21 agosto 2018

JESUS NO PRINCÍPIO




No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam... Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu... E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.” João 1:1-33

“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” Colossenses 1:12-20

O que essas duas passagens das Escrituras têm em comum? As duas, ao exaltar a pessoa do Senhor Jesus, o coloca no contexto do primeiro capítulo da Palavra de Deus, Gênesis 01. Note a citação das palavras criação, céus e terra, luz e trevas, Espírito Santo sobre as águas etc.

“No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Gênesis 1:1-3

Percebeu que os termos que destacamos aqui aparecem tanto em João 1:1-33, quanto em Colossenses 1:12-20?

Mas, como os apóstolos João e Paulo enxergaram Jesus naquela história? De onde João tirou que No Princípio, o Verbo, estava com Deus e era Deus? De onde Paulo tirou que Jesus é o primogênito, cabeça, princípio e primeiro da criação, que surgiu nEle, por Ele e para Ele? Não havia 50 anos que Jesus fora gerado no ventre de Maria. Como Ele estava lá no começo de tudo?

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miqueias 5:2

O profeta Miqueias havia anunciado que Jesus nasceria na cidade de Belém, porém ele sempre existiu. Ele vem da eternidade! Mas como ver Jesus em Gênesis 01?



Bereshyt [בראשית]

Você sabia que o termo “No Princípio” é a tradução de uma palavra hebraica que transliterada lê-se Bereshyt [בראשית] ? Os primeiros 39 rolos (livros) das Escrituras Sagradas foram escritos, em quase sua totalidade na língua hebraica. E essa é a primeira palavra de todas as Escrituras e nela já temos muitas revelações, inclusive, principalmente, sobre a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É o que vamos ver a partir desse momento:

A palavra hebraica Berehshyth [בראשית] é constituída de duas partes:
1. Be [ב]= pode significar: Em (no, na, nos, nas), com, por (pelo, pela).
2. Rehsh [ראש]= pode significar: Cabeça, chefe, líder, pico, cume, começo, início, princípio, primeiro, primícias.

Vamos fazer algumas tentativas de traduções possíveis com os termos acima?

No Princípio... criou Deus os céus e a terra.
Com o Princípio... criou Deus os céus e a terra.
Pelo Cabeça... criou Deus os céus e a terra.
Com o Cabeça... criou Deus os céus e a terra.
No líder... criou Deus os céus e a terra.
Pelo líder... criou Deus os céus e a terra.
Com o líder... criou Deus os céus e a terra.
Pelo primeiro... criou Deus os céus e a terra.
Com o primeiro... criou Deus os céus e a terra.

Agora podemos ver que Berehshyth [בראשית] não é apenas um período de tempo, ou a origem do tempo. Berehshyth [בראשית] indica uma pessoa. O Cabeça, o líder, o primeiro.
Agora faz sentido dizer que “’No Princípio’ era o Verbo”. E também  que “o Verbo (o Princípio) estava com Deus”, e que ”o Verbo era Deus”.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3

Agora também podemos ver de onde o apóstolo Paulo se inspirou para chamar Jesus de Rehsh [ראש], ou seja, o primogênito, o cabeça, o princípio, o primeiro (antes de todas as coisas) e as primícias (preeminência) e também usou os significados de Be [ב] ao dizer “nEle” e “por Ele”. Paulo fez em Colossenses 1 um jogo de palavras com os significados do termo "No Princípio" que a gente não tinha percebido antes por não conhecer a língua hebraica. Agora tudo faz sentido, não é mesmo?

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:15-18



Para maiores informações sobre O Princípio, leia a postagem:

O PRINCÍPIO E A ETERNIDADE DIVINA



Para maiores informações sobre as profecias de Jesus em Gênesis, leia a postagem:

YESHUA B'RESHYTH - Jesus em Gênesis (O Fim desde o Princípio)



Para maiores informações sobre as profecias de Jesus nesta primeira palavra e no primeiro capítulo de Gênesis, leia a postagem:
A CRUZ DESDE GÊNESIS: O ÁLEF E O TÁW


Para maiores informações sobre as profecias de Jesus nos primeiros seis dias do capítulo 01 de Gênesis, leia a postagem:

AQUELE QUE VEIO POR ÁGUA E SANGUE, JESUS CRISTO

2 comentários:

Unknown disse...

Show de Glória

Unknown disse...

Obrigado irmão por esta edificação.