20 maio 2014

SÍNDROME DE HAM


Continuando nossa série sobre os personagens com mau caráter em Gênesis, desta vez vamos falar de Cam:

"Cam", ou "Ham", filho de Noé, viu o mundo ser punido com o dilúvio, mas ele representa a semente do mal que sobreviveu na arca. Após tentar expor o erro de seu pai (que se embriagara e ficara nu em sua tenda), é amaldiçoado, e não somente ele, mas seu filho Canaã e sua descendência. Gênesis 9:20-27

Por que Ham quis mostrar a nudez de seu pai? Será que ele discordou do juízo com o dilúvio e tentou provar que Noé era também um pecador e, sendo assim, também deveria morrer? Será que ele considerava Deus injusto?
É fato que ele não temia a Deus, pois Noé, ao decretar o futuro de seus filhos, mostra que apenas Sem temia ao Senhor:

"E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja O SENHOR DEUS DE SEM; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." Gênesis 9:25-27

Na "maldição" da descendência de Ham, não há uma punição como a de Adam, Caim etc. O seu juízo seria apenas se submeter aos seus irmãos, servos de Deus. Mas, quer humilhação pior do que uma pessoa soberba ter que se submeter a alguém?

Ham, além de não se contentar com a vontade de Deus que era ser submisso, propaga para sua descendência o ódio contra a descendência de Sem. Com quem Nimrod, seu neto, aprendeu que teria de invadir o território dos filhos de Sem (Sinear) para ali implantar seu reino e ser senhor daqueles a quem ele deveria servir?

Além disso, são os descendentes de Ham (os africanos e os cananeus) que propagam pelo mundo a feitiçaria, o misticismo, o espiritismo. Os filhos de Ham foram, desde o princípio, exemplos de rebeldia contra o Deus Criador.

Nenhum comentário: