22 maio 2010

Como São Importantes os Amigos

Em todas as áreas de nossa vida, como são importantes os amigos. Um versículo que acho muito lindo e fala sobre isso é:
"Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo." Provérbios 27:17

Você já tinha lido este versículo antes? Já parou para meditar sobre ele? Então pense comigo:
O ser humano, ao crescer, aprende com os outros como andar, como falar, como comer, como se vestir, como se relacionar, como lidar com as situações etc. Quanto mais influências positivas sofrermos à nossa volta, teremos a tendência de agir positivamente. E virce versa. Não estou reafirmando o ditado que diz: "filho de peixe, peixinho é", ou "a culpa é do meio", pois cada pessoa, embora seja muito influenciado pelas coisas que vê, ouve e percebe, isso não o torna participante ou igual ao que está próximo. Mas é fato que tudo que está a nossa volta provoca em nós algum tipo de mudança. Se eu sou o que sou hoje, parte é porque do que faço é o que aprendi com as pessoas que convivi.

A Bíblia também diz:
"As más conversações corrompem os bons costumes." I Coríntios 15:33

Portanto, devo muito aos bons amigos que tive. Pessoas que influenciei e que também me influenciaram. É claro que, como falhos que somos, sofremos decepções e decepcionamos muitas vezes, mas sou grato por ter tido em minha vida pessoas que me amaram, que me ouviram, que torceram e torcem por mim.
Dedico esta postagem àqueles que passaram por minha vida como simplesmente amigos!!

Para exemplificar, amor entre amigos maior que Jonatas e Davi não há na Bíblia. Foi amor mui forte que o rei chega a declarar que era maior do que o amor das mulheres:
"E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma... E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma." I Samuel 18:1,3
"E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais." I Samuel 20:41
"Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres." II Samuel 1:26

União perfeita, defesa mútua, conhecimento tão profundo que as vezes chega ser maior que o dos familiares, confiança, fidelidade, cooperação, felicidade em compartilhar momentos juntos, mesmo que tenham preferências divergentes a respeito de muitas coisas.

Há sempre aquele que é o melhor, o que mais cativa, que faz-nos feliz pelo simples fato de ter sua amizade e de ser seu preferido. Dói quando ficamos distantes desses, mas a vida é assim mesmo. Nos apronta algumas que não esperamos... Fazer o que, né? Deus é que nunca pode faltar em nossas vidas! Ele é o amigo perfeito!!


"... há um amigo mais chegado que um irmão." Provérbios 18:24
Como um instinto de sobrevivência, o ser humano precisa de amigos não só para aprender como agir, mas para compartilhar o que tem, em atos de desejar o melhor para o outro, empatia, altruísmo, dividir também os bons momentos, não só os maus. Outro versículo sobre amizade diz:
"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão." Provérbios 17:17

Jesus também tinha os seus preferidos. Na cidade de Betânia, Jesus tinha três amigos que sempre que podia, ia visitá-los:
"Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro." João 11:5
É justamente nesta passagem que é relatado pela primeira vez o choro de Jesus, ao saber que seu amigo Lázaro estava morto. Faz parte de uma amizade chorar por alguém que ama, chorar por ver seu amigo numa situação de aperto.

E dentre a multidão que o seguia, Jesus escolheu para si os 12 discípulos. Dentre os 12, sempre chamava 03 para revelar grandes segredos. E dentre os 03, seu mais amado era meu chará, João.
"Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus." João 13:23
"Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho." João 19:26
"Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava..." João 20:2a
"Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor." João 21:7

É fato que poderemos amar muitas pessoas em nossa vida. Há pessoas que tem a facilidade de amar o próximo, pois Deus nos concede esta graça, mas há aqueles que amamos especialmente. Há os mais chegados. Há os mais queridos que não saem de nossa cabeça, mesmo que as situações venham separar. Seja a distância física, falta de tempo e até em meio às decepções, não há como esquecer o amor de nossos amigos, se é que um dia verdadeiramente amamos.
Há pessoas que amamos, mesmo não tendo mais a amizade que tínhamos antes da decepção, da distância ou do tempo. Essas pessoas estarão para sempre guardadas em nossos corações.

Jó teve amigos assim. Amigos que, quando ele mais precisou de apoio, o fizeram ainda mais mal.
Mas o dia chega em que poderemos provar o nosso amor por essas pessoas que, sem perceber, nos feriram tanto. No final, foi o enfermo Jó que foi orar para que Deus ajudasse seus cruéis amigos:
"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." Jó 42:10

Como não lembrar dos grandes amigos da época da escola? Seja há mais de 20 anos atrás, na época da 3º série até os da pós-graduação. Sempre têm aqueles que nos aproximamos e nos tornamos companheiros de estudos. A própria escola nos exige isso. Trabalhos em grupos, teste em dupla, apresentação de seminários, cada um no seu lugar marcado, sempre sentando perto de pessoas que acabam se aproximando e se tornando queridas, não por ser melhores que as outras, mas por serem próximas.
Aqueles que iam todos os dias comigo para a escola, seja a Joana Angélica ou Café Filho. Aqueles que me levavam para suas casas nos momentos de recreio por eu morar longe e não ter como ir para minha. Aqueles que me consolavam quando tirava nota baixa. Aqueles que compreendiam minha timidez, me respeitavam e ainda conseguiam ver algum valor em mim, mesmo sabendo que eu não poderia fazer nada por eles. Aqueles que se hoje eu encontrar na rua talvez nem os reconheçam mais, mas que ficarão para sempre em minha memória não seu rosto, mas suas atitudes para comigo e os momentos tão bom que passamos juntos. Valeu!! São tantos, nem consigo lembrar todos agora, mas são valiosos...

Quanto aos visinhos, poxa, na minha adolescência eu me afastei deles, além de outros motivos, por problemas de saúde, mas não poderia jamais esquecer das nossas brincadeiras, risos, pulos, corridas, descobertas... Valeu tantos que são importantes...

Na família, também há dois importantes: meus primos, os que sempre estavam aqui em casa e os que sempre eu ia visitar. Poxa, como vivemos "grandes aventuras" em coisas que hoje não tem mais nenhum valor para as pessoas... Subir em árvores, preparar novos pratos que nunca eram comidos (a não ser os patos e galinhas), por ter ingredientes não muito saboroso: terra, areia, ... rs

Nos trabalhos onde ganho o pão, sempre há pessoas muito especiais que acabamos conhecendo e, ao sair da empresa, dói por saber que nada será mais igual aos dias que passávamos sempre juntos rindo, zoando, superando as dificuldades, aconselhando, orando...

Por causa do lado espiritual, a lista é bem maior, pois por onde eu passei conquistaram meu coração pessoas inesquecíveis. Tantos que com certeza amo e o que prova isso foram atitudes... Elas falam mais que as minhas palavras...

Todos que conheci são pessoas que um dia tiveram, e ainda tem, uma importância incrível na minha vida. Não por terem me dado algum presente físico, ou algo de valor material, mas por terem me concedido o privilégio de me terem feito sorrir, amar, confiar, abraçar, acariciar, sonhar juntos, adorar juntos, orar juntos, jejuar juntos, beijar, correr, conhecer o mundo da internet, dialogar, dar gargalhadas, chorar de emoção, me sentir querido e amado...

Você que lê esta mensagem, tem que ter cuidado ao selecionar as suas amizades. Talvez se hoje sou mais feliz e me sinto bem, foi porque tive boas pessoas como amigos. Pessoas que me influenciaram positivamente. Não se misture com pessoas que vão te fazer mal. Isso se chama julgo desigual. Não ache que você conseguirá levá-los ao bem por sua própria força, mas tu é quem podes cair por se juntares às pessoas erradas:
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" II Coríntios 6:14

Amnom sofreu muito por ter ouvido um conselho errado daquele que achava ser seu amigo,
Jonadabe, mas no momento em que mais precisou dele, ele se afastou:
"Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz." II Samuel 13:3
Jonadabe influenciou Amnom a estuprar sua própria irmã e quando seu "amigo" morreu, nem lamentou, pelo contrário, tratou sua morte como algo simples:
"Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, respondeu, e disse: Não diga o meu senhor que mataram a todos os moços filhos do rei, porque só morreu Amnom..." II Samuel 13:32

Já tive amigos que no momento que mais precisei me abandonaram. Isso é normal no mundo individualista que estamos, até por isso, por mais que amemos tanto seres humanos, não podemos esquecer que eles são humanos. Vão falhar... Estejamos preparados, portanto, para sofrermos decepções daqueles que menos esperamos. E Deus não é culpado disso. Não se afaste de Deus por que alguém te decepcionou...

Ame, sem esperar ser amado:
"Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." II Coríntios 12:15
Esta é uma palavra bem difícil de praticarmos, não é mesmo? Todos esperamos algo em troca de nossa dedicação, amor, ... mas essa é uma palavra para que intendamos que só Deus pode nos recompensar por completo e nos dar muito mais que possamos merecer.

Mesmo assim, obrigado MEUS AMIGOS!! E obrigado ao amigo que sempre será fiel: Jesus!!

Nenhum comentário: