30 abril 2013

MARIA - VIRGEM OU MOÇA?



Quando se trata de Maria, a mulher que concebeu Jesus, há alguns assuntos polêmicos. Um deles é sua virgindade. Vamos falar resumidamente aqui sobre estas questões:


Betulah e Almah
Há duas palavras nas Escrituras hebraicas que podem ser traduzidas para nós como virgem: betulah [בתולה] e almah [עלמה]. 

Betulah [בתולה] é o termo mais comum no Tanach para virgem, ou seja, pessoa que nunca teve relações sexuais (como em Isaías 23:12; 37:22; 47:1; 62:5 etc.).
Almah [עלמה], muitas vezes nas Escrituras não é traduzida para o Português como virgem, mas sim, como “moça”, “jovem”, “donzela”(como podemos ver nas demais traduções desta palavra: Gênesis 24:43; Êxodo 2:8; Salmos 68:25; Provérbios 30:19; Cantares 1:3; 6:8). Somente em Isaías 7:14 sempre é traduzida como “virgem”. Esse fato gera um debate, onde alguns alegam que o original não aponta para uma profecia onde a mãe do futuro rei seria uma virgem, mas "apenas uma moça", uma mulher nova, uma jovem.
Mas será que a palavra hebraica almah não representa o estado de virgindade da mulher, como betulah? Será que a tradução da palavra almah para virgem em Isaías 7:14 é tendenciosa? Quem traduziu desta forma quis maquiar o texto original? A tradução para o português foi tendenciosa para justificar o “mito” criado pela Igreja nos livros do Evangelho? A resposta para essas duas perguntas é: Não!
Vamos aos argumentos:


1. Almah = “Senhorita” 
Vamos analisar primeiramente apenas baseado na Língua Portuguesa...
Quando nos referimos a uma pessoa como “moça, jovem ou donzela”, pensamos em que características? Numa mulher casada, com filhos, ou numa senhorita, ou seja, uma moça solteira? Hoje, pode ser que o termo senhorita esteja banalizado porque a maior parte das pessoas não se casam mais virgens, mas no passado o termo senhorita era associado, não apenas a uma moça solteira, mas, também, virgem.

Martim Lutero disse o seguinte sobre o assunto: “Se um judeu ou um cristão puder provar para mim que, em qualquer passagem da Escritura, almah significa ‘uma mulher casada’, eu lhe darei cem florins...”
Em nenhum dos sete versículos citados acima onde aparece a palavra almah, pode-se afirmar que almah se trata de uma mulher casada.


2. Almah = Parthenos = "Virgem"
Aproximadamente, no ano 250 a.C., ao ser realizada a primeira tradução da Bíblia (na époc, apenas os 39 primeiros livros) do hebraico para o grego, na chamada versão Septuaginta, o termo hebraico almah foi traduzido pelo termo grego parthenos [παρθενος], que significa "virgem". 
Assim, os escribas judeus que fizeram a tradução e os que leram essa tradução estavam certamente esperando por um Messias nascido de uma virgem!

Já que o propósito original dessa passagem sobre uma virgem dar à luz um filho tinha tudo a ver com um sinal miraculoso que seria dado à casa de Judá, a fim de mostrar que seus inimigos não o derrotariam, seria então um sinal vazio e sem significado se essa jovem moça, simplesmente, desse à luz um filho, e ainda mais um filho ilegítimo. O fato de ter um filho é algo que acontece todos os dias com mulheres casadas e, infelizmente, com jovens não casadas também. No entanto, seria de fato um sinal miraculoso para a casa de Davi se uma virgem desse à luz uma criança.

Além disso, foi a partir de Isaías que o povo de Israel começou a esperar o milagre da conceição? Não! Esta esperança surgiu desde o primeiro casal, Adam e Eva, após o castigo. Quando Deus disse que o descendente da mulher (excluindo o homem da concepção) julgaria o Inimigo (esmagaria a cabeça da serpente) em Gênesis 3:15. A partir daí, havia uma expectativa de que o Salvador do mundo nasceria de uma forma milagrosa. Ou seja, uma jovem casada não cumpriria a expectativa do milagre.


3. Diferença entre Betulah e Almah
No capítulo 24 de Gênesis, que trata do casamento de Isaque e Rebeca, as duas palavras aparecem: betulah no versículo 16 e almah no versículo 43.
É interessante porque do versículo 16 ao 43 ainda não houve o encontro de Isaque e Rebeca, portanto, não tinha como esta ter deixado de ser virgem.
Mas o que aconteceu entre esses dois versículos?
A resposta está no versículo 22:
"E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;"
O servo de Abraão selou Rebeca e, por isso, a partir daquele momento, ela estava compromissada, noiva, marcada para seu futuro marido.

Sendo assim, a própria Bíblia responde que tanto betulah quanto almah são palavras para virgem, porém, almah é a moça que já foi desposada, que, se relacionar-se com alguém, já é considerada adúltera, pois traiu seu noivo antes mesmo do casamento.

Por causa desse entendimento, a profecia de Isaías fica mais bela e perfeita ainda, pois, além dele profetizar que o Messias viria de uma virgem, esta estaria compromissada com alguém, como Rebeca. Foi exatamente o que aconteceu, centenas de anos depois! Glórias a Deus!
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." Mateus 1:18
Maria nunca tinha tido relações sexuais com homem algum, porém já estava comprometida com José.
Não haveria palavra hebraica mais perfeita que almah para descrever esse fato!

Fato é que, o motivo de Jesus nascer de uma virgem, não significa dizer que ela é pura por causa disso. Uma mulher solteira não é mais pura que uma casada. O sexo não torna uma pessoa mais pecadora que outra. O sexo é criado, abençoado e ordenado por Deus. Até porque, no ato do nascimento de Jesus, Maria tornou-se impura e, depois dos 40 dias, precisou passar pelo processo de purificação (Lucas 2:22), como constava nas Escrituras (Levítico 12:1-6).
O caso da necessidade da virgindade seria:
- Mostrar que o Todo Poderoso glorificaria a entrada de Jesus ao mundo de uma forma sobrenatural, espetacular e soberana;
- Simbolizar que Jesus tornou-se o Filho de Deus (Deus passaria a ser Seu Pai);
- Assim como Adam foi criado de maneira sobrenatural, assim também, o último Adam, Jesus, deveria nascer de maneira sobrenatural.


Só para concluir a questão da virgindade de Maria, a partir do momento que ela deu à luz ao Senhor Jesus, ela deixou de ser virgem, se é que vocês podem me entender... Até porque, Jesus nasceu de forma natural, pelo órgão genital feminino... Não estou falando aqui de relações sexuais, entendem? Estou querendo dizer que, quando José se casou com Maria e teve seu momento de intimidade com ela, ela já não apresentava mais sinais de virgindade...
Jesus teve outros irmãos (Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19) e, até por isso, foi chamado de primogênito de Maria (Lucas 2:21-23).

Nenhum comentário: