08 abril 2010

Resenha do Livro "O Homem Espiritual - volume II"

Watchman nee. Edições Parousia. 1986. Belo Horizonte, MG.

Na verdade, esta postagem é quase um fichamento do livro, pois ele aborda vários assuntos dentro da explicação do que seria o nosso espírito e qual sua função. Não li o primeiro volume ainda, mas posso dizer que este é um livro que foi bastante difícil para eu terminá-lo de ler pela quantidade de páginas, por se tratar de um assunto de difícil entendimento e por não ser tão claro e algumas vezes contraditório. Talvez não seja culpa do escritor, mas sim do assunto. Falar sobre a área espiritual é muito complicada. Mas segue as partes resumidas do livro:

O livro tenta explicar a definição e operação do espírito humano:
- algo além do pensamento, conhecimento e imaginação da mente;
- algo além do pensamento, sensação e prazer da emoção;
- algo suplementar ao desejo, decisão e ação da vontade.

* Alma e espírito se fundiram devido o pecado. O espírito caído está como que morto. Ao aceitar Jesus, o espírito se regenera, renasce. Deus começa a obra de dentro para fora, nos dando uma vida espiritual e a habitação do Espírito Santo, que produz em nós a santificação. Jesus tira tudo que herdamos de Adão e o Espírito Santo nos dá o que vem de Deus.
* O amor próprio reside na alma. É necessário passar a carne pela cruz. O velho homem tem que morrer.
* O alimento do espírito é fazer a obra de Deus (João 4:34). Os apóstolos faziam a obra guiados pelo Espírito, e não por suas mentes, emoções e vontades. Quando utilizamos nosso raciocínio, intelecto, idéia, sentimentos, votos e desejos, somos frustrados.
* Compreender a verdade é diferente de conversão.
* Quando Deus deseja realizar uma obra, o Espírito Santo flue tranquilamente, sem interrupção. Quando começamos a fazer mecanicamente e sem unção, o Espírito Santo não está mais naquele negócio.
* Se o que fazemos na obra de Deus nos impede de buscar à Deus, aquela obra não é de Deus.

O escritor do livro alega que toda oração deve ser feita pelo espírito, e não sob nossas próprias vontades. A inspiração de Deus deve nos levar a orar. Complicado isso...
Além disso, o escritor também afirma que só quem sofre batalha espiritual é quem já foi batizado com o Espírito Santo. Outra coisa complicada de se aceitar...
Uma parte do livro é voltada só para explicar as três funções do espírito: a intuição, a comunhão e a consciência.
Segundo Nee, a intuição nos dá discernimento de TUDO, pois por ela Deus fala conosco. Se não desenvolvermos a intuição, somos crentes carnais. É como se fosse mais um sentido do ser humano.

O autor pega pesado muitas vezes e chega ao ponto de afirmar que até afeições como amor entre duas pessoas tem que ser levadas à cruz, pois se isso não parte do espírito, não é agradável a Deus.

“Não interessa como ele se sente; o que interessa é obedecer a Deus. Este é um caminhar puro. Embora Deus lhe conceda paz, conforto e felicidade, ele não desfruta dessas coisas visando satisfazer seu desejo. Ele, de agora em diante, vê tudo com os olhos de Deus.”


Valeu, Maria Helena, pelo empréstimo do livro! Depois de anos, consegui ler! rsrs

Um comentário:

Anônimo disse...

este assunto é meio difício de se compeender,pois estamos falando de coisas espirituais e só pode ser imterpletado espiritualmente.
nenhum ser humano embora dotado de conhecimento vai conseguir enteder este assunto sem ter uma experiencia
com Deus.
Nilson um grande Abraço á todos.