03 setembro 2009

QUEM É O ANJO DO SENHOR?




Há muitas histórias sobre os anjos, tais como a afirmação de que o Anjo do Senhor, citado mais de 50 vezes na Bíblia, seja o próprio Deus, que vinha ao planeta se manifestar aos homens. Há até os que crêem que o Anjo do Senhor seja o próprio Cristo pré-encarnado. Já outros afirmam que o arcanjo Miguel é Jesus (esse assunto não trataremos nesta postagem).
Mas como conciliar esta doutrina com o que a Palavra diz, em diversas passagens, que o Filho de Deus só se manifestou uma vez aos homens, quando se despiu de toda Sua glória, nasceu de Maria, ainda, na época, virgem, e habitou entre nós?
O propósito desta postagem é continuar estudando sobre esses seres que a Bíblia fala o tempo todo, mas ainda deixa muitos em dúvida por causa de fábulas e lendas que se criaram em volta das Escrituras.


É fato que o Anjo do Senhor se apresentou a Hagar (Gênesis 16:7-11), Abraão (Gênesis 22:12), Jacó (Gênesis 31:11,12), Gideão (Juízes 6:11-22), pais de Sansão (Juízes 13:3-16), Moisés (Êxodo 3:2; Atos 7:30,35), povo de Israel (Êxodo 14:19), Balaão (Números 22:22-35), Elias (I Reis 19:5,7; II Reis 2:3,15), José (Mateus 1:20-24; 2:13,18), pastores de ovelhas (Lucas 2:9-15), Felipe (Atos 8:26) e Pedro (Atos 12:7-11).
Além de trazer mensagens e ajudar vidas, o Anjo do Senhor feriu 185 mil soldados assírios numa noite (II Reis 19:35; Isaías 37:36), 70 mil habitantes de Jerusalém (II Samuel 24:16,17; I Crônicas 21:12-30) e Herodes (Atos 12:23).

1. Fala como Deus?



A questão é que, em primeiro lugar, muitas vezes dá-se a entender realmente que o Anjo do Senhor seja o próprio Deus, pois ele fala como se fosse Deus, algumas pessoas que o viram afirmam terem visto o próprio Deus, mas, inversamente, há passagens que ele se distingue de Deus, Deus fala separadamente, distinguindo Ele do Anjo e há as passagens em que as pessoas que o vêem o distinguem de Deus. Analisemos a tabela abaixo:

Personagem que vê o anjo do Senhor:
O Anjo do Senhor fala como se fosse o próprio Deus:
O personagem iguala o Anjo do Senhor a Deus:
O próprio Anjo do Senhor se distingue de Deus/vice-versa:
O personagem diferencia o Anjo do Senhor de Deus:
a escrava Hagar
Gênesis 16:10
Gênesis 16:13
Gênesis 16:11
-
Abraão
Gênesis 22:16
-
Gênesis 22:12
-
Jacó
Gênesis 31:13
Gênesis 31:42
-
-
os israelitas
Juízes 2:1-4

Juízes 5:23
Juízes 2:5
Gideão
-
Juízes 6:13,15
Juízes 6:12
Juízes 6:22
os pais de Sansão
-
Juízes 13:22
Juízes 13:5,9,16
Juízes 13:6,8,19
Moisés
-
-
Atos 7:35
-
Balaão
-
-
Números 22:31
-
o rei Davi
-
-
I Crônicas 21:11-30
II Samuel 24:16,17;
profeta Zacarias
-
-
Zacarias 1:12-14; 3:6,7

carpinteiro José
-
-
Mateus 1:20-23; 2:13-20
-
os pastores
-
-
Lucas 2:9-12
-
Pedro
-
-
-
Atos 12:7,11
Herodes
-
-
-
Atos 12:23


Analisando desta forma, podemos ver que o Anjo se diferencia de Deus, muito mais vezes do que se iguala a Ele. Como entender a segunda e a terceira coluna acima, então? Vamos fazer uma análise bíblica dessas e outras passagens para chegarmos a algum tipo de conclusão:
Para Hagar, Abraão, Jacó e aos israelitas, o Anjo do Senhor  fala como se fosse o próprio Deus falando:


“Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: ‘Multiplicarei...’” Gênesis 16:10a, Mas é importante lembrar que isso não se dá apenas com anjos. Os próprios profetas do presente e do passado também dão pronunciamentos como se fosse o próprio Deus: "Eis que te digo, serva minha..." Quem nunca ouviu algo do tipo?
Para finalizar esta primeira parte, enfatizamos o fato de que há muito mais passagens onde o anjo do Senhor se diferencia de Deus, do que se iguala.

2. "O" e não "Um"?


O segundo argumento que utiliza-se para supor que Jesus era o Anjo do Senhor é que sempre quando se refere a este ser, encontra-se antes do termo, o artigo definido “o”, mostrando ser alguém específico, separado dos outros seres celestes. Se fosse o artigo indefinido “um”, poderia dar idéia de diversidade, ou seja, um entre vários de uma mesma espécie. A questão é que este argumento é inválido, tendo em vista que o chamado 'Antigo Testamento' foi escrito em hebraico, e este não possui o artigo indefinido “um”.

Tanto que, no chamado 'Novo Testamento', ao se referir ao Anjo do Senhor, aparece o artigo "um".

3. Maravilhoso ou Maravilhoso Conselheiro?


Em terceiro lugar, quando os pais de Sansão perguntam seu nome, este não menciona que é Maravilhoso, como alguns alegam, mas ele fala: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” (Juízes 13:3-22). Ou seja, o Anjo afirma que eles não poderiam saber o seu nome. A questão é que, mesmo se o nome do Anjo fosse Maravilhoso, não poderia ser comparado à Jesus, pois este é descrito em Isaías 9:6 como maravilhoso conselheiro, e não, Maravilhoso, simplesmente.

Aproveitando esta mesma passagem, fazemos menção de uma outra questão: Quando o pai de Sansão oferece o sacrifício ao anjo, achando ser este Deus, o Anjo diz: “Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor.” Aqui o Anjo do Senhor deixa claro que o sacrifício não poderia ser para ele, pois ELE NÃO É DEUS! E a sua fala nos deixa claro que ele é o Anjo do Senhor, e não o Senhor.
Outra passagem parecida com esta é a de I Crônicas 21:18, onde “...o anjo do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor...” Se o Anjo do Senhor fosse o próprio Deus, ele diria para fazer um altar para ele mesmo.

4. Foi Adorado por Josué?


Um fato que nos deixa intrigado e aparentemente contradiz as passagens acima é a “adoração” que Josué faz ao Príncipe do Exército do Senhor e este não se manifesta rejeitando-a, além dele “aparentemente” se declarar servo deste Príncipe: “...venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?” (Josué 5:14) Nesse texto há duas palavras que contradizem essa tradução, vejamos:
O verbo hebraico que traduziram com “adorou” é o “וישתחו” (Vayishtachu) que, na verdade, significa “prostrou-se” e o verbo utilizado para “prostrar-se como ato de adoração” é o “וישתחוה” (Vayistachaveh). Em outras partes da Bíblia vemos em vários textos “vayishtachu” para reverenciar aos reis de israel e à figuras importantes (Gênesis 19:1; 33:3; 48:12; Números 22:31; I Samuel 20:41; 24:8; 25:23; II Samuel 9:6; 14:4,22; 19:18; I Reis 1:16,23,31,53; 18:7; II Reis 4:37; I Crônicas 21:21), mas para Deus o verbo usado sempre é “vayistachaveh”. Assim sendo, Josué não adorou ao ser celeste.
Surge então a pergunta: Se um ser celeste permitiu que Josué se dobrasse diante dele, porque o anjo não permitiu que o apóstolo João se dobrasse (Apocalipse 22:8,9)? A resposta que encontramos é a seguinte: O que diferenciava Josué de João era que este último era, nada mais, nada menos que a casa do próprio Deus e a noiva de Jesus. O Espírito Santo habitava em João desde a ressurreição de Jesus e o anjo reconhece isso (João 20:22).
A segunda palavra seria o substantivo + pronome possessivo “AVDO” (servo d’Ele). Se Josué estivesse se referindo como sendo servo do Mensageiro ele usaria o sufixo do pronome possessivo “CHA”, ou seja, ele diria “AVDECHA” (TEU SERVO). Ao contrário do que muitas traduções induzem, Josué, na verdade, diz: “...o que meu senhor tem a dizer ao servo Dele (e não do anjo)?”. Lembre-se também de que quem se apresenta diante de Josué é o “Príncipe do Exército do Eterno”, podendo ser referência a um arcanjo. 
Resumindo, Josué não adorou ao Mensageiro, e nem disse ser o servo do mesmo.

4. Semelhante ao filho dos deuses

O quarto homem da fornalha é Deus? É o Filho de Deus? Nabucodonosor, ao avistar Misael, Hananias e Azarias na fornalha, disse: "Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.Daniel 3:24-25

Quando Nabucodonosor viu o quarto homem dentro da fornalha, ele disse que este se parecia ao filho de deus, mas, depois, pois com certeza os homens de Deus explicaram, ele afirmou que era apenas um ANJO:
"Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus." Daniel 3:28

5. Etcetera


Além de desmentir todos esses argumentos já utilizados por alguns, seguem mais alguns para provar que o Anjo do Senhor não pode ser Jesus:

O próprio Jesus pré-encarnado não poderia aparecer a José (Mateus 2:13-20) e aos pastores de ovelhas (Lucas 2:9-12), se ele já estava encarnado no bebê que havia nascido da, na época virgem, Maria em Belém, de Judá. Se Jesus estivesse em vários lugares ao mesmo tempo, não teríamos como dizer que Jesus abriu mão de Sua onipresença ao se fazer homem.
Um dos Anjos do Senhor tem nome e é chamado de Gabriel (que significa “homem de Deus”): Lucas 1:11-19, 26-38; 2:21
O anjo que abençoa Jacó, após a sua luta com ele, não é o detentor da bênção, mas o transmissor, pois Deus já sabia o que iria ocorrer naquele momento.
Para finalizar, em Isaías 63:8-9, Deus diz que Ele é o Salvador, mas é Seu anjo que age no sentido de salvar o povo. Sendo assim, entendemos que os Anjos do Senhor são apenas os instrumentos para Deus se comunicar com o homem, assim como os querubins são os instrumentos para levar a Sua glória e os arcanjos são os instrumentos para guerrear em nome do Senhor. Tudo isso me faz ver com mais clareza, até mesmo, quando Deus utiliza um profeta em nossas igrejas e este diz: “Minha igreja,...”; “Servo meu...”; “Eis que te digo...” etc.
Não consigo entender por qual motivo Jesus viria e se manifestaria como anjo, e não como o próprio Deus. Se fosse Jesus, ele o diria, e não se denominaria como “anjo”. 
6. Jesus só Veio uma Vez!
 
 Em diversas passagens bíblicas nós encontramos que o Filho de Deus só se manifestou uma vez aos homens, que foi quando Ele se despiu de toda Sua glória, nasceu de Maria e habitou entre nós. Vejamos as passagens que nos comprovam isso:
 
“Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher...”(Gálatas 4:4);
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai,... Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.” (João 1:14,18);
“Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho” (Hebreus 1:1,2);
“...apareceu uma só vez ao final dos tempos... e aparecerá uma segunda vez...” (Hebreus 9:26,28).


Além desses versículos, há diversas parábolas em que Jesus afirma ter vindo por último, após o Pai ter gasto todas as Suas possibilidades com Seus servos e profetas que começaram a pregar, mas o povo judeu não se arrependeu (Mateus 21:37; Marcos 12:6). Sendo assim, quem segue esta crença, precisa rever sua doutrina, pois as Escrituras não são de particular interpretação. Não podemos analisá-la por textos isolados, mas analisar o que ela diz num todo.       
           
Além do fato de Jesus não ter vindo a Terra antes do seu nascimento carnal, há também o fato de que a Escritura nos deixa claro de que ninguém viu a Deus:
 
“...Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá” (Êxodo 33:20);
“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18);
“...Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.” (João 5:37);
“Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver...” (I Timóteo 6:16);
“Ninguém jamais viu a Deus... Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (I João 4:12,20).
Se Deus nunca apareceu diante do homem, como lemos em Gênesis 17:1,22; 35:9 que Ele apareceu? Além dessas passagens, Êxodo 34:5-7,29 e Deuteronômio 34:10 nos dá a entender que Moisés via sempre o Senhor e falava diretamente com Ele, mas é por nós conhecida a passagem onde este mesmo pede ao Senhor para ver a Sua glória, e Deus aparece de costas para ele, pois afirma que ninguém poderia ver Sua face e viver: Êxodo 33:18-23.
Em Números 12:8, de uma vez por todas, acaba com nossas dúvidas quando alega que: “...Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR”, ou seja, o que aparece para Moisés é uma semelhança de Deus, mas não Deus em si. Assim como alguns afirmaram que homens se pareciam com anjos (I Samuel 29:9; II Samuel 14:17,20; 19:27; Atos 6:15; Gálatas 4:14), assim também afirmaram que o Anjo parecia com Deus e vice-versa (João 20:28-29) e que a própria descendência de Davi pareceria como o Anjo do Senhor e como Deus (Zacarias 12:8). Outra passagem interessante é a que Deus afirma que Moisés seria como Deus falando para Arão, diante de Faraó (Êxodo 4:16).

Nenhum comentário: