19 setembro 2011

Deus Também Chama os Capacitados



            Já ouvi milhões de vezes a frase: “Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados.” Em partes, isso é verdade, no sentido de que NUNCA ninguém está plenamente preparado diante de Deus para cumprir exatamente Sua vontade. Porém é bem verdade que Deus antes de chamar os Seus, desde antes de seu nascimento, já começa a os preparar.
            Essa esta frase é perigosa no sentido que muitos querem ser pastores, líderes, assumir cargos de destaque dentro de suas congregações ou ter fama no meio evangélico antes da hora. A vida de Josué é um exemplo de que Deus, de antemão, já nos prepara para o nosso ministério e precisamos aguardar o tempo certo para sermos usados conforme Deus quer. Além de Josué, poderíamos citar a vida de Moisés, Samuel, Davi etc., mas fiquemos, por enquanto, apenas com Josué.

            Quando Israel saiu do Egito, estando em Refidim, o povo de Amaleque veio para batalhar. Enquanto Moisés subiu ao monte para interceder por seu povo, deixou Josué como comandante do exército (Êxodo 17:8-16). É assim que este homem aparece nas Escrituras. E é exatamente para isso que ele será levantado no futuro: para liderar Israel na conquista de Canaã. Muitas vezes não entendemos porque precisamos passar por determinadas coisas. Problemas, tristezas, frustrações, doenças, relacionamentos com certas pessoas, oportunidades de fazer cursos, locais por onde passamos durante a vida etc. Tudo que passamos tem um propósito específico da parte de Deus para sermos úteis em Sua obra um dia, caso deixemos o Senhor nos guiar e moldar nossa vida (Romanos 8:28; II Coríntios 1:4).
            A partir de então, Josué aparece como servo (Êxodo 24:13) e seguidor de Moisés nos seus momentos de busca ao Senhor (Êxodo 32:17; 33:11). É claro que a bagagem das experiências de vida serão importantes para o ministério, porém há muita gente que deseja liderar, porém nunca aprendeu a ser liderado. Há também muitos que desejam o microfone nas mãos, porém não tem intimidade com Deus a ponto de serem espelhos para outras vidas. Por isso a Palavra diz que os que querem ser consagrados não podem ser neófitos, ou imaturos, ou novos na fé (I Timóteo 3:6). Aprendamos, portanto, primeiro a obedecer aos nossos líderes e a ter intimidade com Deus para depois sermos usados por Ele.
Mais tarde, quando Moisés separa um chefe de cada tribo para espiar Canaã, Josué é o escolhido da tribo de Efraim e, Calebe, seu companheiro de ministério, é o escolhido da tribo de Judá. Mesmo vendo grandes dificuldades na terra prometida, esses dois foram os únicos espias que confiaram no poder do Senhor de lhes deram aquela vitória e quase foram apedrejados por tentarem animar o povo a confiarem no Senhor. Exatamente por isso, Deus decide matar no deserto os mais de seiscentos mil israelitas incrédulos e, dentre os que saíram do Egito, apenas Josué e Calebe são dignos de entrar na terra “que mana leite e mel” (Números 13,14). Aquele que deseja fazer a obra do Senhor com fidelidade sofrerá, pois o povo nem sempre quer ouvir a verdade. Como dizem, “a verdade dói”. O líder espiritual terá que estar disposto a seguir os conselhos do Espírito Santo e a desprezar as muitas vozes, pois definitivamente “a voz do povo NÃO é a voz de Deus”!
Deus conhecia o coração de Josué, viu o sua fé, sua busca e o preparou por 40 anos para liderar o povo no lugar de Moisés (Números 27:18-23; Deuteronômio 31:1-8, 14-23).
Calebe, o filho de Jefoné, o quenezeu, tinha 85 anos e nos surpreende com sua declaração de que estava com a mesma fé e força de 45 anos atrás para conquistar a terra dos anaquins, cidades fortes e grandes, no monte em Hebrom que lhe fora prometido (Josué 14:6-15; 15:13-19). Devemos também valorizar as vidas que Deus coloca ao nosso lado para nos fortalecer nos momentos de dificuldades e estarmos sempre perto de pessoas que nos ajudarão a realizar os propósitos de Deus em nossa vida.
Josué mesmo passou por momentos difíceis quando Moisés morreu, pois agora seria a hora dele colocar em prática tudo o que aprendeu, sem a ajuda de seu antigo líder. Por várias vezes Deus o anima a se esforçar, mostrando provável temor (Josué 1), mas o Espírito Santo o revestiu (Deuteronômio 34:7-9) e conseguiu ensinar a Israel a temerem ao Senhor (Josué 24:29-31), para a glória de Deus!!

Portanto, não se afobe. Busque em primeiro lugar crescer espiritualmente com Deus, ajudar seus líderes em tudo que for agradável ao Senhor (e não tarefas que agradarão apenas aos homens) e espere o tempo de Deus para, se Ele quiser, te direcionar a uma tarefa específica!!

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

Nenhum comentário: