O Jardim
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:8-17
O que é um Jardim?
Jardim é uma área com elementos naturais, porém projetada com estética e simetria. O uso de água por meio de lagos e piscinas é frequente. Jardins têm sido elaborados como locais de contemplação e também de comunhão entre amigos. Além da beleza e perfume das flores, também podem fornecer alimentos, ervas medicinais ou especiarias.
A diferença entre um jardim e uma mata ou floresta reside principalmente no grau de intervenção, no propósito e na organização desses espaços. Enquanto um jardim é um espaço projetado e mantido pelo homem com objetivos específicos, uma mata é um ecossistema natural que se desenvolve espontaneamente, sem intervenção direta, que parece ser, a princípio, desordenado.
O Jardim, portanto, não deixa de ser um tipo de construção, porém constituído de elementos vivos: árvores e plantas.
A simetria do Jardim no Éden,consistia de plantas e árvores engenhosamente plantadas pelo próprio Deus, uma ligada à outra, formando um cerco em volta, com uma entrada ao oriente, um caminho para a árvore da vida, com rios abundantes regando tudo, e, claro, muita beleza e frutos deliciosos.
“O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.” Gênesis 3:23
Adam, banido do Jardim, vive ao oriente, no campo. Embora também tenha intervenção humana, o campo tem o propósito específico de alimentação. Não tem a intenção de ser belo e ser usado para desfrutar de momentos de paz, como o Jardim. O campo é específico para trabalho. E, agora, trabalho duro.
“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:24
Outro ponto é que, além de Adam ser impedido para sempre de acessar o Jardim novamente, em seu lugar, Deus colocou provisoriamente querubins, ou seja, seres celestiais. Que lugar tão especial é este? Se fosse um simples jardim, vastava destruí-lo, porém Deus deixou uma mínima esperança de que alguém, um dia, atravessaria a espada de fogo ali colocada e daria à humanidade, no futuro, o direito de escolher a árvore correta… A semente da mulher, ferida pela serpente, iria passar pela morte, enfrentar a espada, e, depois de morto, iria ressuscitar para nos dar o direito de comer dessa árvore novamente…
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7
Jesus é o Caminho de volta à vida ao Jardim!
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6
“E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23:42.43
A Cidade
“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.” Gênesis 4:3-5
“E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;” Gênesis 4:16,17
Caim, filho de Adam, após ter seu sacerdócio e sua vida reprovados por Deus, vai ainda mais para o oriente, e constrói a primeira cidade.
Mas, no que Caim se inspirou para construir esta cidade?
Teria ele pensado na estrutura do Jardim fechado para levantar seus muros?
É bem provável que sim, pois o Jardim era o que havia de mais estruturado até então.
Porém, na cidade de Caim, a organização divina da família dá lugar à libertinagem e ao prazer desenfreado:
“E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.” Gênesis 4:19
Além disso, os frutos da terra agora dão lugar à carne animal:
“E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.” Gênesis 4:20
A presença de Deus tenta ser substituída por música e muito entretenimento:
“E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.” Gênesis 4:21
E a vegetação do Jardim agora dá lugar aos metais:
“E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.” Gênesis 4:22
Há um contraste entre o Jardim de Deus e a cidade de Caim: O Jardim é um lugar de comunhão, de paz, mas a cidade é lugar de aglomeração, agitação e angústia…
O termo hebraico para cidade é iyr [עִיר] e está ligado ao termo uwr [עוּר], que significa agitar, despertar, segundo o dicionário Strong.
A Cidade e a Torre
Mais tarde, houve um homem que tentou unir ainda mais essas duas propostas: Um local cercado como o Jardim, e o caminho para a árvore da vida…
Nimrode iniciou a construção de uma cidade para estabelecer seu governo, que foi chamada de Babel. Inspirado na cidade de Caim, ele usa tijolos estáticos, sem vida, que não se renovam naturalmente, para levantar suas paredes.
E, nesta cidade, de modo ainda mais ousado que Caim, tentou ainda levantar uma torre para se chegar aos céus:
“E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, e Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).” Gênesis 10:8-12
“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.” Gênesis 11:1-9
Caim, o primeiro construtor de uma cidade, foi reprovado por Deus ao tentar ser sacerdote. E como isso se liga à real intenção de Nimrode ao tentar erguer a torre?
Será que ele tinha o desejo de alcançar o caminho que havia no Jardim?
Ele começa a levantar a torre para chegar a Deus e ser como Ele?
Seja como for, ele queria se reaproximar do local sagrado pela própria força… Não para ser amigo de Deus, mas sim, para se rebelar, pois seu nome tem a mesma raiz em hebraico de rebelião. [נִמְרֹוד]
“E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.” Gênesis 4:16
“E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” Gênesis 10:9
O termo heraico para torre é migdal [מגדל] e pode significar: púlpito, plataforma elevada, leito erguido (Léxico de Strong). Ou seja, a torre não era um prédio para pessoas morarem (para isso, tinha a cidade), mas sim, um local de culto. Um local para se aproximarem da divindade. Quem sabe, Ninrode estava numa tentativa de voltar para o Jardim, agora desaparecido, após o mundo ter sido assolado pelo dilúvio…
A Cidade e O Jardim
Mas, será mesmo que os homens ainda falavam sobre o Jardim e desejavam voltar para lá, mesmo depois de tanto tempo? Faz sentido as comparações que estamos fazendo até aqui entre Jardim e Cidade?
A resposta pode estar no texto a seguir:
Continuando lendo o livro de Gênesis, a próxima citação sobre cidades está no contexto da separação entre Abraão e Ló. O sobrinho de Abraão, novamente seguindo para o oriente como Adam, Caim e Nimrode, avista as cidades de Sodoma e Gomorra. Detalhe que, assim como todas as cidades anteriores, estas também são reprovadas por Deus. Entretanto, a grande questão aqui é que a aparência destas cidades, aos olhos de Ló, é como a do próprio Jardim de Deus…
“E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se escolheres a direita , eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor.” Gênesis 13:8-13
Estariam esses homens tentando encontrar o Jardim desaparecido?
Esse era o assunto do dia a dia deles?
Essa era a base da fé deles?
A resposta é sim e podemos confirmar isso mas Escrituras:
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Hebreus 11:8-10
Como podemos ver, a família de Abraão tinha este anseio. Quando Abraão saiu com sua família da terra de Nimrode, no caso, Ur dos Caldeus, que ficava próximo de Babel, Deus plantou em seu coração o desejo de encontrar uma cidade. Porém, esta não era uma construída por Caim, nem por Nimrode, nem por homem algum. Ele ansiava por um espaço cercado, murado, sim. Ele ansiava por um lugar engenhosamente projetado e estruturado, sim. Porém, esse território esperado seria um plantado pelo próprio Deus, assim como Deus plantou o Jardim do Éden.
A Cidade no Céu
“Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.” Hebreus 11:13-16
Curiosamente, assim como Ninrode esperava, realmente este lugar estava no céu, porém, embora esse tirano não tenha conseguido, é para lá que Abraão vai!
O texto acima diz que Abraão viu, creu e abraçou. Mas, quando isso aconteceu?
“Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.” Gênesis 15:5-7
Nesse texto não vemos Abraão abraçando, mas diz que ele “viu” as estrelas do céu e “creu”.
O que ele viu quando estava olhando para os céus?
O que ele viu para gerar uma fé que o justificou e salvou?
Seja como for, ele estava olhando, ou tinha acabado de olhar para o céu, quando Deus prometeu a ele “esta terra”. Mas, “esta terra” seria o que ele viu no céu, ou o chão que ele pisava?
“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gênesis 14:19-20
No chão, seus pés tocavam Salém, ou Jerusalém. Mas, seus olhos contemplavam pela fé a Jerusalém de cima, a Nova Jerusalém que de Deus descerá dos céus…
“Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.” Gálatas 4:26
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;” Hebreus 12:22
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” Apocalipse 21:1-3
Foi também ali em Jerusalém que Abraão e Isaque viram algo especial.
“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:1,2
Moriá é Jerusalém. O lugar onde Abraão viu a promessa do descendente nas “estrelas” e creu, seria o lugar onde ele levaria o seu filho para ser oferecido em sacrifício:
“Começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi, seu pai, lugar que Davi tinha designado na eira de Ornã, o jebuseu.” II Crônicas 3:1
Jerusalém é uma cidade, então, muito especial, de alguma forma…
Mas, continuando a história:
“Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,...” Gênesis 22:7-15
O verbo raah [רָאָה], traduzido como “proverá”, segundo o dicionário Strong, na verdade, significa: “ver, examinar, inspecionar, perceber, ter visão, observar, fitar, aparecer, apresentar-se, ser visto, estar visível, fazer ver, mostrar, fazer olhar intencionalmente para, contemplar, fazer observar, ser levado a ver, ser mostrado, estar de fronte etc. Ou seja, Abraão entendeu que o Senhor os faria ver. Eles veriam algo muito especial ali.
E o que foi percebido? Um anjo bradando desde os céus!
Abraão tinha tido a experiência de ver a sua descendência nas estrelas dos céus. Agora contempla nos céus um anjo do Senhor. Ao olhar para cima, no mesmo local, Jerusalém, Abraão contempla o mundo espiritual de alguma forma…
Na primeira vez, em Jerusalém, ao olhar para os céus, Abraão creu que teria um filho. Na segunda vez, em Jerusalém, Abraão provou que creu ao entregar seu filho, e olhou novamente para o alto.
“Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” João 8:56
Foi após passar por Jerusalém, ao chegar em Betel, que Jacó também viu algo especial:
“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.” Gênesis 28:10-15
Uau! Deus o mostrou o acesso aos céus, à pátria celestial! A Escada que levará o pecador de volta ao Senhor! Aleluia!
O Jardim na Cidade Celestial
Para confirmar que o Jardim é o local que Jesus vai conceder ao povo de Deus, podemos ler os três textos a seguir:
Entenda que Paraíso é a palavra sinônima para Jardim nas Escrituras.
“Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” II Coríntios 12:1-4
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7
“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” Apocalipse 22:1,2
Essa é a expectativa de Abraão, Isaque e Jacó. Essa é a expectativa de todo o povo de Deus. Voltar para a origem. Ser convidado para o lugar de onde nosso pai Adam foi expulso. Tudo isso só será possível pelo precioso sangue derramado de Jesus. Sem o nosso Salvador, ninguém conseguiria ter acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário