Vamos falar sobre um homem desconhecido. Vamos falar sobre uma atitude que me chamou atenção na Palavra. Nunca tinha ouvido falar sobre ele, antes de sentir o Espírito Santo me orientando a analisar o que o mesmo fez, num dia que estava preparando esta mensagem, no ônibus, voltando do trabalho.
Após ler a passagem de II Samuel 15: 17-23 percebo algumas coisas que vamos abordar aqui, mas antes é necessário esclarecer algo: neste episódio o rei Davi estava triste, muito triste. Seu filho armou uma conspiração contra ele, o traiu, tomou o seu trono e, por isso, ele estava deixando todo o seu conforto, atravessando o Vale de Cedrom e subindo o monte das Oliveiras chorando, para viver sabe lá onde...
Neste momento de dor, onde seus servos o seguem, ele percebe algo. Alguém diferente o estava seguindo. Este era Itai. Mas quem era ele? De onde ele viera? O que ele queria, afinal?
O que levaria um homem seguir um rei aparentemente derrotado, sem rumo, triste e adentrar num deserto podendo ficar e ser fiel ao novo rei de Israel?
* Quem era Itai?
1 - Era de Gibeá, um povo de alguma forma inimigo de Davi, porque sua terra era da tribo de Benjamim, local onde morava o povo do rei, que foi destronado para Davi reinar (Josué 18:28; Juízes 20:4; I Samuel 15:35). O povo de Gibeá era contra Davi e a favor de Saul (I Samuel 23:19-21). Ali havia também uma guarnição dos filisteus (I Samuel 13:3), o povo que viu o seu herói ser derrotado não apenas por Davi, mas pelo Deus de Davi, e isso pode ter despertado Itai. Este, em sua declaração, demonstra que passou a temer ao Deus de Davi!
2 - Estava disposto a entregar sua vida ao rei, mesmo sofrendo prejuízos por isso. Isso se chama FIDELIDADE! Ele sabia que, mesmo sofrendo dor ou até mesmo morrendo, aprendeu que o Deus de Davi é o Deus que espera os fiéis após sua morte...
3 - Trouxe mais 600 pessoas com ele para também servirem ao rei. Itai era evangelista e conseguiu conquistar 600 outros fiéis à Davi e ao Deus de Davi! E além disso, tornou-se futuramente um dos líderes do exército real na luta contra os rebeldes (II Samuel 18:2).
* Onde queremos chegar com esta palavra?
1 - Somos um povo DESCONHECIDO, estranho, estrangeiro (Isaías 55:5), que fomos enxertados no Plano de Salvação (Romanos 11) devido o desprezo e traição de Israel ao seu Rei (João 1:11,12).
2 - Jesus é o REI sofredor (Isaías 53:2-12), que pregava a dor (Mateus 5:3-12) e procura seguidores corajosos (Lucas 9:23-24) que tragam outros seguidores (João 15:15,16).
3 - Ainda que soframos por nossa FIDELIDADE a Cristo nesta terra, nossa dor se converterá em alegria brevemente (Romanos 8:22,26,28; João 16:20,21).
Mensagem pregada no culto jovem no lar da Dayane Guimarãens, dia 17/08/09 e na consagração da Igreja Assembléia de Deus Vale da Bênção, no dia 27/03/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário