01 dezembro 2013

SÍNDROME DE CAIM E SÍNDROME DE LAMEQUE

Continuando a série "Irreconciliáveis", falaremos aqui sobre Caim e seu descendente, Lameque:


Caim, muito semelhante ao seu pai Adam, ao invés de confessar seu erro e se humilhar diante de Deus, ainda considera Deus injusto, declarando:

"Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á." Gênesis 4:13,14

Além de achar que Deus o está punindo mais do que mereça, Caim teme aos homens (seus irmãos mais velhos), mas não teme a Deus, que é o único que pode salvá-lo e perdoá-lo...

Existe alguém assim em nossos dias?



Lameque é o primeiro bígamo (teve duas mulheres) da história revelado pelas Escrituras, considerava a si mesmo 70 vezes pior do que seu patriarca Caim e deu origem a uma geração corrupta de homens preocupados com o "ter" (Jabal), com o entretenimento (Jubal), com as armas de guerra (TubalCaim) e com o prazer (Naamá).
Lameque vive a geração pré-diluviana, a população que irritou a Deus de tal forma que Ele teve que destruir com a inundação mundial. Em sua época, a corrupção humana e a violência chegaram ao ápice (Gênesis 6:5,11-13).

Mas, Lameque não era apenas um homem mal. Em sua maldade, ele zombou do juízo divino:
"Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes." Gênesis 4:23,24

Infelizmente, quantas pessoas conhecemos hoje que fazem usam de chocarrice e escárnio com as coisas de Deus, com a bíblia ou com aqueles que querem servir ao Senhor? Muitos são os que, por pecarem tanto, já estão tão acostumados com eles que não acreditam num juízo divino ou, mesmo que ele venha, não entende que sofrerá eternamente pelas coisas que andam fazendo...

Nenhum comentário: