06 março 2010

"ANIMAIS ESTRANHOS DA BÍBLIA"

A Bíblia cita alguns animais que não conseguimos comprovar perfeitamente quem eles são. Pode ser por causa de um acréscimo na sua descrição, por causa da literalidade do texto, ou realmente porque eles existiram, mas hoje não os encontramos mais na natureza. Vejamos:

1 - Tanym

É um animal do mar:Gênesis 1:20,21; Deus ordenou que as águas produzissem os seres vivos e Deus cria assim os tanynim e os seres vivos.
Jó 7:12; Jó questiona a vigilância sobre ele, tendo em vista que não é o mar, ou um tanyn. Ele nem de noite consegue durmir.
Salmos 74:13; Deus dividiu as águas e quebrou as cabeças dos tanynym nas águas. Se liga ao versículo seguinte onde as cabeças do leviatã também são despedaçadas e lançada no deserto para servir de mantimento aos seus habitantes. O salmista está como que descrevendo logo abaixo a criação do sol, da luz, da separação das águas etc. Essa passagem também pode estar se referindo ao livramento do Senhor para Israel no Mar Vermelho, onde o mar foi dividido no meio e os corpos dos egípcios mortos apareceram na praia, servindo de alimento para os animais futuramente.
Isaías 27:1 “tanyn que está no mar”. Neste texto enquadra o leviatã, a serpente veloz e a serpente esroscadiça. Qual a ligação de todos esses animais? Será todos eles répteis?
Isaías 51:9 O Senhor cortou em pedaços a raabe e feriu o tanyn. O que é raabe? A referência é de quando o Mar vermelho foi aberto e parece-nos apontar o tanyn mais uma vez para Faraó ou todos os egípcios que morreram no mar vermelho.
Ezequiel 32:2; Faraó é comparado a um jovem leão e a um tanym nos mares, que mergulhava nos rios, com suas patas perturbava as águas e agitava (ou sujava) os rios. Ele, e outros povos juntos dele, serão pegos na rede do Senhor, serão mortos e lançados pelos montes para se fartarem os animais. Todos os seus animais sobre as muitas águas serão exterminados.

Porém, também é um animal do rio:
Ezequiel 29:3; Faraó é comparado a um tanym deitado no rio Nilo achando que fez o rio para si mesmo. Deus colocará anzóis em seus queixos e, junto dos outros peixes, presos em suas escamas, os jogará no deserto para ser comida dos animais do campo e das aves. Assim, os moradores do Egito saberão que o Senhor é Deus.

Tem ligação com a serpente:
Êxodo 7:9,10,12; A vara de Arão se tornou num tanyn e as varas dos sábios e encantadores egípcios em tanynim. A vara de Arão engole os tanynim dos feiticeiros.
Salmos 91:13; O que habita no esconderijo do Altíssimo pisará o leão e a áspide e calcarás o filho do leão e o tanyn. Será o tanyn menor que a áspide, assim como o filho do leão é menor que o leão? Que ligação têm os dois? Ambos simbolizam autoridade sobre inimigos.

Mas, apesar de habitar no mar e no rio, também habita no deserto:
Jó 30:29; Jó declara que está habitando com o tanym e com os avestruzes, pois está na lama, queimando no calor do sol, como pó. Jó alega estar sendo zombado por terceiros.
Salmos 44:19; Israel está num lugar de tanym, sendo zombado e entregue à morte, como ovelhas, pelos seus inimigos.
Salmos 148:7 Parece que Deus está mandando os tanynym louvarem ao Senhor desde a terra. Pode ser que não. Além dos tanynym, os abismos também. Embora esteja traduzido como baleia, não parece ser esta a tradução correta, pois este capítulo se refere aos habitantes dos céus e da terra, não mencionando os seres aquáticos.

Isaías 34:13; Quando os palácios de Edom forem desabitados pelos homens, ficarão cheios de plantas, como espinhos, urtigas, cardos, onde morarão os tanym e outros animais, sejam mamíferos, aves de várias espécies etc.
Isaías 35:7; Na terra seca, onde os tanym deitavam se tornará em lagos e mananciais de águas, com erva, canas e junco. Por isso o tanym vai para Edom, pois ali não é mais seu lugar.
Isaías 43:20; tanym é comparado a um animal do campo, junto com o “filho” do avestruz, que irão servir ao Senhor quando este colocar rios no ermo e água no deserto para saciar a sede do seu povo, Israel.
Jeremias 10:22; a morada de tanym é na assolação e assim se tornaria Judá por um tempo, como castigo de seu pecado.
Jeremias 49:33; o tanym habita em lugares desertos, onde o ser humano não pode permanecer. Será que, se tentarem habitar ali são mortos, ou comidos pelo tanym? Os outros animais são levados como despojo, mas o tanym é deixado.
Jeremias 51:37; Babilônia será destruída e passará a ser habitada por tanym, sem seres humanos habitando.
Malaquias 1:3. Deus fez do território dos descendentes de Esaú, um deserto, morada dos tanot.

O povo de Israel fez uma imagem dele:
Neemias 2:13 fonte do tanyn.

Engole outros animais inteiros:
Jeremias 51:34; Nabucodonosor engoliu Israel como se fosse um tanyn, aproveitando tudo que havia de bom nele, e depois cuspindo o que não presta. Também o pisou, como se fosse um vaso.

Mas, apesar de tudo isso, não pode ser um réptil, pois uiva, como um lobo:
Isaías 13:22; Quando Babilônia fosse destruída, os animais do deserto, bem como o tanym uivariam de prazer em suas casas vaziase esse tempo estava bem perto.
Jeremias 14:6; num período de seca em Judá, os jumentos monteses sobiam aos lugaros altos, farejando como os tanym, e seus olhos perdiam o brilho, pois não encontravam erva.
Miquéias 1:8; O tanym pranteia e uiva, assim como os avestruzes.

E ainda é mamífero:
Lamentações 4:3. Até o tanym ou tanyn dão os peitos para dar de mamar aos seus filhotes, mas Israel se tornou cruel como o avestruz no deserto, desprezando seus filhos. Isso identifica o tanym como um mamífero.

Im ou ot pode trazer referência ao plural no hebraico. Im para substantivo masculino e ot para substantivo feminino.
Esse pode ser não o nome de uma espécie, mas um substantivo que englobaria qualquer tipo de animal que o escritor desejasse descrever. Nós aqui no Brasil usamos os nomes: bicho, fera, besta, mas nenhum desses termos significa uma espécie definida.

2 - Leviatã (ןתיול)
Jó 3:8; Salmos 74:14; 104:26; Isaías 27:1

Palavra traduzida por “crocodilo”, segundo alguns historiadores, porém o termo significa “torcida”, “enrolada”, “o que se reune em pregas”.

Em Isaías 27:1 diz que o leviatã é o tanym que está no mar, a serpente que desliza e a serpente sinuosa, torcida, enrolada...
Jó 41:1-34 o descreve como um ser que cospe fogo.

“olhos como as pálpebras da manhã", possivelmente pode ser uma descrição dos olhos de um crocodilo emergente da água antes que o resto de sua cabeça.

Comparado a armadura do Leviatã, o ferro é como a palha, as setas não o faz fugir.

3 - Behemoth
Esse termo é traduzido por “hipopótomo”, mas significa um plural intensivo de behemah (animal, besta). O plural intensivo era comum em hebraico para expressar a grandeza, ou seja, para dizer que era maior e mais poderoso. Então seu significado é “fera gigante”, “animal majestoso”.

Behemoth tem os seguintes atributos de acordo com Jó 40:15-24:
· Ele "come erva como um boi". É herbívoro
· Sua força está nos seus lombos e nos músculos do seu ventre
. É "a sua cauda como um cedro."
. Seus "ossos são como as vigas de bronze, suas costelas como barras de ferro. "
. "Ele é o primeiro dos caminhos de Deus." Obra prima de Deus
. Devido ao seu tamanho, não teme enchentes.
. Não pode ser subjugado ou caçado.
. "Ele encontra-se sob as árvores de lótus, em uma dissimulada de canas e do pântano. "

Apesar de um elefante ou hipopótamo pode comer grama (ou deitar em uma dissimulada de canas e pantanal), nem um elefante ou um hipopótamo tem uma "cauda como um cedro" (isto é, uma cauda como um grande tronco de árvore, cônico). Nos dinossauros encontramos lotes de animais que têm "caudas como um cedro."

4 - Raabe
Significa “espaçoso, amplo, vasto, grande”.

Em Isaías 51:9 "Raabe" é utilizado em paralelo com o tanym, assim como em Isaías 27:1 o Leviatã também é utilizado em paralelo com tanym.

Em Isaías 30:7 e Salmo 87:4 Raabe é usado como uma designação para o Egito.

5 - Re-los
Traduzido como “monokeros” (um chifre) mencionado na Bíblia 09 vezes. Pode ser rinoceronte. Jó 39:9-12 é traduzido por unicórnio.

6 - Re-in
Animal com três chifres na cabeça – Salmos 92:10 tem um chifre, mas em Deuteronômio 33:17 tem dois chifres.

7 - Lilith
Encontramos duas vezes em Isaías "vôo da serpente" inflamada.

O Egito é chamado o lugar do "leão, a víbora e a serpente voadora", (30:6).

Goertzen observa: "A palavra hebraica, Jpvfm m'opheph, é um particípio polal; um termo utilizado apenas por Isaías ao descrever a Sarafe reptiliano. Polal A indica uma intensa da Ooph PVF raiz que significa voar ou flutuar. A forma imperfeita do polal é encontrado em Gênesis 1:20, "criaturas voadoras que vibram para frente e para trás" e serafins Isaías 6:2 (a mesma palavra como os répteis aqui utilizado para criaturas angélicas), que voam para lá e para cá."

Esta mesma palavra é empregada em Números 21:6 para descrever os répteis venenosos que os israelitas, por murmurarem, sofreram picadas de morte.

Se serpentes significam répteis e dragões são serpentes grandes. Então dragões são repteis grandes, tais como os dinossauros, por exemplo. Gênesis 1:20,21,25 fala que Deus criou cada espécie de réptil.

O dragão chinês se liga ao dragão do Apocalipse, pois rege as águas...
O dragão de Jó se liga ao dragão ocidental, pois cospe fogo...

Os répteis nunca param de crescer? Existem tartarugas de mais de 2m de comprimento, por não pararem de crescer. Não existe neles nenhum mecanismo genético que os condiciona a crescer até certa idade, como no homem que cresce até seus 21 anos. Portanto, só os dinossauros mais velhos possuíam um tamanho enorme. que estavam fora da Arca pereceram nas águas e muitos dos seus fósseis permanecem hoje. Mesmo se todos os ossos de um determinado dinossauro são encontrados, o paleontogista tem apenas 40% do animal para tentar descobrir o que ele originalmente parecia. Os ossos não dizem que cor o animal tinha, o que eles comiam e como se comportavam. Em suma, o que nós sabemos sobre os dinossauros é mais especulação do que fato.

Um comentário:

Anônimo disse...

o dragao chines e biblico !!!!