17 novembro 2011

CONJUBAN Nacional 2011 – Rio de Janeiro



Há 12 anos participo fervorosamente do CONJUBAN-RJ (Congresso da Juventude Batista Nacional no estado do Rio de Janeiro): Passeei com a galera em cidades do RJ, tais como “Angra dos Reis (2x), Vargem Pequena, Cachoeiras de Macacu, Cassimiro de Abreu, Cambuci, Muriqui, Três Rios, Rio das Ostras, Teresópolis, Papucaia (2x)” etc. e tive muitas experiências com Deus nesses lugares.
Como esquecer das confissões de jovens num estádio com milhares de jovens em Angra dos Reis, do mover espiritual no grupo de intercessão em Vargem Pequena na direção do Renato, o mesmo em Cachoeiras de Macacu na direção do Odir, o revestimento de poder do meu antigo grupo de jovens em Cassimiro de Abreu, a unção geral em Cambuci etc. Quantas experiências espirituais senti e presenciei outros sentirem durantes esses anos. Valeu cada esforço para ir em cada um desses congressos.
Mas, além do lado espiritual, como desprezar as amizades que ganhei em cada um desses congressos? Faltaria espaço para relatar as grandes pessoas que me deparei nesses anos todos. Quantas coisas podemos compartilhar durante e após os congressos... E os sociais? Bingo, Macaco na Roda, Arara, Túnel... Muitas emoções! rs
Tem mais: as paisagens lindas, as praias de Angra dos Reis, Muriqui e Rio das Ostras, a ótima comida de Cachoeiras de Macacu, os rios de Cachoeiras de Macacu e Teresópolis, as cachoeiras de Cambuci e Muriqui, ... que saudades!!
Agradeço aos líderes Paulo Mota, Damares e Leandro Nunes por esses 12 anos.

Mas nesse ano, além do CONJUBAN estadual, aconteceu mais uma vez aqui no Rio de Janeiro também o CONJUBAN nacional, em Xerém, e dessa vez eu puder ir. Conheci pessoas de vários estados do nosso querido Brasil: GO, BA, MG, AM, SP, TO, ES, PE, RO, RS etc. Ri muito durante esses dias, podendo ouvir ao vivo e a cores os sotaques dos mais variados, desde o “oxente” da Bahia, até o “sô” do Rio Grande do Sul. Fizemos um ótimo passeio ao Corcovado e outros pontos turísticos do RJ e pudemos falar muito de Deus com nossos irmãos, a ponto de chorarmos por compartilharmos as coisas que Deus tem realizado por esse Brasil a fora.
Além de toda essa confraternização, é claro, não poderia faltar, o mover de Deus, que foi específico ali. Dessa vez, apenas por um canal: a pregação da Palavra. Homens de Deus como os pastores Ailton Siqueira (meu pastor... rs), Cláudio Duarte e Zezinho, além dos missionários da JAMI (Junta Administrativa de Missões, da convenção Batista Nacional) e a equipe da JUBAN estadual e nacional, foram usados por Deus para fazer queimar meu coração esses três dias e renovar minhas esperanças.
No primeiro dia, ouvimos Deus falar sobre a figueira que, mesmo não sendo época de dar fruto, foi condenada por Jesus por não dar fruto para Ele, além de ter condenado também o comércio que estava se fazendo dentro da casa de Deus (Marcos 11:12-21). Bom, realmente Deus deseja da Sua Igreja mais, pois quem permanece infrutífero no Reino será condenado. O pastor Ailton foi usado por Deus para falar de traumas do passado que oprime-nos e nos impede de sermos eficazes na obra do Senhor e sei que se algo me prendia Deus já operou ali!!
No segundo dia, de uma forma bastante extrovertida, como sempre, o pastor Cláudio ministrou a nós sobre a intenção do Maligno de roubar nossa identidade, utilizando o exemplo de Daniel, seus três amigos, a serva de Naamã, Davi e José, que tinham tudo para “azedar”, mas permaneceram fiéis ao Senhor independente das circunstâncias. Mudaram os nomes de Daniel e seus três amigos, mas não lhes mudaram o caráter (Daniel 1:7); Daniel se tornou MAIOR DO QUE UM IMPÉRIO, pois mesmo após a queda da Babilônia, continuou com seu cargo de governador; Destruíram a vida da escrava de Naamã, porém ela perdoou seu inimigo (II Reis 5:3); José foi zombado, traído, vendido, caluniado, aprisionado, esquecido, mas permaneceu firme fazendo sempre o melhor que podia onde chegava e, por isso, Deus o honrou (Gênesis 41:16).
No terceiro dia, também de forma bastante engraçada, o pastor Zezinho, de MG, marcou ao dizer: “Quem se aproxima de Deus, está sentenciado à morte (como Paulo); Quem se aproxima da arca, morre (como Uzá); Quando alguém é ungido, está marcado para morrer (como Davi).” Sendo assim, a decisão de servir a Cristo é uma renúncia muito dura, humanamente falando. Mas, se olharmos com os olhos espirituais, perceberemos que em Deus podemos vencer tudo. Enquanto todos só falavam de Golias, Davi só falava de Deus. Enquanto todos estavam parados falando de Golias, Davi agiu. Golias, para Davi, não era grande, mas apenas um alvo fácil. Saul também era alto, mas amarelou diante de Golias. Não podemos ter uma fé terceirizada, ou seja, fé apoiada nos outros. Davi tinha uma história com Deus (matou o urso e o leão), foi humilde (se abaixou no ribeiro) e teve discernimento (escolheu as pedras certas). O problema pode se tornar, em nossa vida, parte da solução (como no caso de Davi, que usou a espada do próprio Golias para decapitá-lo). I Samuel 17
No quarto dia, os missionários da JAMI fizeram algumas apresentações muito importantes. O primeiro grupo deles fez uma peça, como se fosse um quartel (a Tropa de Elias) e o sargento começou a interrogá-los para que eles queriam fazer missões: uns queriam fazer missões para poder viajar o mundo todo, outros para poder serem pregadores famosos etc. Essa primeira parte foi mais para alertar sobre a responsabilidade de um missionário. Depois foi uma missionário que ficou 8 anos no Oriente Médio e compartilhou suas louvas experiências curando vidas nos hospitais e fugindo dos árabes... rs Por último, foi um irmão e pregou, vestido de palhaço, sobre como Deus pode usar de todos os nossos dons e talentos para alcançar outras pessoas para o Seu Reino, pois foi para isso que Ele nos criou, do jeito que nos criou (I Coríntios 12:4-6; Êxodo 31:1-5) e contou suas experiências também, com músicas, balões, mímicas etc.

5 comentários:

Tamara Silva disse...

Ótima postagem!
Eu estava naquele local e fiquei maravilhada com o mover de Deus... Mais maravilhada ainda eu fiquei quando cheguei aqui fora e me deparei com os jovens, que estavam ali presente, compartilhando koinonia um com os outros. Durante aquele congresso eu chorei de tristeza ao compartilhar momentos tristes... Chorei de alegria ao ver Deus falar diretamente comigo através de musicas, danças e pregaçoes... espero que toda essa chama que está ardendo em cada coraçao, somente cresça! Como eu costumo dizer... Isso tudo aqui é um ensaio pra eternidade ;D
Graça e Paz!

Andreia Badaró disse...

Eu também estava lá... quantas saudades. Este foi o meu primeiro CONJUBAN. Que venha o próximo em 2013. Deus continue nos abençoando até lá.

DULCE disse...

GRAÇA E PAZ PESSOAL FOI MEU PRIMEIRO CONJUBAN E EU AMEI PARA MIM FOI TREMENDO AGUARDO SE JESUS Ñ VALTA O PROXIMO EM 2013.

Priscila Costa disse...

Que Maravilha esta reunido com o povo de Deus, todos num só pensamento numa só unção, jovens livres para adorar ao Senhor em espirito e em verdade...Meu primeiro ano de CONJUBAN esse ficará marcado para sempre no meu coração.

Priscila Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.