09 janeiro 2011

Filmes Evangélicos Escatológicos


Embora a Igreja não invista muito na 7º arte, o cinema, foram produzidos nas últimas décadas alguns filmes escatológicos baseados na Bíblia que valem a pena ler, não para criarem doutrinas ou base por eles, mas para nos aguçar a estudar mais a Palavra e facilitar, assim, o entendimento.
Esses aí da ilustração acima são os mais conhecidos que eu vi.

A primeira série (Um Ladrão na noite, A Grande Tormenta, A Imagem da Besta e Agonia no Planeta) foi o primeiro que vi quando ainda era criança. Em quase todas as locadoras têm pelo menos um desses. Embora seja antigo, é interessante e explica bastante coisas, pois os crentes que ficaram na Grande Tribulação vão explicando os fatos que se sucedem no mundo! O engraçado é que, sem a experiência do avanço tecnológico que temos hoje, o filme mostra a marca da besta como uma tatuagem, ou espécie de carimbo. Mas vale a pena...

A segunda série (Apocalipse e Revelação) é um tanto fantasiosa, pois as pessoas são levadas a uma outra dimensão para aceitar a marca da besta. Aí já é tecnologia até demais... rs

A terceira série (O Arrebatamento I, II e III) não ficou muito gravada na minha mente. Na verdade, acho que só vi um desses filmes, mas lembro dos efeitos que fizeram para o momento do arrebatamento... Tipo uma luz vem do céu para buscar cada salvo especificamente e como o ambiente muda. Interessante!

A quarta série (Deixados para Trás I, II, III, ...) é a mais atual e ficou muito famosa. Com certeza, essa é fácil de achar, baixar na internet e até mesmo comprar a coleção. Essa série é baseada numa obra literária e, com certeza, promete mais filmes. Embora seja mais um romante do que um drama, que é o que deveria ser, tendo em vista que fala do pior período que o planeta passou e passará, vale a pena por alguns detalhes que os outros filmes não mostraram, como, por exemplo, as duas testemunhas. Um fato estranho é do Anticristo ser desmascarado e o rabino judeu se converter a Cristo logo na primeira semana da Grande Tribulação.

O último filme "O Fim da Colheita" também é antigo, não trata do arrebatamento em si, como os outros anteriores, mas também é apocalíptico e traz um argumento muito interessante em relação ao período em que Cristo virá estabelecer seu reino na Terra, no milênio.

Repito: Cuidado para não ficar preso apenas ao que mostra o filme e, assim, crie suas teorias. É necessário analisar tudo e reter o que é bom!

2 comentários:

Anônimo disse...

Também tem um filme muito antigo e bastante convicente chamado Os Anos da Besta (1981) ele trata o arrebatamento da igreja, a manifestação do anticristo, uma tempestade de fogo sobre a cidade, cristãos sendo mortos no quintal de sua casa, terremotos,um novo grupo de cristãos, o anticristo sendo baleado e sendo ressuscitado pelo falso profeta, sendo adorado pelos impios, forçando a terra a usar seu sinal, uma nova perseguição contra cristãos por causa da marca da besta, chagas malignas sobre os adoradores da besta,a batalha do armagedom, o sol queimando impios e o triunfo final com a volta de Cristo. É um filme resumido mas muito bom. Há também duas ficções modernas sobre o fim dos tempos Omega Code e Megido um é a continuação do outro um trata dos primeiros três anos e meio e o outro trata dos últimos três anos e meio - ambos muito bons com efeitos visuais espetaculares.

Anônimo disse...

Assisti o filme o fim da colheita pelo iyuot muito bom brigado fabio