu o pior. Deus planeja a destruição de Sodoma e Gomorra e avisa a Abraão. Desta vez, Abraão tentou salvar novamente o povo daquela região, para ajudar seu sobrinho que ali morava, mas Deus não poupou novamente aquela gente. Pelo contrário, Deus envia dois anjos até o local e apenas poupa Ló e sua família.
Ló os recebe em sua casa (Gênesis 19:1-3; Apocalipse 3:20), tenta, por ordem dos anjos, salvar os seus genros, mas estes o despreza (Gênesis 19:12-14; Mateus 22:2-5).
O mais impressionante desta passagem é que os anjos avisam Ló que todo aquele local seria destruído, mas ele não obedece aos anjos, fica dormindo e, quando despertado (Gênesis 19:15; Mateus 25:5-7; Efésios 5:14), continua demorando a sair.
A grande misericórdia de Deus estava sobre aquele homem, pois os anjos seguram em seu braço e o carregam até fora da região.

Quando me deparei com essa questão, pensei: "Mas aí ele não teve livre harbítrio! Ele foi "obrigado" por Deus a ser salvo!" Isso mexeu muito tempo comigo até o Senhor me fazer entender: Até determinado ponto, muitas vezes Deus faz o mesmo conosco. Sua bondade é tão grande sobre nossas vidas que Ele nos preserva mesmo sem merecermos (Gênesis 19:16; Atos 15:11; Efésios 2:8). Mesmo quando nós rejeitamos Sua vontade e escolhemos pecar.
Tem vezes que tentamos até pecar, mas Deus não nos permite. Deus nos conserva n'Ele, pelo Seu amor para conosco. Mas entenda o que eu compreendi: Isso não é para sempre!

A ESCOLHA CERTA
Gênesis 19:15-17 = A misericórdia de Deus salva Ló, mas ele tinha uma lei: não olhar para trás!!
Mesmo que os anjos tenham obrigado Ló sair de casa e tê-lo arrastado, com sua família até certo ponto, teve o momento em que Ló precisou seguir seu caminho. Os anjos disseram:
- Escapa-te, salva tua vida (I Coríntios 9:24)
- Não olhes para trás (Lucas 9:62)
- Nem te detenhas em toda esta planície (Colossenses 3:1,2)
- Escapa-te para os montes (Hebreus 12:22)
Teve um momento em que Ló não pode mais continuar sendo carregado pelas "mãos de Deus". Ele precisou escolher, e a sua escolha foi: não olharei para trás.
No início ele pecou pelo olhar, mas desta vez ele acertou, por não olhar!! Ele priorizou a vontade de Deus, coisa que sua esposa não fez e acabou se tornando uma estátua de sal...
Ló desejou ir para Zoar, que significa "pequeno" -isso pode representar para nós humilhação.

A CONSEQUÊNCIA
Por Ló ter obedecido, quando os dois anjos destruiram Sodoma e Gomorra, provavelmente com a explosão de um vulcão, Ló foi conservado em vida. Gênesis 19:24-30
I João 2:15-17 = Não caia pelos desejos dos olhos, pois serás destruído com o mundo!!
Busquemos a Jesus, o sol da justiça (Gênesis 19:23; Malaquias 4:2; João 3:19; 8:12; 9:5), o autor da nossa salvação.

Olhar para a aparência apenas? Não!
Olhar para trás? Jamais!
Assim, seremos vitoriosos, e nossa vida em abundância será preservada para sempre!!!!

Mensagem exposta na Igreja Batista Nova Filadélfia em Vilar Carioca dia 07/02/10 e na Igreja Assembléia de Deus Vale da Bênção dia 13/02/10.

Nenhum comentário: