08 abril 2013

QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO?




Dentre tantos locais que o apóstolo Paulo visitou e pregou o Evangelho, Deus me chamou atenção nesses dias para três cidades específicas: Filipos, Tessalônica e Corinto.

Em Filipos, o apóstolo pregou apenas por alguns dias (Atos 16:11-40).
Em Tessalônica, por 03 sábados (Atos 17:1-15).
Em Corinto, porém, Paulo ficou por 01 ano e meio (Atos 18:1-18).

Fazendo uma comparação rápida e humana, poderíamos dizer que a população de Corinto foi a mais abençoada, tendo em vista que teve o privilégio de ouvir o apóstolo por mais tempo e, com certeza, teve a oportunidade de conhecer bem mais profundamente os mistérios das Escrituras Sagradas. E, realmente, o apóstolo Paulo começa a carta aos coríntios dizendo que eles eram abençoados em tudo:

Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
(Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
1 Coríntios 1:5-7



Mas agora, façamos uma comparação do ponto de vista do apóstolo, qual foi a diferença de resultado entre essas três cidades:

1.       Filipos

Em Filipos Paulo ganhou para Cristo Lídia e sua família, a jovem que antes esteve possessa e, por causa deste último feito, foi açoitado e preso. É ali que ocorre um terremoto que abala o cárcere, mas salva o carcereiro.
Embora o apóstolo só tenha pregado nesta cidade por alguns dias, vejamos, pela carta que ele escreveu tempos depois, qual foi o fruto ali:

O progresso da Igreja anima Paulo (Filipenses 1:1-14);
Paulo reconhece esta Igreja como obediente em tudo (Filipenses 2:12);
Para ali é enviado Epafrodito, outro exemplo de dedicação, pois mesmo a beira da morte, serviu (Filipenses 2:25-30);
Os motivos de Paulo ter escrito uma carta a eles foi apenas para confortá-los, pois estavam preocupados com a prisão dele e também para agradecer pelas ofertas que mandaram para ele, quando estava em Tessalônica (Filipenses 4:10-17).

Ou seja, uma tão pequena semente lançada, mas um tão grande fruto de obediência, fé, amor e zelo pelo Reino de Deus foi alcançado ali.

2.       Tessalônica

Em Tessalônica, judeus e muitos gentios creram no Evangelho, mas os judeus invejosos perseguiram Paulo até fora da cidade, até Beréia.

Paulo também pregou pouco tempo aos tessalonicenses, mas vejamos o fruto que ali alcançou:

Para eles, Paulo nada precisava dizer, tamanha conversão (I Tessalonicenses 1:1-10);
Paulo sofreu em Filipos e entre eles não procurando bens ou fama (I Tessalonicenses 2:1-7);
Motivo da carta: Explicação escatológica (I Tessalonicenses 2:1-6; 4:13-18).

3.       Corinto

Quando ali esteve, Paulo quase desistiu de pregar, mas Deus o animou a não olhar para as circunstâncias. Agora, vamos analisar o que Paulo nos deixou registrado sobre a Igreja de Corinto:

Uma Igreja dividida (I Coríntios 1:11-13);
Seguidores de homens (I Coríntios 3:1-4);
Imoralidade entre eles (I Coríntios 5:1-6);
Recorreram à justiça secular (I Coríntios 6:6,7);
Comiam oferta aos demônios (I Coríntios 10:20,21);
Desordens na ceia (I Coríntios 11:17,20,21);
Desordem no culto (I Coríntios 14);
Alguns afirmavam não haver ressurreição dentre os mortos (I Coríntios 15:12).

Este diagnóstico, como o próprio Paulo afirmou, é de um povo carnal.

Daí surgem algumas perguntas:
Bom, porque Deus, que sabe de todas as coisas, pediria que um servo seu insistisse em pessoas que Ele sabe que iria desprezá-lo? Que não iria servi-lo com amor e dedicação? Por que Deus permitiu que Paulo gastasse tanto tempo ali, se havia tantos lugares para ainda ouvir do Evangelho?

Bom, o fato de Paulo ter quase desistido, nos mostra que ele era tão humano quanto nós e, quem quiser servir ao Senhor, também passará por momentos de indisposição, cansaço, frieza etc. Mas devemos lembrar que não podemos tomar atitudes próprias. É Deus quem nos dirige!
Em segundo lugar, ainda que muitos ali tornassem carnais, isso não significa que todos estavam condenados. Sempre há o remanescente! Mesmo na maior perversão de Sodoma e Gomorra, ainda existia lá um justo Ló. Mesmo com o mundo plenamente corrupto, a ponto de Deus enviar um dilúvio, havia um justo Noé. Deus sempre consegue preservar Sua santa semente!
Em terceiro lugar, Deus sempre demonstra Seu amor, Sua longanimidade, bondade e sempre dá todas as oportunidades para que o pecador se arrependa, tendo em vista que Ele não quer que ninguém seja condenado.
Em quarto lugar, em Sua soberania, Deus sabia que o Evangelho espalharia e que o mundo precisava de uma direção sobre o que se pode e o que não se deve fazer. Esta foi uma das maneiras de Deus ensinar à Igreja, preservando esses textos até nossos dias e para sempre! Nada é em vão!

Frases como “Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém” foram inspiradas por Deus ao apóstolo para que chegasse aos nossos ouvidos hoje que, ainda que sejamos livres, nem tudo que fazemos é o melhor a ser feito. Deus sabe o que é melhor para nós!

Mensagem para os pregadores: Não desistam de pregar o Evangelho! Parece que é vão para determinadas pessoas, mas enquanto há vida, a misericórdia do Senhor tem se renovado e, por isso, há esperança! E, mesmo que você tenha a oportunidade de pregar muito ou pouco, não deixe de pregar! Os frutos que Deus quiser que venha, virão!
Mensagem para a igreja carnal: Cuidado! Não é porque o juízo ainda não chegou, que Deus não está vendo! Tanto o bom quanto o mal são utilizados por Deus para exemplo. O bom, para exemplo de como deve ser feito, mas o mal, como exemplo do que não deve ser feito. O bom será gratificado por sua bondade, e o mal condenado por sua maldade!
Mensagem para os novos na fé: É um fato que há a corrupção no seio da Igreja, mas você não precisa participar disso! Temos vivido dias em que líderes das denominações evangélicas são acusadas de tantas coisas ruins pela mídia, mas ainda que esses homens realmente estejam fazendo o que é contrário a vontade de Deus, eles terão julgamento. Enquanto isso, você deve buscar ao Senhor, servir ao Senhor e amar ao Senhor, longe de toda corrupção e pecado que você possa perceber em sua volta.

Pregação ministrada na Igreja Assembleia de Deus do Parque São Roque, na noite de ceia do dia 03/03/13

Nenhum comentário: