24 agosto 2014

A PARÁBOLA DA REDE


1. Onde Jesus ensinou a parábola da rede?

Assim como as parábolas do semeador, do trigo e do joio, do grão de mostarda, do fermento, do tesouro escondido, do negociador de pérolas, e do escriba escondido, a parábola da rede foi pronunciada na região da Galileia, ao Norte de Israel.

As quatro primeiras, a beira do mar da Galileia (Mateus 11:1; 13:1), e as quatro últimas dentro de uma casa (Mateus 13:36).

Referências sobre a Galileia nas Escrituras: Josué 20:7; 21:32; I Reis 9:11; II Reis 15:29; I Crônicas 6:76; Isaías 9:1; Mateus 2:22; 3:13; 4:12,15,18,23,25; 11:1; 15:29; 17:22; 19:1; 21:11; 26:32; 27:55; 28:7,10,16; Marcos 1:9,14,16,28,39; 3:7; 6:21; 7:31; 9:30; 14:28; 15:41; 16:7; Lucas 1:26; 2:4,39; 3:1; 4:14,31; 5:17; 8:26; 17:11; 23:5,49,55; 24:6; João 1:43; 2:1,11; 4:3,43,45,46,47,54; 6:1; 7:1,9,41,52; 12:21; 21:2; Atos 9:31; 10:37; 13:31



2. Para quem Jesus ensinou a parábola da rede?

A região da Galileia é chamada de “Galileia dos gentios” ou “Galileia das nações” (Isaías 9:1; Mateus 4:15). Isso porque ali ocorreu uma grande mistura na época da derrota do Reino do Norte, o Reino de Israel, durante a conquista do Império Assírio. Embora depois das guerras dos macabeus, os judeus repovoaram esta região, os galileus eram considerados não tão religiosos como os moradores da Judeia (João 7:52). Até sua fala era diferente (Mateus 26:73).

Ali Jesus passou a maior parte da Sua vida terrena, desde a infância até os anos de ministério, só indo para a Judeia nos tempos de festas e no tempo de Sua morte. Foi na Galileia que Jesus realizou os milagres e pregou a maior parte de Seus sermões. Por quê? Porque ali Ele encontrou quem faria parte da Sua Igreja. Embora Seus doze discípulos eram judeus, ali na Galileia Ele tinha contato com judeus e gentios. E esta parábola da rede não é exclusiva para os judeus. Ele vai falar tanto para judeus quanto para gentios.
Diferente, por exemplo, das parábolas da figueira, do bom e do mau servo, das dez virgens, dos talentos e das ovelhas e cabritos, que estão muito ligadas a Israel.

Sendo assim, vamos à parábola:

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.” Mateus 13:47,48


3. O que é o reino dos céus?

O termo “Reino dos céus” é mencionado 31 vezes, e todas elas no Evangelho segundo escreveu o apóstolo Mateus.
Mateus 3:2; 4:17; 5:3,10,19,20; 7:21; 8:11; 10:7; 11:11,12; 13:11,24,31,33,44,45,47,52; 16:19; 18:1,3,4,23; 19:12,14,23; 20:1; 22:2; 23:13; 25:1
Tanto Marcos, Lucas e João usam o termo “Reino de Deus”.

No grego, reino é basileia (βασιλεια) e significa:
- Autoridade de um rei;
- Território governado por um rei;
- Povo governado por um rei.

Mateus cita termos associados, tais como:
ü  Reino de Deus (Mateus 6:33; 12:28; 19:24; 21:31,43)
ü  Reino do Pai (Mateus 6:10,13; 13:43; 26:29)
ü  Reino do Filho do Homem (Mateus 13:41; 16:28)
ü  Reino de Jesus (Mateus 20:21)
ü  Reino (Mateus 4:23; 8:12; 9:35; 13:19,38; 24:14; 25:34)

No total, encontramos a palavra “reino” 50 vezes em Mateus.

Se compararmos aos relatos dos outros evangelistas, perceberemos que Marcos, Lucas e João traduz o reino dos céus citado por Mateus como o reino de Deus:

REINO DOS CÉUS
REINO DE DEUS
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4:17
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho.” Marcos 1:15
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3
...Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” Lucas 6:20b
Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;” Mateus 13:31
E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;” Marcos 4:30-31
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” Mateus 11:1
E Eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.” Lucas 7:28
“Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a Mim; porque dos tais é o reino dos céus.” Mateus 19:14
Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” Lucas 18:16

Se o reino dos céus é o mesmo que o reino de Deus, vejamos o que é o reino de Deus:

Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:21
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

Sendo assim, o reino dos céus não se consiste simplesmente num território, ou numa posição sem influência. O reino dos céus representa um povo que reconhece Deus como Rei e Senhor sobre suas vidas. E esta parábola se refere às pessoas que o Evangelho alcançaria.
Quando entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus, declaramos que Ele é o nosso Senhor e Rei. Por isso, passamos a pertencer ao Seu Reino. Ainda que muitos não vivam como se Cristo reinasse sobre eles, um dia, seja no momento do apelo em um culto evangélico, ou no ato do batismo nas águas, reconheceram publicamente que pertencem a Jesus.


4. Semelhante não é igual

Se cada vez que Jesus inicia uma parábola, diz que o reino dos céus é “semelhante”, então isso significa que, seja o que Ele for dizer, não está trazendo um conceito fechado, uma definição completa, mas apenas uma ideia para que possamos compreender um pouco mais das coisas espirituais. Se o reino de Deus não é visível, como explicar com coisas visíveis? Se Deus é ilimitado, infinito, como defini-lo com palavras de um vocabulário limitado?
Pois bem, quando Jesus diz que o reino dos céus é semelhante a uma rede, não é que todas as características de uma rede, ou a parábola como um todo, está ligada ao reino dos céus, mas, com discernimento espiritual, conseguimos compreender o que o Mestre nos quis revelar a cerca do reino pela parábola da rede.
Além disso, a parábola da rede se parece muito com a parábola do joio e do trigo, mas ela revela um aspecto que a do Joio e do Trigo, por exemplo, não revelou.























5. Qual o tipo de rede desta parábola?

Endereço
Palavra Grega
Significado
Mateus 4:20,21;
Marcos 1:18,19;
Lucas 5:2,4,5,6;
João 21:6,8,11
Plural: δικτυα (diktua) ou
Singular: δικτυον (diktuon)
Rede de pesca de um modo geral, cujo tamanho não foi especificado. Pode ser grande ou pequena.
Mateus 4:18;
Marcos 1:16
αμφιβληστρον (amphibleston)

Semelhante a atual tarrafa: uma rede de tamanho pequeno, de forma cônica, com peso nas bordas, que se lança à mão. amphi: “ao redor” / balo: “lançar”
Mateus 13:47
σαγηνη (sagene)

Semelhante a atual rede de arrasto: Uma grande rede, daquelas que precisariam de vários homens para manuseá-la, com flutuadores no topo e pesos no fundo.
  
Como podemos perceber na tabela anterior, embora nossas traduções no Português não nos permita ver, essa é a única vez que a palavra grega para uma rede grande é utilizada. Ao citar esta parábola, Jesus utiliza do termo para uma enorme rede. Ele tinha um propósito especial para falar isso:
O tamanho da rede denota que o Evangelho alcançaria proporções e distâncias gigantescas. E não estou falando sobre o fato do cristianismo ser considerado hoje como a maior religião do planeta. Até porque, nessa estatística estão inclusos aqueles que idolatram imagens, não reconhecem Jesus como Deus, praticam atos que abominam a Deus como não amar o próximo etc.
Quando esta parábola compara o reino dos céus com uma grande rede, fala sobre a quantidade de pessoas que alcançaria no decorrer da história (temos quase dois mil anos de história desde a primeira vinda de Jesus) e na distância geográfica que o Evangelho alcançaria (hoje há servos de Deus em toda a parte do globo terrestre).


6. Como a rede foi lançada?

No grego, βαλλοντας significa “lançar sem um alvo certo”.

Os pescadores lançam suas redes sem direção, pois não sabem ao certo onde se encontram os peixes. Atiram na expectativa de acertar, às vezes acertam outras vezes erram, e assim é o ofício de pescador.
O lançamento é sem alvo certo porque nós, os pescadores de homens para o reino dos céus (Mateus 4:19; Marcos 1:17; Lucas 5:10) não sabemos quem será salvo. Devemos pregar para todos. Este é o conselho de Salomão para nós:
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.” Eclesiastes 11:6


7. Onde a rede foi lançada?


A palavra grega Βληθειση é associada nas Escrituras ao Mar Grande (Mar Mediterrâneo).

Simbolicamente, o mar representa as nações estrangeiras:
E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.” Apocalipse 17:15
Ai do bramido dos grandes povos que bramam como bramam os mares, e do rugido das nações que rugem como rugem as impetuosas águas. Rugirão as nações, como rugem as muitas águas...” Isaías 17:12-13
“... reunirão uma multidão de grandes forças; e virá apressadamente e inundará, e passará adiante; e, voltando levará a guerra até a sua fortaleza.” Daniel 11:10

Assim como a rede precisa ser o suficientemente grande para alcançar toda a espécie de peixes, ela foi lançada ao mar, ou seja, o Evangelho alcançaria pessoas de todas as nações do planeta.

Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Habacuque 2:14
A terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Isaías 11:9

“... foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.” Apocalipse 5:9,10
“... olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro...” Apocalipse 7:9

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
“... ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8


8. Quais os tipos de peixes da Bíblia?

Pela análise que temos feito desta parábola até aqui, o Evangelho, então, não está restrito a nenhum ser humano, não importa o seu passado. “Todo o tipo de peixes” simboliza todo o tipo de pessoas, até porque Jesus morreu por todos:

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” II Coríntios 5:14-15
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:3-4

Mas não é apenas isso que a parábola indica. Vamos analisar a questão dos peixes bons e ruins pela Bíblia:

As Escrituras Sagradas separam os animais entre limpos e impuros. Esses últimos não poderiam ser comidos, nem ofertados ao Senhor:

De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis. Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, toda a multidão das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação. Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver. Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.” Levítico 11:9-12
“... animal imundo, dos que não se oferecem em oferta ao Senhor...” Levítico 27:11

Não vamos entrar nos detalhes, mas alguns desses animais até hoje não são recomendados por diversos motivos: alergias, perigo na pesca, risco de extinção (por terem reprodução difícil), alto teor de gordura (proibidos em caso de operação etc.), o preparo inadequado trás doenças, o tipo de alimentação desses animais é carniça etc.
Esses animais imundos, caso morressem, não poderiam ser tocados. Se alguém tocasse neles, seriam também considerados imundos (Levítico 11:32-40).

Além dessa separação entre limpos e impuros, a Bíblia classifica os seres vivos de maneira diferente da classificação científica atual. As Escrituras organizam entre os animais de acordo com seu habitat. Sendo assim, o termo hebraico dagat [דגת] de Gênesis 1:28 traduzido por peixe está associado às grandes serpentes [תנינם הגדלים] e a variedade de seres vivos que enchem as águas [נפש החיה הרמשת אשר שרצו המים] citados em Gênesis 1:21, ou seja, peixe seriam todos os animais que habitam nas águas.

Então, dentre os animais aquáticos, quais são os peixes limpos e os peixes impuros?
Vejamos alguns exemplos:


Alguns podem questionar: 
Mas lagosta, camarão e caranguejo não são peixes! São crustáceos! E baleia não é peixe! É mamífero! 
Os críticos de plantão precisam lembrar que a classificação dos seres vivos atual não é infalível. Com as descobertas genéticas, pode ser que daqui há algum tempo, muitas das atuais denominações podem sofrer variações, como ocorreu nas últimas décadas.

Outra questão: A rede da parábola apanhou todas as espécies de animais da água, porém essa rede suportaria uma baleia? Uma rede suporta uma baleia, tubarão ou algum desses outros animais? A resposta é sim! A foto ao lado mostra uma baleia que foi capturada por uma rede. E esta não é um caso isolado...


9. Quando a pescaria terminou?

No grego, a palavra traduzida por cheia é επληρωθη (pleroo) que também pode significar: Completar, preencher até o máximo, levar até o fim, realização, cumprimento, plenitude.
Sendo assim, a rede cheia representa a plenitude dos tempos.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

O Evangelho continuará alcançando pessoas até o fim, mas lembremos que quantidade não é qualidade...


10. Para onde os peixes foram puxados?

O ato de puxar os peixes para a beira da praia, me faz recordar dois episódios:

Na saída do povo de Israel do Egito, após eles passarem pelo mar Vermelho, enquanto os salvos de Israel estavam na beira da praia jubilando, os egípcios condenados estavam mortos também na beira da praia:
Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.” Êxodo 14:30

No Juízo Final, o mar dará os seus mortos, como ocorreu no episódio do mar Vermelho:
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.” Apocalipse 20:13
Nesse período, todos os homens e anjos, mortos e vivos, salvos e condenados serão reunidos diante do Senhor Jesus para juízo.


11. Qual a posição dos pescadores na praia?

A palavra grega para assentar é καθισαντες e significa: Fazer sentar, estabelecer-se, permanecer, ter residência de alguém fixa, conferir um reino a alguém.
Seja quem estiver separando os peixes bons dos ruins, será alguém que recebeu o reino no fim dos tempos...

Não estamos forçando muito? Será que a parábola quer realmente identificar os pescadores sentando na praia com o ato de alguém reinando? Claro que sim! Até porque o assunto principal da parábola é compará-la ao REINO dos céus.

“... tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios 1:10

Jesus é aquele que
Jesus reinará (Lucas 1:33; 23:42; I Coríntios 15:25; II Pedro 1:11; Apocalipse 11:15) junto a Sua Igreja (Lucas 22:29; II Timóteo 2:12; Apocalipse 5:10).
Precisamos entender que a promessa de reinar com Jesus não é para os anjos, como diz Hebreus 2:5. Na verdade, a Igreja julgará até os anjos maus (I Coríntios 6:3). Os anjos santos farão o trabalho de executar o juízo determinado por Jesus (Mateus 13:39,41,49; Apocalipse 7:2).


12. Qual a diferença entre os peixes bons dos ruins?

A palavra grega para bons é καλα e significa: Escolhido, aprovado, louvável, precioso, proveitoso, apropriado, recomendável, admirável, excelente em sua natureza e características, bem adaptado aos seus objetivos.
Os bons não são os perfeitos, mas os escolhidos por Deus, aqueles que são proveitosos para o Reino, os que cumprem o seu objetivo. Estes foram colocados no cesto, ou seja, vão para onde os pescadores forem. Serão conduzidos “para sua nova casa”.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Tiago 2:17

Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7
O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:11
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21

A palavra grega para ruins é σαπρα e significa: Apodrecido, podre, corrompido por alguém, impróprio para o uso, sem valor.
São os que estão sendo corrompidos, os reprovados por Deus, aqueles que são impróprios para o Reino.



Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?... Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;” II Coríntios 6:14-18

Os imundos são aqueles que, ao nos aproximarmos deles, nos contaminam, como os animais impuros faziam. São os escarnecedores, murmuradores, que ao invés de abençoar e ter boas novas, só disseminam contenda, inveja, frieza no meio do reino. Estes foram ignorados, isolados, afastados dos pescadores.

Vamos ver exemplos de “peixes ruins” no meio das igrejas citadas em Apocalipse:

IGREJA
PECADO
JUÍZO
Éfeso
Deixou o primeiro amor
Brevemente Jesus viria e tiraria do seu lugar o teu castiçal
Pérgamo
Seguidores da doutrina de Balaão e da doutrina dos nicolaítas, que Deus odeia
Contra eles Jesus batalharia com a espada da Sua boca
Tiatira
Deixava Jezabel, mulher que se dizia profetisa, ensinar e enganar os servos de Jesus, e esta não se arrependia
Jesus a poria numa cama,  traria grande tribulação sobre os que adulteravam com ela e feriria de morte a seus filhos
Sardes
Tinha nome de que vivia, mas estava morto e suas obras não eram perfeitas diante de Deus e apenas algumas poucas pessoas não contaminaram suas vestes
Jesus viria sobre eles como um ladrão, e eles não saberiam a que hora sobre eles viria.
Laodiceia
Era morno (imprestável), desgraçado, miserável, pobre, cego e nu.
Jesus vomitaria da Sua boca.

Os reprovados provarão de uma eternidade sem Deus. Assim como não amaram ao Senhor nesta terra, não terão porque estarem com Ele para sempre...

Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.
A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.” Mateus 12:41-42


13. Conclusão

Eu não sei se você já analisou esta parábola. Talvez nunca tenha parado para analisa-la desta forma, mas saiba que Deus tem muito mais a falar conosco por ela.
Por exemplo, o fato do pescador escolher o peixe bom e desprezar o peixe ruim, não é uma escolha aleatória. A escolha está baseada na qualidade do peixe.
Uma pessoa consciente não elege um candidato político, por exemplo, aleatoriamente, mas sim, sua eleição está baseada no comportamento deste candidato. Na sua capacidade para governar, nos seus projetos de governo etc.
Comparando esses dois exemplos, da escolha do peixe e da eleição do político, podemos entender que o fato de Deus ter eleito alguns para serem salvos na eternidade, não é porque Ele já nos criou salvos, ou porque Ele só quer nos salvar. Isso não é predestinação da forma que a Bíblia ensina.
Quando Deus elege (Marcos 13:20,27; Romanos 11:7; 16:13; Colossenses 3:12; I Tessalonicenses 1:4; I Timóteo 5:21; II Timóteo 2:10; Tito 1:1; I Pedro 1:2; 2:9; 5:13; II João 1:1,13; Apocalipse 17:14) ou predestina (Romanos 8:29,30; Efésios 1:5,11) alguém, não significa que Ele quis um e desprezou o outro. Na verdade, Ele, como Deus que sabe de todas as coisas muito antes delas acontecerem, já sabe quem será salvo e quem não será salvo, quem aceitará o Seu perdão e quem o rejeitará. Para os que se entregariam e reconheceriam o sacrifício de Jesus na cruz, Ele preparou um destino de glória. Ainda no ventre Deus amou Jacó e aborreceu-se de Esaú, não porque Ele quis assim simplesmente, mas porque antes de nascerem, Deus já sabia que Esaú rejeitaria Suas bênçãos e Suas promessas enquanto Jacó, mesmo falho, iria desejar as coisas de Deus. Isso é predestinação!

Para finalizar, já que falamos da parábola da rede, nós precisamos cumprir o ide de Jesus e pregar o Evangelho. Esse é o nosso dever. Essa é a nossa missão!

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
I Coríntios 9:16

Vamos continuar lançando a rede?



Estudo bíblico aplicado na Igreja Batista Nova Filadelfia em Vila Kennedy, no dia 08/08/14.

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