22 setembro 2018

O DIA SÉTIMO - PARTE III - O DESCANSO É UMA ATITUDE!




“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,
descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3

Estamos meditando sobre os quatro verbos que dão um destaque especial para este dia:

Havendo acabado
Descansou
Abençoou
Santificou

Propusemo-nos a responder essas e outras perguntas: Deus descansou porque estava cansado? Deus se cansa? O que significa descansar nesse texto acima? Qual a importância deste dia? É proibido trabalhar no sábado?

Na primeira postagem analisamos a primeira locução verbal, “havendo acabado”. Para conhecer, leia a postagem: O Descanso de Deus é um Lugar!
Na segunda postagem analisamos o segundo verbo, “descansou”. Para ler sobre isso, leia a postagem: O Descanso é um Estado de Espírito!

Esta é a terceira postagem acerca do dia sétimo. Nesse artigo, analisaremos o terceiro verbo que aparece no dia sétimo: abençoou. Esse terceiro verbo trás ao sétimo dia a ideia de que ele está ligado a uma AÇÃO, uma MISSÃO.


III. I. A bênção do Pai

Quando vemos nas Escrituras Sagradas um pai abençoando um filho, por causa de nossa cultura ‘cristã’, achamos que é simplesmente uma palavra bonita que o pai ou mãe deseja para o filho toda vez que esse sai para casa, ou vai para o trabalho, ou simplesmente um gesto de respeito. Mas o que acontece na Bíblia não é um simples: “– Bênção, mãe. – Deus te abençoe, meu filho!” É maior do que isso...
O verbo abençoar, no hebraico VÅREKH [ברך], está associado à entrega de uma herança, de uma missão, de um propósito de vida. Foi assim com Adam, Noé, Abraão e seus descendentes:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

“E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.” Gênesis 9:1,2

“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gênesis 14:18-20

“E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho... Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;” Gênesis 25:11; 26:3,4

“E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito... levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe... E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem... Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção...” Gênesis 27:19, 27-29,33-38



Os textos acima mostram o quanto a bênção era algo sério e usado para transmitir a herança de uma geração para outra.

Se o descanso é o “último lugar que Deus fez”, ou seja, o Jardim no Éden onde Deus repousou Adam, e se descanso é um “estado de espírito”, ou seja, uma sensação que Adam poderia desfrutar plenamente no Jardim, se aproveitasse a oportunidade, o descanso também é uma “bênção”.

Ou seja, Deus não abençoou o sétimo dia porque Ele estava cansado e nele descansou. Deus abençoou o sétimo dia porque esse dia teria uma missão. O próprio Deus se incumbiu de uma missão e repassou essa missão ao homem.
Deus deu descanso ao primeiro homem naquele dia e queria que ele aprendesse a também dar descanso.

Um dia não pode ser abençoado por si mesmo. Todos os dias são iguais perante o Senhor.
Mas Deus usou esse dia para abençoar o Adam. E, de posse desta bênção, dessa herança, em que tinha se tornado senhor e rei de todo o planeta, Adam deveria usar isso para abençoar os seus descendentes. A herança não deveria ser apenas desfrutada, mas compartilhada.


III.II. Sê tu uma bênção!

Vejamos dois textos, e comparemos Adam com Abraão:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:1-3

Não é só a palavra “bênção” que se repete nos dois textos:
- Assim como Adam deveria sujeitar e dominar, Abraão teria o nome engrandecido. Aqui trata-se de um reino, uma herança dada pelo próprio Deus, o Rei de toda a terra para um príncipe, um herdeiro.
- Assim como Adam deveria frutificar, Abraão deveria ser uma bênção. Frutificação envolve amadurecimento, crescimento e compartilhamento daquilo que recebeu de Deus para outros, os próximos herdeiros, filhos, sucessores. Ser abençoado não é apenas ter algo muito bom que Deus tenha dado, mas sim, ter o que compartilhar, o que somar na vida dos outros.
- Assim como Adam deveria encher toda a terra, Abraão deveria abençoar toda a terra. O desafio na vida de Adam, de Noé, de Abraão e outros, era, não apenas ser abençoado, mas abençoar toda a humanidade!!!

“Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.” Isaías 28:12

Deus descansou dando descanso. Mais do que descansar, no sábado Deus concluiu com satisfação aquilo que traria descanso para nós... Adam foi colocado no Jardim para dar acesso à humanidade ao descanso. Essa era sua missão!


III.III. Descansar ou Dar Descanso?

O mandamento abaixo seria para o povo de Israel, os herdeiros da bênção dos filhos de Jacó:

“E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir... mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua proprieda­de; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.” Deuteronômio 5:1,14,15

O exemplo usado por Deus no texto acima é mostrando para o povo de Israel a mudança de sua condição de escravo no Egito, para a condição de senhores na terra de Canaã.
E, assim como Deus deu a eles a liberdade no território egípcio, era para eles aprenderem a dar liberdade para os seus escravos quando entrassem na terra prometida.

Ou seja, o sábado não foi feito para Israel descansar, simplesmente, mas para que eles pudessem dar descanso às classes mais desfavorecidas.
Não era para o povo de Israel parar de trabalhar. Era para o povo de Israel parar de trabalhar para eles, e pensar no próximo, ajudar ao próximo!

Deus estava preocupado com os escravos! Sim! Ainda que em todas as culturas antigas, o escravo sempre tenha sido humilhado, maltratado, considerado como lixo, bicho e podia ser torturado sem direito algum a defesa pessoal, o Deus Criador do homem, se mostrou preocupado com cada um deles...
Mais do que parar de trabalhar para buscar ao Senhor, Deus também queria usar esses seus filhos, principalmente os mais favorecidos (ricos, senhores, reis) para abençoar a vida do outro. 

Deus não está exigindo nada a Israel do que Ele mesmo não tenha feito. Ele é o Senhor que deu descanso no sétimo dia. Foi Ele quem preparou o Jardim para Adam.

Em Isaías 1:11-14 Deus está reprovando a guarda do sábado, porém, em Isaías 56:2-7; 58:13 e 66:23 Ele aprova. Parece até uma contradição, mas no capítulo 1 Deus está reprovando a atitude dos religiosos com relação a guarda de um ritual vazio, feito por mero costume. Diziam que queriam agradar a Deus, mas deixavam o órfão e a viúva padecerem ao seu lado. O senhor denuncia que as suas mãos estavam sujas de sangue, por não ajudar o carente. Já no capítulo 58, por exemplo, Deus fala que se agradará de Israel quando eles entenderem o significado do sábado, que é alimentar o faminto e libertar os cativos, e não apenas pararem de trabalhar e fingirem uma falsa santificação. Leia:

Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento... Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?... Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam... Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,...” Isaías 58:3,6,7,9-11,13

Este é o verdadeiro sábado santo! O senhor dando descanso aos seus servos!




III. IV. O que fazer no sábado?

É bem verdade que, literalmente, Deus havia ordenado a Israel que todo o trabalho fosse cessado neste tempo sabático. Além disso, nos sábados, os israelitas são conclamados a cumprir os seguintes deveres:

- Se quisessem cozer no forno o maná, teriam que fazê-lo um dia antes e este não se estragaria (Êxodo 16:23). Isso pouparia o trabalho de quem cozinha, pois na sexta faria logo o alimento para dois dias;
- Não podiam ir colher o maná. Cada um deveria ficar no seu lugar, na sua tenda (Êxodo 16:26,29). Isso pouparia o trabalho de quem tinha que andar, quem sabe, quilômetros, para catar o maná fora do arraial;
- Ninguém poderia trabalhar, nem crianças, nem escravos, nem animais, nem estrangeiros que estivessem morando entre eles (Êxodo 20:10). O que ascende a necessidade de se importar, não com o próprio descanso, mas com o próximo;
- Os israelitas devem guardar o sábado para sempre (Êxodo 31:16). Ou seja, ainda hoje essa regra vale para eles onde estiverem espalhados no planeta;
- Quem trabalhasse neste dia deveria ser morto ou banido do meio do povo (Êxodo 31:15; 35:2; Números 15:32-36);
- Não podiam acender sequer uma fogueira (Êxodo 35:3);
- Deveriam se reunir e dedicar o dia ao Senhor (Levítico 23:3). Ou seja, o dia era separado para se consagrar espiritualmente;
- Só no santuário – tabernáculo ou templo – havia trabalho, pois o sumo sacerdote deveria renovar o azeite do candelabro e os pães da mesa (Levítico 24:8; I Crônicas 9:32);
- As pessoas que moravam longe do templo de Jerusalém, iam até os homens de Deus mais próximos (II Reis 4:22,23);
- No templo, havia guardas que se revezavam em turnos (II Reis 11:4-9; II Crônicas 23:4,8);
- Deveria ser oferecidos sacrifícios (I Crônicas 23:31; II Crônicas 2:4; 8:13; 31:3);
- Não se podia permitir que cargas fossem carregadas neste dia (Jeremias 17:21,22,24,27);
- As Escrituras Sagradas eram lidas (Atos 15:21).


Além de todas as tarefas acima mencionadas, queremos tratar aqui especificamente do Ano do JubileuVamos usar essa celebração, que também é um sábado - neste caso, de 360 dias -, para revelar o que significa o sábado:

Para quem não sabe, de 50 em 50 anos, ou seja, um ano após o 49º ano, que seriam sete setes, ou seja, 07 x 07, o povo de Israel deveria separar um ano inteiro como um sábado santo ao Senhor (Levítico 25:8,10). Neste ano, além de não trabalhar, o povo deveria:

- Libertar os escravos (Levítico 25:10,39-55)
- Devolver as posses que compraram (Levítico 25:10,13-16,23-34)
- Restaurar as famílias separadas (Levítico 25:10)
- Dar descanso para a terra (Levítico 25:11,12,19-22)
- Perdoar as dívidas (Levítico 25:35-38)

“O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor..” Isaías 61:1,2a

Jubileu vem de “júbilo”, e significa “grande alegria”, “contentamento incontido”, “grito de alegria”... Ou seja, o Ano do Jubileu era um período de celebração, perdão de dívidas, restituição... Era o alívio para o aflito, carente, humilhado, sofredor... E esse é o conceito de sábado para Deus. Deus não queria apenas que Israel descansasse no sábado, mas que Israel desse descanso, como já dissemos em postagem anterior...
Caso não obedecessem e guardassem o Ano do Descanso, Deus prometeu que expulsaria Israel dali para que a terra descansasse os seus sábados (Levítico 26:34,43). E foi o que aconteceu. Deus os levou para a Babilônia alguns séculos depois (II Crônicas 36:20,21).

Para maiores detalhes sobre o ano do Jubileu, leia a postagem O Ano Aceitável do Senhor.





III.V. Jesus, e o Principal dos Mandamentos

É fato que Jesus (Marcos 1:21; 3:1,2; 6:2; Lucas 4:16,31; 13:10), bem como os apóstolos (Atos 13:14,27,42,44; 17:2; 18:4) sempre aproveitaram a ocasião do sábado, quando os judeus estavam reunidos, para estudar as Escrituras na sinagoga. Mas Jesus “guardava” o sábado? Ele instituiu isso para a Sua Igreja?

Em certo dia de sábado, os discípulos de Jesus colhiam espigas para comer, porém os fariseus os condenaram (Mateus 12:1-8; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5). Jesus apresenta cinco argumentos:

1- “Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?” Marcos 2:25-26
Sendo assim, Jesus provou que Deus honra mais o fato de alimentar o necessitado do que seguir rituais!

2- “Ou não tendes lido na Torah que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.” Mateus 12:5-6
Ou seja, quando estamos nEle, fazendo a Sua vontade, estamos acima dos rituais. Jesus é maior do que o templo, portanto, maior que os rituais realizados ali.

3- “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” Mateus 12:7
Jesus aqui confirma mais uma vez tudo que falamos até agora sobre o sábado, citando Oséias 6:6. Melhor do que cumprir rituais é ajudar quem precisa de auxílio.

4- “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27
Alguma dúvida ainda? Pois bem, o mais importante não é o ritual, mas o bem do ser humano que deve ser prioridade para nós sempre!

5- “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8
Quem quiser condenar os discípulos de Jesus por realizarem no sábado, terão que se ver com o próprio Jesus, que é o Senhor do sábado. Jesus se apresenta aqui como o próprio Senhor do sábado, que dá descanso aos seus servos... Assim como vimos em Deuteronômio 5:14,15. Ele entendeu a mensagem das Escrituras, melhor do que qualquer religioso ali presente.


Curioso que Ele tinha declarado pouco antes dessa situação, o texto que é muito famoso entre nós: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.
Coincidência? Não mesmo! Ele é Soberano e já tem os argumentos antes dos questionamentos. Antes mesmo dos fariseus reclamarem que os discípulos de Jesus não guardavam o descanso, Ele mesmo se apresentou como aquele que pode dar descanso! Hallel Yah!

Temos mais dois argumentos com relação ao sábado usados por Jesus em outras ocasiões, onde curou pessoas e foi questionado por causa disso:

E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha?... É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” João 7:10-12
Ou seja, os religiosos não eram tão guardadores do sábado como diziam. É sempre assim! Quando exigimos muito dos outros determinada questão, é bem provável que nós mesmos não cumprimos aquelas exigências, pois temos o vício de acusar, mais do que se auto analisar.

Respondeu Jesus, e disse-lhes: Fiz uma só obra, e todos vos maravilhais. Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a Torah de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?” João 7:21-23
Se é possível “quebrar” uma ordem divina para cumprir outra, como no caso da circuncisão, por que não fazer algo muito superior que Deus também pediu?

Teria coisa melhor para se fazer no sábado, senão curar pessoas?
Mateus 12:9-15; Marcos 3; Lucas 5:6-10; 13:10-16; 14:1-5; João 5; 7:22,23; 9:14,16

O segredo oculto no sétimo dia consiste em cumprir dois ensinos: amar a Deus (amor vertical) e amar ao próximo (amor horizontal, formando a cruz):
"Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:28-31

O apóstolo João colabora com este pensamento ao afirmar:
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” I João 4:20,21

E o apóstolo Paulo resumiu ainda mais, de duas formas diferentes:
Porque toda a Torah se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Gálatas 5:14
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a Instrução de Cristo.” Gálatas 6:2


Enfim, para os que ainda tem dúvida sobre se a Igreja de Jesus precisa guardar um dia da semana ou não, vejamos esses dois textos:

Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a Torah, não lhes tendo nós dado mandamento,... Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.“ Atos 15:24-29
Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação.” Atos 21:25
Os apóstolos se reuniram e entenderam que os gentios convertidos não deveriam seguir os rituais instituídos por Deus ao povo de Israel. De todas as instruções no Tanach (o chamado Antigo Testamento), a Igreja procedente das nações só deveria se guardar do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação. Ponto final!

E para quem ainda insiste e quer uma prova mais clara, o apóstolo Paulo diz:
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:16,17
Quer prova maior que as Escrituras não obriga a um não-judeu a guardar o sábado?


O descanso é uma bênção! A nossa missão! A nossa ação diária, não apenas uma vez por semana! Ame ao próximo como a ti mesmo! Ofereça o descanso ao cansado! Não ame mais os rituais do que as pessoas.
Se você brigar hoje por regras humanas e costumes que passam, ao invés de se dedicar a verdadeiramente ensinar o que Deus gosta de compartilhar, amanhã você se lamentará por ter perdido tanto tempo com eventos, do que, de fato, com pessoas...



Enfim, temos bastante o que meditar ainda sobre o sétimo dia! Aproveite e mergulhe nas meditações:


Nenhum comentário: