30 novembro 2010

O Rapto da Igreja 1

Introdução
Propomo-nos aqui a estudar um evento de grande importância que a maioria dos crentes diz ansiar, mas não param muito para analisar sobre ele: o arrebatamento da Igreja. Muitos não sabem sequer encontrar na Bíblia passagens que falam sobre esse evento e, por causa dessa e de outras dificuldades, quase não se prega/ensina/evangeliza mais sobre isso.
Mas o que seria esse evento? Ele realmente ocorrerá? Quando? Como? Onde? Por quê? Para que?
Utilizaremos as profecias de Jesus e dos apóstolos, mas para que elas fiquem mais claras, recorreremos às pistas que Deus deixou desde o livro de Gênesis para podermos entender este fato. Muitos, ao ler sobre Adão, Enoque, Isaque ou José poderão se perguntar se estas comparações são corretas e se deveriam ser mesmo feitas. Mas a resposta a estas perguntas está em:
“E Ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na Sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:25-27
“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” Lucas 24:44,45
“Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Torah e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José” João 1:45
“E Jesus, chamando à parte os doze, lhes revelou: Eis que estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas sobre o Filho do homem se cumprirá.” Lucas 18:31
Cristo já sabia que seria entregue pelos líderes judeus, sofreria, morreria e ressuscitaria (Mateus 16:21; 17:22; 20:18; Marcos 8:31; Lucas 9:22; 24:6) e isso não se deu apenas pela revelação do Espírito Santo, mas pela leitura das Escrituras Sagradas. Os que acham que o “Antigo Testamento” deve ser encarado apenas como um passado longínquo estão muito enganados. Tudo que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito...
Toda a Bíblia é importante para nós!
1. O que é o Arrebatamento?
Arrebatamento é a tradução do verbo grego harpazo.
Os significados encontrados para esta palavra seriam: “apoderar-se, reivindicar avidamente para si mesmo, apanhar, agarrar e levar a toda velocidade, capturar, pegar de surpresa, levar para longe e de súbito, raptar, arrancar, arrastar ou transportar com ímpeto, atrair com força irresistível, tirar com violência”.
Os dois exemplos de pessoas arrebatadas na Palavra são: Enoque e Elias. Eles viveram em épocas distantes, mas bem semelhantes no que diz respeito ao comportamento das pessoas em relação a Deus. Foram arrebatados em momento de grande afastamento de Deus por parte da população a sua volta. A diferença é que o arrebatamento de Enoque foi oculto, ninguém viu (num abrir e fechar de olhos, como o da Igreja) e o arrebatamento de Elias foi algo visível (II Reis 2:1-11 – Eliseu vê a carruagem de fogo e o redemoinho levando Elias, assim como as duas testemunhas da Grande Tribulação serão arrebatadas aos olhos de todos – Apocalipse 11:3-12). Estudaremos, portanto, o arrebatamento de Enoque.
“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hebreus 11:5
Transladar vem da palavra grega metetethe e significa “transpor”, de um nível mais baixo para um mais alto. Provavelmente os conhecidos de Enoque ficaram o procurando, mas não o encontraram. Ele desapareceu!
E o que Jesus nos ensinou sobre isso?
“...Vós me buscareis, ... para onde eu vou não podeis vós ir, ... Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também... Voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” João 13:33b,36b; 14:1-3,18b-20
Nesta passagem aprendemos que:
João 13:31,32; 14:12 - Jesus estava prestes a ser glorificado pelo Pai, após Sua morte, ressurreição e ascensão;
João 13:33,36 - Jesus ia ao Pai e naquele momento ninguém o poderia seguir;
João 14:1-3 - Jesus foi preparar nosso lugar na “casa do Pai”, onde há muitas moradas;
João 14:1,16,17,26 - Enquanto Jesus não volta, o Espírito Santo consolaria os que o esperam com fé;
João 14:3,4-16,18,19,28 – Jesus voltará para nos levar para lá, por meio dele, que é o caminho para chegar onde o Pai está (Hebreus 10:19,20; Gênesis 28:10-17; João 1:51);
João 14:18-20 - No dia que Jesus voltar para Sua Igreja, o mundo não o verá. Só nós!
Sendo assim, o intuito de Jesus ter ascendido aos céus (Marcos 16:19, Lucas 24:51, Atos 1:9) foi preparar nosso lugar e, no momento oportuno, voltar para buscar os que o esperam para irmos onde Ele está neste momento, sem que as outras pessoas percebam o que está acontecendo e, assim, o conheceremos (no sentido de termos uma intimidade maior com Ele).
A palavra conhecer lembra o ato conjugal, onde o esposo e a esposa, após o casamento, se unem. Assim será a união de Cristo e a Sua Igreja: como a união de um casamento.
2. O Encontro de Jesus e Sua Igreja no livro de Gênesis
Só no livro de Gênesis destacaremos quatro vezes a figura do casamento de Jesus com a Sua Igreja. Vejamos:
2.1. O Casamento de Adão e Eva
Adão é figura de Jesus (Romanos 4:14; I Coríntios 15:45-49), portanto, sua vida tem muitas semelhanças com o que o Mestre veio fazer e fará futuramente. Vejamos:
- Assim como Adão foi formado de forma milagrosa, sem ato conjugal (Gênesis 2:7), Jesus, quando veio a este mundo, também (Isaías 7:14; Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-35);
- Assim como Adão precisou dormir e entregar parte do seu corpo para que sua esposa fosse construída (Gênesis 2:21-22), Jesus precisou morrer, permitindo que Seu corpo fosse ferido para que, durante o período em que Ele permanece em Seu descanso, sua Igreja seja construída (Isaías 53:4-12; Efésios 5:23-32);
- Eva foi formada distante de Adão, e, após estar pronta, foi levada até ele (Gênesis 2:22). Assim também a Igreja está sendo preparada distante de Jesus para que, quando estiver pronta, seja levada até Ele (II Coríntios 11:2);
- Adão percebe que o corpo da mulher é idêntico ao dele (Gênesis 2:23), assim como o corpo da Igreja será semelhante ao de Jesus, no ato do encontro (I João 3:2);
- O mundo entregue a Adão era perfeito (Gênesis 1:31), assim como Jesus aguarda para trazer a perfeição ao mundo (Salmos 110:1; Romanos 8:20-23);
- Por fim, assim como Adão era o governante do mundo (Gênesis 1:26-30; 2:15), Jesus governará todo o planeta, após o casamento com Sua Igreja (Salmos 2:6-10);
2.2. O Arrebatamento de Enoque antes dos dias de Noé
A história de Enoque não menciona um casamento, mas nos mostra o próprio arrebatamento, por causa do relacionamento que Enoque tinha com Deus, o que ocorreria antes e depois dele. Vejamos:
* O justo Abel morreu inocentemente (Gênesis 4:4-8) e a família de Enoque nasceu em seu lugar (Gênesis 4:25;5), assim como a Igreja nasceu porque Cristo morreu em seu lugar (II Coríntios 5:21; Isaías 53:4-12);
* Nos dias de Enoque havia a corrupção por parte da família de Caim (Gênesis 4:8,16-24; Judas 14-16) e ficou ainda pior após os homens que buscavam a Deus da família de Sete (Gênesis 4:26) se misturarem com eles, por causa das lindas mulheres (Gênesis 6:2) e para gerar gigantes provavelmente para se proteger dos maus porque a violência imperava (Gênesis 5:29; 6:4,5,11,12).
Assim como nos dias de Enoque, hoje vemos a Igreja se corrompendo por causa da sedução do mundo, implantando práticas sedutoras e carnais. E ainda procurando entrar na política para se “proteger” de leis que possam “atingí-la”. Foi assim que o mundo após o arrebatamento de Enoque caiu e esta apostasia da Igreja contribuirá para que, quando a verdadeira Igreja for retirada, a devassidão aumente muito mais (Judas 18,19; I Timóteo 4:1,2; II Timóteo 3:1-7; II Tessalonicenses 2:3; Apocalipse 3:14-22);
* Enoque foi arrebatado por causa de seu relacionamento com Deus (Gênesis 5:22-24; Hebreus 11:5), assim como o Senhor Jesus arrebatará um povo que tem relacionamento íntimo com Ele (Hebreus 12:14);
* Após o arrebatamento de Enoque uma família foi salva por causa da justiça do pai (Gênesis 6:8-10,18; 7:1,7,13), assim como após o arrebatamento da Igreja, a família de Abraão, ou seja, o povo de Israel será salvo (Romanos 11:25,26; Apocalipse 7:3-8);
* Após o arrebatamento de Enoque ocorreram 07 períodos onde a família de Noé ficou dentro da arca (Gênesis 7:4,10), assim como após o arrebatamento da Igreja ocorrerão 07 anos, onde Israel estará escondido (Daniel 9:27; 12:1; Apocalipse 12:6,13-17);
* Os dias anteriores ao dilúvio são chamados de dias de Noé, onde os homens desprezavam a Deus (Mateus 24:37-39), assim como nos sete anos de Grande Tribulação os homens não buscarão ao Senhor (Apocalipse 9:21);
* Após os 07 períodos ocorre o sinal no céu que é o dilúvio caindo sobre a Terra trazendo juízo sobre os que não quiseram entrar na arca (Gênesis 7:10-12,17-24), assim como também, após a Grande Tribulação Jesus virá do céu trazendo condenação ao Anticristo e castigando os que foram contra a família israelita (Judas 14,15; II Tessalonicenses 2:8; Apocalipse 1:7; Daniel 7:13,14; Mateus 24:30; 26:64; Lucas 21:25-27);
* Assim como Noé, o sobrevivente do dilúvio, viveu quase mil anos (Gênesis 9:29), os que sobreviverão à Grande Tribulação e à vinda de Jesus, viverão o milênio com o reino de Jesus (Apocalipse 20:4);
* Assim como alguns que sobreviveram ao castigo do dilúvio erraram depois (Gênesis 6:20-25), assim também após a Grande Tribulação vão sobreviver ímpios que viverão no milênio e no final decretarão guerra contra Jesus (Apocalipse 20:3,7-9; Ezequiel 38,39).
2.3. O Casamento de Isaque e Rebeca
A vida de Isaque é outro exemplo no livro de Gênesis sobre a vida de Jesus.
+ Foi prometido antes de nascer (Gênesis 18:10), assim como Jesus (Gênesis 3:15; 49:10; Números 24:17; Deuteronômio 18:15-18; II Crônicas 17:11-14; Isaías 7:14; 9:7; 11:1-5; 53; Daniel 9:25; Miquéias 5:2 etc.).
+ Nasceu por um milagre, pois seus pais eram idosos e sua mãe não podia mais ter filhos (Gênesis 18:11; 21:2), assim como Jesus nasceu de uma virgem (Isaías 7:14; Mateus 1:18; Lucas 1:26-35).
+ Assim como Isaque inaugurou a circuncisão ao oitavo dia de nascimento (Gênesis 17:12-14,24-27; 21:4; Atos 7:8), Jesus foi cincurcidado ao oitavo dia (Lucas 2:21) e inaugurou um novo tipo de circuncisão, que é a espiritual (Romanos 2:29);
+ Como Isaque foi perseguido desde novo (Gênesis 21:9), Jesus também o foi (Mateus 2:16-18);
+ Assim como Abraão deu uma festa quando Isaque foi desmamado (Gênesis 21:8), quando Jesus se tornou adulto o Pai se alegrou e deu testemunho dele (Lucas 3:22,23; Números 4:3);
+ Assim como Isaque foi “declarado” filho unigênito de Abraão (Gênesis 22:2; Hebreus 11:17), assim também Jesus foi declarado filho de Deus (Salmos 2:7; I Crônicas 17:13; Romanos 1:4), e filho unigênito (Zacarias 12:10; João 1:14,18; 3:16,18; I João 4:9);
+ Simbolicamente, Isaque foi morto pelo pai num monte perto de Jerusalém (Hebreus 11:17-19), assim como Jesus (João 3:16);
+ Isaque foi levado pelo pai para ser morto ao lado de duas pessoas (Gênesis 22:3), assim como Jesus foi morto ao lado dos dois ladrões (Mateus 27:38);
+ Isaque foi simbolicamente morto nas proximidades de Jerusalém (Gênesis 22:2; II Crônicas 3:1), assim como Jesus foi condenado a morte ali também (Mateus 16:21);
+ Assim como Isaque chegou no local próximo a sua morte montado num jumento (Gênesis 22:3), Jesus também entrou em Jerusalém montado num jumento (Zacarias 9:9; Mateus 21:1-10);
+ Isaque carregou a madeira que serviria para matá-lo (Gênesis 22:6), assim como Jesus foi obrigado a carregar a cruz, o instrumento de Sua morte (João 19:17);
+ Assim como a caminhada lamentável de Abraão e Isaque durou três dias (Gênesis 22:4), Jesus ressuscitou ao terceiro dia (Oséias 6:2; Mateus 16:21; 17:23; 20:19; Atos 10:40; I Coríntios 15:4);
+ Em nenhum momento vemos Isaque murmurando, tentando fugir ou desobedecer ao seu pai Abraão (Gênesis 22:6-11), assim como Jesus se entregou obedecendo até o fim (Filipenses 2:8);
+ Após a “morte e ressurreição” de Isaque, seu pai Abraão chama seu servo para buscar uma noiva para seu filho (Gênesis 24:2-4), assim como o Espírito Santo tem preparado uma noiva para Jesus (João 16:13-15; Efésios 5:23-32);
+ O servo de Abraão vai com presentes para a noiva como garantia das riquezas de Abraão (Gênesis 24:1,10,22,35,53), assim como o Espírito já deixou com a Igreja alguns presentes como garantia do que ela tem a receber futuramente, após sua união com o Noivo (João 20:22; I Coríntios 12:4-11);
+ Rebeca aceitou o convite do servo, mesmo sem ter visto o noivo (Gênesis 24:58-61), assim como a Igreja atual nunca viu Jesus, mas aceitou o convite feito pelo Espírito Santo (I Pedro 1:3,8);
+ Aqui chegamos ao casamento de Isaque e o que ele se liga ao arrebatamento da Igreja, que é o tema de nosso estudo: Quando o servo de Abraão está trazendo para Isaque, sua noiva Rebeca, eles não chegam até a casa dele, mas Isaque e sua noiva Rebeca se encontram no caminho (Gênesis 24:62-64).
+ Ao se aproximar de Isaque, Rebeca cobre seu rosto com o véu (Gênesis 24:65), assim como o corpo dos crentes serão transformados no ato do arrebatamento (I João 3:2);
+ Com o casamento com Rebeca, Isaque é consolado de sua tristeza (Gênesis 24:67), assim como Jesus, após o arrebatamento da Igreja e seu casamento com ela, será satisfeito e esquecerá de Sua dor na cruz (Mateus 22:2; Isaías 53:10,11; Apocalipse 19:7-9; 22:17);
+ Após o casamento de Isaque e Rebeca, nasceu Jacó, chamado posteriormente de Israel (Gênesis 25:26; 35:10,28), assim como após o arrebatamento da Igreja, o povo de Israel se converterá, ou seja, nascerá de novo (Deuteronômio 30:1-6; I Reis 8:46-50; Romanos 11:25,26).
Paulo diz:
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” II Coríntios 11:2
2.4. O Casamento de José e Asenate
Após estudarmos a maravilhosa identificação da vida de Isaque com a de Jesus, mostrando assim que desde o primeiro livro da Bíblia já se falava do nosso Senhor, vamos agora estudar a última das tipologias: a vida de José. O próprio sonho que José teve onde seu pai, mãe e irmãos se dobravam diante dele (Gênesis 37:9-11) não poderia se cumprir nele, mas em Jesus (Apocalipse 12:1-5), porque é a Jesus que todos os vivos e mortos um dia hão de se dobrar um dia (Filipenses 2:10). Mas não é somente o sonho que liga José à Jesus, mas sim a sua história de vida. Vejamos:
= José desde cedo trabalha para o pai (Gênesis 37:2), como Jesus (Lucas 2:42-49);
= José é considerado o filho amado de seu pai (Gênesis 37:3), assim como Jesus é chamado de filho amado (Mateus 3:17; Lucas 20:13);
= José é enviado por seu pai aos seus irmãos (Gênesis 37:13), assim como Jesus foi enviado pelo Pai (João 5:30,36,37; 6:39,44,57; 8:16,18,29,42; 10:36; 12:49; 20:21; ...);
= José é invejado pelos seus irmãos (Gênesis 37:11), que conspiram contra ele para o matar (Gênesis 37:18-20), assim como Jesus foi invejado pela liderança israelita (Salmos 35:19; 69:4; João 15:25), que conspirava para o matar (Mateus 12:14; 21:33-40; 26:4; 27:1,18; Lucas 6:11; 19:14; João 5:16; 11:47-53).
= José foi vendido pelos seus próprios irmãos como escravo (Gênesis 37:25-28; Salmos 105:17), assim como Jesus, pelo seu próprio discípulo (Salmos 41:9; Zacarias 11:12,13; Mateus 26:14-16; Lucas 22:3-6) com o valor de um escravo israelita (Êxodo 21:32);
= José foi ao Egito para não morrer (Gênesis 37:26-28), assim como Jesus, em sua infância, também foi ao Egito para escapar da morte (Oséias 11:1; Mateus 2:13-18);
= Na ida de José para o Egito, Israel chora por seu filho com Raquel (Gênesis 37:34-35) e na fulga de Jesus para o Egito, cumprisse-se uma profecia a cerca de Raquel chorando por seus filhos, pois muitas crianças foram mortas em Belém e seus contornos (Jeremias 31:15; Mateus 2:13-18);
= José é preso junto a dois criminosos, porém um é solto e o outro, condenado (Gênesis 40:1-23), assim como Jesus foi crucificado ao lado de dois ladrões, onde um foi salvo por se arrepender e o outro não (Lucas 23:32,33,39-43);
= Enquanto José foi dado como morto para Israel (Gênesis 37:20-35; 42:36), assim como Jesus, que mesmo havendo ressuscitado, ainda foi considerado morto (Mateus 27:54; Lucas 24:21; Atos 25:19);
= José resistiu à tentação da mulher de Potifar (Gênesis 39:7-12), assim como Jesus venceu todas as tentações (Lucas 4:1-13);
= José recebe o nome de Zafenate Panéia, que significa em egípcio “Salvador do Mundo” (Gênesis 41:45), assim como o nome “Jesus” tem o mesmo significado (Mateus 1:21; João 4:42; Lucas 2:11; I Timóteo 4:10);
= Após o segundo ano, José é liberto do cárcere (Gênesis 41:1,14), assim como Jesus ressuscita no terceiro dia (Mateus 16:21; 20:19; João 2:19);
= Após a humilhação, José torna-se o governador (Gênesis 41:38-41), assim como Jesus foi glorificado após Sua humilhação (Romanos 14:9; Isaías 9:6,7; Zacarias 9:10; Salmos 2; João 13:31,32; 17:5; Apocalipse 5:12);
= José se assenta no trono do Rei do Egito (Gênesis 41:40,41), assim como Jesus está assentado junto ao Pai (Salmos 110:1; I Coríntios 15:25,27; Mateus 8:27; Efésios 1:20-22; I Pedro 3:22; Lucas 22:69);
= Assim como José recebeu um anel, representando plena autoridade (Gênesis 41:42), um colar de ouro, representando sabedoria (Provérbios 1:9; 3:22) e foi vestido de um linho fino, que representa pureza (Apocalipse 19:8), Jesus recebeu todo o poder (Mateus 28:18) por Sua sabedoria em todo tempo (Mateus 12:42) e pureza (Hebreus 4:15);
= Faraó fez subir José no seu carro (Gênesis 41:43), assim como os querubins são o carro do Pai e Jesus está agora entre eles (Ezequiel 1:4-28; Salmos 68:17; 104:3; 18:10);
= Os oficiais de Faraó se submeteram a José (Gênesis 41:44) e todos tinham que se ajoelhar perante ele (Gênesis 41:43), assim como até os seres celestes se submetem a Jesus (Hebreus 1:6) e todos os joelhos hão de se dobrar perante Ele (Isaías 45:23; Filipenses 2:10; Romanos 14:11; Apocalipse 5:1-14);
= José se casa com uma gentia durante os 07 anos de fartura, ou seja, antes dos 07 anos de fome (Gênesis 41:45-54), assim como os gentios são chamados para se casar com Jesus (Isaías 55:5; Oséias 1:10; Romanos 9:24-26) durante 07 anos, mas seremos arrebatados antes da Grande Tribulação (Romanos 11:11-25) para reinarmos com Ele (Daniel 7:9,22,27; Mateus 19:28; Lucas 22:28-30; I Coríntios 6:2,3; Romanos 8:17; II Timóteo 2:12; Apocalipse 1:6; 5:10; I Pedro 2:9);
= José é confortado após o casamento, ao nascer seu primeiro filho, Manassés (Gênesis 41:51), assim como Jesus é confortado por Sua Igreja porque ela o faz esquecer sua rejeição (João 1:11,12; Isaías 53:11,12);
= Assim como José se sente crescer ao ter seu segundo filho Efraim (Gênesis 41:52), Jesus de unigênito (João 3:16) passa a ser primogênito de uma nova criação de Deus (Romanos 8:29; Hebreus 1:6; 2:10);
= José recebeu honra de primogênito, mesmo sendo o 10º filho (Deuteronômio 33:13-17; I Crônicas 5:1; Jeremias 31:9), assim como Jesus foi declarado primogênito (Apocalipse 1:5; 3:14; João 12:24);
= José começou o governo do Egito com 30 anos (Gênesis 41:46), assim como quando Jesus começou Seu ministério (Lucas 3:23);
= Assim como durante os 07 anos de fome, os irmãos de José são levados a reconhecer seus erros e buscarem por José (Gênesis 42:21), o propósito da Grande Tribulação será conduzir o povo de Israel ao arrependimento (Daniel 9:24-27);
= Assim como José procura por Benjamim (Gênesis 42:15), Jesus procurará os que têm a Sua natureza entre Seus “irmãos” israelitas, ou seja, os convertidos israelitas da Grande Tribulação (Apocalipse 7:3-8; 14:1-5);
= Assim como José se revelou durante o período de fome aos seus irmãos antes de se revelar à Israel (Gênesis 45:3; 46:28-30), Jesus se revelará aos 144 mil israelitas convertidos que morrem durante a Grande Tribulação para depois se revelar a todo o povo de Israel, vindo ao Seu encontro, desde os céus, em meio a muito choro (Jeremias 50:4; Zacarias 12:10; Romanos 11:26);
Assim como José foi o instrumento para salvar o mundo, Jesus é aquele que livrará Sua Igreja da Grande Tribulação, como a Palavra diz:
“... vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” I Tessalonicenses 1:9b,10

Compartilhado no dia 19/11/2010 à Andréia Fernanda, Rodrigo Gomes e Bruno

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