16 abril 2010

Resenha do Livro "Aliança de Compromisso para Casamento"

Profeta Santos. CPS Criação e Impressão. 2009.

O livro é voltado para umas das fases mais difíceis do ser humano. A escolha do futuro cônjuge e o relacionamento antes do casamento. Como eu, o autor também acredita que Deus não utiliza de profecias para dizer quem vai se casar com quem. Isso tem prejudicado muitas pessoas na igreja e têm frustrado muitas pessoas que seguiram a orientação dos “profetas” e acabaram percebendo que o seu casamento não foi a melhor escolha. É claro que Deus é Soberano sobre tudo, inclusive sobre nossas escolhas nesta área, mas precisamos estar ligados para não sermos confundidos.

Daí, em diante, o autor começa a falar sobre tarefas cada vez mais pesadas para a juventude de hoje que se encontra cada vez mais desfrutando de uma “liberdade espiritual”.

A primeira coisa é: se vamos nos casar, precisamos saber o nosso chamado na obra de Deus e precisamos saber o chamado da outra pessoa, pois os chamados têm que estar unidos, para não haver desavenças depois da união. Os dois têm que ser um.
Em segundo lugar, o autor explica o que é a “aliança de compromisso”, que algumas igrejas têm adotado e ensinado aos seus membros como sendo o modelo ideal para o casal que irá se unir em matrimônio. O interessado, maior de 18 anos quase sempre, tem que orar e, após aprovação de Deus, conversar sobre seus sentimentos com o líder do casal. Após isso, conversa-se com a pessoa que lhe interessa, caso haja concordância, há o pedido de permissão aos pais. Após concordância de todos, o casal começa a orar juntos e, com a certeza de que eles devem seguir aquele objetivo de se unirem, comunicam à igreja e permanecem todo o tempo, até o casamento, como amigos, se conhecendo, passeando e preparando tudo para o grande dia.
A grande e terceira questão é o beijo! A aliança de compromisso orienta o casal a não se beijarem, pois, na visão dessas pessoas, este ato é uma iniciação do sexo. É mais um tipo de sexo oral. O beijo é algo íntimo, ativa os órgãos sexuais para o ato (o autor compara o beijo a um tipo de coito interrompido), provoca algumas vezes até o orgasmo em algumas pessoas e pode colaborar para a queda do casal (Provérbios 6:27,28).
A quarta parte fala sobre a opressão da alma devido promessas mentirosas como juras de amor eternas que se desfazem com o tempo, devido sexo antes do casamento que aprisionou a pessoa ao(s) parceiro(s) que teve no mundo e devido ao “beijo”.

Além desses assuntos, o livro fala sobre o pecado de fornicação e suas conseqüências, o costume dos povos na época dos patriarcas bíblicos, traz modelos de orações para pessoas que estão na prática do erro e precisam de libertação e, por último, traz testemunhos de pessoas que cumpriram a aliança de compromisso e foram felizes ao cumpri-lo.
Sei que é muito difícil essa questão. Gostei do assunto abordado, mas, como muita coisa que a Bíblia não fala com clareza, ainda tem minhas dúvidas sobre essa questão do beijo.Valeu

Leandro, valeu pelo empréstimo. Como faço para te devolver o livro agora? rs

Nenhum comentário: