Introdução
Mateus
17:1-9; Marcos 9:2-10 e Lucas 9:28-36 revelam-nos a transfiguração de Jesus, ao lado de Moisés e Elias,
os três diante de Pedro, Tiago e João.
Mas, como pode Moisés estar ali, se ele
estava morto?
Esta é uma pergunta que muitos se fazem, e
alguns procuram arquitetar alguma maneira para eliminar a morte de Moisés, ou
mesmo ressuscitá-lo, para que tenha sentido a sua vida ali. Mas, se eu
afirmar que ele não morreu, estou eliminando o que as Escrituras dizem. E se eu
afirmar que ele ressuscitou, após sua morte, estou afirmando algo que as
Escrituras não dizem.
Então, como explicar esta passagem?
O Original hebraico concorda que Moisés Morreu!
Antes de explicar a passagem em si, vamos
analisar o fato da morte de Moisés:
Existe alguma possibilidade, pelas
Escrituras, de provar que Moisés não morreu? A resposta é: não! Moisés
realmente veio a óbito e foi sepultado, diferentemente de Elias, que foi
arrebatado.
“Assim
morreu ali Moisés, servo de YHWH, na
terra de Moabe, segundo a palavra de YHWH. Foi
sepultado no vale da torrente na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; mas
ninguém tem sabido até hoje o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés cento e
vinte anos quando morreu; não se lhe
escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio 34:5-7
Vamos comparar alguns trechos bíblicos,
utilizando o original em hebraico:
Gênesis 5:5 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:8 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:11 = ... e morreu. [וימת ...]
Gênesis 5:14 = ... e morreu. [וימת ...]
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Juízes 10:5 = E morreu..., e foi sepultado... [... וימת ... ויקבר]
Juízes 12:10 = Então faleceu... e foi sepultado... [... וימת ... ויקבר]
Juízes 12:12 = E faleceu... e foi sepultado... [... וימת ... ויקבר]
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Deuteronômio 34:5 = Assim morreu ali Moisés... [... וימת שם משה]
Deuteronômio 34:6 = Foi sepultado... [... ויקבר]
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Os textos acima foram separados para
explicar o texto de Deuteronômio. Ou seja, se falarmos que Moisés não morreu,
então teremos que falar que Adam, Sete, Enos e outros personagens citados em
Gênesis 5 e no decorrer da Palavra, também não morreram. A palavra hebraica
para “e morreu” é a mesma que em Gênesis, Juízes e demais livros do Tanach:
WYMT [וימת].
Além disso, Moisés foi enterrado. E o
texto não dá margens para dizer que ele foi enterrado pelo próprio Deus. Não é
isso que o escritor do último capítulo do livro de Deuteronômio quis dizer. O
termo hebraico WYKVR [ויקבר] significa “foi sepultado”, como consta na tradução da
Sociedade Bíblica do Brasil, e não como se Deus o tivesse sepultado, como a
maioria das traduções dá a entender... A tradução da SBB está de acordo, por
exemplo, com a tradução dos versículos de Juízes que podemos ver acima. Soa até
estranho o fato das Bíblias traduziram a mesma palavra em Juízes, e demais
livros, como “foi sepultado”, e em Deuteronômio como “E Ele o sepultou...”
Sendo assim, as pessoas enterraram Moisés,
embora, depois, ao procurarem a sepultura, não mais conseguiram identifica-la.
Deus havia escondido o corpo de Moisés para o povo, provavelmente, não
adorá-lo.
A Bíblia concorda que Moisés Morreu!
Quem força uma possível “não morte” de
Moisés, despreza textos como:
“E morre no monte ao qual subirás; e
recolhe-te ao teu povo, como Arão teu
irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” Deuteronômio
32:50
“Tinha
Moisés cento e vinte anos quando morreu;
não se lhe escureceu a vista, nem se lhe fugiu o seu vigor.” Deuteronômio
34:7
“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho
de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés,
meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo
este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Josué 1:1,2
“Mas
o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar
juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9
Textos como estes acima não dão margem
para acreditar-se que Moisés não morreu, pelo contrário. Deus havia dito que
ele morreria no alto de um monte, assim como Arão, seu irmão, morrera. Além
disso, a Bíblia nos conta a idade que ele tinha ao morrer, o pronunciamento de
Deus a Josué após sua morte, reafirmando este fato, e a batalha entre Miguel e
o Inimigo acerca do corpo dele. Bom, se houve uma luta por causa apenas do
corpo, é porque seu espírito e alma já não estavam mais ali.
Então, como Moisés, morto, apareceu para os vivos?
É importante lembrar que os mortos não têm
acesso aos vivos (Deuteronômio 18:11; Eclesiastes 9:5; Isaías 8:19; Lucas
16:26,30,31).
Em segundo lugar, é preciso analisar o contexto:
1. Logo após a multiplicação dos pães e
peixes, segue-se uma conversa entre Jesus e seus discípulos, onde Pedro reconhece que Jesus é o Messias
esperado (Mateus 16:16; Marcos 8:29; Lucas 9:20);
2. A partir desta afirmação magnifica, Jesus
começa a compartilhar a eles sobre Sua
futura morte e ressurreição ao terceiro dia (Mateus 16:21; Marcos 8:31; Lucas
9:22), ou seja, embora Ele realmente fosse o Messias desejado pelos judeus,
ainda sofreria muito e morreria, antes de ser honrado e vir como Rei dominador;
3. Mas, em meio à revelação de Seu futuro
Reino, mas de Sua anterior morte, Jesus faz uma estranha promessa aos Seus
discípulos: alguns dentre eles o veriam
em Sua glória e Reino futuros antes de morrerem (Mateus 16:27,28; Marcos
9:1; Lucas 9:26,27).
Se não entendermos este contexto, não
entenderemos o que aconteceu no episódio da transfiguração. Os três relatos, tanto
Mateus, quanto Marcos e Lucas, são enfáticos: passados alguns dias após essa
declaração, Pedro, Tiago e João tiveram o privilégio de verem essa glória e
este Reino, antes dos três morrerem (Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-10; Lucas
9:28-36).
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao
contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, estavam contemplando um
futuro bem distante deles. Eles viram uma cena do futuro. Tiveram uma visão!
Isso foi necessário porque os judeus
tinham uma ideia errada do Messias. Eles esperavam que o Messias derrotasse o
império Romano, assumisse logo o reino mundial e estabelecesse Israel como o
centro do planeta.
Mas, ao contrário do que eles esperavam,
naquela vinda Jesus iria sofrer muito e morrer na frente deles. A expectativa
deles seria frustrada.
Pensando nisso, Jesus trouxe aos três discípulos uma esperança de que, mesmo que eles morressem antes de chegar o Reino sobre a terra, um dia Jesus reinaria.
Ou seja, Pedro, Tiago e João, ao
contemplarem Jesus em glória ao lado de Moisés e Elias, eles foram como que transportados para o futuro, quando Moisés já
estará ressuscitado, e estará ao lado de Jesus.
Pedro explica este episódio da seguinte
forma:
“Pelas
quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas
fiqueis participantes da natureza divina,...
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição;
porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no
reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo... E tenho por justo,
enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que
brevemente hei de deixar este meu
tabernáculo, como também nosso
Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado... Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a Sua majestade.
Porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra
e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o
meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;”
II Pedro 1:4-18
Enfim, no episódio do monte, quando eles
ouviram esta voz, foi revelado a Pedro, Tiago e João a futura glória de Jesus
e, mais tarde, entenderam que a cruz não seria o final da história:
Um dia, quando Jesus estabelecer Seu
reino, não somente Moisés, mas Abraão, Isaque, Jacó, e diversos outros servos
de Deus que morreram na fé, estarão diante dEle aqui na Terra, celebrando a
vitória, pois todos, sem exceção, foram salvos por Sua morte e ressurreição (Daniel
12:13; Mateus 8:11; Lucas 13:28; I Tessalonicenses 4:15-17). Por isso, Elias e
Moisés conversavam com Jesus sobre a Sua morte, pois eternamente os homens
serão favorecidos por este fato. Este será o assunto da eternidade. O amor de
Deus que se entregou por nós e nos livrou da condenação eterna! Glórias a Deus!
Ao descer do monte, Jesus faz a seguinte
declaração:
“A
ninguém conteis a visão, até que o
Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” Mateus 17:9
Sim, ao verem Moisés e Elias, com Jesus
glorificado, os três discípulos tiveram uma visão profética. Algumas vezes, o
termo “visão” indica o sentido dos olhos, mas, em sua maioria, se trata de um discernimento
espiritual (Gênesis 15:1; 46:2; Números 24:4,16; I Samuel 3:15; II Crônicas
32:32; Jó 20:8; 33:15; Salmos 89:19; Isaías 1:1; 13:1; 21:2; 22:1,5; 29:7,11;
Ezequiel 7:13,26). E não foi privilégio apenas desses três o fato de terem
visto a futura glória de Jesus. Na lista deles estão outros profetas que viram Jesus estabelecendo Seu reino no futuro: Enoque (Judas 14,15), Isaías
(Isaías 6:1-5), Daniel (Daniel 7:13-18,22,27) etc.
Para confirmar que aquela cena não passava de uma visão espiritual, eles tiveram discernimento espiritual que estavam diante de Moisés e Elias sem que ninguém os apresentasse. Eles não tinham foto (não existia) ou qualquer tipo de imagem sobre como era Moisés e Elias, mas, ao estarem diante da visão, entenderam que eram eles.
Para confirmar que aquela cena não passava de uma visão espiritual, eles tiveram discernimento espiritual que estavam diante de Moisés e Elias sem que ninguém os apresentasse. Eles não tinham foto (não existia) ou qualquer tipo de imagem sobre como era Moisés e Elias, mas, ao estarem diante da visão, entenderam que eram eles.
Por último, há uma menção, tanto durante o
episódio no monte, quanto na menção por Pedro em sua carta, sobre o termo “tabernáculo”:
“E
Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se
queres, façamos aqui três tabernáculos,
um para ti, um para Moisés, e um para Elias.” Mateus 17:4
“E
tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo,
despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor
Jesus Cristo já mo tem revelado.” II Pedro 1:13-14
Mas, qual a ligação desta palavra com a
visão? Por que Pedro usa esta palavra?
A Festa dos Tabernáculos é uma profecia de
um tempo onde judeus e gentios celebrarão ao Senhor por terem finalmente
chegado ao tempo em que não estaremos mais “no deserto” (Levítico 23:33-43; Deuteronômio
16:13-16; 31:10-13; II Crônicas 8:13; Esdras 3:4; Neemias 8:14-17; Zacarias 14:16-19).
Enquanto esteve aqui entre nós, Jesus não
celebrou esta festa, pois sabia que ela só será concretizada quando o Seu Reino
for implantado na terra (João 7:2-8).
Pedro viu este dia chegar, na visão do
monte...
Concluindo, Moisés morreu, como qualquer homem natural morre, foi sepultado e ainda não foi ressuscitado. E sua alma não veio do além para conversar com Jesus naquele episódio. O que aconteceu ali não passou de uma visão profética de uma cena que vai ocorrer no futuro. Simples assim. O que passar disso, não é o que a Bíblia disse...
Concluindo, Moisés morreu, como qualquer homem natural morre, foi sepultado e ainda não foi ressuscitado. E sua alma não veio do além para conversar com Jesus naquele episódio. O que aconteceu ali não passou de uma visão profética de uma cena que vai ocorrer no futuro. Simples assim. O que passar disso, não é o que a Bíblia disse...
10 comentários:
muito me alegro pela sabedoria que o Senhor te revelou este texto e esta minha duvida sobre a morte de moises que o continue te revelando o profundo da palavra amem celma
Renilton,Li o seu comentario sobre a morte de Moises e achei a interpretação interessante, pois tenho estudado isto com referencia do texto da transfuguração, pois veja bem, se literalmente moises apareçeu da efase a reencarnação, irei aprofundar, mais e Deus lhe abençoe mais e mais......
Esta foi a explicação mais coerente e com base bíblica que vi até agora.
Glórias a Deus! A Biblia explica a própria Biblia.
Obrigada por essa explicação maravilhosa, pois quem defende o arrebatamento de Moisés despreza ou ignora textos tão esclarecedores.
A paz do Senhor Jesus Cristo!
Sonia Ferreira
Estava com uma forte dúvida sobre essa questão de ressurreição e vida após morte.Esse texto foi muito esclarecedor para mim. Obrigado pela postagem!Me ajudou bastante!
Muito bom artigo, Deus seja louvado, O Espirito Santo , usa a própria Bíblia e seu contexto para nos responder.
QUE A BEÇÃO DE DEUS SEJA SOBRE A SUA VIDA PELA GRANDE OBRA QUE TENS FEITO!
MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR MESMO. AINDA NESTA QUARTA PASSADA, FALEI SOBRE O CORPO DE MOISÉS E NÃO TINHA CERTEZA SOBRE O QUE ACONTECERA COM ELE. MAS AGORA FICOU CLARO.
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO!!!!
SOU A MISSIONÁRIA MÁRCIA REGINA PLÁCIDO (ESPOSA DO PRESBITERO SIDNEI PLÁCIDO)
MUITO INTERESSANTE E ESCLARECEDOR MESMO. AINDA NESTA QUARTA PASSADA, FALEI SOBRE O CORPO DE MOISÉS E NÃO TINHA CERTEZA SOBRE O QUE ACONTECERA COM ELE. MAS AGORA FICOU CLARO.
DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E SEU MINISTÉRIO!!!!
SOU A MISSIONÁRIA MÁRCIA REGINA PLÁCIDO (ESPOSA DO PRESBITERO SIDNEI PLÁCIDO)
Meu irmão a PAZ do Senhor!!!
Otimo artigo;
Estou aqui contrapondo o meu professor de Teologia que afirma que moisés não morreu.
Já tem mais de 4 meses que discutimos isto, e Ele não aceita outra interpretação.
Ainda ontem ele ficou chateado comigo, pois disse a Ele que refuto os argumentos dele com a bíblia, enquanto Ele simplesmente refuta os meus sem nenhuma base bíblica.
Mais sei que o conhecimento dele e muito maior que o meu, MAIS ACHO A TUA INTERPRETAÇÃO CONCERNENTE A ESTE ASSUNTO A MELHOR QUE JA LI.
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