19 maio 2020

EL OLAM - O DEUS ETERNO! "A Eternidade de Deus"



El Olam, o Deus Eterno

Abraham, com a idade de 100 anos, tinha acabado de ver a promessa de Deus se cumprir. Seu filho Isaque nasceu. Realmente o que para ele era impossível, Deus fielmente realizou, como havia dito.
Abraham entendia que ainda muitas outras promessas de Deus iriam se cumprir, muito tempo depois de sua morte (Gênesis 15:13-16). Abraham poderia morrer, mas Deus não morre e tem o tempo certo para realizar cada coisa!
Após ver a profecia de seu filho se cumprir (Gênesis 21:1-8), Abraham fez uma aliança com o rei Abimeleque que deveria durar por gerações: os poços que Abraham cavasse, não poderiam ser tomado pelos filisteus e vice versa. Abraham novamente não estaria vivo para poder cumprir aquela promessa, mas sabia que Deus não morre e poderia zelar por isso!
Por último, após Abraham cavar um poço e encontrar água no território da aliança, ele planta uma árvore que não esperava provar de seus frutos. Uma tamargueira poderia levar mais de 10 anos para frutificar. Mais um motivo para Abraham confiar que Deus não morre, e iria zelar por sua descendência em várias gerações.
Em todo este contexto, Abraham afirma:

“E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno.” Gênesis 21:33

Deus eterno, no hebraico, é “El Olam”. Esse é o último título de fama que é revelado para Abraham. Abraham poderia dormir (morrer), mas Deus para sempre estaria zelando pelas futuras gerações de seu filho... eternamente!


Deus não tem início, nem fim!

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!” Salmos 41:13

“Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2

“Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.” Salmos 102:27

“Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo?...” Habacuque 1:12a

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” I Timóteo 1:17

Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” I Timóteo 6:16

Quando a Escritura afirma que Deus é de “eternidade a eternidade”, reconhece que Ele é antes do tempo começar e depois que o tempo terminar. Ele não tem início, nem fim.
Para explicar ao homem limitado Sua infinitude, o Senhor deixou para nós alguns exemplos na própria matemática. Quando estudamos os Números Inteiros e os Números Racionais, percebemos que não existe o primeiro número, nem o último, e entre um e outro número, não há fim:

..., -3, ..., -2, ..., -1, ... - 1/2, ..., 0, ..., 1, ..., 2, ..., 3, ...

Outro exemplo, na própria matemática é o caso das dízimas periódicas.
Por exemplo, se nós realizarmos a divisão de certos números, não encontraremos resultado finito:

8 : 6 = 1,333...
10 : 3 = 3,333...

No campo da matéria, eu não tenho como cortar uma laranja de 10 cm em três partes iguais. Ficaria um número infinito (3,333... cm). E se eu tenho 5 laranjas, eu não tenho como tirar 6 laranjas (5 - 6 = -1). É impossível naturalmente falando. Mas no campo das ideias, no campo imaterial, isso é racional.

Embora esse raciocínio seja complexo, é um raciocínio científico, exato e lógico.

O ser humano é incapaz de compreender a eternidade, por sua limitação. Mas não deve desprezá-la. Embora tão limitado, não posso descrer do Senhor e deixar de buscar o conhecimento dEle através do que Ele revelou.
Deus é eterno, não teve um começo de dias nem terá um final de dias porque Ele está além da nossa dimensão. É sobrenatural! É espiritual!




Deus está fora do tempo. Ele é!

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: “Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15

Se Deus "habita" na eternidade, significa dizer que Ele está fora do tempo. Não está preso ao tempo.
E, por estar fora do tempo, contempla tudo de fora. Para Ele, passado, presente e futuro são a mesma coisa. É como um expectador de três quadros (passado, presente e futuro) no museu. E, além de contemplar tudo isso, simultaneamente, Ele ainda tem a capacidade de conhecer todas as possibilidades que poderiam ocorrer na história de cada ser humano.
Deus é muito mais que possamos alcançar...

“Ainda antes que houvesse dia, EU SOU;...” Isaías 43:13

As palavras “Eu Sou” (no hebraico, YHWH [יהוה]) compõe o nome que Deus se identificou para se revelar ao mundo por meio de Moisés, libertando Israel da escravidão egípcia e proclamando Sua autoridade perante todas as entidades (ditas deuses) no Egito (Êxodo 3:14).

“E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o EL SHaDaY (que significa Deus Todo Poderoso [אל שדי]); mas pelo meu nome, YHWH (que significa Eu Sou [יהוה]), não lhes fui perfeitamente conhecido.” Êxodo 6:3

Diferentemente de todos os demônios (considerados deuses pelas mitologias de todos os povos) que sempre tiveram uma origem, o Deus Criador nunca foi criado. Nunca passou a existir. Ele sempre foi, é e sempre será!




Deus criou o tempo, ao criar com os céus e a terra

A primeira frase das Escrituras Sagradas é “No princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1
O termo “No Princípio” no grego é Gênesis [γενεσις] e no hebraico é BRHSHYT, ou Bereshyth [בראשית] e indica o tempo em que Deus começou a criar.
Na palavra Bereshyth [בראשית] temos uma preposição e um substantivo.
A letra hebraica que corresponde a nossa letra “B” [ב] é a preposição “em, com”. O restante da palavra, RHSHYT [ראשית] significa em Português “Princípio”, “começo”, “origem”.

Se aplicarmos a preposição “com”, ficaria assim: "Com o Princípio, criou Deus os céus e a terra." Estaríamos dizendo que Deus, ao criar os céus e terra (ou a matéria), com eles, criou o Princípio, ou seja, o tempo.

Conforme os estudos da Física, "matéria, espaço e tempo" estão amarrados um ao outro. Eles surgiram juntos e um depende do outro. Nós estamos presos ao espaço e ao tempo, conforme o versículo abaixo:

"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;" Atos 17:26

Mas o que seria o Princípio? É a origem do que? De quem? De Deus? Não!
Neste período Deus já aparece criando céus e Terra, mas Ele já existia. Ele é pré-existente! Ele é eterno! Sem início, nem fim!

A matéria está totalmente ligada ao tempo. Um não existe sem o outro. Sendo assim, a causa da matéria e do tempo precisa ser algo que não tem matéria nem tempo.
Se Deus é imaterial ("Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:24), ele é atemporal. Ele não está na linha do tempo.

Então, se Deus é atemporal ele não pode ter início. O início só pode ser marcado com o tempo (se há um presente, é porque houve um passado e haverá um fim, ou futuro). Se não há tempo não há início. Se não há início então Deus não pode ser criado.
Deus é eterno, sempre existiu. Um ser eterno não pode ser causado, se não Ele não seria eterno.



El Olam 

O hebraico “Olam” encontra-se nas Escrituras relacionado a:

a) Coisas secretas ou escondidas ( por exemplo, Levítico 5:2 “oculto”; II Reis 4:27, “encobrir”; Salmo 10:1, “esconder”);

b) Um período ou tempo indefinido ( Levítico 25:32, “perpétuo”; Josué 24:2, “antigamente”)
Portanto, a palavra foi usada para expressar a duração eterna do Ser de Deus (Salmo 90:2, “de eternidade a eternidade tu és Deus”).


Vamos analisar a palavra bíblica usada para eternidade através de um tipo de escrita antiga (hebraico arcaico) que chamamos de escrita pictográfica, ou seja, quando o alfabeto hebraico surgiu, assim como o fenício e outros, cada letra era um desenho com significado que, junto com outros, formavam as palavras e frases.

Na imagem acima, temos as figuras para cada letra hebraica atual, e destacamos as letras do nome “Olam”.

A palavra Olam muitas vezes é traduzida por "para sempre", "eternamente" ou mesmo, "tempo antigo". Mas, como ficaria se usássemos o hebraico arcaico?

Veja na imagem acima, na parte inferior, Olam está escrito com as letras modernas e com as letras pictográficas.

A primeira letra (ayin) simboliza nitidamente um olho (ver); A segunda letra (vav) é um prego, gancho ou estaca; A terceira letra (lamed) é um cajado, vara que indica uma direção, controle sobre algo ou estímulo sobre algo; A última letra (mem) simboliza o mar, as águas.
Juntando os significados, poderíamos ter algo como: "olhando fixo em direção ao mar."

Olam, portanto, nos indica o horizonte, algo que não tem limite, pois quanto mais nos aproximamos dele, sempre tem mais. O horizonte não tem fim... Ou seja, a eternidade está indicada na própria palavra que Abraham utilizou-se para se referir a Deus.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” Isaías 40:28





Na eternidade, Deus nos amou

“Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.” Eclesiastes 3:11

Deus colocou no coração do homem o desejo pela vida eterna e deu o caminho para isso, comer da árvore da vida:

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:9

Mas o ser humano preferiu acreditar na mentira da serpente e procurou a eternidade de outra maneira:

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” Gênesis 3:4

Como Deus, na eternidade, antes de criar todas as coisas, já sabia que o homem iria fazer escolhas erradas, por Seu infinito amor, planejou, desde a eternidade, nos salvar, por meio de Jesus Cristo, o último Adam, que abriria novamente o caminho para a árvore da vida:

“Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.” Salmos 25:6

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória.” I Coríntios 2:7

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” II Timóteo 1:9

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7

“Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14





Rocha eterna

Unir as duas palavras é algo interessante: “rocha” + “eterna”. 
A rocha nas Escrituras simboliza aquilo que é durável, que não muda, por conta da sua característica natural de permanecer inalterada por um longo espaço de tempo.

E Deus é visto como aquele que é a Rocha. E, como tal, sempre reinou, e para sempre reinará!

“Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” Isaías 26:4

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” Daniel 2:44,45

“Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.” Salmos 55:19

“Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10


E Jesus é aquele que reinará na eternidade, assim como antes de se esvaziar e se fazer homem, reinava. Ela é a Rocha que foi ferida para nos dar a eternidade:

"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias 5:2

“Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;” João 5:26

"E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João 17:5

“Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.” Hebreus 7:3

Nós nos desesperamos, nos frustramos, nos entristecemos, ficamos ansiosos, nos decepcionamos, ficamos aflitos, com medo, cheios de dúvidas, incertezas, mas Deus, que está acima do tempo, não se abala com nossos momentos de dor, até porque, são só momentos.
Ainda que para nós doa muito, porque somos limitados e fracos, e geramos muitas expectativas que Deus não aprovou, mas Ele conhece o nosso futuro. 
Ele já sabia que iriamos falhar, Ele já sabia que iriamos perder, ou mesmo, que não iriamos alcançar aquilo que nós queremos. Mas entenda que Ele preparou um futuro maravilhoso para nós. A eternidade será extraordinária. Confie naquele que preparou um excelente futuro para você e corra atrás dessa eternidade, corra atrás do “mar”, do “horizonte”. Persiga os sonhos de Deus para você.

Abra mão de viver para si mesmo e passe a sonhar os sonhos de Deus. A recompensa é a eternidade!


Você pode também assistir um pouco desse estudo no vídeo abaixo. Confere aí:


Nenhum comentário: