06 setembro 2015

EU SOU A TUA RECOMPENSA


"Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, a tua grandíssima recompensa." Gênesis 15:1

Seguir a Deus atrás de algo que Ele possa nos proporcionar fisicamente é estar muito limitado. Nada nessa terra pode preencher o homem. Tudo que adquirimos hoje se tornará inútil ou pouco amanhã. Nunca estamos satisfeitos e o que lutamos para alcançar nesta terra tem prazo de validade.
O celular moderno que suamos para pagar à prestação, amanhã já será velho, ultrapassado. A casa própria, com o tempo, vai apresentar os problemas que, talvez, uma casa maior supriria, mas é pura ilusão. O casal que anseia por ter um filho, com o tempo e a chegada da criança, sentirão saudades de quando viviam sós. E quando o filho crescer e ir embora, sentirá falta do filho. Assim é a vida aqui. Cheia de ansiedades vãs, que não nos completam 100%.

Vaidade de vaidades! – diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.” Eclesiastes 1:2

Enquanto Jesus esteve na terra, operou em três anos e meio tantos milagres que os livros do mundo inteiro não caberiam de tantos testemunhos. Mas, o que aconteceu com as pessoas que receberam essas maravilhas? As multidões que comeram dos pães e peixes nas multiplicações voltaram a ter fome? Sim, claro. As multidões que foram curadas dos mais diversos males voltaram a ter doenças? Provavelmente. Os mortos que Jesus ressuscitou voltaram a morrer? Óbvio que sim. Só o nosso Senhor, após a morte e ressurreição ascendeu aos céus e hoje vive à destra do Pai. Os outros que ressuscitaram experimentaram novamente a morte. Muita gente não reflete sobre isso, mas todas as bênçãos que o Senhor Deus pode nos proporcionar aqui na terra, podem ser temporárias. Por mais que nos traga uma alegria extraordinária, as respostas físicas de nossas orações também não vão nos saciar por completo.

Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou.” João 6:2,26,27

Jesus havia acabado de multiplicar cinco pães e dois peixinhos para alimentar quase cinco mil. A multidão o seguia e Ele os repreende porque só estavam interessados na bênção, e não, na companhia maravilhosa de Jesus. Você já teve uma ou mais pessoas que te seguiam apenas porque você tinha algo que ela(s) estava(m) interessada(s)? Já teve amigos por interesse? Pois é. Assim era essa multidão, por isso que Jesus teve que ser duro com eles. Quando Jesus começou a desafiá-los, as Escrituras dizem a multidão o deixou...

Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com Ele.” João 6:60,66

Deus abençoa-nos porque somos frágeis, limitados e precisamos disso. Ele nos abençoa porque a Sua natureza é ser bom, gracioso, misericordioso. Longe de mim negar os milhares e milhares que Deus continua a operar todo dia em todo o mundo, através de Seus servos que tem o dom da cura. Lembre-se de I Coríntios 12:1-11. Mas, o problema é que as multidões continuam atrás de Deus apenas por Suas bênçãos físicas. Como somos interesseiros... Nossa natureza é presa a estas coisas... Isso é triste...

Quando Abraão estava atemorizado por ter se envolvido em uma guerra e por não ver as promessas de Deus em sua vida, antes do Senhor avisá-lo que ele iria morrer sem ver as promessas se cumprindo (Gênesis 15:15), “ou seja, quem tem promessa, MORRE sim”, antes disso, Deus disse para Abraão o versículo que citamos no início:

"Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, a tua grandíssima recompensa." Gênesis 15:1

Do que, ou de quem, estamos atrás? Das bênçãos ou do Deus da bênção? Estamos em busca de Deus por qual motivo? Para que Ele nos livre da condenação eterna apenas, ou porque fomos atraídos por Sua presença e é maravilhoso senti-lo, quanto mais estar eternamente diante dEle? Seguir a Deus com o objetivo de alcançá-lo, estar perto dEle, sentir Sua presença,... isso nos basta! Abraão não precisava se preocupar com o cumprimento das promessas. Ele não precisava se preocupar com o que Deus daria a ele em troca por tudo o que ele estava fazendo por Deus.
Abraão tinha deixado sua terra, sua casa, sua família e agora estava ele e sua esposa em volta de servos. Abraão tinha acabado de lutar contra os babilônicos em favor de seu sobrinho e, ao invés de reter todos os despojos que conseguiu na guerra, ele devolve tudo para os cananeus. E agora? Qual era a recompensa por Abraão estar fazendo tantas coisas pela fé? O que Abraão poderia esperar de Deus?
Deus não diz que a recompensa de Abraão seria isso ou aquilo. Deus diz que a recompensa de Abraão seria Ele. Deus seria a recompensa de Abraão. Bastava para ele viver cada dia ao lado de Deus.

Nossa recompensa em buscar a Deus não será a fama, riquezas, bênçãos materiais, reconhecimento da liderança, ou qualquer coisa perecível desta terra. Basta para nós estarmos com Deus, na bênção ou no momento de aparente derrota. Na saúde ou na doença, enquanto a cura não vem. Na força ou na fraqueza. É bom demais ter o privilégio de ter a comunhão com o Espírito Santo constante. Minha herança é o Senhor!

O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.” Salmos 16:5
Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.” Salmos 71:5
O Senhor é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras.” Salmos 119:57

É muito bom pertencer ao Senhor! É muito bom andar com Deus! Isso nos basta! Ainda não estás apaixonado pelo Senhor? Ainda não? Corra para os braços dEle. Não há melhor lugar para se estar... Que tal você provar de Deus em sua vida, todo dia, dia e noite? Ele te chama! E podes crer, é a melhor recompensa que um homem poderia obter.

Nenhum comentário: