04 dezembro 2010

Hermenêutica (Como Estudar a Bíblia?)



Separamos aqui quatro níveis de interpretação das Escrituras que consideramos todo estudante da Bíblia saber:

Preparação


Devemos, antes de qualquer outra coisa, começar com oração, pois o Espírito Santo é o único que pode interpretar a Palavra (Salmos 119:18). O Inimigo foi o primeiro a interpretar a Palavra e causou uma grande tragédia com a humanidade (Gênesis 3).
Vamos, então, aos quatro níveis de interpretação das Escrituras:

I. Compreensão do texto: 
A nossa primeira grande missão ao ler as Escrituras é analisar os fatos ocorridos. Compreender a história que está sendo relatada e nos aproximarmos ao máximo do evento em si. 
Segue algumas dicas para essa primeira etapa de interpretação:

Ler o texto várias vezes (mínimo de três vezes) e o contextoExemplos: Salmos 106:15; II Crônicas 18:22; Balaão pecou em que? Números 22 até 31

- LEIA A BÍBLIA TODA! Isso mesmo. Há muitos textos que só farão sentido após termos uma visão geral de todas as Escrituras. Nenhuma doutrina se fundamenta num só versículo. Cada versículo deve concordar com a Bíblia toda. A Bíblia explica a própria Bíblia.



O Pentateuco (Torah) era a Bíblia dos profetas. Os primeiros 39 livros (o chamado Antigo Testamento) era a Bíblia de Jesus e dos apóstolos. Os 04 Evangelhos e as cartas apostólicas (o chamado Novo Testamento) completam a Bíblia.

- Numere as observações. 

- Faça perguntas ao texto: Quem? (Êxodo 17:14; Esdras 7:11; Provérbios 1:1; 30:1;31:1; Romanos 1:1-8), Para quem? (Esdras 7:11; Lucas 1:3; Atos 1:1; Apocalipse 1:4)Quando? (Gênesis 5:3; Êxodo 12:2; II Reis 8:25,26; Juízes 5:10; Neemias 1:1), Onde? (I Coríntios 1:11; 5:1; 6:4-6; 7:1; 9:3; 16), Por quê? (Números 1:1 e Deuteronômio 1:1-3; Juízes 6:11; Jeremias 29:1).

- Separe as palavras difíceis de entender, palavras-chave, conceitos, figuras (comparações, contrastes, repetições, parábolas, metáforas etc.), explanação, interrogação etc.
O que significa a palavra casa nas passagens: Josué 24:15; Isaías 2:3; João 14:2;19:27 ?
Quais as metáforas das passagens a seguir ? I Coríntios 3:9; João 10:14; 6:51,54
Parábolas (Histórias para esclarecer verdades). Cite 04 parábolas: __________________________________

- A leitura da Bíblia pode parecer difícil devido as diferenças históricas (Gênesis 5:27; 6:4), geográficas (Gênesis 2:8-14; 11:2,31), culturais (Gênesis 48:11-22; Juízes 8:30), linguísticas (Gênesis 29:28; 17:5) e aparentes controvérsias (Romanos 3; 4 e Tiago 2:14-26). Para isso, utilizamos os conhecimentos possíveis, tais como geografia, história, idioma etc. É uma tarefa muito difícil estudar, por exemplo, Gênesis 01, tendo em vista que o relato trata profundamente do sobrenatural e expõe uma época antes da vida material existir. Por exemplo, ao ler o relato, a luz aparece no primeiro dia, mas o sol, lua e estrelas só aparecem no quinto dia. Ao estudar os fenômenos da física, entendemos que o sol não é o único emissor de luz na natureza e reforça a ideia de que a luz do primeiro dia independe dos chamados luminares.


Tipos de Estudos da Bíblia
1 - Estudo Biográfico
Para estudarmos a vida de um personagem bíblico precisamos analisar sua origem, seus contemporâneos, seu contexto político, religioso e social, suas provações, suas características, o final de sua vida e em que podemos ligar sua vida à Cristo).
Exemplo de personagens a ser estudado: Adão, José, João Batista, Ananias e Safira.

2 - Estudo Temático
Para isso é necessário: Reunir os textos, organizá-los e, após, tirar as conclusões.
Utilizamos ajuda de referências, concordância, Bíblias como Thompson, sites bíblicos etc.
Existem as passagens paralelas: Gênesis 4 e 5; II Samuel e I Crônicas; II Crônicas e Isaías; Daniel e Ezequiel; Mateus, Marcos, Lucas e João etc.
Exemplo de temas a serem estudados: salvação, seres celestes, pecado, cura, fé.

3 – Estudo por Livro
Exemplos: Rute, Isaías, João, Romanos

4 – Estudo de um texto específico (um ou mais versículos, um capítulo etc.)
Exemplos: Gênesis 3:15; Salmos 23; I Coríntios 15



II. Aplicação Pessoal: 
Após compreender o possível sobre o texto, o leitor pode retirar diversas lições sobre o assunto. Por exemplo, em Gênesis 01 podemos perceber o poder de Deus, Sua organização, Seu carinho especial ao criar o homem etc. Citando o exemplo anterior da luz, Deus é aquele que dissipa nossas trevas. Ele é a luz que trás sentido, esperança e clareza à nossa existência... Como muitos afirmam, a Bíblia é uma fonte inesgotável e, cada vez que a bebemos, provamos de uma experiência nova e necessária para o momento em que estamos vivendo. Muitos param nessa forma de utilização das Escrituras Sagradas.

- Faça perguntas a si mesmo: O que esse texto fala sobre Deus? O que ele diz para mim?

- Provoque mudanças pessoais, primeiro interiores e, depois, exteriores.
II Timóteo 3:16; Romanos 15:4; I Coríntios 10:6,11

Muitos ignoram todos os outros quatro níveis de interpretação das Escrituras e focam apenas nesse. Isso é um perigo! Por exemplo, afirmam que toda a sua família vai ser salva usando textos como "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:31 Mas é disso realmente que o texto está falando? Afirmam que ficarão ricos usando textos como "E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." Deuteronômio 28:13 Mas é de nós que esse texto está falando? Esse é o perigo em não respeitar os passos de uma boa interpretação bíblica...


III. Profecia:
Aprofundando os estudos da Palavra de Deus, podemos identificar profecias com relação ao futuro em todo lugar. Quando falamos isso, não consideramos numerologia, ou alguma junção de letras que formará o nome do futuro presidente dos Estados Unidos, como um código oculto, ou algum tipo de evento isolado como comparar Isaías 30:25; Daniel 8:1-7 e Sofonias 1:16; 3:6 com o atentado das Torres Gêmeas. Não é disso que estamos falando! A profecia consiste em eventos que a própria Bíblia confirma de maneira figurada e clara, pois ela mesma trás o mistério, e revela. E, por mais que tentem encaixar os EUA nessas profecias, não faz sentido. Há um assunto central na Bíblia maior do que os noticiários de um determinado país... As profecias bíblicas apontam sempre para um país que se chama Israel e todas as citações de outras nações são sempre sua relação com essa nação: “... são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne...” Romanos 9:4,5 Como dizem, Israel é o relógio do mundo!! 



IV. A Bíblia é Cristocêntrica:
Ou seja, Cristo é o centro da Bíblia (Lucas 24:25-27,44,45; 18:31; João 1:45). Tudo aponta para Jesus (Colossenses 1:16), Ele é a finalidade da Palavra de Deus (Romanos 10:4), nEle se cumpre cada letra, cada traço, cada detalhe das Escrituras (Mateus 5:17,18). Perceber a essência que é Cristo Jesus em todas as passagens é o dever de todo servo de Deus que se debruça diante deste livro santo. Para maiores detalhes sobre isso, leia a postagem As Parábolas Desde Gênesis.

Para ilustrar como é possível analisar os quatro níveis de interpretação bíblica, leia o estudo sobre Gênesis 01:03, com o tema Seja Luz! Depois fala para nós se compreendeu e comece a mergulhar nas Escrituras!!



Nos meses de novembro e dezembro de 2010, no lar da irmã Rosângela, compartilhamos um estudo sobre "Como estudar a Bíblia?", que postamos aqui. Participaram do estudo, além da própria Rosângela, as irmãs Jane, Rosimere, Maria Célia e Maria Helena, e os filhos dela, Thamires e Rodrigo. Em 2017, porém, reorganizamos essa publicação, de acordo com o que Deus tem compartilhado conosco nesse período.

Um comentário:

Neidoca disse...

Isso é muito interessante!

Isso é muito edificante, pode deixar que seguirei essas dicas.
Obrigada pela ajuda.

Bjão