14 agosto 2010

O Cerco do Inimigo


Você já parou para pensar sobre o poder estratégico que o inimigo de nossas almas possui? Ele não está brincando em serviço! Vejamos, a exemplo do cerco que ocorreu em Jerusalém na época que antecedeu o cativeiro Babilônico:
O Inimigo, quando nos cerca, age da seguinte forma:

1- Coloca outro rei no lugar do correto (II Reis 24:17);
Assim como Nabucodonozor, antes de atacar Jerusalém, substituiu o rei Joaquim por Zedequias, assim é Satanás. Ele tenta tirar o Rei dos reis de nossa vida, nos fazendo colocar outros reis no lugar: o eu, o(a) namorado(a), o emprego etc.

2- Vem com todo o seu exército (II Reis 25:1);
O inimigo vem com toda força, nos provocando de toda a maneira até descobrir nosso ponto fraco. Como ele não é onisciente, nos atiça até ver nosso semblante mudar e perceber o que mais gostamos.

3- Prepara estratégias (II Reis 25:1);
Assim como Nabucodonozor se acampou com armas em volta de Jerusalém, enquanto o inimigo não nos ver frágeis, ele não desiste, preparando todo tipo de armadilha contra nós.

4- Permite a vítima ficar com fome e fraca. Para isso, sabe esperar. Não se apressa (II Reis 25:1-3);
Assim como Nabucodonozor esperou Judá sentir fome, assim o Diabo tirá-nos o alimento da Palavra, da oração, da comunhão com a Igreja, quando nos afastamos do nosso Rei Jesus.

5- Arromba, então, as portas e invade (II Reis 25:4);
O inimigo não nos pede licença e nem bate na porta, como o Espírito Santo, mas, se damos brecha, ele invade para saquear e destruir tudo de bom que há em nós.

6- O falso rei e a falsa proteção fogem (II Reis 25:4-6);
Assim como o exército, que deveria proteger os homens de Judá e até o próprio rei, que deveria lutar pelo seu povo, fugiram, assim é no dia do nosso sofrimento: Aqueles que tínhamos como rei, ou seja, nossa própria força, o(a) namorado(a), o emprego etc. não podem nos salvar. Pelo contrário, fogem de nós...

7- Os “filhos”, ou seja, os frutos, são mortos (II Reis 25:7);
Tudo aquilo que construímos com nossa própria força, nossos castelos de areia, se vão no momento do castigo...

8- A vítima fica cega, não podendo mais ser iluminados (II Reis 25:7);
Os que estão nas garras do Inimigo perdem a visão e, se não se arrependerem a tempo, nunca mais poderão ver a luz de Cristo novamente.

9- A vítima fica presa pelo inimigo (II Reis 25:7);
Quantos são os que neste mundo estão presos pelo inimigo nas drogas, no álcool, no sexo depravado, na depressão, no medo, na falta de paz etc. Estão colhendo o que plantaram, por terem dado brecha para o inimigo cercá-los.

Nenhum comentário: