20 setembro 2011

Entendendo Seu Papel



            Se cada um entender seu chamado, haverá competições ou disputas no Reino de Deus? De forma alguma.

            “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” Efésios 4:11-13

            Para que a Igreja seja construída de forma saudável e cresça de maneira agradável ao Senhor, é necessário que cada um entenda seu papel na obra e cumpra aquilo que lhe foi designado pelo Senhor, não esperando algum reconhecimento humano ou título. Quando digo isso, não estou a favor daqueles que se auto denominam pastor e abrem suas denominações para disputar território, mas sim, se você tem a chamada pastoral, por exemplo, pode muito bem ajudar vidas através do exemplo, da oração e de conselhos, sem precisar, para isso, se levantar contra ninguém.

            Em Êxodo 17:8-16 está descrito uma situação embaraçosa que o povo de Israel se viu, logo após ter saído do Egito. O povo de Amaleque veio guerrear contra os israelitas, sendo esses totalmente despreparados para uma batalha como essa.
            Imediatamente Moisés nomeou Josué como comandante daquele exército, pediu que ele escolhesse os homens que poderiam guerrear e subiu ao monte com Arão e Ur, para interceder.
            Israel saiu vitorioso, graças a Deus, e por isso Moisés levantou um altar e disse que o Senhor era a sua bandeira, ou seja, é em nome do Senhor que eles venceram, é o Seu nome que precisa ser exaltado em nossas dificuldades.
            Mas o Senhor, para conceder esta vitória, contou com o esforço de cada um ali, seja de Moisés, Josué, Arão, Ur, o exército e o restante do povo. Quando Moisés erguia aos mãos ao trono de Deus, o povo de Israel vencia a guerra, mas ele não agüentou por tanto tempo ficar com as mãos erguidas. Por isso, o apoio de Arão e Ur ali foram de extrema importância. Mas lá embaixo do monte, estava Josué também fazendo a sua parte, conduzindo os soldados na peleja. Consequentemente, os soldados também atuaram. E em todas as batalhas é importante o apoio logístico, ou seja, aqueles do povo que levavam os materiais de combate, ou mesmo alimentos, e cuidava dos feridos.

            O dever de Moisés foi cumprido;
            Os deveres de Josué, Arão e Ur foram cumpridos;
            Os deveres do exército israelita e do restante do povo foram cumpridos.
            E, assim, Deus concede a vitória!!

            I Coríntios 12:12-30

            Faça o que Deus tem colocado para você realizar hoje. Seja a intercessão, receber os irmãos e visitantes na portaria de forma bem calorosa, orando e aconselhando os que estão em dificuldades, ou até mesmo ajudando financeiramente, participando sempre dos evangelismos, enviando cartões ou escrevendo cartas com palavras de ânimos para os que estão distante, visitando, limpando, sorrindo, tocando, cantando etc. Sempre há muito que fazer, porém tantos se desgastam à procura de cargos e títulos... Entenda seu papel, sirva ao Senhor a ao próximo e espere o tempo certo para que a unção sobrevenha sobre a sua vida. Deus abençoa e honra os que trabalham! Deus conta conosco!

Pregação no Culto Dominical dia 13/01/02 na Igreja Batista Nova Filadélfia em Vila Kennedy

Nenhum comentário: