02 junho 2013

O QUE NOS ENSINAM AS FORMIGAS?


O trabalho não é maldição!

Deus instituiu o trabalho muito antes de Adam pecar.



Quando Deus criou Adam, criou-o para frutificar, multiplicar, encher a terra, sujeitar e dominar sobre o planeta (Gênesis 1:28), dar nome a cada animal (Gênesis 2:19), trabalhar e zelar pelo jardim no Éden (Gênesis 2:15) etc.

Ou seja, ele teve que trabalhar muito.
A diferença é que, devido o pecado, Adam trouxe maldição sobre a terra e isso tornou o trabalho fatigante.
Deus não se agrada da preguiça, daquele que faz as coisas de qualquer maneira, do relaxado. Tudo que fizermos, se tememos a Deus, temos que fazer com o maior zelo possível. Deus nos convida a trabalhar e qual criação divina que representa o trabalho, senão a formiga? Ela é um exemplo para nós de dedicação, perseverança, organização, planejamento e engenharia.

1. As formigas organizam as tarefas entre si, cada uma possuindo uma missão. Enquanto umas saem para procurar alimento (operárias), outras trabalham protegendo o formigueiro (soldados);
2. Constroem um complexo sistema de túneis para armazenar alimento e reproduzir. Dependendo da fase das larvas que se tornaram as futuras formigas, essas são colocadas em um nível diferente do túnel;
3. Quando uma encontra comida, volta para o formigueiro deixando um rastro para que as outras a sigam, reforçando o rastro. Quando a comida acaba, as últimas formigas param de reforçar o rastro. Quando o rastro é bloqueado, uma das formigas procura um novo caminho e, ao encontrar, volta até onde o rastro foi bloqueado e a partir dali vai fazendo o novo rastro para as outras a seguirem.
Enfim, se a preguiça te assola, vai ter com a formiga, preguiçoso! rs

Nenhum comentário: