29 agosto 2010

Lar Provisório dos "Mortos"

Há os que não acreditam em vida após a morte, como os saduceus. Para esses, Jesus disse claramente:
“E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.” Lucas 20:37,38
Embora Abraão, Isaque e Jacó não estejam mais entre nós, estão vivos!

Quando Deus criou o homem, formou o seu corpo do pó da terra, soprou nele seu espírito e o fez alma vivente (Gênesis 2:7). Quando o corpo morre (Gênesis 3:19; Salmos 104:29; II Pedro 1:13-15), o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Mas e a alma, para onde vai? Onde ela permanece viva?

I. O que é o Sheol?
Quando os seres humanos morrem, vão para um local chamado Sheol, uma palavra hebraica para “sepultura”, mas que traduziremos por “local dos mortos”. Ela aparece 65 vezes no Antigo Testamento.
Há dois extremos sobre este local:
1. Há os que acreditam que essa palavra na Bíblia se refere apenas ao “túmulo”, onde foi colocado o corpo morto da pessoa, e nada mais. Muitas vezes na Palavra, quando os homens morriam é mencionado que eles iam ao Sheol, “junto de seus pais” (Gênesis 25:8; 35:29; 49:33; I Reis 2:10; 11:43; ...). Mas esse termo não poderia se referir a um túmulo, pois, por exemplo, Abraão foi enterrado num local diferente dos seus antepassados. Ele mesmo comprou um local onde foi o túmulo dele e de seus descendentes.

2. O outro extremo é acreditar que nesse local as pessoas pagam pelos seus pecados e depois têm outros destinos: uns crêem que voltam encarnados (o chamam de “Umbral”) e outros crêem que vão para o céu (o chamam de “Purgatório”). Essas três conclusões não condizem com o que vamos estudar. Esses dois casos são fugas para que o homem não necessite da morte remidora do Senhor Jesus, e continuem em suas práticas pecaminosas, pois sabem que terão ainda outras chances de “pagar” pelo que fazem aqui.
Outra coisa importante de se comentar antes é que, no momento em que a Bíblia foi traduzida, foi colocada nela a palavra “Inferno”, mas gostaria de desconsiderar esta palavra que não está nos originais, tudo bem?

II. Algumas conclusões sobre o Sheol
Pois bem, tiremos algumas conclusões sobre esse lugar:
* Há vida, consciência e conversa no Sheol entre os mortos (Isaías 14:9,10,15-20; Ezequiel 32:21; Lucas 16:19-31).

* O Sheol está em algum local do Universo debaixo do planeta Terra, não necessariamente no interior do globo terrestre, tendo em vista que é espiritual. É chamado de “profundo”, “partes mais baixas”, “profundezas da terra”, “mais profundo” e tem que “descer” para chegar lá “embaixo”, onde ele está (Gênesis 37:35; 42:38; Deuteronômio 32:22; Jó 11:8; Salmos 63:9; 139:8; Provérbios 9:18; 15:24; 21:13; Isaías 5:14; 14:9,15; Ezequiel 31:14-18; 32:18-30; Amós 9:2; Efésios 4:9).

* Tem local para todos, tendo em vista que é um local espiritual (Provérbios 27:20; 30:16; Isaías 5:14). Espírito, como não tem matéria, não ocupa lugar no espaço.

* Após a morte não há segunda chance. Aqueles que se esquecem de Deus nessa vida não poderão querer se lembrar dEle lá (Salmos 6:5; 9:17; Eclesiastes 9:5,10; Isaías 38:18). Para os sem Deus, será apenas lamento a morte.

* Os mortos não têm nenhum tipo de contato conosco (Deuteronômio 18:9-14; Isaías 8:19; Lucas 16:30,31). Quando algum espírito se apresenta a um ser humano dizendo ser um parente morto, na verdade, é um demônio que quer implantar alguma falsa doutrina nos corações das pessoas.

* Existem portas no local dos mortos (Jó 17:16; 38:17; 38:17; Isaías 38:10; Mateus 16:18). Tendo portas, ao ser introduzido lá, ninguém pode por sua própria vontade sair de lá.

III. A Divisão do Sheol:
Para uns, o Sheol é local de esperança e descanso (Jó 14:13; 17:15,16), mas para outros é local de angústia e terror (Salmos 9:17; 107:10,14; 116:3; Provérbios 23:14; Ezequiel 31:14-18). Mas como pode os seres humanos, logo após a morte já terem uma separação, tendo em vista que o Juízo Final só ocorrerá quando todos os ímpios serão julgados e condenados de uma só vez após o milênio?
A Palavra diz que logo após a morte o juízo já sobrevém a cada um (Hebreus 9:27), mas esta é apenas como uma prisão temporária, até o dia do julgamento Final (II Pedro 2:9). O Sheol está separado em dois locais diferentes (Isaías 14:18-20), separados por um abismo. Vejamos:

1. Hades (palavra grega para local onde estão os mortos ímpios);
Mateus 11:23; 16:18; Lucas 10:15; 16:23-26; Atos 2:27,31; Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13,14
Jesus, quando morreu, por estar cheio dos nossos pecados, foi até lá (Efésios 4:8-10). Inclusive nesse local, Jesus pregou para os mortos, aqueles milhões de pessoas que morreram na época do dilúvio, por exemplo (I Pedro 3:18-21; 4:6). Mas ele não permaneceu lá até o terceiro dia (Salmos 16:10; Atos 2:27). No mesmo dia Ele foi retirado de lá, pois, por mais que tenha morrido pelos nossos pecados, Ele não era pecador (Mateus 27:46; Isaías 53:4,7-12). No mesmo dia Jesus foi para o outro lado do Sheol, chamado de Seio de Abraão, ou Paraíso (Lucas 23:43). Jonas profetizou sobre isso (Jonas 2:2-6). Por isso Jesus é o único que possui a chave da morte e do Hades (Apocalipse 1:18).

2. Seio de Abraão, ou Paraíso (local onde estão os mortos justos).
Lucas 16:22,25; 23:43
É encarado como um descanso, como o próprio sono (Salmos 13:3; João 11:12-13; Atos 7:60; I Tessalonicenses 4:15,16). Por isso é chamado de “seio de Abraão”, pois é as pessoas tinham costumes de se inclinar no seio do outro (João 13:23; 21:20).

3. Abismo ou Abyssos/Chasma/Tártaro (local que separa o Seio de Abraão do Hades)
Entre os dois locais do Sheol existe um abismo, para que os que estão no Hades não possam ir ao Seio de Abraão, e para que ninguém saia do próprio Sheol. Há três palavras gregas na Bíblia que entendemos estar se referindo a este abismo:
* Chasma significa “fenda profunda que separa dois lugares” (Lucas 16:26).
* Abyssos foi o local onde Cristo esteve um dia e ninguém, a não ser o próprio Pai, teve o poder de tirá-lo de lá (Romanos 10:7). Além de Jesus um dia ter ido lá, há no abismo uma determinada classe hierárquica de demônios que estão aprisionados (II Pedro 2:4; Judas 6) que num período da Grande Tribulação serão soltos para atormentar os homens (Apocalipse 9:1-11), umas das bestas sairá de lá (Apocalipse 11:7; 17:8) e o próprio Inimigo será aprisionado lá durante o milênio (Apocalipse 20:1,3). Os demônios que Jesus insiste para conseguir expulsá-los pedem para não ir para lá (Lucas 8:31).
* Tártaro como uma “prisão subterrânia” (II Pedro 2:4; Judas 6), algumas traduções chamam de "cadeias eternas na escuridão". Não entendemos porque alguns estão soltos agindo malignamente e outros estão presos, pois a Bíblia não está preocupada em detalhar as informações sobre os seres celestes para nós, mas basta sabermos o que nos foi revelado.

Os hebreus chamavam o local todo de Sheol, mas para diferenciar e ficar claro na mente das pessoas, Jesus utilizou de termos gregos (Hades, Tártaro etc.) para exemplificar, tendo em vista que o mundo foi contagiado com a cultura grega.

IV. O Futuro do Sheol
A qualquer momento desses, que não sabemos dia nem hora, quando menos se esperar (I Tessalonicenses 5:2,4; Apocalipse 3:3; 16:15), acontecerá a vinda de Jesus, quando este dará uma ordem ao líder dos anjos, ou seja, ao arcanjo (I Tessalonicenses 4:16,17) que reúnam os anjos e esses busquem todos os salvos (Mateus 24:31), vivos e mortos, para se encontrarem com Jesus nos ares.
Durante a Grande Tribulação o Seio de Abraão estará então vazio, enchendo aos poucos novamente com as pessoas que morrerem por não terem aceitado o sinal da besta. Neste mesmo período, por um determinado espaço de tempo, serão soltos os principados do abismo e, no final da Grante Tribulação, neste abismo o Adversário será aprisionado no abismo por mil anos (Apocalipse 20:1-3) e os mortos judeus da Grante Tribulação ressuscitarão (Apocalipse 20:4-6).
Após o milênio, no grande dia do Juízo Final, quando todos os homens e anjos forem julgados, enquanto os santos anjos ajudarão ao Senhor separando os justos dos ímpios (Mateus 13:39, 41, 49; 16:27; 24:31; 25:31; Marcos 8:38; 13:27; Lucas 9:26; II Tessalonicenses 1:7), sem pronunciarem uma palavra de juízo aos homens, se Deus não ordenar (II Pedro 2:11), nós, a Igreja do Senhor Jesus, a Noiva Redimida, aquela que ressuscitou no arrebatamento ou que foi transladada, iremos participar do julgamento dos anjos (I Coríntios 6:3).
Os capítulos 25, 26 e 27 de Isaías fazem menção ao período final da história dos homens, pois nos mostram que nesse dia Deus ressuscitará os mortos (Isaías 26:19), julgará todos os homens (Isaías 26:21), consolará para sempre os salvos (Isaías 25:8,9) e vencerá a “serpente”, o “Tanyn” e o “Leviatã”, coisa que só ele pode fazer (Isaías 27:1). Compare esses três capítulos de Isaías com Apocalipse 20:7-15; 21:1-4.
Todos os que desprezaram a salvação de Jesus, receberão o mesmo destino de Satanás e os anjos que pecaram: o Lago de Fogo Ardente (Ezequiel 28:16b, 18b; Mateus 25:41; João 16:11; Apocalipse 20:10-15). Esse lugar de pranto e dor eterno foi preparado justamente para o Diabo e seus anjos, e não para os seres humanos. Este é o local que Jesus chamou de Geena. Ninguém está lá neste momento (Mateus 5:22,29,30; 10:28; 18:9; 23:15,33; Marcos 9:43,45,47; Lucas 12:5; Tiago 3:6). O Hades e a morte darão os seus mortos, que serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 19:20; 20:10,13,14,15).

"...e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." Apocalipse 20:10

Jesus nos promete:
"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." Apocalipse 22:12

Compartilhado com minha mana amiga Patrícia Costa dia 29/08/2010.

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