25 maio 2014

AS SAGRADAS LETRAS


/

Muitas versões para o Português (como a Almeida Corrigida e Revisada Fiel) traduziram Mateus 5:18 e Lucas 16:17 como se Jesus tivesse falado sobre a letra "jota" (j) e o "til" (~). Porém não temos uma letra no hebraico que se relacione ao nosso "j". Na verdade, Jerusalém, Jesus e Jacó são: Yerushalaym, Yeshua e Yacóv. Não há letra jota em hebraico!

Outras versões (como a Almeida Revisada Imprensa Bíblica ou a Sociedade Bíblica Britânica) traduziram esses versículos como "i" e "til". A substituição do jota pela letra "i" já é uma tentativa de deixar a tradução mais próxima ao original.

A versão Católica traduziu como "jota" ou "traço".

Versões mais modernas (por exemplo, a NVI) trazem as expressões "a menor letra" e "o menor traço".
E aí? Qual das quatro está correta?
Na verdade, todas estão corretas e tem o porquê de estarem assim traduzidas, sendo que as últimas três citadas são as mais adequadas.

Pois bem, todas essas traduções têm motivo de assim estarem.

ιωτα = yod = menor letra do hebraico
Onde está o "j", ou "i" ou mesmo "a menor letra", apontam para a letra yod, do hebraico, que é um pequeno traço, a menor letra do alfabeto bíblico.

κεραια = em grego: antena, pequeno chifre, extremidade = traço
Quanto ao til ou traço, na verdade, é um sinal gráfico (pequeno traço) que serve para distinguir certas letras hebraicas, e que pode alterar o sentido de uma expressão.

Mas, o que tem isso? O que Jesus queria dizer com isso?

Cada letra do hebraico é sagrada (II Timóteo 3:15), não porque é melhor que as outras do planeta, mas porque foram as letras que Deus utilizou para registrar Sua vontade para a humanidade.
Cada letra hebraica, ao mesmo tempo também é um número e um símbolo, uma marca (Apocalipse 13:17).

Por exemplo: a primeira letra, "Álefe", também representa o número um e o símbolo de autoridade (touro, chifres).


Calma! Não estamos falando sobre numerologia, cabalismo ou coisa parecida. Não é para pegar palavras da Bíblia e sair por aí agora prevendo futuro de pessoas, afirmar que pessoas têm determinada personalidade por causa do nome que receberem etc.
Deus reservou em cada livro, página, palavra e letra da Bíblia a Sua revelação (Ele se apresentou através das letras sagradas) e tudo que Ele ali falou VAI SE CUMPRIR!
Você crê?

Veja um exemplo na primeira e na última letra do alfabeto hebraico no estudo A Cruz desde Gênesis: O Álefe e o Táw

Nenhum comentário: