19 abril 2010

Fidelidade ao Rei traído, por um desconhecido


Vamos falar sobre um homem desconhecido. Vamos falar sobre uma atitude que me chamou atenção na Palavra. Nunca tinha ouvido falar sobre ele, antes de sentir o Espírito Santo me orientando a analisar o que o mesmo fez, num dia que estava preparando esta mensagem, no ônibus, voltando do trabalho.

Após ler a passagem de II Samuel 15: 17-23 percebo algumas coisas que vamos abordar aqui, mas antes é necessário esclarecer algo: neste episódio o rei Davi estava triste, muito triste. Seu filho armou uma conspiração contra ele, o traiu, tomou o seu trono e, por isso, ele estava deixando todo o seu conforto, atravessando o Vale de Cedrom e subindo o monte das Oliveiras chorando, para viver sabe lá onde...

Neste momento de dor, onde seus servos o seguem, ele percebe algo. Alguém diferente o estava seguindo. Este era Itai. Mas quem era ele? De onde ele viera? O que ele queria, afinal?

O que levaria um homem seguir um rei aparentemente derrotado, sem rumo, triste e adentrar num deserto podendo ficar e ser fiel ao novo rei de Israel?

* Quem era Itai?
1 - Era de Gibeá, um povo de alguma forma inimigo de Davi, porque sua terra era da tribo de Benjamim, local onde morava o povo do rei, que foi destronado para Davi reinar (Josué 18:28; Juízes 20:4; I Samuel 15:35). O povo de Gibeá era contra Davi e a favor de Saul (I Samuel 23:19-21). Ali havia também uma guarnição dos filisteus (I Samuel 13:3), o povo que viu o seu herói ser derrotado não apenas por Davi, mas pelo Deus de Davi, e isso pode ter despertado Itai. Este, em sua declaração, demonstra que passou a temer ao Deus de Davi!
2 - Estava disposto a entregar sua vida ao rei, mesmo sofrendo prejuízos por isso. Isso se chama FIDELIDADE! Ele sabia que, mesmo sofrendo dor ou até mesmo morrendo, aprendeu que o Deus de Davi é o Deus que espera os fiéis após sua morte...
3 - Trouxe mais 600 pessoas com ele para também servirem ao rei. Itai era evangelista e conseguiu conquistar 600 outros fiéis à Davi e ao Deus de Davi! E além disso, tornou-se futuramente um dos líderes do exército real na luta contra os rebeldes (II Samuel 18:2).

* Onde queremos chegar com esta palavra?
1 - Somos um povo DESCONHECIDO, estranho, estrangeiro (Isaías 55:5), que fomos enxertados no Plano de Salvação (Romanos 11) devido o desprezo e traição de Israel ao seu Rei (João 1:11,12).
2 - Jesus é o REI sofredor (Isaías 53:2-12), que pregava a dor (Mateus 5:3-12) e procura seguidores corajosos (Lucas 9:23-24) que tragam outros seguidores (João 15:15,16).
3 - Ainda que soframos por nossa FIDELIDADE a Cristo nesta terra, nossa dor se converterá em alegria brevemente (Romanos 8:22,26,28; João 16:20,21).

Mensagem pregada no culto jovem no lar da Dayane Guimarãens, dia 17/08/09 e na consagração da Igreja Assembléia de Deus Vale da Bênção, no dia 27/03/10.

Nenhum comentário: