10 maio 2015

METAMORFOSE


Conversando com amigos hoje, refleti sobre a mensagem que Deus deixou através da transformação da lagarta (larva) em borboleta.

A palavra METAMORFOSE é uma palavra grega (μεταμορφουσθε) encontrada em Romanos 12:2, traduzida para o Português como “TRANSFORMAI-VOS”.
Metamorfose é transformar-se, transfigurar-se. Desta palavra grega também deriva o termo "metanoia", que traduzindo seria μετά, metá, 'além', 'depois'; νοῦς, nous, 'pensamento', 'intelecto'. Ou seja, mudança de pensamento, mudança de ideia. Metanoia é a palavra grega para ‘arrependimento’.

Através do processo de transformação (metamorfose) da lagarta em borboleta, Deus nos ensina sobre o processo de transformação da pessoa que estava mergulhada em pecado para um novo estilo de vida após ter tido um encontro com Jesus.
Deus está convidando a todo o homem a sofrer essa transformação, essa mudança de visão!

Assim como a lagarta está presa a este mundo, agarrada ao plano terrestre, e pode até produzir queimação, males para os outros e pode se tornar uma praga em uma plantação, ao devorá-la rapidamente (Deuteronômio 28:42; Amós 4:9; Jonas 4:7), assim é todo aquele que ainda não foi transformado. Está preso aos prazeres dessa terra. Os animais que se rastejam sobre a terra são considerados na Bíblia como imundos para o povo de Israel (Levítico 11:29,30).
Para ser transformado é necessário negarmos a nós mesmos, tomarmos nossa cruz e seguirmos a Jesus.

Porém, como a borboleta, que voa para uma nova vida transformada, assim são os que experimentaram o novo nascimento em Cristo. Não estão mais preocupados com os problemas que surgem, com as dificuldades atuais, pois sua visão está além, na eternidade, naquele que habita nos céus.
E fica aqui também uma profecia: Um dia, todos os que se entregaram a Cristo, como uma borboleta, voarão! Subirão aos céus e se encontrarão com Cristo nos ares! I Tessalonicenses 4:19

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” Colossenses 3:2

Um comentário:

novailza@ disse...

Verdade. Deus é poderoso para transformar aqueles que aos olhos da sociedade não tem mais jeito. Deus abençoe