“E havendo Deus acabado
no dia sétimo a obra que fizera,
descansou no sétimo dia de toda a
sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o
dia sétimo, e o santificou;
porque nele descansou
de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3
No texto acima, os verbos
“fazer” e “criar” dão sequência ao assunto comentado em todo o capítulo 01 de
Gênesis. Esses versículos são a continuação do capítulo anterior, onde Moisés
nos revelou o que Deus “fez” e “criou” em cada dia.
Porém, no dia sétimo, há
quatro verbos que dão um destaque especial para este dia:
- Havendo acabado;
- Descansou
- Abençoou
- Santificou
Deus descansou porque
estava cansado? Deus se cansa? O que significa descansar nesse texto acima?
Qual a importância deste dia? É proibido trabalhar no sábado?
Vamos meditar em cada uma
desses verbos para poder entender melhor o que o sétimo dia tem a nos ensinar?
I. HAVENDO ACABADO
A primeira ideia sobre o
dia sétimo é que ele é um LUGAR.
Mas para chegar a este
raciocínio, medite nesse conteúdo:
I.I. Deus trabalhou
A locução verbal “havendo
acabado” é a tradução para o verbo em hebraico YEKHAL [יְכַל].
Quando pergunto para as
pessoas quando Deus acabou a Sua obra, alguns temem responder, mas a maioria
precipitadamente fala que Ele terminou no dia sexto, porém não é isso o que as
Escrituras dizem. Segundo o texto que acabamos de ler acima, Deus concluiu a
Sua obra no dia sétimo.
Embora o Senhor tenha “organizado”/“reformado”
os céus e terra em seis dias (Êxodo 20:11), Ele ainda realizou alguma atividade
no dia sétimo.
Esse é um belo desafio
para aqueles que, considerando-se Igreja, ainda querem guardar o ritual do
sétimo dia, como uma ordenança. Costumo dizer: Se até Deus trabalhou no dia
sétimo, porque eu não trabalharia?
Veja a resposta de Jesus
para os religiosos com relação a isso:
“E por esta causa os
judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no
sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu
trabalho também.” João 5:16,17
Para Jesus, o Pai não
parou nem no sétimo, nem em dia algum. Ele continua trabalhando até hoje...
Logicamente, após
entendermos que Deus fez algo neste dia, a pergunta que vem a seguir é: O que Deus
fez, então, no dia sétimo?
I.II. Deus plantou um Jardim no Éden
A resposta para o que
Deus fez neste dia está, a princípio, no próprio contexto. Vamos comparar o
texto de Gênesis 01 com o texto de Gênesis 02:
“No princípio criou Deus o céu e
a terra.” Gênesis 1:1
|
“Estas são os princípios dos céus e da
terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a
terra e os céus,” Gênesis 2:4
|
“E a terra era sem forma e vazia... fez separação
entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a
expansão... E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua
espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie...”
Gênesis 1:2-25
|
“E toda a planta do campo que ainda não estava na
terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor
Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a
terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” Gênesis
2:5,6
|
“E disse Deus: Façamos o homem...” Gênesis
1:26 – 2:1
|
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da
terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma
vivente.” Gênesis 2:7
|
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que
fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E
abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de
toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2,3
|
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do
lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado... E tomou o Senhor Deus o
homem, e o descansou no jardim do Éden para trabalhar e o guardar...” Gênesis
2:8-17
|
No Gênesis, acontece
quase que o tempo todo isso. Um capítulo re-explica o anterior, dando mais
detalhes sobre o que tenha ocorrido. Vide Gênesis 04 a 06, onde o capítulo 06 é
o resultado da união das descendências dos capítulos 04 e 05. E também Gênesis
10 e 11, onde o capítulo 11 apresenta o motivo pelo qual as nações ficaram
espalhadas no capítulo 10.
A sequência de Gênesis 01
é a seguinte:
1. No dia sexto Deus
criou Adam.
2. No dia sétimo Deus
descansou.
A sequência de Gênesis 02
é a seguinte:
1. Deus formou Adam do pó
da terra e,
2. Deus plantou um Jardim
no Éden, fazendo Adam descansar ali.
A palavra chave é o verbo
“descansar” da tabela acima.
Provavelmente na sua
tradução de Gênesis 2:15 não tenha o verbo “descansar”. Nas diversas traduções
está o verbo “por” ou o verbo “colocar”. Mas, no hebraico, é o verbo NICHEHU
[נחהו], que significa consolar, a mesma raiz do nome Noé.
Sendo assim, no dia
sétimo, Deus preparou um lugar de Descanso para um homem acessar. É importante
entender que esse lugar denominado “Jardim no Éden”, de uma forma espiritual,
já existia desde a história dos anjos (Ezequiel 28:13; 31:9,16,18), mas após a
criação do homem, Deus prepara um “lugar físico” para Adam acessar aquele lugar
espiritual.
Deus não está limitado ao tempo e ao espaço, sendo assim, Ele não está preso a um local específico:
“Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?” II Crônicas 2:6
Entendendo isso, um santuário nos céus ou na terra, não é um local onde Deus está preso, mas sim, um local onde Deus se revela aos seus filhos...
Na verdade, o Jardim físico é apenas uma imagem, uma referência ou um símbolo das coisas espirituais. O mais importante nunca foi um lugar específico. Mas a essência do que deveria ocorrer naquele “tempo” e “local”...
I.III. Primeiro o Lugar, depois o morador
Entendendo tudo o que foi
passado até aqui, vamos rever uma ideia interessante que o capítulo 01 de Gênesis
nos ensina. Analise os quadros abaixo:
DIA PRIMEIRO:
Deus fez separação entre luz e trevas nos céus,
chamando-os Dia e Noite
|
DIA QUARTO:
Nos céus, Deus faz aparecer os luminares do dia e
da noite
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DIA SEGUNDO:
Deus fez separação entre águas e águas. Esse
separação, ou firmamento foi chamado de Céu
|
DIA QUINTO:
Nas águas debaixo, Deus cria os animais aquáticos
e no Céu surgem os animais voadores
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DIA TERCEIRO:
Deus ordena que as águas se juntem, aparecendo a
porção seca chamando-a de Terra e ordena que esta produza a vegetação
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DIA SEXTO:
Na Terra Deus ordena que surjam os animais
terrestres e molda o pó criando o Adam.
|
Se você notar a simetria
dos quadros acima, vai entender que Deus primeiro faz a casa, depois seu
morador. Foi assim todos os dias!
“Só tu és Senhor; tu
fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo
quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com
vida a todos; e o exército dos céus te adora.” Neemias 9:6
Primeiro a casa (o céu, o
céu dos céus), depois seu morador (e todo o seu exército).
Primeiro a casa (a
terra), depois seu morador (e tudo quanto nela há).
Primeiro a casa (os
mares), depois seu morador (e tudo quanto neles há).
Seguindo essa sequência, entendemos
então que no dia sétimo foi feito um lugar para um morador que ainda surgiria
no futuro...
Se pensarmos nessa
lógica, então entenderemos que, embora Adam tenha entrado no Descanso (no
Jardim do Éden), esse lugar não foi feito para Adam. Ele foi criado antes, no
sexto dia... Deus até o colocou lá, mas sabia que ele não desfrutaria do
repouso de Deus, por isso, ao preparar o descanso, o preparou sabendo que outro
que ainda surgiria é quem desfrutaria plenamente daquele lugar.
I.IV. O Descanso é um Lugar
As Escrituras Sagradas
revelam em outros contextos que o Descanso está relacionado a um lugar.
Veja a comparação do
Jardim no Éden com a terra de Canaã:
“E plantou o
Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha
formado.” Gênesis 2:8
“Tu os introduzirás, e os
plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor,
aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos
estabeleceram.” Êxodo 15:17
Assim como Deus plantou o
Jardim no Éden, plantaria o povo de Israel na terra de Canaã, local onde seria
o Seu santuário.
Vejamos, então, nos quatro
textos abaixo a terra prometida ao povo hebreu (Canaã) sendo denominada de
Descanso:
“Não endureçais os vossos
corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; Quando
vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos
estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e
não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão
no meu repouso.” Salmos 95:8-11
“Lembrai-vos da palavra
que vos mandou Moisés, o servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso,
e vos dá esta terra.” Josué 1:13
“Assim os filhos entraram
e possuíram aquela terra; e abateste perante eles os moradores da terra, os
cananeus, e lhos entregaste na mão, como também os reis e os povos da terra,
para fazerem deles conforme a sua vontade... Porém, em tendo repouso,
tornavam a fazer o mal diante de ti...” Neemias 9:24-28
“Porque, se Josué lhes
houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto,
resta ainda um repouso para o povo de Deus.” Hebreus 4:8,9
Nos quatro textos acima,
podemos ver que a palavra Descanso (ou Repouso) está associada a um local
específico. Além disso, o povo de Israel tinha uma orientação divina de, além
de descanso na terra, dar descanso para a terra, de 07 em 07 anos e depois de
49 anos (07 x 07), no ano 50º:
“Falou mais o SENHOR a
Moisés no monte Sinai, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando
tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado
ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e
colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a
terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. O
que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação
não vindimarás; ano de descanso será para a terra. Mas os frutos do sábado da
terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu
diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo; E ao teu gado, e aos teus
animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.
Também contarás sete
semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas
de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês,
farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta
por toda a vossa terra, e santificareis o ano quinquagésimo... O ano quinquagésimo
vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo,
nem nele vindimareis as uvas das separações, porque jubileu é, santo será para
vós; a novidade do campo comereis... E se disserdes: Que comeremos no ano
sétimo? eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita; Então eu
mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três
anos, e no oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha até ao ano nono;
até que venha a nova colheita, comereis a velha.” Levítico 25:1-22
Um dos motivos pelos
quais o povo de Israel foi expulso da terra por 70 anos, durante o cativeiro
babilônico, foi justamente não ter dado descanso para a terra:
“Para que se cumprisse a
palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus
sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se
cumpriram.” II Crônicas 36:21
“Mas o seu Redentor é
forte, o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; certamente pleiteará a causa deles,
para dar descanso à terra, e inquietar os moradores de babilônia.” Jeremias
50:34
I.V. Adam entrou no Descanso, mas não desfrutou
dele
A carta aos Hebreus convertidos
ao Messias possui um conteúdo riquíssimo, e seu foco quase que completamente é comparar
o santuário terrestre ao santuário celeste. Mas, principalmente nos capítulos
03 e 04, o escritor se detém no termo DESCANSO, ou REPOUSO e possui dois focos:
1. Mostrar porque o povo
de Israel não entrou e, quando entrou, não desfrutou do Descanso;
2. Alertar para que a
Igreja, ainda que já tenha entrado no Descanso, não se arrisque em deixar de desfrutá-lo
plenamente!
Hebreus 3:8-11 é uma
citação do Salmo 95:8-11, onde o salmista chama a terra prometida ao povo de
Israel, a terra de Canaã, de Descanso/Repouso.
“Porque, havendo-a alguns
ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas
com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram,
cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu
repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por
causa da sua incredulidade.” Hebreus 3:16-19
Os versículos acima nos
provam que a primeira geração do povo de Israel que saiu do Egito não entrou no
Descanso por causa da incredulidade, da desobediência, do pecado e da
provocação que cometeram contra o Senhor durante os 40 anos que eles passaram
no deserto, seja devido as murmurações, como o bezerro de ouro que levantaram
diante do monte santo.
Este é um aviso para a
Igreja, que possui o risco de não chegar ao Descanso celeste:
“Temamos, pois, que,
porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de
vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a
eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava
misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Hebreus 4:1,2
Como está a tua fé? É a
fé que nos leva ao descanso...
Na verdade, é justamente
pela fé que, de alguma forma, nós também JÁ ENTRAMOS no Descanso. Note que o
verbo “entrar” está no passado:
“Porque nós, os que temos
crido, entramos no repouso...” Hebreus 4:3
Confirmando isso, o
apóstolo Paulo afirma: “E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar
nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” Efésios 2:6
Ou seja, pela fé, já
estamos HOJE nos céus com Jesus!
Ligue este assunto à
conversa de Jesus com a mulher samaritana:
“Nossos pais adoraram
neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe
Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em
Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que
sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os
verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai
procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o
adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:20-24
O Descanso, em partes,
não é um local físico. Por isso podemos acessá-lo “em qualquer tempo e lugar”.
Mas, o que poderia nos
tirar de lá? Corremos o risco de sermos expulsos do Descanso?
“Porque, se Josué lhes
houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta
ainda um repouso para o povo de Deus.” Hebreus 4:8,9
Josué, o sucessor de
Moisés, entrou com Israel no Descanso (Canaã) com a segunda geração do povo de
Israel, mas não puderam desfrutar do Descanso (Josué 1:13; Neemias 9:28a). Isso
porque Israel, embora tivesse entrado na terra prometida, viveram em contínuas
guerras contra os inimigos e não descansaram, nem deram descanso aos seus
moradores nem à terra, causando isso a sua queda espiritual e profanação do
lugar santo.
Assim como o povo de
Israel, poderemos ser “expulsos” do Descanso se cairmos na desobediência...
“Procuremos, pois, entrar
naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” Hebreus
4:11
Foi assim também com
Adam. Ele deveria desfrutar da presença de Deus no Jardim do Éden, o lugar de
descanso, mas, ao invés disso, desobedeceu comendo do fruto que Deus havia
proibido (Gênesis 2:16,17; 3:6). E não satisfeito, ainda profanou o santuário
do Senhor, exaltando a mulher com o nome de “Eva”, a “Mãe de todos”, a “Mãe do
Filho de Deus” que nasceria para esmagar a cabeça da serpente. Adam idolatrou
na terra santa, assim como o povo de Israel e, por isso, foi expulso de lá...
(Gênesis 3:20-24) Leia mais sobre a Profanação do Santuário.
I.VI. Jesus entrou no Descanso e desfruta dele
“Porque aquele que
entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das
suas... Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que
penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não
temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos,
pois, com confiança ao trono da graça...” Hebreus 4:10-16
Note que, ao entrar no
Descanso, Jesus é chamado de “Grande sumo sacerdote”, ou seja, o Descanso é
comparado a um santuário.
Analisando Gênesis 2,
após lermos que Deus descansou no sétimo dia, Moisés nos revela o lugar de
Descanso na criação do Jardim no Éden, que é o santuário de Deus na terra.
Se apenas Jesus entrou no
descanso com o Pai, isso significa que, embora Adam tivesse acesso ao Jardim,
ele não desfrutou do Paraíso plenamente. Ou melhor, Adam tinha acesso à glória
de Deus, mas desprezou. O convite para chegarmos até a sala do trono
continua...
“E Jesus, dando um grande
brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos
15:37,38
“Tendo, pois, irmãos,
ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo
caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus
10:19,20
Jesus foi o único homem
que alcançou o trono do Pai. Da mesma forma Adam, entrou no descanso, mas não
desfrutou dele...
Se o descanso para Jesus
é entrar no santuário celeste, o mesmo descanso que o Pai entrou no sétimo dia,
então o fato de Deus ter descansado no sétimo dia significa ter entrado (ou se
revelado) no santuário que Ele criou a fim de ter comunhão com o homem ali.
Mas, que tipo de santuário Deus fez/entrou (ou deu acesso) no sétimo dia?
Leia a postagem O que é o Éden? E verás que o Éden é o Descanso, Jardim, Paraíso, Santuário, Cidade não
feita por mãos humanas, Casa de Deus, Nova Jerusalém, monte Sião, Céu, Terceiro
Céu etc.
Ali, no sétimo dia, Deus
preparou um lugar onde anjos e homens, que o amam, como uma grande família,
desfrutarão o gozo eternal.
Entenda: Deus não
determinou quem vai ser salvo, ou não. A presciência de Deus indica que Ele já
aprovou (elegeu) os que, antes mesmo de nascer, em sua vida terrena o
reconheceriam como Seu Salvador no futuro (I Pedro 1:2). Aliás, para Deus não
há passado, presente e futuro... Ele já está lá, e nós já estamos também, pela
fé.
Basta saber o que vamos
fazer diante disso... Gastarmos tempo com futilidades, ou nos dedicarmos ao
máximo para gozar da presença de Deus e vivermos para o Senhor? Ver a última
temporada da nova série ou ler mais alguns capítulos da Bíblia? Ver todas as
publicações das redes sociais, ou bater um papo com o Espírito Santo? Darmos
prazer à carne ou sermos úteis para alguém que sofre?
Aproveita! Você já está
na glória!
O céu é logo ali. Mas o
céu já pode começar aqui.
Venha o Teu Reino, Ele
disse!
Descansa e desfruta do
colo do Pai!!!!!!!!!!!!
Tem muito mais para ser comentado
sobre o sétimo dia! Leia também em breve as seguintes postagens:
Um comentário:
Quanta profundidade, Deus vos abençoe.
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