16 setembro 2024

O QUE SIGNIFICA O TERMO IGREJA?


 O que significa o termo Igreja?



  1. Significados diversos para a palavra “igreja” atualmente:


A palavra “Igreja” tem atualmente muitos significados. Vamos citar abaixo pelo menos três conceitos:


* Muita gente considera a igreja como o prédio onde as pessoas se reúnem para cultuar. Lembro-me que quando eu era bem pequeno, em um hinário, ao lado de uma canção que dizia: “Essa igreja, ela um dia vai subir, ela um dia vai subir para Nova Jerusalém…”  eu desenhei o prédio onde meus pais e eu congregava com asas, e flutuando, como se, quando Jesus voltasse, o prédio iria subir com a gente dentro… Que loucura, né? Mas eu não sabia que igreja eram pessoas. Eu achava que era o prédio…

E, por conta das tradições, muitos consideram o prédio como um lugar especial, santo, no sentido de que ali não se pode pecar, como se houvesse algum outro lugar onde o pecado fosse liberado… Lembro de na minha adolescência alguém dizer para outro: “Não mente. Você está na igreja!” Mas para as Escrituras Sagradas, o prédio onde nos reunimos não é a igreja… 

E mesmo depois de adulto, a gente muitas vezes continua dizendo: “Vou para a igreja!” Mas será que a Bíblia pensa isso?


* Outro significado que atribuem à palavra igreja é a instituição. Hoje o governo determina que os grupos religiosos que se reúnem registrem essa entidade no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (como se fosse uma empresa ou ONG) e, para isso, é necessário ter uma diretoria, com presidente, tesoureiro, secretário etc. ter um estatuto social etc. Com o CNPJ, o estabelecimento pode abrir uma conta no banco, comprar bens, contratar funcionários etc. Essa é uma burocracia governamental da modernidade, mas é importante entender que não necessariamente um grupo que tenha CNPJ, pastor presidente e tudo mais signifique que faz parte da “Igreja de Jesus”...

Até porque hoje há instituições denominadas igrejas, mas que não consideram as Escrituras Sagradas como sua regra de fé e prática… 


* Outro significado atribuído para o termo igreja é considerar toda uma denominação como igreja. Por exemplo, a Igreja Batista, a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Universal, a Igreja Metodista etc. 

Uma denominação compreende todas as congregações identificáveis por características próprias em seu nome, fundador, história particular, organização, liderança, doutrina teológica, estilo de adoração etc.

No passado havia uma discordância maior entre elas, porém, atualmente, as igrejas chamadas protestantes ou evangélicas, em sua maioria, se reconhecem como parte de um organismo maior, que é a “igreja de Jesus”, isso porque, ainda que haja divergências teológicas entre elas sobre a forma de batismo nas águas, o batismo com o espírito santo, sua evidência e os dons espirituais, a salvação por livre escolha ou predestinada, a ênfase ao estudo bíblico ou a ênfase da manifestação de sinais como cura etc. Enfim, ainda que haja muitas divergências, o que as unem é um fato: somente a fé em Jesus salva! Se a igreja crê nessa verdade, independente das outras diferenças, ela faz parte da igreja de Jesus.


Infelizmente, esses significados podem nos confundir quando lemos as Escrituras. Portanto, o que a Bíblia chama de “igreja”? Vamos mergulhar?



  1. O termo hebraico KAHAL no chamado Antigo Testamento:


No chamado antigo testamento, que compõe os primeiros 39 livros da Bíblia, escritos em hebraico e aramaico, o termo KAHAL [קהל], que pode ser um verbo ou um substantivo, ocorre 155 vezes. E, em cada versículo, ele é traduzido com diferentes palavras sinônimas. Abaixo citamos a palavra traduzida em Português e um versículo ao lado como exemplo de quando essa tradução aparece:


MULTIDÃO: “... uma multidão de povos;” Gênesis 28:3

AGRUPAMENTO: “... com o seu agrupamento…” Gênesis 49:6

AJUNTAMENTO/ AJUNTAR: “... o ajuntamento da congregação...” Êxodo 12:6

ACERCAR: “... o povo… acercou-se de...” Êxodo 32:1

CONVOCAR: “… convocado toda congregação…” Êxodo 35:1

COLETIVIDADE: “... aos olhos da coletividade…” Levítico 4:13

CONGREGAR/CONGREGAÇÃO: “... toda a congregação de Israel.” Levítico 16:17

REUNIR + POVO: “Moisés e Arão reuniram o povo…” Números 20 :10

ASSEMBLEIA: “... assembleia do SENHOR.” Deuteronômio 23:1

CHAMAR: “Se ele passa, prende a alguém e chama a juízo, quem o poderá impedir?” Jó 11:10

SÚCIA: “Aborreço a súcia de malfeitores...” Salmos 26:5

PUBLICAMENTE: “... descobrirá publicamente.” Provérbios 26 :26

CONJUNTO: “... conjunto de grandes nações...” Jeremias 50:9

COMPANHIA: “... com numerosa companhia...” Ezequiel 17:17

MEIO: “... no meio de muitos povos...” Ezequiel 32:3

BANDO: “... Ajuntaste o teu bando…” Ezequiel 38:13


Uma primeira ideia que podemos tirar de tudo isso é que KAHAL nunca é uma pessoa sozinha, isolada. É impossível uma pessoa ser KAHAL. Precisa ter pelo menos duas pessoas e mais a frente vamos explicar o motivo.





Segundo o dicionário Strong, KAHAL é:

Verbo:

1. reunir, juntar

  • por razões religiosas

  • por razões políticas

2. convocar uma assembleia

  • para guerra, julgamento

  • para fins religiosos


Substantivo:

1. companhia, congregação, convocação

  • para mau conselho, guerra ou invasão, propósitos religiosos

2. companhia (de exilados que retornavam)

3. congregação

  • como um corpo organizado


Perceba que, tanto nos versículos citados acima, como na tradução feita pelo dicionário, KAHAL ao mesmo tempo pode ser o ato de se reunir, como o ato de convocar pessoas para se reunirem. Ou seja, mesmo que o grupo ainda não tenha se reunido, só a ação de alguém estar trazendo outros para a reunião, isso já é KAHAL.


AJUNTAR: “e ajunta toda a congregação à porta da tenda da congregação.” Levítico 8:3

CONVOCAR: “Então, Davi convocou para Jerusalém todos os príncipes de Israel...” I Crônicas 28 :1

REUNIR + POVO: “Moisés e Arão reuniram o povo…” Números 20 :10

CHAMAR: “Se ele passa, prende a alguém e chama a juízo, quem o poderá impedir?” Jó 11:10


A pessoa que provoca o encontro desse grupo é chamada de KoHeLeT [קהלת]. Segundo o dicionário Strong, este é o “coletor (de sentenças), pregador, orador público, orador em uma assembleia”.


“Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém:” Eclesiastes 1 :1

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” Eclesiastes 1:2

“Eu, o Pregador, venho sendo rei de Israel, em Jerusalém.” Eclesiastes 1:12

“Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para a respeito delas formar o meu juízo,” Eclesiastes 7:27

“Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade.” Eclesiastes 12:8

“O Pregador, além de sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento; e, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.” Eclesiastes 12:9

“Procurou o Pregador achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade.” Eclesiastes 12:10


Como podem ver, esse termo só aparece em um livro. E o nome desse livro é “Eclesiastes”, ou seja, esse nome é a tradução de KoHeLeT. Portanto, KoHeLeT é quem reune a KAHAL. Eclesiastes é quem reune a… Ekklesía, ou seja, a Igreja.



Correção: Na verdade, as duas imagens acima podem representar KAHAL. A foto número 1 pode ser representada, pois uma pessoa está se dirigindo à outra e a convidando para o ajuntamento. Na segunda imagem, as pessoas já estão reunidas e, inclusive, estudando as Escrituras. Isso é KAHAL!



  1. KAHAL, na Septuaginta, traduzido como ekklisían ou ekklisías:


Quando os primeiros 39 livros das Escrituras Sagradas foram traduzidos para o grego, a pedido do rei do Egito Ptolomeu II Filadelfo (309 a.C. - 246 a.C.) na versão chamada de Septuaginta, muitos versículos onde havia a palavra KAHAL foram traduzidos por ekklesía.

Nos dias de Jesus e dos apóstolos, a Septuaginta era a Bíblia utilizada para poder se comunicar com os povos que não falavam hebraico/aramaico. Isso porque o grego era a língua universal da época, bem parecido como hoje é o inglês.


Vejamos o exemplo de uma dessas traduções, primeiro em hebraico, depois em grego e, por último, em português:


Hebraico - KAHAL [קהל]:

1 א לא יקח איש את אשת אביו ולא יגלה כנף אביו  

2 ב לא יבא פצוע דכא וכרות שפכה בקהל יהוה  

3 ג לא יבא ממזר בקהל יהוה  גם דור עשירי לא יבא לו בקהל יהוה  

4 ד לא יבא עמוני ומואבי בקהל יהוה  גם דור עשירי לא יבא להם בקהל יהוה עד עולם

9 ט בנים אשר יולדו להם דור שלישי--יבא להם בקהל יהוה  

Grego ekklisían [ἐκκλησίαν]:

1.οὐ λήμψεται ἄνθρωπος τὴν γυναῖκα τοῦ πατρὸς αὐτοῦ καὶ οὐκ ἀποκαλύψει συγκάλυμμα τοῦ πατρὸς αὐτοῦ

2.οὐκ εἰσελεύσεται θλαδίας καὶ ἀποκεκομμένος εἰς ἐκκλησίαν κυρίου

3.οὐκ εἰσελεύσεται ἐκ πόρνης εἰς ἐκκλησίαν κυρίου

4.οὐκ εἰσελεύσεται Αμμανίτης καὶ Μωαβίτης εἰς ἐκκλησίαν κυρίου καὶ ἕως δεκάτης γενεᾶς οὐκ εἰσελεύσεται εἰς ἐκκλησίαν κυρίου καὶ ἕως εἰς τὸν αἰῶνα

9 υἱοὶ ἐὰν γενηθῶσιν αὐτοῖς γενεὰ τρίτη εἰσελεύσονται εἰς ἐκκλησίαν κυρίου

Português assembleia:

“Aquele a quem forem trilhados os testículos ou cortado o membro viril não entrará na assembleia do SENHOR .” Deuteronômio 23:1

“Nenhum bastardo entrará na assembleia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará nela.” Deuteronômio 23:2

“Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do SENHOR, eternamente.” Deuteronômio 23:3

“Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na assembleia do SENHOR.” Deuteronômio 23:8


Como podemos ver acima, em todos esses versículos de Deuteronômio 23, onde havia a palavra KAHAL, os tradutores da Septuaginta utilizaram o termo ekklisían [ἐκκλησίαν]. Por mais que você não entenda nada de hebraico ou grego, é só reparar nas palavras destacadas em cada linha da tabela.

Além de Deuteronômio, o termo ekklisían aparece como tradução de KAHAL em outros textos da Septuaginta, tais como em: Juízes 21:8; I Samuel 19:20; I Reis 8:55; II Crônicas 6:3; Neemias 15:7; Salmos 25:5; Lamentações 1:10; Joel 2:16.

A sua variação, ekklisías, também aparece como tradução de KAHAL nos seguintes textos da Septuaginta: Deuteronômio 4:10; Deuteronômio 9:10; Deuteronômio 18:16; Deuteronômio 31:30; I Reis 8:22; I Crônicas 28:8; I Crônicas 29:10; II Crônicas 6:12; II Crônicas 6:13; II Crônicas 28:14; II Crônicas 29:23; II Crônicas 30:4; II Crônicas 30:17; Esdras 10:8 (Neemias 10:8); Neemias 8:2 (Neemias 18:2); Salmos 21:23; Provérbios 5:14.



Na imagem acima, uma mera ilustração que simboliza um homem lendo as Escrituras Sagradas em hebraico e traduzindo para o idioma grego.



  1. Termo KAHAL traduzido como ekklisias numa citação do chamado Antigo Testamento:


No tópico anterior, citamos as traduções do chamado Antigo Testamento para a versão da Septuaginta. A ideia aqui é um pouco diferente, pois iremos apresentar um texto do chamado Novo Testamento que é uma citação do chamado Antigo Testamento. Ou seja, um texto grego traduzindo o texto hebraico pelo próprio escritor do chamado Novo Testamento..

No exemplo abaixo aparece o termo ekklisias para traduzir KAHAL:


Hebreus 2:12

Versão Grega

λεγων απαγγελω το ονομα σου τοις αδελφοις μου εν μεσω εκκλησιας υμνησω σε

Hebreus 2:12

Tradução em Português

“dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.”

Salmos 22:23

Versão hebraica

אספרה שמך לאחי בתוך קהל אהללך 

Salmos 22:22

Tradução em Português

“Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.”


Se ekklisían ou ekklesias é o termo grego para igreja, então existia “igreja” antes de Jesus vir ao mundo?

A resposta é sim, pois KAHAL ou ekklesía significa qualquer ajuntamento. Sendo assim, não necessariamente todas as vezes que aparece a palavra igreja é a “Igreja de Jesus”, até mesmo no chamado Novo Testamento.



  1. Termo ekklisias no chamado Novo Testamento se referindo ao povo de Israel:


Nos versículos que citamos acima em hebraico, grego e português, podemos perceber que a igreja, ou melhor, a assembleia ou congregação citada se refere aos filhos de Israel.

Isso se confirma quando Estevão em sua pregação diz:


“É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.” Atos 7:38


O termo para congregação ali é εκκλησια (“igreja”). Entre outras palavras, o povo de Israel reunido no deserto era uma igreja. Isso não significa dizer que a Igreja de Jesus já existia antes dEle vir ao mundo, ok? O próprio Jesus, antes de morrer, afirmou que somente a partir da Sua morte a Sua Igreja seria edificada, no futuro:


“... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do sheol não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18


Percebe que o tempo verbal aponta para algo que ainda vai acontecer? Sempre existiu grupos reunidos, mas Jesus tem um grupo que Ele ainda estava por reunir…


Na imagem acima, uma multidão de israelitas se reúnem diante do muro das lamentações, em Jerusalém.


  1. Termo KAHAL como “igreja” de malfeitores:


Outra ideia que podemos destacar aqui é que o termo igreja pode aparecer nas Escrituras como um grupo reunido para fazer o mal. Isso mesmo! Nem todo ajuntamento é divino. Nem toda bandeira que se levanta com os termos paz, amor e união tem um fundo benéfico. Vide o episódio da cidade e da torre de Babel. Eles queriam se unir para contrariar a vontade de Deus. Era uma união para a rebelião… (vide Gênesis 11:1-9).

Veja abaixo o texto hebraico, a tradução na Septuaginta e a tradução em Português:


שנאתי קהל מרעים ועם-רשעים לא אשב

Salmos 26:5

ἐμίσησα ἐκκλησίαν πονηρευομένων καὶ μετὰ ἀσεβῶν οὐ μὴ καθίσω

Salmos 25:5

Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.

Salmos 26:5


Transliterando, ficaria uma ekklesian de malfeitores, ou seja, uma igreja de malfeitores.



  1. Termo ekklesian como “igreja” confusa:



No chamado Novo Testamento, o termo ekklesia é citado 108 vezes, porém para falar sobre uma congregação secular, apenas três vezes.

O exemplo que citamos abaixo se refere a um ajuntamento [εκκλησιαν = ekklesian] dos moradores da cidade de Éfeso, estimulados por um fabricante de ídolos, que se reuniram para protestar contra a pregação do Evangelho:


“Uns, pois, gritavam de uma forma; outros, de outra; porque a assembleia caíra em confusão. E, na sua maior parte, nem sabiam por que motivo estavam reunidos.” Atos 19:32

“Mas, se alguma outra coisa pleiteais, será decidida em assembleia regular.” Atos 19:39

“E, havendo dito isto, dissolveu a assembleia.” Atos 19:41


Sendo assim, podemos concluir que não necessariamente por ter o nome de igreja, seja um grupo, instituição ou denominação, faz parte da Igreja de Jesus. Aliás, até mesmo em um grupo de servos de Deus pode ter alguém que não faz parte da Igreja de Jesus. E, também, dentre todos os seguidores de Jesus na história, há muitos que não seguiram verdadeiramente os passos de Jesus… Lembra da palavra do joio e do trigo?


“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro…

E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mateus 13:24-43


De acordo com esta parábola de Jesus, no campo onde Ele plantou a boa semente, veio Satan, depois, e plantou a má semente do joio que só será arrancada ao final da história… Para esses falsos crentes, o destino final será tenebroso…



  1. Origem do Termo ekklesia:


Segundo o dicionário Strong, ekklēsía significa:

  1. reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia

1. assembleia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar

2. assembleia dos israelitas

3. qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente

4. num sentido cristão:

  1. assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso

  2. grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem

  3. aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila,etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo

  4. totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo

  5. assembleia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu


Segundo ainda a Concordância de James Strong, o termo grego ekklēsía é a junção de duas outras palavras gregas:

  • ek [ἐκ]: preposição primária denotando origem (o ponto de onde ação ou movimento procede), de, de dentro de (de lugar, tempo, ou causa; literal ou figurativo); por, fora de.

  • kaléō [καλέω]: chamar, chamar em alta voz, proferir em alta voz, convidar, chamar pelo nome, dar nome a, receber o nome de, dar um nome a alguém, chamar seu nome, ser chamado, ostentar um nome ou título (entre homens), saudar alguém pelo nome.


Muitas vezes, o termo ekklēsía é explicado como se fosse a tradução da expressão “chamados para fora”. Já vi pessoas, devido a isso, afirmar que igreja não é se reunir em prédios, mas tem que sair etc. Porém, embora o papel da igreja realmente não seja ficar limitado às quatro paredes de um prédio, a expressão “chamados de” melhor significa “chamados de” suas casas, suas atividades, seus afazeres etc. para se reunirem.

Segundo o Comentário Bíblico de Beacon, na época de Jesus, o significado comum de ekklēsía era uma reunião legal dos cidadãos livres e eleitores de uma cidade grega. 

Então, não tem como deixar de se reunir como igreja. Quem apoia essa ideia não entendeu o conceito, nem a essência da necessidade de se existir uma igreja…


“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25


É bem verdade que a igreja não é um clube de amigos, ou um evento para bater ponto várias vezes por semana, nem mesmo um fim em si mesmo, mas é ali que nos preparamos para, assim que preparados, serem enviados. E este envio, não é para se isolar, mas sim, para convidar outros para o ajuntamento…


Abaixo vamos incluir algumas perguntas e respostas só para frisar e ficar mais claro os conceitos:



Correção: Apenas a imagem número 2 está correta e representa uma KAHAL ou ekklesía, pois uma pessoa isolada não constitui uma reunião.


Correção: Eu sozinho não componho a igreja. Por mais que eu seja servo e seguidor de Jesus, isolado não constituo a igreja, a não ser que me una a outras pessoas que também amem ao Senhor e o adoram.


Correção: igreja não é prédio ou construção humana. Com isso, não queremos tirar o valor que tem o prédio, mas igreja é muito mais do que uma edificação física. 

Os apóstolos e demais discípulos, assim como Jesus, frequentavam o templo de Jerusalém:

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” Atos 2:46
“Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.” Atos 3:1
“Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam....” Atos 5:21
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.” Atos 5:42

Os apóstolos e demais discípulos, assim como Jesus, frequentavam as sinagogas israelitas todos os sábados:

“E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.” Atos 9:20
“Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar.” Atos 13:5
“Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos.” Atos 14:1

Os apóstolos seguiram os conselhos de Jesus e viviam diariamente em comunhão como igreja:

“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,“ Atos 2:46
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.” Atos 5:42
“saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” Romanos 16:5
“Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.” Colossenses 4:15


  1. A Igreja de Jesus:


Jesus cita duas vezes o termo ekklēsía (ἐκκλησία):


“… e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18

“E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” Mateus 18:17


Em primeiro lugar, é importante dizer que, como Jesus era israelita e estava diante de um grupo de israelitas, não tinha motivo para falar o grego. Ali, o mais óbvio é que Ele tenha declarado essas palavras em hebraico ou aramaico e, sendo assim, usou o termo KAHAL, como bem afirma o Comentário John Fullerton MacArthur Jr.

E, para frisar sobre que tipo de congregação Ele iria reunir, ao usar essa palavra pela primeira vez, usou o pronome possessivo “minha”. A Igreja de Jesus não é qualquer ajuntamento. É o Seu ajuntamento!


Assim sendo, biblicamente, podemos enxergar a Igreja de Jesus por pelo menos dois aspectos diferentes:


  1. As igrejas locais: Embora estejam associadas, o emprego da palavra igreja na maior parte das vezes aparece no chamado Novo Testamento referindo-se aos seguidores de Jesus que se reúnem em uma casa, ou aqueles de uma mesma cidade ou região:


“E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” Atos 14:23

“E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.” Atos 15:41

“Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.” Atos 16:5

“A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia.” Atos 11:22

“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.” Atos 13:1

“Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,” Romanos 16:1

“saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” Romanos 16:5



  1. A Igreja: O termo igreja pode abranger de um modo universal os seguidores de Jesus de todos os tempos e de todos os lugares, constituindo o ‘Corpo de Cristo’:


“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28

“Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,” I Coríntios 10:32

“Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.” I Coríntios 15:9

“Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.” Gálatas 1:13

“porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,... para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito… Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;... Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.” Efésios 5:23-32




Correção: Entendendo que o termo igreja se refere ao ajuntamento, então, só o primeiro símbolo, onde as setas estão indo ao encontro uma das outras, pode representar o termo igreja. É claro que os salvos em Jesus, após se prepararem, serão enviados para convidar mais pessoas à festa que será para sempre. Porém, a princípio, apenas o símbolo da esquerda representa o conceito de igreja.



Sendo assim, a igreja enquanto instituição é temporal, pois o prédio pode ruir, o CNPJ pode ser cancelado, a denominação pode ser extinta, ser dividida, trocar de nome, mas a Igreja de Jesus é para sempre, atemporal, e é mais um organismo do que uma organização.

Uma pessoa pode até ser membro de uma sociedade física, exterior, visível, sem que isso signifique que esteja espiritualmente unida a Cristo.



Nunca devemos colocar a igreja entre o pecador e o Salvador, reproduzindo ideias como as que afirmam que “não existe salvação fora da Igreja” ou ameaças com afirmações do tipo “se não congregar conosco você não será salvo”.


Por outro lado, devemos, também, ser cuidadosos em não depreciar a posição da igreja. Ainda que às vezes ficamos bem chateados com atitudes de certos líderes, ou grupo de pessoas, ou alguma pessoa que se julga seguidor de Jesus, nós precisamos da igreja para tudo aquilo que está relacionado com o culto, a evangelização e a edificação. Devemos, por isso, cultivar a unidade da igreja e a fraternidade da maneira mais proveitosa possível, pois é com ela que iremos morar para toda a eternidade e precisamos aprender a conviver aqui… até que…


“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4:17


Esse será "O Encontro", a verdadeira KAHAL ou ekklesia. A reunião que será para sempre! Maranatha!


Resumo dos estudos bíblicos ministrados entre os meses de agosto a setembro de 2024 na congregação Batista Nova Filadelfia em Santíssimo.

Nenhum comentário: