Deus é Mais que Um
Logo na primeira frase das Escrituras, consta como sujeito da oração o seguinte título para o Criador: ELOHYM (אלחים). Este é o plural da palavra hebraica ELOAH (אלוה) ou da sua abreviação EL (אל), esses dois geralmente designado para qualquer falso deus
nas Escrituras.
É interessante que no hebraico,
diferente do Português, existem três flexões para o substantivo: singular
(apenas um), dual (quando o que se está mencionando aparece sempre em dupla) e
plural (mais de dois).
No Português não há a flexão dual, mas quando desejamos flexionar uma palavra para o plural, acrescentamos ao final das palavras a letra “s”, correto? Ou seja, o plural de “livro” é “livros”, de “céu” é “céus” etc.
No hebraico, quando se deseja flexionar uma palavra para o plural (no caso, mais de dois), acrescenta-se ao final as palavras YM (ים), como foi o caso de Elohym. Sendo assim, a divindade já se apresenta no primeiro versículo das Escrituras como mais de duas pessoas.
No Português não há a flexão dual, mas quando desejamos flexionar uma palavra para o plural, acrescentamos ao final das palavras a letra “s”, correto? Ou seja, o plural de “livro” é “livros”, de “céu” é “céus” etc.
No hebraico, quando se deseja flexionar uma palavra para o plural (no caso, mais de dois), acrescenta-se ao final as palavras YM (ים), como foi o caso de Elohym. Sendo assim, a divindade já se apresenta no primeiro versículo das Escrituras como mais de duas pessoas.
Há um porém: em Gênesis 1:1, o verbo "criar", no hebraico, não
concorda com o sujeito Elohym. Se o verbo da oração também estivesse no plural
seria BARW (בראו),
porém está no singular: BARA (ברא). Para passar um verbo para a terceira pessoa do
plural, usa-se a terminação W (ו), o que não foi utilizada.
Essa falta de concordância verbal foi um erro de Moisés ou isso tem uma lógica?
A resposta é: Deus, ao inspirar o escritor de Gênesis, revelou dois detalhes ali:
A resposta é: Deus, ao inspirar o escritor de Gênesis, revelou dois detalhes ali:
1- A palavra “Elohym” (Deus),
aqui, não é simplesmente um substantivo comum, mas sim, um substantivo próprio,
ou seja, o nome de um ser específico.
2- A palavra escolhida para
falar do Deus Criador representa mais de uma pessoa divina.
Portanto, desde o primeiro
versículo das Escrituras Sagradas, o Senhor já revela Sua pluralidade. Vejamos
mais exemplos na Palavra da pluralidade de Deus:
“Também disse Elohym: Façamos Adam à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança;...” Gênesis 1:26a
“Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós...” Gênesis 3:22a
“Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem,...” Gênesis 11:7
“O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro
do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus te ungiu com o óleo da
alegria,...” Salmos 45:6,7a
“Disse o Senhor ao meu Senhor:
Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus
pés.” Salmos 110:1
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem
há de ir por nós?...” Isaías
6:8a
“Um trono de glória, posto bem alto desde o Princípio, é o lugar do nosso santuário.” Jeremias 17:12
Esses sete (07) versículos comprovam que Deus não estava só na Criação, bem como, no decorrer da história. E em nenhum texto bíblico mostra outras pessoas criando com Deus, senão o Espírito Santo e o "Filho" de Deus:
"... e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gênesis 1:2c
"Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra." Salmos 104:30
"O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida." Jó 33:4
"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu Filho, se é que o sabes?" Provérbios 30:4
Para maiores detalhes sobre a palavra Elohym, leia a postagem COMO DEUS É CHAMADO NAS ESCRITURAS.
Ao tratarmos de Deus como mais
de uma pessoa, nos esbarramos com o seguinte versículo, por exemplo: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Deuteronômio 6:4). Se Deus é um só, como podemos afirmar que há mais de duas pessoas (três pessoas) com a natureza divina?
Isso é fácil de explicar analisando a palavra hebraica utilizada para a nossa tradução “único”. A palavra hebraica ECHAD [אחד] pode significar unidade composta, coletiva:
Isso é fácil de explicar analisando a palavra hebraica utilizada para a nossa tradução “único”. A palavra hebraica ECHAD [אחד] pode significar unidade composta, coletiva:
* Homem + mulher (após a união do casamento) =
um (ECHAD [אחד]) Gênesis 2:24;
* Várias pessoas
com o mesmo propósito (a humanidade da época da torre de Babel) = um (ECHAD [אחד]) Gênesis 11:6;
* Israel em
relação aos demais povos da terra = único (ECHAD
[אחד]) II Samuel 7:23;
Mesmo sem conhecimento do hebraico, no Português mesmo podemos perceber que a Bíblia torna possível mais de uma pessoa ser "uma". Se em Gênesis 2:24 duas pessoas podem ser uma, em Deuteronômio 6:4, um Deus pode ser três pessoas.
Há outra palavra hebraica diferente para “um”, YACHID [יחידך], que é unidade absoluta (Gênesis 22:2; Juízes 11:34).
Há outra palavra hebraica diferente para “um”, YACHID [יחידך], que é unidade absoluta (Gênesis 22:2; Juízes 11:34).
Enfim, há mais de uma
pessoa com a mesma natureza divina, porém com uma unidade tão perfeita que são
vistos como um apenas.
Deus “é” Três
Se Deus é mais de um, como saber quantas pessoas divinas são? Vejamos os versículos abaixo:
“Chegai-vos a
mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o Gênesis; desde o tempo em que
isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o Senhor Deus me
enviou a mim e o Seu Espírito.” Isaías 48:16
“O Espírito
do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor
me ungiu para a curar os quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de
coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados.”
Isaías 61:1
Notem que até o
momento só temos usado citações do chamado Antigo Testamento, ou seja, do
Tanach, com o intuito de desfazer a mentira de que a triunidade foi inventada
após o nascimento de Jesus para forçar nEle algum tipo de autoridade divina que
não havia sido esperada pelos judeus antes dEle.
Nesses últimos
dois versículos citados, vemos a manifestação da triunidade (Pai, Jesus e
Espírito Santo) de forma clara já bem antes de Jesus nascer como homem.
No primeiro versículo "Deus" afirma que foi enviado pelo "Senhor Deus" e pelo "Espírito de Deus". Fica-nos a pergunta: Deus e o Espírito de Deus enviaram o próprio Deus? Para ter certeza que é Deus falando, basta analisar os versículos antes e depois. O profeta Isaías apenas está escrevendo, mas quem está recitando é o próprio Messias, que sempre falou desde Gênesis, e agora seria enviado pelo Pai com a unção do Espírito Santo.
No segundo versículo temos o Senhor ungido pelo Senhor e o Espírito do Senhor Deus sobre Ele. Mas como pode haver dois Deuses e dois Senhores? O próprio livro de Isaías está repleto de versículos, antes dessas passagens, onde afirma-se que só o Senhor é Deus e só Ele é o Senhor!
No primeiro versículo "Deus" afirma que foi enviado pelo "Senhor Deus" e pelo "Espírito de Deus". Fica-nos a pergunta: Deus e o Espírito de Deus enviaram o próprio Deus? Para ter certeza que é Deus falando, basta analisar os versículos antes e depois. O profeta Isaías apenas está escrevendo, mas quem está recitando é o próprio Messias, que sempre falou desde Gênesis, e agora seria enviado pelo Pai com a unção do Espírito Santo.
No segundo versículo temos o Senhor ungido pelo Senhor e o Espírito do Senhor Deus sobre Ele. Mas como pode haver dois Deuses e dois Senhores? O próprio livro de Isaías está repleto de versículos, antes dessas passagens, onde afirma-se que só o Senhor é Deus e só Ele é o Senhor!
Por volta de 681
anos antes de Jesus nascer de Maria, Isaías escreveu essas palavras, já
revelando ao mundo a forma com que o Senhor Deus se apresentaria para nós.
Teria sido Isaías influenciado pelo politeísmo de sua época? Teria ele
acreditado que há mais de um Deus? Com certeza não! Ele é o mesmo que escreve:
“... Eu Sou o
mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, Eu Sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.” Isaías 43:10b,11
“Assim diz o
Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o
primeiro, e Eu Sou o último, e fora de mim não há Deus... Há outro Deus além de
mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça... Eu Sou o Senhor, que faço todas
as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra;”
Isaías 44:6,8b,24b
“Eu Sou o
Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus; ...além de mim não há outro;
Eu Sou o Senhor, e não há outro ... Diz Ele: Eu Sou o Senhor, e não há outro...
Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.
Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque Eu Sou
Deus, e não há outro.” Isaías 45:5a,6b,18,21b,22
“Lembrai-vos
das coisas passadas da antiguidade: que Eu Sou Deus, e não há outro, Eu Sou
Deus, e não há outro semelhante a mim;” Isaías 46:9
O profeta Isaías,
no final de seu ministério, combate com autoridade a idolatria aos deuses
pagãos que o povo de Israel estava adorando, contudo, ao revelar o Messias que
viria ao mundo,reconhece que Ele era Deus. Sendo assim, naturalmente
“parecendo” uma contradição, Isaías reconhece que só há um Deus, porém Deus “é”
três (a falta de concordância verbal é proposital).
Uma prova no mesmo
livro é Isaías 47:8,10, quando Babilônia diz: “...Eu só, e além de mim não há
outra.” Ali não se está querendo afirmar que a cidade de Babilônia se achava a
única cidade do planeta, mas que ela se considerava a maior de todas,a única em
sua categoria, e, por sua arrogância, seria punida.
A singularidade de Deus, portanto, não é uma contradição às três pessoas, mas uma afirmação de que Ele está acima de qualquer autoridade que se coloque como digna de receber culto, como os deuses do passado: Baal, Mamon, Dagom, Astarote, as plantas, minerais e astros que os seres humanos adoravam e ainda adoram...
A singularidade de Deus, portanto, não é uma contradição às três pessoas, mas uma afirmação de que Ele está acima de qualquer autoridade que se coloque como digna de receber culto, como os deuses do passado: Baal, Mamon, Dagom, Astarote, as plantas, minerais e astros que os seres humanos adoravam e ainda adoram...
Como em apenas uma molécula da água, H2O, há três elementos químicos, por exemplo, assim é Deus: três pessoas numa só divindade. Elohym, em Suas três pessoas, é singular, incomparável, excelso.
Um exemplo maravilhoso de profecia que revela com detalhes a atuação das três pessoas divinas está também em Gênesis 24.
Neste capítulo vemos o "Pai" que envia o "Seu Servo" (associado às águas, chamado de ajudador, que entrega o selo e penhor) para escolher, preparar e trazer uma noiva para o Seu "Único Filho".
Para maiores detalhes sobre essa tipologia, leia o estudo O Rapto da Igreja 1.
O
Messias é Deus
É nesse contexto
que Isaías explode várias revelações acerca deste Senhor enviado pelo Senhor
Deus e Seu Espírito. Vejamos algumas profecias que Isaías fala a respeito do
Messias que viria ao mundo mais de seis séculos após ele, e os versículos do
Novo Testamento que citam o cumprimento dessas profecias:
1- O Messias
nasceria de virgem – Isaías 7:14/ Mateus 1:18,24,25; Lucas 1:26-35
2- Seria da descendência
de Jessé, pai de Davi – Isaías 11:1/ Lucas 3:23,32; Mateus 1:6
3- Receberia
presentes dos do Oriente – Isaías 60:6; Salmos 72:10/ Mateus 2:1,11
4- Antes de
iniciar Seu ministério, um prepararia Seu caminho – Isaías 40:3/ João 4:42
5- Receberia uma unção
especial do Espírito Santo – Isaías 11:2; 42:1; 61:1,2; Salmo 45:7/Mateus
3:16,17; 12:17-21; Marcos 1:10,11; Lucas 4:15-21,43; João 1:32
6- Seu ministério
seria precedido por um mensageiro – Isaías 40:1-3; Malaquias 3:1/ Mateus
3:1-3;11:10; João 1:23; Lucas 1:17
7- Seu ministério
iniciaria na Galiléia – Isaías 9:1/ Mateus 4:12,13,17
8- Operaria
milagres – Isaías 35:5,6; 32:3,4/ Mateus 9:32,33,35; 11:4-6; Marcos
7:33-35;João 5:5-9; 9:6-11; 11:43
9- Seria pedra de
tropeço para as autoridades judaicas – Isaías 8:14; 28:16; Salmo 118:22/ I Pedro
2:7; Romanos 9:32,33
10- Seria luz para
os gentios – Isaías 60:3/ Atos 13:47,48a; 26:33; 28:28
11- Ficaria mudo
perante os acusadores – Isaías 53:7/ Mateus 27:12
12- Seria ferido e
humilhado– Isaías 53:5; Zacarias 13:6; Salmo 22:16/ Mateus 27:26
13- Seria
espancado e cuspido – Isaías 50:6; Miquéias 5:1/ Mateus 26:67; Lucas 22:63
14- Morreria entre
ladrões– Isaías 53:12; Deuteronômio 21:23; Salmo 22/ Mateus 27:38; Marcos
15:27,28
15- Intercederia a
favor de seus perseguidores – Isaías 53:12/ Lucas 23:34; Hebreus 9:24; I
João2:1
16- Seria
rejeitado pelo seu próprio povo – Isaías 53:3; Salmos 69:8; 118:22/ João
7:5,48; 1:11;Mateus 21:42,43
17- Seria odiado
sem motivo algum – Salmo 69:4; Isaías 49:7/ João 15:25
18- Seria sepultado
no túmulo do rico – Isaías 53:9/ Mateus 27:57-60
19- Ressuscitaria,
para ver os que justificou por Sua morte – Isaías 53:10-12/ Mateus
28:5,6;Marcos 16:6; Lucas 24:5-8; João 20:1-29
Quanta perfeição
de detalhes acerca de Jesus escreveu este profeta! E há também, no livro de
Isaías, várias outras profecias quanto ao futuro do Messias que não abordaremos
aqui. Só há mais três detalhes deste livro que gostaríamos de citar:
*Isaías afirma que
o Messias seria chamado de Pai da eternidade, ou seja, não seria um simples
homem, tendo em vista que é antes de todas as coisas. Não teve início, mas Ele
mesmo deu início a tudo que existe e um dia há de estabelecer um reino sem fim
(Isaías 9:6,7).Outro detalhe: este não é o único profeta a revelar a eternidade
do Messias. Miquéias, ao especificar que o Messias nasceria em Belém, mostra que
embora ainda nasceria, já existia eternamente (Miquéias 5:2);
* Além de eterno,
Isaías recebeu a revelação de que o Messias é o próprio Deus, pois seria
chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco”, ou seja, “Deus entrenós”
(Isaías 7:14) e também Deus Forte (Isaías 9:6). O profeta Jeremias, ao falar do
Rei Messias, afirma que Ele receberia o nome do próprio Deus, YHVH, dado a
Moisés em Êxodo 6:3 (Jeremias 23:5,6). Como citado anteriormente, o rei Davi
chama o Messias de Senhor e o iguala ao Senhor Deus (Salmos 110:1) e os filhos
de Core cantam que o Messias é Deus e tem um Deus (Salmos 45:6,7). Após tudo
isso, alguém ainda pode afirmar que a história de Jesus só começou a ser
escrita em Mateus? Só estando com os olhos vendados...
E se alguém alegar
que essas coisas foram acrescentadas por algum cristão, é convidado a visitar o
Museu do Templo, em Jerusalém, onde está atualmente as cópias encontradas na
caverna de Qumran em 1947. Essas cópias foram escritas a pelo menos 250 a.C. e
contém exatamente as palavras aqui estudadas. Passaram-se milênios e esses
rolos foram preservados lá para confirmação da profecia divina. Glórias, pois a
Deus! Um manuscrito de Isaías escrito em 150 a.C., por exemplo, foi encontrado
em condições perfeita se, comparado a um texto escrito em hebraico massoá,
datado de 916 d.C. se revelou consistente depois de mais de 1000 anos. Deus já
tinha revelado 680 anos antes que viria ao mundo para nos conceder perdão pelos
nossos pecados! Obrigado, Jesus!
* O último ponto a
ser tratado aqui ainda sobre o livro de Isaías é o seu nome, que também tem
ligação com o nome de Jesus. Embora, em Português, esses dois nomes sejam tão
diferentes, no original hebraico eles são o mesmo nome, e significa “Yah é
Salvação”. Justamente Isaías, um dos que mais profetiza, ou o que mais
profetiza a respeito do Mestre, recebeu o mesmo nome.
Jesus se Fez Filho
de Deus
Agora que provamos a revelação de Jesus desde o Tanach com algumas de Suas profecias, vamos estudar Sua pessoa através, também, do Novo Testamento. É claro que com esse estudo não temos pretensão de esgotar o assunto, que é infinito, mas dá base para continuarmos adorando ao Senhor Jesus como Ele é digno de ser adorado.
Jesus, no
Princípio, não era Filho de Deus, mas uma das pessoas de Deus.
“No Princípio
era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no
Princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem
Ele, nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3
Uma das pessoas de
Deus, ao fazer uma aliança com Davi, revela-lhe que o seguinte, acerca do
descendente de Davi, o Messias, fazendo um jogo de palavras:
“Assim diz o
Senhor: ‘Edificar-me-ás tu casa (templo) para minha habitação?... também o
Senhor te faz saber que Ele, o Senhor, te fará casa (família). Quando teus dias
se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o
teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará
uma casa (templo) ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu
reino. Eu lhe serei por Pai, e Ele me será por filho;... Porém a tua casa
(família) e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será
estabelecido para sempre.’” II Samuel 7:5b,11b-14a,16
Quando lemos essa
passagem, nos parece apenas uma referência ao filho direto de Davi, Salomão,
que construiu um templo após a morte de seu pai, porém o texto é mais profundo.
Fala de um descendente de Davi que há de reinar eternamente, que seria “como”
Filho de Deus. Sendo assim, o Messias não seria o Filho de Deus, mas “como” um
Filho para Deus. Ou seja, Jesus não é apenas Filho de Deus. Ele é o próprio
Deus que se fez Filho de Deus, ao se esvaziar completamente e se tornar um
homem limitado e frágil como nós:
“Pois Ele,
subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em
semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se
humilhou,tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” Filipenses
2:6-8
“E o Verbo se
fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua
glória, glória como do unigênito do Pai... Ninguém jamais viu a Deus; o Deus
unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” João 1:14,18
Quando Jesus
diretamente trata com Deus, diz: “meu Pai” (Mateus 16:17; 25:34; 26:29;
Lucas 24:49; João 10:37), mas quando fala sobre o tratamento entre os homens e Deus
diz: “vosso Pai” (Mateus 23:9,10; 6:9).Ou seja, a paternidade que Deus tem
conosco é diferente da de Jesus. Nesse sentido, Ele é unigênito. O salmista diz
“como um pai...” (Salmos 103:13), mas Jesus o chama de “Pai” (Mateus 14:33; 16:15-17;
Marcos 13:32; João 3:35; 5:19-27; 6:27; 14:13; Lucas 3:22).
Jesus só foi
declarado Filho de Deus após Sua morte, a partir da ressurreição:
“Os reis da
terra se levantam, os príncipes (Pilatos, Herodes e as autoridades judaicas) conspiram
contra o Senhor e contra o seu Messias... Eu, porém, constituí o meu Rei sobre
o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do Senhor: ‘Ele me disse: ‘Tu és
meu Filho, eu, hoje, te gerei.’’” Salmo 2:2,6,7
“Com respeito a
Seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi
designado Filho de Deus... pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo,
nosso Senhor.” Romanos 1:3,4
“... Deus...
nos falou pelo Filho,... que é o resplendor da glória e a expressão exata do
Seu Ser,...depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita
da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: ‘Tu és
meu Filho, eu hoje te gerei’? E outra vez: ‘Eu lhe serei Pai, e Ele me será
Filho?’E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: ‘E todos os
anjos de Deus o adorem.’... mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para
todo o sempre;...” Hebreus 1:1-13
No primeiro
capítulo do seu livro, o escritor da Carta aos Hebreus menciona os versículos
de Salmo 2:7; II Samuel 7:14; Salmo 45:6,7;102:25 e Isaías 34:4, nesta exata
ordem, identificando cada um deles ao Messias Jesus, no que se refere à Sua
filiação e autoridade divina. A partir de Sua ressurreição, então, Jesus passou
a ser o primeiro de uma nova Criação divina, as primícias dentre os mortos, ou
seja, o primogênito:
“Mas, de fato,
Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem.”
I Coríntios 15:20
“Ele é a cabeça
do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para
em todas as coisas ter a primazia,” Colossenses 1:18
“e da parte de
Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis
da terra.” Apocalipse 1:5
Jesus é Deus
Já apresentamos
anteriormente mostrando versículos no Tanach sobre a divindade do Messias.
Vamos agora apresentar os versículos no Novo Testamento:
“No Princípio
era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“E o Verbo ser
fez carne e habitou entre nós,... e vimos a Sua glória, glória como do
unigênito do Pai... Ninguém jamais viu o Pai; o Deus unigênito, que está no
seio do Pai, é quem o revelou.” João 1:14,18
“... dizia que
Deus era Seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” João 5:18b
“... sendo Tu
homem, te fazes Deus a Ti mesmo.” João 10:33b
“... veio
Jesus, pôs-se no meio... Respondeu-lhe Tomé: ‘Senhor meu e Deus meu!’” João
20:28
“... deles
descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para
todo o sempre. Amém!” Romanos 9:5
“... Cristo
Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser
igual a Deus.” Filipenses 2:5b,6
“... nosso
grande Deus e Salvador Cristo Jesus,” Tito 2:13
“mas acerca do
Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre;...por isso, Deus, o teu Deus
te ungiu com o óleo de alegria...”Hebreus 1:8,9
“... nosso Deus
e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 1:1
Sendo assim, não
apenas o rei Davi (Salmos 110:1), os filhos de Coré (Salmos 45:6,7a), Isaías
(Isaías 7:14; 9:6,7; 48:16; 61:1), Jeremias (Jeremias 23:5,6) e Miquéias
(Miquéias 5:2) reconhecem a divindade do Messias, como também os apóstolos
João,Tomé, Paulo, o escritor da carta aos Hebreus e Pedro fazem o mesmo.
Os religiosos
judeus procuram matá-lo exatamente por reconhecer em Suas palavras a postura de
auto reconhecimento divino. Quando Tomé o adora e o chama de Deus, por exemplo,
ou quando as autoridades se enfurecem por entenderem que Ele está se promovendo
como Deus, Jesus não os repreende, negando a afirmação tão profunda deles.
Se Jesus foi
condenado por reconhecer Sua autoridade divina (Mateus 26:63,64; 27:43; Marcos
14:61-64; João 5:18; 8:59; 10:33; 19:7, em que momento isso ocorre?
* Jesus afirmou
ser o “Eu Sou” (João 8:58,59), o nome de Deus (Êxodo 3:14). Embora os judeus
hoje não conjuguem o verbo ser na primeira pessoa para não pronunciarem o “Eu
Sou”, Jesus falou várias vezes (João 4:26; 6:35; 8:12,24,28,58; 10:9; 11:25;
18:5,6);
* Jesus se igualou
ao Pai – João 5:17,18; 8:19,20; 10:30-33;14:1,9-13;
“... se
conhecesses a mim, também conheceríeis a meu Pai.” João 8:19
“Eu e o Pai
somos um.” João 10:30
“Replicou-lhe
Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta’. Disse-lhe Jesus: ‘Filipe,
há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o
Pai; como dizes tu:‘Mostra-nos o Pai’? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai
está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai,
que permanece em mim, faz as Suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em
mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” João 14:8-11
* Jesus afirmou
ser digno da mesma honra que é prestada a Deus, quando Ele mesmo disse que só
poderíamos adorar a Deus.
“a fim de que
todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não
honra o Pai que o enviou.” João 5:23
“Então, Jesus
lhe ordenou: ‘Retira-te, Inimigo, porque está escrito: ‘Ao Senhor, teu Deus, e
só a Ele darás culto’’.” Mateus 4:10; Lucas 4:8
Deus havia dito
que: “Eu Sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei
a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:5) e “...
A minha glória não a dou a outrem.” (Isaías 48:11b) Fica claro que Deus não
compartilha a Sua glória com os deuses pagãos inventados pelos homens, mas
Jesus é Deus e, por isso, é digno da glória de Deus.
“Tendo Jesus
falado estas coisas, levantou os olhos aos céus e disse: ‘Pai, é chegada a
hora; glorifica a Teu Filho, para que o Filho te glorifique a Ti... e, agora,
glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de Ti, antes
que houvesse mundo.” João 17:1,5
* Jesus recebe a
reverência devotada a Ele, não repreendendo a ninguém que se dobra diante dEle.
“E eis que um
leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: ‘Senhor,...’” Mateus 8:2
“Então, afirmou
ele: ‘Creio, Senhor, e o adorou.’” João 9:38
* Enquanto os
profetas falavam em nome do Senhor, dizendo sempre: “Assim diz o Senhor...”
(Êxodo 5:1; I Samuel 2:27; I Reis 13:2; Isaías 1:2...), Jesus ensinava em seu
próprio nome, dizendo: Eu “vos digo...” (Mateus 5:20,22,26,28)
* Jesus perdoava
pecados – Marcos 2:7,10; Mateus 9:5,6.
* Na passagem
abaixo, Jesus,para justificar Sua afirmação de que Ele é Deus, cita o Salmo
82:6, onde o levita Asafe, em nome de Deus, o justo juiz, reprova os injustos
juízes, a quem ironicamente são chamados de “deuses”:
“ – ... ‘Eu e o
Pai somos um’.
Novamente, pegaram
os judeus em pedras para lhe atirar. Disse-lhes Jesus:
– ‘Tenho-vos mostrado
muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais’?
Responderam-lhe os
judeus:
– ‘Não é por obra
boa que te apedrejamos, e sim por causada blasfêmia, pois, sendo tu homem, te
fazes Deus a ti mesmo’.
Replicou-lhes
Jesus:
– ‘Não está
escrito na vossa lei: ‘Eu disse: sois deuses’?Se ele chamou deuses àqueles a
quem foi dirigida a Palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar, então,
daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: ‘Tu blasfemas’;
porque declarei: ‘sou Filho de Deus’? Se não faço as obras de meu Pai, não me
acrediteis; mas, se faço, e não me credes,crede nas obras; para que possais
saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai’.
Nesse ponto,
procuravam, outra vez, prendê-lo; mas ele se livrou das suas mãos.”
João 10:33-38
* Abaixo estão
alguns títulos que só são atribuídos a Deus, que Jesus recebe:
Referência no
Tanach
|
Atributo
|
Referência no
Novo Testamento
|
Isaías 41:4;
44:6
|
O Primeiro e o
Último
|
Apocalipse 1:17;
2:8; 22:13
|
Isaías 40:28
|
Criador
|
João 1:3;
Colossenses 1:17
|
Salmos 148:5
|
Criador dos
seres celestes
|
Colossenses 1:16
|
Isaías 60:1-3,19,20
|
Luz
|
João 1:4-9; 8:12
|
Isaías 43:11;
45:22
|
Salvador
|
Mateus 1:21;
João 4:42
|
Jeremias 31:34
|
Perdoador
|
Marcos 2:7,10
|
Oséias 13:14
|
Redentor
|
Apocalipse 5:9
|
I Samuel 2:6
|
Ressuscita os
mortos
|
João 5:21
|
Joel 3:2
|
Juiz
|
João 5:27;
Mateus 25:31
|
Salmos 23:1
|
Pastor
|
João 10:11
|
Isaías 62:5;
Oséias 2:16
|
Noivo
|
Apocalipse 21:2;
Mateus 25:1
|
Salmos 18:2
|
Rocha
|
I Coríntios 10:4
|
Salmos 148:2
|
Adorado por
anjos
|
Hebreus 1:6
|
Gênesis 13:4
|
Invocado em
oração
|
Atos 7:59
|
Isaías 45:23
|
Adorado por
todos
|
Filipenses 2:10
|
Isaías 45:5
|
Senhor
|
Atos 2:36;
Filipenses 2:11
|
Isaías 6:1
|
Rei
|
João 12:41
|
Malaquias 3:6
|
Imutável
|
Hebreus 13:8
|
Jesus não veio a Terra por acaso. Fez-se homem cumprindo diversas profecias, as que citamos, do profeta Isaías, e dezenas de outras de outros profetas, e muito mais: Veio realizar aquilo que nenhum homem seria capaz de fazer, renovar a comunhão do ser humano com Deus.
Ninguém seria
capaz de cumprir todas as profecias relacionadas a Ele no Tanach. Hoje há
judeus que ainda esperam por seu Messias, só que qualquer que se levantasse
hoje não teria como provar que realmente é um descendente de Davi, por causa da
genealogia perdida devido as perseguições sofridas por eles durante os
milênios. Jesus é o único que tem genealogia e pode provar Sua origem de
Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Jessé, Davi,... E estas não são as únicas profecias
que o identificam como Messias. Além de tudo que já dissemos, havia profecias
sobre o tempo exato que o Messias viria ao mundo. Vejamos:
“Sabe e
entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até
ao Messias, ao Príncipe, 7 semanas e 62 semanas; as praças e as circunvalações
se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Depois das 62 semanas, será morto o
Messias e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a
cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra;
desolações são determinadas...”Daniel 9:25,26
Essa profecia é
perfeita! Homem algum seria capaz de detalhar com tanta precisão o que
ocorreria a mais de 400 anos depois... Diferente de nós, os israelitas
consideram uma semana como 7 anos, e não como apenas 7 dias:
“Assim, por
amor a Raquel, serviu Jacó 7 anos;... Decorrida a semana desta, dar-te-emos
também a outra, pelo trabalho de mais 7 anos que ainda me servirás. Concordou
Jacó, e se passou a semana desta... e continuou servindo a Labão por outros
7 anos.” Gênesis 29:20,27,28,30
“Contarás 7
semanas de anos, 7 vezes 7 anos, de maneira que os dias das 7 semanas de anos
te serão 49 anos.” Levítico 25:8
Sendo assim,
Daniel profetizou que a partir da ordem para restaurar e edificar Jerusalém até
a morte do Messias seriam 7 + 62 semanas de anos, ou seja, 69 semanas de anos.
Se cada semana tem 7 anos, 69 x 7 = 483. Artaxerxes liberou Neemias para
reconstruir Jerusalém no mês de nisã do ano 20º de seu reinado (Neemias 2:1). A
história diz que ele reinou a partir de 465 a.C., então seu edito para a
reconstrução da cidade foi em 445 a.C. Calculando, 445 a.C. – 483 =38 d.C.
Sabendo que há uma diferença de 4 anos na história, devido ao erro no
calendário romano, e,que o ano dos judeus tem apenas 360 dias, pois o
calendário deles é lunar, chegamos exatamente à idade de Jesus ao morrer: 33
anos e meio. Resumindo:
[445 a.C. – 483 =
38 d.C. –4,5 anos = 33,5 anos]
Com esse cálculo,
chegamos ao ano e mês da morte do Messias. Mas e a data específica? Qual seria
a data? A resposta está com Abraão e Moisés.
No dia que Abrão
ceiou com o misterioso rei sacerdote de Jerusalém, Melquisedeque, comendo o pão
e o vinho (Gênesis 14:18,19), nesta mesma noite Deus se revela a Abrão e lhe
pede que traga animais que O representasse e, assim, fizeram uma aliança
(Gênesis 15:1-18). É interessante que é na parte da tarde que os animais estão
cortados diante de Abrão e, ao escurecer, Abrão dorme, mas Deus sela a aliança,
passando pelos animais partidos, representando o seguinte: Mesmo que Abrão e
sua descendência seja infiel e não cumpram com sua parte na aliança, Eu mesmo
morrerei no lugar deles!
Aproximadamente 30
anos depois desse fato, Deus usa Abraão para mais uma profecia em forma de
representação: Deus manda Abraão levar Isaque para um dos montes em Jerusalém,
perto de onde eles haviam feito a aliança, para oferecer seu filho amado em
sacrifício. Durante 3 dias Abraão leva seu filho para a morte, acreditando que,
mesmo que ele morresse, Deus seria capaz de o ressuscitá-lo (Gênesis 22:1-18).
Alguns séculos
depois, outra representação aconteceu: No dia 10 do primeiro mês cada família
israelita deveria colocar um cordeiro em sua casa e na tarde do dia 14 esse
animal deveria ser morto para salvação dos primogênitos da morte.
Tudo foi apenas
uma representação do que aconteceria com Jesus: 10 dias antes Ele entrou em
Jerusalém, na noite anterior a Sua morte Ele celebrou a ceia com pão e vinho
entre seus discípulos, na tarde do outro dia, dia 14 do primeiro mês, Ele
morreu no Calvário estando os céus em trevas estabelecendo, assim, a nova
aliança com a humanidade e ao terceiro dia ressuscitou. Abraão e Moisés
profetizaram de forma teatral o que aconteceria com Jesus, marcando assim o dia
e hora de Sua morte e explicando o motivo dessa morte: O perdão dos pecados de
todo aquele que reconhece Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Há os que possam
perguntar: Salvar de que?
Jesus veio a terra,
não só para morrer, mas para morrer como um inocente. Tendo em vista que Adam
não viveu em obediência a Deus e condenou a humanidade à morte pela natureza
pecaminosa que herdamos dele, Jesus veio para se fazer “Filho do Homem”, ou
seja, filho de Adam, e, assim, vencer o pecado, morrer em nosso lugar e tornar
nosso direito de vida eterna feliz e em comunhão com Deus uma realidade.
Esse é um dos
motivos pelos quais Jesus foi denominado o Filho do Homem (Daniel 7:13,14; Mateus
8:20; 9:6; 11:19; 13:41; 16:13; 12:40; 17:9,22; 20:18; 24:27,30; 25:31; Lucas
18:8; 19:10; 21:36; 22:48; João 12:34; Atos 7:56). Jesus é a humilhação
voluntária da divindade e a exaltação da humanidade.
Não detalharemos
melhor aqui o assunto sobre as 70 semanas de Daniel, a aliança de Deus com
Abraão e a tipologia de Jesus com Adam e Isaque. Tratamos de todos esses
assuntos rapidamente para provar o que temos dito desde o início desse estudo,
o que não impede o leitor de mergulhar em tudo isso que tratamos com maiores
detalhes e até no que tivemos que explicar rapidamente.
“Mas, a todos
quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber,
aos que creem no Seu nome.” João 1:12
O Espírito Santo
Até o momento falamos sobre a pessoa de Jesus e, junto, sobre a pessoa do Pai. Mas, quanto ao Espírito Santo?
O Espírito Santo
nas Escrituras é tratado por vários símbolos, chegando a ser considerado por
sectários como apenas uma força, ou energia, divinal, e não um ser pessoal. Mas
Ele é uma pessoa que:
* Ouve “...
o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por
Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará...” João 16:13;
* Tem
conhecimento, “... porque o Espírito a todas as coisas penetra, até
mesmo as profundezas de Deus.” I Coríntios 2:10,11;
* Fala, “Assim,
pois, como diz o Espírito Santo:...” Hebreus 3:7a;
* Orienta “Pois
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos
8:14;
* Convence
“...o Consolador...convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”
João 16:7,8;
* Testemunha de
Jesus “... o Consolador,... o Espírito da verdade,... esse dará
testemunho de mim;” João 15:26; “... E o Espírito é o que dá testemunho,
porque o Espírito é a verdade.” I João 5:6
* Pode ser
entristecido “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes
selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30;
* Sente ciúmes
“... o Espírito que ele fez habitar em nós tem intenso ciúme?” Tiago 4:5
* Foi provocado
“Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do
Senhor?...” Atos 5:9a;
* Sofre conosco
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque
não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós
sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26;
* Intercede
pelos santos “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do
Espírito, porque segundo a vontade de Deus, é que Ele intercede pelos santos.”
Romanos 8:27;
* Consola “E
eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador...” João 14:16; “...
o Consolador,... o Espírito da verdade,..." João 15:26; “... se Eu
não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-lo
enviarei.” João 16:7 etc.
Atitude como as
dos versículos acima não são tomadas por uma “força” ou “energia”, mas por um
ser que pensa, tem atitudes e sentimentos.
O Espírito Santo é
citado como uma das três pessoas de Deus nas seguintes passagens:
1- Na promessa que
o Pai enviaria Jesus e Ele:
“Eis aqui o meu
servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus
sobre Ele o meu Espírito, e Ele promulgará o direito para os gentios.”
(Isaías 42:1) Aqui o Pai fala que colocou o Espírito Santo sobre o Jesus homem,
a fim de capacitá-lo.
“... Agora, o
Senhor Deus me enviou a mim e o Seu Espírito.” (Isaías 48:16b) Aqui Jesus
declara que o Pai enviou a Ele e ao Espírito Santo.
“O Espírito do
Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu...” (Isaías 61:1).
Aqui Jesus declara que foi ungido pelo Pai com o Espírito Santo.
2- No batismo de
Jesus, onde Ele aparece em forma de pomba e o Pai fala:
“Batizado
Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de
Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus, que dizia:
Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:16,17
3- No pedido de
Jesus para que o Pai o envie:
“E Eu rogarei
ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre
convosco, o Espírito da verdade...” João 14:16,17a
4- No batismo dos
novos crentes:
“Ide, portanto,
fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e
do Espírito Santo;” Mateus 28:19
5- Nas saudações
dos apóstolos:
“A graça do
Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com
todos vós.” II Coríntios 13:13
“eleitos,
segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a
obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam
multiplicadas.” I Pedro 1:2
6- Nas
distribuições dos dons à Igreja:
“Ora, os dons
são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços,
mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é
quem opera tudo em todos.” I Coríntios 12:4-6
7- No testemunho
da verdade:
“Pois há três
que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três
são um.” I João 5:7
etc.
O Espírito Santo é
Deus, sendo identificado assim em Atos 5:3,4b “Então, disse Pedro: ‘Ananias,
porque encheu o Inimigo teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo,reservando
parte do valor do campo?... Não mentiste aos homens, mas a Deus.”O Espírito
Santo possui atributos que pertencem só a Deus, tais como:
* Sabe de todas as
coisas (I Coríntios 2:10; Isaías 40:13,14);
* Está em todos os
lugares ao mesmo tempo (Salmos 139:7,8);
* Tem o poder de
criar, dar vida (Jó 33:4; Salmos 33:6; 104:30).
Ao contrário do
que muitos pensam, o Espírito Santo sempre agiu, e não apenas no que chamam de
“a era da Igreja”. Na verdade, a primeira pessoa da divindade que se destaca na
Palavra é justamente a pessoa do Espírito Santo em Gênesis 1:2b: “... E o
Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” Quando a criação do
planeta Terra foi paralisada devido o que ocorria entre os seres celestes, o
Espírito Santo foi encaminhado para pairar sobre a Terra, guardando-a (Gênesis
1:1,2) e renovando-a (Salmo 104:30).
Na história da
humanidade, várias vezes Ele vinha: para capacitar Bezalel a construir o
tabernáculo (Êxodo 31:1-3), para inspirar os profetas a falarem (Números
11:24-26,29; 24:2; I Samuel 10:5,6,10; II Reis1:21; II Crônicas 20:14;
24:19,20; Neemias 9:30; Provérbios 1:23; Ezequiel11:5; Miquéias 3:8; Zacarias
7:12), para instruir o povo de Israel no deserto (Neemias 9:20; Hebreus
3:7-11), para capacitar José (Gênesis 41:38), Josué (Números 27:18), Otniel
(Juízes 3:10), Gideão (Juízes 6:34), Jefté (Juízes11:29), Sansão (Juízes 14:6),
Saul (I Samuel 11:6), Davi (I Samuel 16:13; IISamuel 23:2), arrebatava Ezequiel
(Ezequiel 11:1,24), foi prometido à Jesus(Isaías 11:2; 42:1; 61:1; Lucas
4:16-21) e à toda a humanidade no milênio (Joel2:28), começando pela Igreja
durante esta dispensação da Graça (Atos2:4,16-18), conduziu Simeão à Jesus
(Lucas 2:25-27), Jesus à tentação (Mateus4:1; Marcos 1:12; Lucas 4:1) e à
Galiléia (Lucas 4:14) e o capacitou a realizar os sinais (Mateus12:28; Lucas
4:18-21), através dEle somos novas criaturas (João 3:5; Romanos 8:9,14,15; I
Coríntios 6:11) etc. Enfim, Ele sempre trabalhou e trabalhará entre nós.
Leia no link abaixo a postagem sobre as figuras (parábolas) que são usadas nas
Escrituras para o Espírito Santo, para conhecê-lo melhor:
E o Pai?
Como já informamos anteriormente, a primeira palavra para Deus nas Escrituras, Elohym, já sinaliza a pluralidade de Deus. Já temos provado que Jesus e o Espírito Santo são duas pessoas de Deus, mas e a terceira pessoa? E o Pai?
O primeiro que
aparece na Palavra é o Espírito Santo em Gênesis 1:2b: “... E o Espírito de
Deus pairava sobre a face das águas.” e, no último versículo das
Escrituras, Apocalipse 22:21, encontramos o Filho: “A graça do Senhor Jesus
seja com todos.” Mas e o Pai?
Nas pinturas
religiosas e até mesmo nas piadas o Pai é desenhado como um velho sentado num
trono com barbas e cabelos brancos, talvez, por errado entendimento de Daniel
7:9,13: “Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de
Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça,
como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo
ardente... e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e
dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.”
Porém, é fato que
ninguém nunca viu, o tocou, e nunca o verá:
“E acrescentou:
Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.”
Êxodo 33:20
“Então,o Senhor
vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não
vistes aparência humana.” Deuteronômio 4:12
“Tudo me foi
entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai; e também
ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser
revelar.” Lucas 10:22
“Ninguém jamais
viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”
João1:18
“O Pai, que me
enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a Sua
voz, nem visto a Sua forma.” João 5:37
“Assim, ao Rei
eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos
séculos. Amém!” I Timóteo 1:17
“o único que
possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais
viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém!” I Timóteo 6:16
“Ninguém viu a
Deus;... se aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a
quem não vê.” I João 4:12,20
O Pai, invisível
e, como uma luz, intocável, não assumiu forma humana como Jesus, “... que é
o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser,...” Hebreus 1:3
(João1:14,18; Filipenses 2:7). “Deus é espírito...” (João 4:24), ou
seja, assim, como utilizamos o corpo para nos comunicarmos uns com os outros
(através da fala, expressão do rosto, de gestos etc.), Deus usa nosso espírito
para comunicar-se conosco (João 4:23).
Se Deus não foi
visto por ninguém, o que Moisés viu (Êxodo 33:11-14, 18-20)?
O mesmo texto que diz que Moisés falava com o Senhor face a face, afirma que ele não poderia ver a face de Deus, portanto, esse termo “face a face” é uma figura de linguagem. Da mesma forma que o tabernáculo construído por Moisés era uma representação do templo espiritual nos céus, estar no Santo Lugar do tabernáculo era o mesmo que estar diante do Senhor (Êxodo 25:30; Levítico 24:6,8). O povo de Israel via a Deus pela visão do fogo que os protegia, e não Seu corpo (Deuteronômio 4:12).
O mesmo texto que diz que Moisés falava com o Senhor face a face, afirma que ele não poderia ver a face de Deus, portanto, esse termo “face a face” é uma figura de linguagem. Da mesma forma que o tabernáculo construído por Moisés era uma representação do templo espiritual nos céus, estar no Santo Lugar do tabernáculo era o mesmo que estar diante do Senhor (Êxodo 25:30; Levítico 24:6,8). O povo de Israel via a Deus pela visão do fogo que os protegia, e não Seu corpo (Deuteronômio 4:12).
Moisés viu uma
semelhança de Deus, e não a Deus (Números 12:8). Moisés quis ver Deus “por
fora”, ou seja, Seu corpo; mas Ele se revelou a Moisés por dentro, ou seja, seu
caráter (Êxodo 34:5-7). Quem aparecia para Moisés, na verdade, eram anjos
(Êxodo 3:2,4; Atos 7:35-38;Gálatas 3:19), pois o Pai não tem corpo (Lucas
24:39). Dentre os homens, só Jesus conheceu o Pai.
Enquanto o Pai é
como uma luz, intocável, Jesus, que assumiu forma corpórea, é a lâmpada que
refletirá para sempre esta luz (Apocalipse 21:23). Ninguém verá o Pai! Quando
contemplarmos a Deus, na glória, não veremos o Pai, mas Jesus, que assumiu
forma humana (Apocalipse 22:1-4). Deus não aparece porque, na verdade, toda a
criação está dentro dEle (Atos 17:28a). Se Jesus é a lâmpada e a luz é o Pai,
quem será o Espírito Santo na eternidade? Este habitará para sempre em nós
(João 14:16). Nunca nos abandonará!
Há Um Só Deus
“Vede agora que Eu Sou, Eu somente, e não há outro Deus além de mim...” Deuteronômio 32:39a
“Portanto,
grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a Ti, e não há outro Deus
além de Ti, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.” II Samuel
7:22
“Senhor,
ninguém há como Tu, e não há Deus fora de Ti, conforme tudo o que ouvimos com os
nossos ouvidos.” I Crônicas 17;20
“Para que
saibam que Tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a
terra.” Salmos 83:18
“Pois Tu és
grande e operas maravilhas; só Tu és Deus.” Salmos 86:10
“Visto que Deus
é um só,...” Romanos 3:30
“Crês, tu, que
Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” Tiago 2:19
“Pois há três
que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três
são um.” I João 5:7
No mundo físico,
existem as várias naturezas: Vegetal, mineral, animal e humana. Além disso, o
ser humano, por exemplo, é dividido em corpo, alma e espírito (I
Tessalonicenses 5:23). Portanto, concluindo tudo o que falamos até aqui, o Pai,
Jesus e o Espírito Santo, e somente Eles, possuem a mesma natureza: a natureza
divina.
Conclusão:
Assim como há três pessoas com a natureza divina unidas, assim a Igreja tem um grande desafio: ser unida como Eles são unidos:
"Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." João 17:21
Leia também:
Jesus é a Própria Destra do Pai
Nenhum comentário:
Postar um comentário