16 abril 2010

Resenha do Livro "O Bem Desta Terra Na Vida Profissional"

Marlon Costa. Editora Sabre. 2009. Rio de Janeiro

Vivemos num mundo capitalista, egocêntrico e, como nos tempos de Jesus, a maioria só o segue por causa de seu pão e de suas bênçãos. É difícil separar até onde vai o erro de pregadores, pastores e escritores que incutem na cabeça da população esse dá-dá interminável onde Deus tem que nos servir e nos fazer o mais feliz dos homens, financeiramente falando.
Digo que isso é difícil medir, pois qual o ser humano em sã consciência que não gostaria de ter saúde plena? Quem no planeta não gostaria de ter condições financeiras para poder fazer mais do que faz hoje? O dinheiro é importante para tudo na vida, inclusive na obra de Deus. Quanto mais temos, mais podemos fazer pelo Reino. Quem é o ser humano hoje que, por causa de tudo isso, não gostaria de ser promovido na empresa?

É assim que começo, agora, a resumir o livro, que trata justamente dos bens que o Senhor Deus pode conceder ao seu filho que buscarem:

É complicado dizer que o filho de Deus tem que comer o bem desta terra, tendo em vista que todos os versículos que são utilizados para dar base à esta crença são do Antigo Testamento e se refere ao povo de Israel. Ele é a nação santa deste mundo e para eles estão as bênçãos de Deus. Os versículos que o autor utiliza do Novo Testamento não fazem menção, literalmente falando, sobre bênçãos terrenas.
O próprio autor reconhece que Deus dá o sol à todos, justos e injustos, mostrando assim que Deus abençoe quem corre a trás. Por falar nisso, o livro dá orientação para o leitor se preparar para aquilo que quer alcançar na área profissional, tanto procurando conhecer seus próprios dons, quanto investindo nisso. Realmente Deus não dá nada de mão beijada...
Outra parte do livro fala sobre uma coisa muito importante que todo ser humano precisa ter, mas isso é em todas as áreas da vida: DILIGÊNCIA! Ou seja, dedicação ao que faz, pois, se faço de qualquer maneira, ou desisto antes de concluir o que estou fazendo, como posso ser bem sucedido? Além dos exemplos bíblicos, Marlon expõe o exemplo do pastor Martin Luther King Júnior, com sua incansável luta contra o preconceito racial.
O livro possui alguns critérios para o sucesso, como por exemplo: preparação através de treinamento, comprometimento irrestrito com o que faz, paixão pelo que faz, superação dos seus limites, objetivos bem definidos, trabalho em equipe, comemoração das conquistas e, como lida com as questões espirituais, a fé e a dependência de Deus para conseguir obter êxitos no que vier a fazer!

Obrigado, Helen, pelo presente de aniversário!

Nenhum comentário: