05 abril 2010

Resenha do Livro "Alvos Perfeitos – Fuga para o Amor"

Celso Milan de Souza. 2º edição. Rio de Janeiro. 1994.

O livro é um romance sobre um empresário cujo nome é Daniel, que cria um slogan sobre pneus e tenta negociar este slogan, junto com todo o projeto de marketing desse slogan, para empresas que fabricam pneus. No decorrer da trama, ele é vítima de um roubo, onde uma das empresas que ele tinha apresentado o projeto, se apropria dele num suposto acordo que não tinha acontecido. Como Daniel procura durante todo o livro mostrar a todos que é uma pessoa muito justa e temente a Deus, resolve não se vingar e não processar esta empresa, prometendo um dia favorecer a verdadeira empresa que ele tinha feito um acordo. E realmente isso acontece depois, o tornando cada vez mais rico e com mais força para continuar com sua honestidade e temor.
Uma questão que também está emaranhada na trama é que o cristão, além de muito talentoso profissionalmente, era um conquistador de mulheres. Embora fosse casado, amava e conquistou o coração de uma companheira de trabalho, mas resistiu ao máximo para não adulterar. Chegou a dar um beijo nesta, o que o fez se arrepender amargamente, mas não abandonou sua esposa até o fim, mesmo amando outra.
O livro tem alguns discursos teológicos muito interessantes, demonstração de como é difícil permanecer íntegro mesmo quando seu “eu” não quer isso, mas há o incentivo para aqueles que desejam obedecer a Deus e segui-lo, mesmo em meio às maiores provações. Daniel arriscou o seu nome, os seus bens, suas amizades, sua própria felicidade e tudo mais, em nome de sua fidelidade a Deus.
Realmente, não sempre ser fiel a Deus aqui nesta terra nos fará felizes nela. Nossa recompensa está nos céus!!!

Retirei do livro as seguintes palavras do escritor, que resumem perfeitamente todo assunto do livro:

“... Se, pois, este livro tiver a competência necessária para aproximar uma só pessoa do Príncipe da paz, terá cumprido a sua finalidade. Se conseguir levar um só jovem a respeitar-se, conquistando o amor, terá atingido seu objetivo. Se modificar a trajetória de um só poderoso na Terra, transformando-o em cidadão do reino dos céus, terá valido a pena.
Acredito na inspiração deste livro, e nas suas palavras, que ficarão para a posteridade como um “Hino de Amor”.
Assim sendo, melhor do que “A César, o que é de César” é dizer: “A Deus, o que é de Deus”.


Obrigado, Aline Lopes, pelo empréstimo, que acabou virando um “presente”... rs
Desculpe-me!! rsrs

Nenhum comentário: