20 abril 2010

NÃO DEIXE SEUS OSSOS SEREM QUEBRADOS



Salmos 34:19,20 diz:
"Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra."

Analisemos estes versículos acima:

1 - Quem é o justo?
Aquele que pratica a justiça, Jesus. Ou, em nosso caso, aqueles que foram justificados, pela fé, através do sangue de Jesus.

2 - Deus nos livra
Embora o apóstolo Paulo reconheça que Deus nos dá sempre o escape, não nos deixando ser tentados além de nossas forças (I Coríntios 10:13), ele mesmo nos diz que passou por tantas aflições que até mesmo achou que não as poderia suportar (II Coríntios 1:8-10). As lutas eram maiores do que sua força natural.
O mesmo também afirma que: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;" II Coríntios 4:8-10

3 - Deus e nossos ossos
Os ossos do esqueleto humano servem para:
* Sustentar o corpo, ou seja, mantê-lo de pé;
* Apoiar os músculos, permitindo o movimento do corpo;
* Alguns protegem órgãos, como por exemplo, o cérebro etc.

Os ossos de Jesus
Sabemos que este versículo acima é uma profecia de Jesus, que representando o cordeiro da Páscoa, literalmente não teria nenhum de seus ossos quebrados (Êxodo 12:46; João 19:36).
Os criminosos crucificados pelos romanos permaneciam na cruz até que apodreciam ou fossem devorados pelas aves de rapina. Porém, os judeus tinham outro costume:
Deuteronômio 21:22,23 diz: “Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.
Esse mandato conduzia aos judeus a desejar o enterro do executado. Por isso, a liderança judaica correu a Pilatos e lhe pediu o favor de quebrar as pernas do crucificado com uma barra de ferro, como um golpe de misericórdia, acelerando a morte devido à dor terrível que causaria. Pilatos concede mais uma vez o desejo dos judeus e os soldados vão imediatamente cumprir a horrenda operação, começando pelos malfeitores, porém viram que Jesus já estava morto e não usaram seus martelos.
Assim, tanto este salmo, quanto Êxodo 12:46 se cumpriram. Os ossos do Cordeiro de Deus, o Messias, não foi quebrado! Por um lado, é motivo de dor, pois o Mestre teve uma morte rápida, depois de uma madrugada de tanto sofrimento nas mãos da Liderança judaica, de Pilatos e de Herodes. E também porque, para comprovar que Ele realmente morrera, furaram-nos com uma lança ao lado, de onde saiu água e sangue. Por outro lado é motivo de regozijo porque tudo que Ele passou esta descrito nos profetas, de Gênesis a Malaquias. Deus é fiel e nada acontece sem propósito!


A Metáfora dos Ossos
Como a Palavra é multiforme e apta para nos ensinar, vemos neste Salmo também que o ensinamento de que todo aquele que se justificou em Jesus não terá seus ossos quebrados num sentido simbológico, que seria:
* Assim como os ossos sustentam o corpo, o justo terá sua vida espiritual permanentemente firme, de pé;
* Assim como os ossos apoiam os músculos e permitem o movimento do corpo, o justo não ficará inerte, mas crescerá espiritualmente, em seu relacionamento com Deus e fará a Sua obra;
* Assim como alguns ossos protegem os órgãos do corpo, o justo não será atingido em sua mente pelas vozes do adversário de nossas almas (temos o capacete da salvação!).

Nossos sonhos, propósitos e fundamentos, se foram estabelecidos em nossa vida por Deus, o desânimo, a falta de fé, o cansaço, a dor etc. não poderão nos parar de conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor, galgando nossos degraus na vida com Deus e sendo a cada dia melhor.
Posso dizer por experiência própria que passei por alguns anos de muita dificuldade na caminhada, e até pensei que não iria resistir de pé, mas Deus me restaurou, fazendo com que as mãos caídas e os joelhos trementes se levantassem novamente (Hebreus 12:12). Ele não nos deixa só!


O Vale de Ossos Secos
Mesmo que os momentos de sequidão e pesar venham, assim como o vale de ossos secos de Ezequiel se reergueu, assim sua vida se reerguerá, para a glória do Senhor Jesus, que te ama e te chamou para uma tão grande obra!
Ezequiel teve uma visão em que o Espírito o levava para um cemitério, onde ele via muitíssimos ossos espalhados. Um israelita não toca em morto, então Deus fez com que o profeta andasse em volta desse vale de ossos sequíssimos, quando surge a pergunta: "Filho do homem, porventura viverão estes ossos?" Uau! Que pergunta! Que fé! Que cena! Após a profecia, os ossos se juntaram, nervos, carne e pele surgiram, o Espírito soprou e um grandioso exército se levantou! Ezequiel 37
Embora seja uma visão profética ligada a Israel, novamente usando da aplicação do texto, se estás passando por um momento em que sente seus ossos espalhados, ou seja, sem firmeza alguma, sem ânimo, sem vida com Deus, comece a PROFETIZAR e os ossos, músculos, órgãos e a própria vida espiritual voltará ao normal!

Em nós mesmos somos frágeis (Salmos 39:4), mas em Deus já temos a vitória em todas as batalhas!!

Mensagem ministrada na Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Kennedy dia 31/01/06, no culto de oração.
Complementada no dia 19/05/14, a pedido do irmão Renato Santana.

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz querido .
Gostaria de saber mais sobre ossos quebrados espalhados e queimados quem faziam essas coisas e por que. Um forte abraco se puder mandar no meu e-mail. renatopastoripds@gmail.com

Anônimo disse...

A paz querido .
Gostaria de saber mais sobre ossos quebrados espalhados e queimados quem faziam essas coisas e por que. Um forte abraco se puder mandar no meu e-mail. renatopastoripds@gmail.com