17 junho 2012

APROVEITE O MOMENTO DO ESCAPE


Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.” Salmos 32:6,7

Embora essas palavras sempre mexessem muito comigo, sempre tive uma leitura muito limitada destes versículos. Ao ler “... todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar...” imaginava mais ou menos isso:
O ímpio morre de repente, sem ter dado tempo para que se arrependesse de seus pecados. Quando chega a hora de sua morte, ele não tem chances de pedir socorro ao Senhor. Já o justo tem tempo para se arrepender, clamar ao Senhor e ser salvo...
Mas que interpretação incorreta! Por mais que pareça que é isso que está escrito, se analisarmos todo o contexto bíblico, entenderemos o que o salmista ali quer dizer.
Ao saber que receberia uma oportunidade para ministrar a Palavra, Deus me fez lembrar desta passagem, porém Ele me esclareceu do que se trata. Seria assim:

Todo o ser humano tem sua chance de fazer o certo ou o errado e cada um escolhe seu caminho. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1 Portanto, não é só o justo que recebe de Deus um tempo, ou melhor, uma oportunidade, para ser salvo. A salvação bate a porta de todo o homem, cada um de maneira diferente, mas cabe ao homem entender o chamado de Deus e se voltar para Ele.

Para exemplificar, quase morro afogado duas vezes. O momento em que você está debaixo d'água, sem poder respirar, sem poder clamar por ajuda, sem saber o que é o fundo, direita, esquerda, alto, baixo,... Ficamos sem saída e um filme passa em nossa cabeça em segundos. É uma sensação terrível! E tanto em uma vez quanto na outra, percebi que em dado momento, o corpo se levanta até a borda da água e temos a oportunidade de respirarmos ou pedirmos ajuda. Todas as duas vezes, quando meu corpo flutuou ou quando tomei impulso em outra pessoa que mergulhou na piscina, aproveitei o momento que minha cabeça ficou fora d’água para gritar por socorro. E foi assim que vieram me socorrer e fui salvo. Mas e se eu não tivesse gritado por ajuda? Se, no meu egoísmo eu tivesse apenas tomado fôlego para nadar um pouco até a margem? Ninguém me garante que as águas me empurrariam novamente para o fundo, que perderia o controle e morreria afogado. Aí está o segredo: aproveitar o momento certo para clamar por ajuda! E foi isso que o salmista entendeu:


Todo ser humano tem sua oportunidade de, mesmo na situação mais adversa e perigosa, respirar um pouco, ficar aliviado. Mas neste momento, não é para relaxar e achar que irá ficar tudo bem. Este precisa ser o momento da pessoa aproveitar e clamar pelo Senhor a Sua ajuda.
Portanto, o ímpio também recebe oportunidade de livramento, mas SÓ O SANTO CONSEGUE ENTENDER A OPORTUNIDADE que Deus está lhe concedendo e agarra-a com todas as suas forças...

Tantos foram os que perceberam a presença de Jesus e souberam valorizá-la. Como o cego de Jericó, que aproveitou a oportunidade que Jesus estava passando e clamou desesperadamente por sua cura, ou o ladrão na cruz que, no último momento, confessou-se necessitado de Jesus e clamou por seu perdão.


Sendo assim, muitos podem pensar: então posso pecar a vontade porque mais tarde, no leito de morte, vou ter uma chance? Não é isso que a passagem quer dizer. Cada um tem um tempo certo. Uns são na beira da morte, outros são durante anos ou meses. Há outros que são numa simples leitura de um folheto que recebeu passando por uma rua. Quantas oportunidades o ser humano tem de se voltar para o Senhor. Todos tê-na, mas são poucos os que a aproveitam. O melhor exemplo que vejo disso é Ló, que não queria o livramento de Deus, pois demorou muito a sair de Sodoma, tendo que os anjos pegarem em seu braço. Porém, ele poderia ser destruído com a cidade, ao olhar para trás, mas foi obediente, e salvo por meio desta graça e, depois, obediência.

Exemplificando com minha própria vida, passei por um momento muito difícil em várias áreas ao mesmo tempo, por volta do ano 2010, e minha força tornou-se mínima diante das batalhas e quando estava quase me entregando Deus usou um amigo no trabalho para me reanimar. Seu nome é Luã. Este, quando eu estava a beira de jogar tudo para o alto, vendo minha situação, quase que me intimou a fazermos um propósito de jejum toda semana. Eu não jejuava tinha muito tempo. E foi desta forma que Deus me deu uma oportunidade para respirar. E neste momento, não apenas aproveitei para me exercitar mais, mas para pedir ajuda. E Deus colocou várias pessoas em meu caminho para me ajudar, me reanimar, não deixar que eu morresse afogado. Minha ex-namorada Carla, que foi uma grande amiga para mim, ouvindo todos os meus desabafos, o pastor Ailton Siqueira que me animou a abrir mão de algo que estava me fazendo muito mal, o pastor e demais membros da Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Metral, que me incentivaram muito a ver que eu “estava vivo”, “não tinha morrido”! E, assim, ao me voltar para Deus, Ele tem me cercado com alegres cantos de livramento... Obrigado, Senhor! Não morri afogado! Tu me salvastes quando por Ti clamei!

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." I Coríntios 10:13

Enfim, se hoje você está lendo essa mensagem como uma oportunidade de salvação do Senhor Jesus, não despreze este momento. Volte-se para Deus e deixe Ele te socorrer. Clame, se não essa pode ser sua última chance e, após ela, só há morte...

Pregação ministrada no Culto de Oração e Libertação da Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Metral no dia 06/06/12.

Nenhum comentário: