22 março 2020

As Epidemias e a Bíblia: Encarar ou Fugir?




I. DE QUEM É A CULPA?

Diante da pandemia que assola o mundo em 2020, há muitas vozes e, como sempre, cada um puxando para um lado.

Há os que consideram a China culpada por comer todo tipo de animal considerado pelas Escrituras Sagradas como impuro, como o morcego (Levítico 11:13,19,24; Deuteronômio 14:12,18), que pode ter originado esta nova versão do Coronavírus, ou Covid-19. Porém a gente também come camarão, porco e outros animais que os judeus não podem comer. Há os que acusam a China de causar essa peste por causa da terrível perseguição que ela vem mantendo contra a pregação da Palavra. 

Há quem culpe os políticos brasileiros pela omissão ante a eminente pandemia. Seja por não ter fechado suas fronteiras, seja por não ter investido nos hospitais no passado, seja por ter aberto as portas para o carnaval, só pensando no retorno financeiro, onde muitos infectados vieram, ou por obrigarem o isolamento, outros por lutarem contra o isolamento por causa da economia etc. Enfim, tudo é palco para embates políticos e perde tempo o servo de Deus que se envolve com defesa de partidos.

Há quem diga ainda que o coronavírus é um sinal da volta de Jesus. Tentam encaixar a situação com profecia a seguir: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24:7 Porém, o Covid-19 não é a primeira e, com certeza, infelizmente, não será a última peste que a humanidade sofrerá. Essa profecia de Jesus não pode ser aplicada a qualquer guerra, ou terremoto, ou epidemia que surge no cenário global. Pode ser até que o coronavírus contribua lá no final para um caos ainda maior, durante a Grande Tribulação, mas hoje ele não é um dos sinal da volta de Jesus. Note que Jesus afirma sobre um período ainda futuro, quando o templo em Jerusalém estará de pé, um líder mundial estiver governando e, inclusive, a Igreja não estará mais aqui: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;” Mateus 24:15 Sem templo em Jerusalém, sem volta de Jesus para reinar mil anos sobre a terra... Mas esse não é nosso tema no momento!

Voltando, sempre têm os que não acreditam na gravidade do problema. Se aglomeram nas lojas, na feira, na praia, no parquinho, nos locais de culto e teimam contribuir em permitir que o vírus se espalhe. Com culpa destas pessoas, ou não, é a população mundial que chora e não pode enterrar seus entes queridos e amigos. Precisamos urgentemente falar sobre isso.

O coronavírus pode ser um juízo sobre a humanidade? Sim. A china expulsou Deus. A Europa tem expulsado Deus. O Brasil mesmo sabendo da situação abriu as portas para o carnaval. Até mesmo a Igreja, aquela que deveria honrar o nome do Senhor, tem manchado o Seu nome.
Mas não adianta procurarmos culpados nesse momento. O conselho de Deus é buscarmos o propósito divino em meio a tudo isso.


“E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:2,3



II. ENFRENTAR OU FUGIR? FÉ OU SABEDORIA?

Diante de tal gravidade, os que creem em Deus ficam em um dilema: Enfrentar o coronavírus para provar que temos fé em Deus e que Ele pode livrar ou até curar de qualquer mal, ou se esconder diante desse rumor? A primeira hipótese pode ser entendida como um ato heroico. E não deixa de ser. Mas cuidado com as provocações que não venham do próprio Deus para você.

Se isolar é sinal de covardia? Os que seguem as recomendações governamentais e médicas, fechando seus locais de culto estão, na verdade, provando que não têm tanta fé assim em Deus? Quem adota essa prática entende que estão agindo com sabedoria.

Li algo curioso. Em outras palavras, a pessoa disse que quem nos provoca para mostrarmos a nossa fé muitas vezes não é Deus, mas sim, o próprio Satan.

Quem publicou nas redes sociais tal frase usou o texto que diz: “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” Mateus 4:5-7

Sim, o nosso Deus é poderoso, não somente para nos livrar das doenças, como, caso sejamos contaminados, nos curar. Não temos dúvidas com relação ao poder de Deus. Mas a questão é que, muitas vezes, Ele permite a doença, seja por causa do juízo, seja porque Ele quer nos ensinar algo.

Outra postagem das redes sociais que achei interessante falava sobre homens de Deus que se protegeram diante de um futuro sinal de perigo.
Foram citados: Noé, que se precaveu, construindo a arca que salvou a si mesmo e à sua família do dilúvio; José, que se preparou para a seca mundial, ajuntando alimento no período da fartura; e José e Maria, que, avisados pelo anjo em sonho, fugiu para o Egito para livrar, ninguém mais, ninguém menos, que o próprio Senhor Jesus, ainda menino.
O mesmo ocorreu com Moisés, que foi escondido quando o Faraó queria que todos os meninos israelitas fossem mortos ao nascer.
Deus é poderoso para salvar sobrenaturalmente Noés, Josés e Moiséses da morte, mas Ele preferiu utilizar os meios naturais, entende?

Nós, enquanto seres humanos, por causa do pecado, permitimos que todo tipo de calamidade viesse sobre o planeta e, muitas vezes, quem não tem relação alguma com a causa da peste, sofre junto.
Não é porque somos povo de Deus que estamos imunes à Dengue, Zika, Chikungunya, Coronavírus etc. Se Ele quiser, Ele nos livra, e sou testemunha disso. Mas se Ele não quiser, passamos juntos com o ímpio pela dor do juízo divino, segundo o Seu propósito, pois os salvos sabem que teremos a eternidade para gozar de uma vida mais que abundante de tudo de bom que esta criação nos proporciona.
E vemos nas Escrituras algumas vezes que, por causa de um grupo murmurador ou idólatra, todo o povo de Deus gemeu.
Mas isso vai passar! A paz que enche o coração não pode ser comparada a maior das alegrias passageiras dessa terra. Mesmo em meio ao caos, conseguimos enxergar a mão poderosa do Senhor e o Seu favor.

Sendo assim, não queremos aqui acusar nem quem está disposto a "enfrentar" o vírus, nem quem está se "escondendo" do vírus.
Já temos visto e ainda veremos muitos testemunhos de pessoas que foram curadas. Mas não podemos ser negligentes ao ponto de não acharmos que servos de Deus poderão morrer...

O que colocamos em dúvida aqui neste texto é se realmente as Escrituras Sagradas nos aconselha a enfrentar as epidemias que surgem. Esse é o conselho de Deus em Sua Palavra?



III. CRENTE FICA DOENTE?

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:4,5

Esse texto do profeta Isaías é muito citado, no que se refere à doenças. Mas, quando Jesus morreu na cruz, Ele nos isentou de enfermidades? As doenças acabaram? A morte acabou? O pecado acabou? Ainda não. Mas o nosso Senhor pagou o preço para que possamos alcançar tudo isso nos novos céus e nova terra, na eternidade:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." I João 3:2


Entendido essa parte, podemos citar alguns servos do Senhor que, depois da morte de Jesus, estiveram enfermos:

"Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades." I Timóteo 5:23

"Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto." II Timóteo 4:20

Há quem interprete os relatos do apóstolo Paulo em II Coríntios 12:7-10; Gálatas 4:13-15 como uma situação de enfermidade que ele sofria, possivelmente nos olhos.

Também citamos aqui Epafrodito que sofreu uma doença grave (Filipenses 2:25-30).


Enfim, Deus pode livrar da doença e da morte, mas não podemos estabelecer aqui uma regra. O mesmo Deus que ressuscitou mortos através de Eliseu, permitiu a enfermidade nele (II Reis 13:14). O que falar de Jó? A realidade é que muitos servos de Deus e pastores tem morrido diagnosticados com o coronavírus.

Que Deus nos livre e mantenha a salvo nossa família e amigos, mas seja feita a vontade do Senhor!



IV. COMO A BÍBLIA ENCARA AS DOENÇAS CONTAGIOSAS?


Alguém pode perguntar: Esse isolamento tem alguma coisa a ver com as Escrituras? A Bíblia fala algo sobre se isolar para evitar doenças? Claro que sim! Vejamos alguns casos:


1. Isolamento por ter tocado em corpos de animais considerados impuros:

“Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde. E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo. E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis. Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda. E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos. Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo. E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa; Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.” Levítico 11:31-38

Os israelitas não podem comer uma série de animais considerados impuros. Seja porque podem provocar alergias, há perigo na pesca, têm maior risco de extinção (por terem reprodução difícil), são de alto teor de gordura (proibidos em caso de operação etc.), o preparo inadequado pode trazer doenças, o tipo de alimentação desses animais é carniça etc. Enfim, tudo que toque o corpo morto desses animais se torna imundo. Seja uma pessoa, ou suas vestes ou mesmo um objeto. Precisa ser separado, lavado ou jogado fora. Esse princípio de higienização foi muito importante para um grupo de pessoas tão grande vivendo em tendas no deserto e foi, mais tarde, confirmado pela ciência, como primordial para manter a saúde e limitar a proliferação de bactérias e vírus.

A Bíblia já tinha instruções que preveniam o cólera, tifo, desinteria, hepatite e outras epidemias similares. 

Note que a mesma Palavra que revela o poder de Deus, trata sobre como o homem deveria se cuidar para não ser infectado ou, caso infectado, como se isolar para não infectar outras pessoas. Deus também trabalha de forma natural.


2. Isolamento por ter tocado em corpos humanos mortos:

“Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e aquela pessoa será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia.” Números 19:13

Um exemplo disso foi o que aconteceu em um hospital em Viena no século XIX. Após muitas mortes causadas pela suposta “febre do parto”, o doutor Ignaz Semmelweis percebeu que os estudantes de medicina realizaram as autópsias das parturientes mortas e logo em seguida tratavam os pacientes vivos, realizando partos e/ou cuidando das mães e seus filhos. Assim, ele ordenou que os estagiários lavassem as mãos em água clorada e em apenas três meses a taxa de mortalidade caiu de dezoito para um por cento. As medidas sanitárias dadas por Deus a Moisés que deviam ser tomadas quando as pessoas tocassem em um cadáver era se separar e lavar as mãos, há milênios atrás...

“Então celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, pela tarde, no deserto de Sinai; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel. E houve alguns que estavam imundos por terem tocado o corpo de um homem morto; e não podiam celebrar a páscoa naquele dia; por isso se chegaram perante Moisés e Arão naquele mesmo dia; E aqueles homens disseram-lhe: Imundos estamos nós pelo corpo de um homem morto; por que seríamos privados de oferecer a oferta do Senhor a seu tempo determinado no meio dos filhos de Israel? E disse-lhes Moisés: Esperai, e eu ouvirei o que o Senhor vos ordenará. Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém entre vós, ou entre as vossas gerações, for imundo por tocar corpo morto, ou achar-se em jornada longe de vós, contudo ainda celebrará a páscoa ao Senhor. No mês segundo, no dia catorze à tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão.” Números 9:5-11

Os que estão temporariamente sem poder ir aos cultos e estudos bíblicos, ou mesmo outras atividades, fiquem calmos. Relaxa! Até a Páscoa, uma data tão especial para Deus, poderia ser celebrada fora da data para atender aqueles que estavam com algum tipo de contaminação.
Toda essa tempestade vai passar e estaremos juntos novamente...


3. Isolamento por Suspeita de doença na pele:

“Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo. Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias; E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo. Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote, E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra... Leproso é aquele homem, imundo está; o sacerdote o declarará totalmente por imundo, na sua cabeça tem a praga. Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.” Levítico 13:2-8,44-46 (leia todo o capítulo)

No caso da doença em si, como na época não havia o aparato tecnológico para exames clínicos, a análise se a pessoa estava sofrendo de alguma doença era feita pelo sacerdote por meio visual. Para isso, a pessoa com suspeita de lepra deveria se apresentar de 07 em 07 dias no santuário. Caso a doença evoluísse, não tinha jeito, a pessoa precisaria ficar fora do convívio social. Até sua roupa deveria ser destruída. Tudo estava contaminado e poderia ser contagioso. Esse isolamento fez uma diferença incrível para os israelitas diante das pragas que, por exemplo, a Europa sofreu no passado.
Um exemplo disso foi a temida Peste Negra, que se alastrou na Europa medieval, aparecendo por volta do ano 1347, que inclusive afirma-se ter sido a primeira guerra biológica do planeta, quando tártaros, grupo étnico ligado à Rússia e China, atiraram seus cadáveres infectados na cidade como arma contra os genoveses, na Ucrânia. Quando a doença se alastrou pela Europa, os israelitas, praticantes das normas sanitárias descritas na Palavra de Deus, foram afetados de modo menos severo. Infelizmente, estes últimos levaram a culpa...


4. Isolamento por Secreção de alguma ferida ou doença:

“Falai aos filhos de Israel, e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, será imundo por causa do seu fluxo. Esta, pois, será a sua imundícia, por causa do seu fluxo; se a sua carne vasa o seu fluxo ou se a sua carne estanca o seu fluxo, esta é a sua imundícia. Toda a cama, em que se deitar o que tiver fluxo, será imunda; e toda a coisa, sobre o que se assentar, será imunda. E qualquer que tocar a sua cama, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde. E aquele que se assentar sobre aquilo em que se assentou o que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde. E aquele que tocar a carne do que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.” Levítico 15:2-7

“Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.” Números 5:2,3


5. Isolamento por Secreção de sêmen do homem:

“Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde. Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmen da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde. E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.” Levítico 15:16-18

Por mais que alguns confundam, Deus nunca afirmou nas Escrituras que o sexo é pecado. A purificação das impurezas descritas acima são questões higiênicas para proteção dos órgãos genitais.


6. Isolamento por Secreção de Menstruação da mulher:

“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.” Levítico 15:19


7. Isolamento do pós-parto devido a secreção de sangue:

“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda. E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.” Levítico 12:2-5

Ah! Um detalhe interessante: Não sei se você reparou, mas a mulher que acabara de dar a luz a um menino precisava ficar isolada por um período de 40 dias. Daí a origem do termo ‘quarentena’ [do latim, por quarenta] tão falada nos dias de epidemia e adotada pelos italianos no século XIV, por notar a maior resistência dos judeus diante das pragas.


8. Isolamento para necessidades fisiológicas (fezes):

“Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás. E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste.” Deuteronômio 23:12,13

Não sei se você já percebeu, mas não é uma questão sobre ditar regras sobre o que comer ou não comer, ou quem será excluído da sociedade, mas sim, Deus está tratando de questões de saúde pública, seja na higiene, no abastecimento de água, no esgoto sanitário, na inspeção e seleção de alimentos e no controle de doenças infecciosas. Se essas recomendações fossem observadas pela humanidade, poderia ter salvo mais vidas do que todos os remédios até hoje.

O isolamento é uma instrução divina por diversos motivos, inclusive para evitar a proliferação de doenças!

Aproveitando o tema “saúde nas Escrituras”, uma das controvérsias atuais gira em torno da permissividade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Embora tentem convencer nossa sociedade do contrário, a verdade é que existe apenas um tipo de sexo completamente seguro, que é viver de acordo com as instruções divinas: o chamado sétimo Mandamento: “Não cometerás adultério”! A monogamia é o caminho de Deus para prevenir as epidemias de doenças sexualmente transmissíveis.

Para darmos outro exemplo na história, durante a Primeira Guerra Mundial, em meados de agosto e início de setembro de 1918, algumas pequenas notícias sobre um estranho mal começaram a aparecer nos jornais. Na verdade, desde o mês de maio, a Europa e a África eram assoladas por uma doença epidêmica, cujo diagnóstico era incerto. A gripe influenza percorreria o mundo em oito meses, matando entre 50 a 100 milhões de pessoas. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, capital da República, as notícias eram ignoradas ou tratadas com descaso e em tom irônico, ilustrando um estranho sentimento de imunidade face à doença.
A cidade do Rio de Janeiro contava com uma população de 910.710 habitantes em setembro de 1918. Nesse período, apenas 48 pessoas morreram da gripe. Porém, no decorrer da epidemia, só no dia 22 de outubro de 1918 foram computados 930 óbitos de gripe em um total de 1.073 óbitos. A gripe espanhola fez fenecer no Rio de Janeiro algo em torno de 15 mil pessoas, levando para o leito, 600 mil cariocas – ou seja, cerca de 66% da população local.
A ocorrência de novos surtos de gripe durante o ano de 1919 ameaçou trazer de volta uma peste que matara de forma descomunal. Isso levou Carlos Chagas, diante dos fracassos nas tentativas de descoberta do agente causador da gripe, a restabelecer o regime de quarentenas e isolamento para navios. Esta parecia ser a única medida capaz de evitar o contágio e preservar a organização sanitária do país, porém, a medida renderia muitas críticas ao higienista por parte dos próprios círculos médicos. Quanto à ironia e descaso, a história se repete. Só espero que a quantidade de mortes não se repitam... (Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702005000100006&fbclid=IwAR2c-OziEN9PcE0O_2NDu5miKLptZKgzvh9h8q037ViJB43bSGZ2TVt2qHk)

Enfim, se fosse para o povo de Deus pensar que estariam imunes a todo tipo de doenças, não teria sentido Deus gastar vários capítulos das Escrituras para tratar do assunto da prevenção e tratamento dos doentes. E o conselho das Escrituras nunca foi encarar as doenças, mas sim, fugir dela! Fica a dica!

Quem contra-argumentar essas informações dizendo que quem deveria ficar isolado seria o portador do "mal", está correto. O problema é que em nossa sociedade, como e onde isolar as pessoas doentes? E como identificar quem está, ou não, doente, se não temos testes suficientes para todos?

Lembremos do caso de Mirian, quando ficou leprosa. Todo o povo de Israel precisou ficar parado até que a mesma se restabelecesse.

"Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se. E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã." Números 12:9-15



V. QUANDO DEUS MANDOU FICAR EM CASA?

Diante do cenário de pandemia, há uma campanha circulando na mídia com o lema #FicaEmCasa. Será que Deus também aderiu a essa campanha alguma vez?


1. A Praga da Saraiva

“Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora. Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre eles, e morrerão. Quem dos servos de Faraó temia a palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas; Mas aquele que não tinha considerado a palavra do Senhor deixou os seus servos e o seu gado no campo.” Êxodo 9:18-21

Os egípcios, por oprimirem os hebreus e não deixarem eles partir, sofreram as consequências de várias pragas. O texto acima relata um desses sinais e o interessante é que, além de avisar que o juízo viria, Deus avisa aos egípcios sobre como eles poderiam se livrar. Os que ouviram a Palavra do Senhor e se mantiveram em suas casas e foram livres da praga da chuva de saraiva.


2. A Praga da Morte dos Primogênitos, a Páscoa

"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir." Êxodo 12:21-23

O mesmo se deu na última praga, quando o anjo da morte passou e matou os primogênitos. Quem guardou dentro de casa o cordeiro no dia 10 do primeiro mês e o sacrificou na tarde do dia 14, passando seu sangue nos umbrais da porta e esperando a Páscoa, foi livre do juízo.
Interessante que a praga assola o mundo justamente nesse período de Páscoa...

Vamos ficar em nossas casas, debaixo do sangue do Cordeiro, até que o anjo do juízo passe e chegue a Páscoa!


3. Um aviso para o futuro, para a Grande Tribulação

Note o aviso de Deus para o povo de Israel, sobre uma  profecia para os tempos futuros de Grande Tribulação, mas que podemos aplicar para os tempos de epidemia, no geral:

"Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos." Isaías 26:20,21



VI. COMO A IGREJA DEVE PROCEDER?

Alguém pode perguntar: Jesus não tocou em leprosos (Marcos 1:40-44)? A mulher com fluxo de sangue não tocou em várias pessoas da multidão para, então, ser curada por Jesus (Marcos 5:25-34)? Sim! Ele tem autoridade para curar qualquer tipo de enfermidade e tenho certeza que quando toda essa avalanche passar, ouviremos muitos testemunhos do poder de Deus.
Mas você lembra de alguma vez em que Jesus foi até o local de reclusão dos leprosos? Os doentes vinham até Ele.
Sendo assim, vamos sugerir algumas práticas que estão sendo adotadas que podem nos ajudar a manter a chama acesa e não parar diante da calamidade:

1. Para evitar aglomerações, se reúnam em pequenos grupos

Diante da pandemia, os governadores estão proibindo até mesmo com que os cultos nas igrejas aconteçam, para evitar aglomerações.
O problema em manter reuniões com muitas pessoas juntas é que pode não ser você a pessoa a ser prejudicada. Os vovôs, as crianças ou pessoas com debilidade de saúde são as mais atingidas na guerra contra o coronavírus. E mesmo que essas pessoas fiquem em casa, o jovem que for à reunião pode ser contagiado e levar para sua família o vírus. A questão é muito séria. Não pode ser desconsiderada.
Algumas congregações não pararam de se reunir, porém apenas com um total de apenas 5% dos membros. Além de pedir que as pessoas do grupo de risco, ou quem tem em casa pessoas do grupo de risco, ficassem em casa e assistisse aos cultos de domingo on-line, fez uma escala para cada 10 pessoas por domingo irem aos cultos. Assim, durante este período de quarentena, cada um participa um pouco e não ficam totalmente ausente, sem cultuar em comunhão.
Uma prática maravilhosa que realizamos há muito tempo (a igreja nasceu assim) são os cultos nos lares. Como amo! Está aí um tempo em que as células, ou cultos domésticos, os grupos de discipulados, ou pequenos grupos, como queira chamar, podem ser muito úteis para evitar aglomerações. Deus opera em cultos com poucas pessoas também. Creia nisso!

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados." Atos 2:1,2

"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2:46,47

"E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam." Atos 12:12

"Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa." Colossenses 4:15


2. Para evitar aglomerações, utilizem a tecnologia

Estar presente não é o único meio de você abençoar vidas. Os tempos atuais nos permite utilizar a tecnologia para abençoar muitas vidas. Quem sabe até muito mais do que a quantidade de pessoas que alcançamos presencialmente! Em períodos de pandemia, há muitas vidas sedentas enclausuradas dentro das suas casas precisando de uma palavra, de um consolo, precisando de Deus, e podemos usar a internet. Temos disponível gratuitamente sites de transmissão de vídeos, as redes sociais, o telefone ou mesmo aplicativos de reunião on-line para invadir casas que, talvez, nunca entraríamos presencialmente.

Será que podemos encontrar missionários hoje que alcancem pessoas para quando voltarmos à normalidade, essas pessoas possam entrar pela primeira vez em nossos locais de culto?

Os vídeos com estudos bíblicos e as pregações dos cultos poderão ser mantidas nos meios de comunicação e isso pode abençoar até mesmo outras gerações, mesmo depois da nossa partida. Esse é meu sonho. Que, mesmo depois da minha partida dessa terra, meus escritos passam abençoar pessoas de futuras gerações! Na eternidade vou querer conhece-los! rs

Uma estratégia que o Senhor nos deu no projeto missionário que realizamos é o seguinte: Já que não estamos realizando as visitas semanais às famílias, cada irmão está adotando uma família, orado por ela e envio os áudios para as famílias ouvirem de suas casas. E, como os tios das crianças não estão mais reunindo as crianças aqui, os tios receberam a missão de preparar aulas e deveres para as crianças assistirem e, ao cumprir as tarefas, os pais nos mandarem as fotos. E outras atividades serão desenvolvidas ao longo do período de “quarentena”. Ninguém pode nos parar, irmãos! Não é porque o corpo não está presente que a Palavra ficará fechada!

Até porque, imagina se os profetas e apóstolos só adotassem a pregação presencial? Como teríamos acesso hoje às Escrituras? Eles utilizaram a tecnologia da época que era o papiro, a cana e a tinta.
Até mesmo da prisão o apóstolo Paulo escreveu uma boa parte de suas epístolas que abençoam as nossas vidas até hoje:

“Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.” II Timóteo 2:9


3. O papel social da Igreja

Diante do período de pandemia, muitas pessoas que sobrevivem do trabalho informal e não se preparam para períodos de doenças, passa por dificuldades financeiras. Ou, mesmo quem tem carteira assinada e sua empresa está fechada ou falindo, também precisa de ajuda. A prefeitura e o governo federal prometeu uma ajuda para cada família nestas condições, mas muitos demoraram muito para receber o auxílio emergencial e, se não forem socorridos, entram em desespero. Não fazemos ideia o que é uma pessoa que sempre trabalhou e sustentou a casa ser impedido (e até pode ser preso) por tentar sair para trabalhar, e não ter o que dar para os filhos comerem.
Nesse momento a Igreja precisa se levantar para mostrar à que veio. Não existimos apenas para abençoarmos o espírito e alma das pessoas. Nosso papel também é ajudar fisicamente.

Neste momento, há muitas igrejas arrecadando e doando toneladas de alimentos para as famílias carentes e moradores de rua. Mas isso não pode ser algo isolado. Até porque estamos praticamente no início do processo. A Igreja precisa estar preparada para ajudar com cestas básicas, quentinhas, gás e compra de remédios.

Outra prática interessante que testemunhei e aderi foi a doação de produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, pois uma das formas de impedir a propagação do vírus é manter a limpeza da casa, das roupas e do corpo. Arrecadação e doação de sabão também é muito válido.

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." Tiago 2:14-17

"Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer. Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinquenta em cinquenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos;" Marcos 6:36-42

Vamos arregaçar as mangas?


4. A pregação continua nos hospitais?

Mais do que nunca, os profissionais da saúde, servos do Senhor, precisam fazer a sua parte, pregando a Palavra para os que estão em decretos de morte. Seja médicos, enfermeiros, técnicos, equipe da limpeza, cozinha, manutenção, administrativo etc. que estão nos hospitais, precisam agir a fé, não somente em prol de si mesmo, mas, principalmente, para abençoar os enfermos e seus parentes.
Sei que Deus reverterá muitos casos que para a medicina podem ser irreversíveis. E, mesmo que Deus não cure, quem sabe Deus pode usar muitos funcionários das áreas da saúde para pregar a salvação aos prestes a morrer...

Há muitas pessoas que não servem a Deus apavoradas, em pânico e sofrimento diante de uma situação como esta. Estão precisando de um socorro espiritual. E os pregadores da Palavra de Deus precisam, de fato, estar dispostos a atender o convite de Jesus quando forem convocados, mesmo em perigo de sua própria vida. 
Muitos profetas ao longo da história de Israel, apóstolos nos tempos posteriores à morte de Jesus, protestantes durante a Idade Média e missionários nos países comunistas e muçulmanos têm arriscado sua própria vida para que o Evangelho seja pregado, e para que todas as línguas tenham acesso à Bíblia em seu próprio idioma. Se muitos homens não tivessem morrido pela perseguição e doenças, hoje não teríamos o conhecimento da Verdade.

Morrer por Cristo é um ato lindo, honroso e a recompensa será eterna. 

Veja o exemplo lindo de Epafrodito:

"Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra; Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço." Filipenses 2:25-30

Mas, caso o Senhor Deus não te mandou sair por aí tocando nos enfermos ou desafiando as leis naturais, não vá com sua própria força.


5. Cuidados necessários

Caso seja imprescindível os encontros presenciais, é extremamente importante se atentar para as recomendações médicas: manter pelo menos um metro de distância entre as pessoas, banho ao chegar em casa, lavar as mãos com sabão sempre que tocar em algo ou alguém, se não puder lavar as mãos, passar álcool 70% (se possível, o álcool em gel para não ressecar a pele), nada de aperto de mãos, abraços e beijos.

Já para os seguintes grupos de pessoas, não tem jeito. A única solução é o isolamento: pessoas que estejam gripadas e/ou com suspeita de coronavírus, pessoas que recém chegaram de viagens, pessoas que tiveram contato com alguém com suspeita de estar infectado.

Por enquanto, nada de compartilhar objetos pessoais, como talheres e celular, quem estiver gripado deve usar máscaras para ir ao médico, caso o quadro de falta de ar se manifestar. Se for só os sintomas mais frágeis da gripe, aguenta em casa. Quanto menos pessoas vagando pela rua, menor o contágio. Nossos vovôs e pessoas mais frágeis precisam de nosso esforço em manter a quarentena!


"O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena." Provérbios 27:12



6. A Igreja e a oração

Temos visto várias mobilizações das igrejas brasileiras, marcando dias e semanas de jejum, relógio de oração, clamor nas praças, ruas e locais públicos. Algumas igrejas têm se reunido no pátio, por ser área aberta, e, mantendo a distância ideal, se unem para orar e adorar.

Enquanto isso, enquanto a calamidade não passa, nosso papel é clamar ao Senhor para que isso passe o quanto antes, e continuar utilizando os recursos possíveis para pregar a Palavra.

"Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." II Crônicas 7:13,14

Para concluir, aproveite e confira no vídeo abaixo um resumo sobre o que escrevemos acima:


Nenhum comentário: