19 setembro 2018

O DIA SÉTIMO - PARTE II - O DESCANSO É UM ESTADO DE ESPÍRITO!




II. DESCANSOU

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,
descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3

Esta é a segunda postagem acerca do dia sétimo.
Estamos meditando sobre os quatro verbos que dão um destaque especial para este dia:
  • Havendo acabado
  • Descansou
  • Abençoou
  • Santificou


Propusemo-nos a responder essas e outras perguntas: Deus descansou porque estava cansado? Deus se cansa? O que significa descansar nesse texto acima? Qual a importância deste dia? É proibido trabalhar no sábado?
Para ler sobre a primeira locução verbal, leia a postagem: O Descanso de Deus é um Lugar!

Nessa postagem analisaremos o segundo verbo que aparece no dia sétimo: descansar.
A segunda ideia sobre o dia sétimo, que o verbo “descansar” nos trás, é que este dia nos remete a uma CONDIÇÃO, a um ESTADO DE ESPÍRITO, uma SENSAÇÃO, uma FORMA DE ENCARAR A VIDA AQUI, pois as Escrituras nos diz:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28,29

Como podemos ver no texto acima, o descanso é para a alma, e não apenas para o corpo.


“Nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem DESCANSEI, mas veio sobre mim a perturbação.” Jó 3:26


Na passagem acima, Jó se lamenta pela falta de descanso na alma. Note que o contrário de estar sossegado e descansado nesse versículo é “nunca estive tranquilo” e “perturbação”.


“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28

Deus é espírito. Não se cansa. Não para de trabalhar. Ele é o Todo Poderoso.
Então, no dia sétimo Ele não descansou por estar cansado.

Vejamos outros dois verbos em outras passagens das Escrituras que substituem o verbo “descansar” e nos dão outras explicações para começarmos a entender o que é o descanso:


II.I. Refrigério [שנפ] NFX



Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus DESCANSOS; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o DESCANSO, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o dia SÉTIMO é o DESCANSO, o DESCANSO santo de YHWH; qualquer que no dia do DESCANSO fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o DESCANSO os filhos de Israel, o DESCANSO nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao dia SÉTIMO DESCANSOU e REFRIGEROU-SE.” Êxodo 31:12-17

O termo “refrigerar” também denota uma sensação, não um estado físico. Esta é a mesma palavra hebraica que aparece nos versículos abaixo:

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” Salmos 23:3
Como o frio da neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque refresca a alma dos seus senhores.” Provérbios 25:13

No sétimo dia, portanto, Deus recebeu alívio, ou melhor, ficou satisfeito com a resposta de Sua criação. Isso é mais do que repousar após um longo trabalho cansativo, mas sim, perceber que Suas expectativas com relação à Sua criação foram (ou seriam no futuro) atendidas.


II.II. Consolo [נח] NaCH



Lembra-te do dia SÉTIMO, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o dia SÉTIMO é o DESCANSO de YHWH teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao dia SÉTIMO CONSOLOU-SE; portanto abençoou o Senhor o dia SÉTIMO, e o santificou.” Êxodo 20:8-11

A palavra hebraica para “consolou-se” no texto acima é NACH [נַח]. Esta é a mesma palavra do nome Noé, ou NOACH [נֹחַ]. Noé significa “consolo”, como o próximo versículo abaixo confirma:

“A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.” Gênesis 5:29

Consolará = NACHAMENU [נַחֲמֵנוּ]

O dia sétimo, portanto, não é um descanso por causa de um cansaço físico, até porque consolo não denota um estado físico, mas sim, “emocional”, “psicológico”.

Daí, surgem mais perguntas: Deus precisava ser consolado por que? Algo aconteceu antes do sétimo dia para que Ele precisasse ser consolado?

As trevas no Princípio denotam a tristeza, o luto de Deus, pela rebelião da terça parte dos anjos:

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo...” Gênesis 1:2
“... o luminar menor para governar a noite...” Gênesis 1:16
“Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao Sheol, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.” Ezequiel 31:15
“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu..., não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10:17-20

Além disso, ao criar Adam, Deus já sabia que este falharia, por isso não diz que era bom:
Dia 01 = “E viu Deus que era boa a luz...” Gênesis 1:4
Dia 02 = “E fez Deus a expansão...” Gênesis 1:7 (?)
Dia 03 = “... porção seca ... Mares; e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:10
Dia 03 = “E a terra produziu erva... e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:12
Dia 04 = “...         na expansão dos céus para iluminar a terra... viu Deus que era bom.” Gênesis 1:17,18
Dia 05 = “... as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave... e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:21
Dia 06 = “E fez Deus as feras da terra... e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:25
Dia 06 = “E criou Deus o homem à sua imagem...” Gênesis 1:27 (?)

Ao olhar para o todo, “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” Gênesis 1:31 Ou seja, tudo, um dia, chegará ao propósito para o qual foi criado. E embora Adam falhasse, no dia sétimo Deus preparou o Descanso para alguém que lhe daria o Seu consolo.


Por falar em Adam, a variante do termo consolar também ocorre no texto abaixo, onde o verbo “por” ou “colocar”, no hebraico, é o verbo NICHEHU [נחהו], consolar:
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis 2:15

Adam precisava ser consolado com relação ao que?

Como dissemos antes, o Jardim no Éden não pode ser um simples lugar, mas sim, uma imagem que nos revela um estado de espírito que Deus disponibilizou para que Adam provasse.

Como rei e sacerdote do planeta, Adam tinha muitas missões a cumprir:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis 2:15
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.” Gênesis 2:19

Imagina cumprir tudo isso sozinho? Pensando nesta ideia, surge pela primeira vez o termo “não é bom”:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só...” Gênesis 2:18

Quando Deus criou Adam, não disse que “era bom”, como na maioria das outras obras (leia Gênesis 01 todo), porque o Senhor conhecia que Adam seria reprovado, mas mesmo assim, como bondoso e justo, deu oportunidade de Adam provar da Sua presença, e o repousou no Paraíso, lugar onde ele poderia se saciar na glória da majestade do Senhor.
Porém a presença de Deus não foi interessante para ele... Adam não soube aproveitar do lugar de delícias...

Quando lemos o versículo acima, logo pensamos em casamento, mas não é que seja errado isso. Só que entendemos esse texto de uma forma muito maior.
Não é bom que o homem esteja só porque todos nós precisamos, em primeiro lugar, de Deus, mas também do próximo, de viver em sociedade.
Adam poderia ter a esposa mais perfeita, encher a terra de descendentes, mas se ele não tivesse a presença de Deus, continuaria vazio.

Embora tenha sido criado para ter comunhão, primeiro com Deus, e depois com o próximo, Adam não se satisfez com a glória do Senhor. Só focou nos prazeres humanos... Desprezou o descanso... Nunca provou 100% do descanso de Deus... Ele estava no lugar de descanso, consolo e refrigério, porém não provou de nenhuma dessas sensações plenamente...


II. III. Jesus trouxe o Descanso ao Pai



Jesus é o único ser humano a quem foram proferidas essas palavras:
“E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:17

Jesus é o filho amado que agradou o Pai, e lhe trouxe consolo no lugar de Adam, o que confirma o termo a seguir, que aponta para a passagem anterior:
“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.” Isaías 42:1
O termo apraz (ou compraz) é a tradução da palavra NAFËSHY [נַפְשִׁי], que também pode ser traduzida como “consolo”.

No texto a seguir, Adam e Jesus são comparados:
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram...
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir...
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos... Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Romanos 5:12-21

Jesus, em tudo, obedeceu ao Pai:
“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:8
“E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.” I João 3:5


II.IV. Como provar do Descanso aqui?



Hoje muitos querem viver uma vida de agitação de trabalho e estudos, ou curtir a vida nos vícios e entretenimento em geral, mas nada disso pode preencher o vazio do tamanho de Deus que há dentro do homem...

“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito... E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” Eclesiastes 1:14-18
“Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade... Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura... Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie. E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.” Eclesiastes 2:1-11

Salomão fez tudo o que lhe dava na telha, mas nada disso lhe trouxe o Descanso na alma.
Nos dias de intenso consumismo, humanismo e procura por prazer, o texto abaixo é um tapa na cara de quem anseia pela felicidade terrena e despreza a vontade de Deus:

Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.” Salmos 37:4-7

Como é possível deleitar-se (ter satisfação, prazer, deleite) negando-nos a nós mesmo e fazendo a vontade do Senhor? Como é possível sentir alegria em fazer o contrário do que a nossa carne está pedindo?
Esse versículo nos ensina que se olharmos a vida pelo ângulo do Criador, e aprender a confiar que Ele está no controle e sabe o que é melhor para nós, teremos a paz que excede todo o entendimento, a shalom!
Quando obedecemos ao Pai, podemos sofrer dores passageiras, mas temos o consolo do Espírito Santo, que produz em nós uma satisfação sem igual.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”
Salmos 23:1-6

Relaxa, meu irmão! Se tu és filho de Deus, escolha o melhor caminho, a vontade do Senhor e descansa nEle... Aplique-se à oração, à meditação na Palavra, às obras do Reino e... descansa...
As vezes está dando tudo errado, mas se realmente você está fazendo o que a Palavra de Deus nos ensinou, Ele te dará paz para passar por este processo, e te conduzirá ao Descanso...

O descanso não é um dia do calendário, ou um ritual religioso. O descanso não é apenas se poupar de pressionar um dedo em uma tomada para ligar a energia elétrica. O descanso é um estilo de vida de um filho que aprendeu a amar e a confiar no seu Pai...



Tem muito mais para ser comentado sobre o sétimo dia! Leia:
Abençoou
Santificou

Nenhum comentário: