27 junho 2013

SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO


Este estudo surgiu com uma pergunta que recebi pelo e-mail de um jovem chamado Davi.
Muitos pensam que ser selados com o Espírito Santo é falar em línguas estranhas, profetizar, pular, girar, correr, gritar, cair, ter visões, revelações etc. Mas isso não é um sinal ou comprovação de que uma pessoa que é selada com o Espírito Santo. Precisamos entender a diferença entre ser selado e ser revestido com o Espírito Santo:

O que é Selo?

Selar nos lembra "por selo em uma carta". O selo de uma carta hoje tem um tanto de diferença do passado. No passado, o selo era a confirmação de que quem estava encaminhando a carta era realmente a quem ela se referia.
Para atestar que a carta, ou outro documento oficial, eram verdadeiros, o rei, ou outra autoridade, selava, ou seja, marcava com o seu anel (I Reis 21:8; Jeremias 22:24; Daniel 6:17; Neemias 9:38; 10:1; Ester 3:12; 8:8,10; Ageu 2:23).

Resumindo:
1. Quem sela é o rei (Deus Pai é o Rei. É Ele quem sela com o Espírito Santo);
2. O selo é uma comprovação de que a carta foi enviada pelo rei (Deus só sela as cartas que "são dEle", sendo assim, nem todas as pessoas são seladas, ou seja, nem todos são de Deus);
3. A carta "entende" que é selada (Quem é selado por Deus, sabe que é selado. Mas, como sabemos se somos, ou não, selado por Deus? Para isso, precisamos entender o que é o selo de Deus...);
4. O selo é válido para que outros percebam que a carta pertence ao Rei (Seja como for a forma de Deus nos selar, ao contrário do que muitos pensam, outros conseguem reconhecer o selo de Deus em nós).

Além de servir como confirmação, o selo também tinha outra função: guardar o conteúdo da carta para que ninguém lesse ate que o remetente recebesse. Só o remetente tinha autorização de quebrar o selo e ler a correspondência (Jó 41:15; Daniel 12:4). Entendemos melhor essa característica quando o próprio Senhor Jesus recebe um livro com os juízos que somente Ele é capaz de desatar os selos (Apocalipse 6:1,3,5,7,9,12; 7:2; 8:1).
Selo também nos remete a uma marca, um símbolo que identifica o que foi marcado (Gênesis 38:18,25; Êxodo 28:11,21,36; 39:6,14,30; Jó 9:7; 37:7; Cantares 8:6).



Pessoas Seladas
Nas Escrituras, não são apenas objetos que são selados, mas, também, seres humanos. O apóstolo Paulo se refere à Igreja de Corinto como o selo do seu ministério (I Coríntios 9:2), ou seja, a comprovação de que ele era apóstolo, caso alguém duvidasse.
O próprio Deus tem os Seus selados (marcados) como vemos nos textos a seguir:
- Os israelitas tinham um selo visível de que são de Deus, a circuncisão (Romanos 4:11);
- Deus pediu que os santos no meio do povo de Judá corrompido fossem selados de forma espiritual para serem livres do juízo que viria (Ezequiel 9:4,6);
- Jesus era selado pelo Pai (João 6:27);
- A Igreja foi selada com o Espírito Santo (II Coríntios 1:22; Efésios 1:13; 4:30);
- Quando a Igreja sair desta terra, e começar o juízo sobre o planeta, haverá 144 mil pessoas que serão seladas por Deus ( Apocalipse 7:4,5; 9:4; 14:1).

Em todos os casos acima, o que há em comum nas pessoas seladas por Deus não é uma marca visível, mas um tipo de atitude especial. Todas essas pessoas “decidiram” rejeitar viver como as outras pessoas vivem. Os selados são aqueles que se apartaram do pecado e se entregaram para viver uma vida que agrade a Deus, conforme o versículo abaixo explica:
“Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Timóteo 2:19
Portanto, se suas atitudes não diferem de quem ama o pecado, de quem não ama ao Senhor e despreza os Seus conselhos, este é o momento para parar e refletir, pois só frequentar um local chamado de “igreja” não garante salvação.

Para que somos Selados com o Espírito Santo?
Ser marcado com o Espírito Santo por Deus Pai é como uma carta que é marcada com um selo pelo rei. Como cada carta tem um destino, aqueles que são selados com o Espirito, possuem esse sinal para identificar que são diferentes e para identificar o destino que eles terão.
- Só os selados pelo Espírito Santo provarão do arrebatamento, que é o encontro com o Senhor Jesus nos ares (Efésios 4:30);
- Só os selados com o Espírito Santo serão livres que há de vir sobre o mundo (Ezequiel 9:4-6).

O que Fazer para ser Selado com o Espírito Santo?
... depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13
Se a pergunta é “o que faço para ser selado com a promessa do Espírito”, a resposta é: “Crer em Jesus como Senhor e Salvador”.
Somos selados por Deus a partir do momento que passamos a pertencer a Jesus, ou seja, assim que entregamos nossa vida ao Senhor Deus.
Muitos usam o termo "aceitar a Jesus", embora esse termo seja equivocado, pois não somos nós que aceitamos Jesus, mas quando "levantamos nossas mãos”, aceitamos o batismo nas águas (reconhecendo que somos pecadores e merecemos o dilúvio sobre nós, ou seja, o "juízo de Deus"), a comunhão pela ceia (onde reconhecemos que Cristo morreu em nosso lugar, tomando sobre Ele o juízo que estava destinado a nós) e nos unimos à Igreja para amadurecermos nossa comunhão com o Criador, adorarmos e pregarmos aos outros o que Ele fez por nós.
Não somos merecedores do selo de Deus, mas Ele nos sela porque reconhecemos o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário.
Somos selados pela fé, e essa é nossa comprovação que temos a marca do Senhor.



Quando os Discípulos foram selados?
Muitos acham que a Igreja só foi inaugurada no dia de Pentecostes, quando os discípulos de Jesus foram cheios do Espírito Santo, mas, na verdade, o Espírito Santo já estava neles desde o dia em que Jesus, após ter ressuscitado, soprou sobre eles o Espírito Santo (João 20:22).
Ou seja, todo aquele que se entrega ao Senhor Jesus, já é selado com o Espírito Santo. A partir deste momento, já tem a possibilidade de ser revestido com o Espírito Santo. E para receber este revestimento (como muitos chamam, “batismo com o Espírito Santo”, precisam fazer o que os discípulos fizeram, se consagrar ao Senhor através da oração, leitura da Palavra e comunhão com os santos. Repito: comunhão com OS SANTOS!).
A partir daí, Deus nos concede fruto do Espírito, revestimento do Espírito, dons do Espírito etc. Mas não temos como falar no momento, pois cada detalhe deste rende várias meditações... rsrs

Meditem também nas seguintes postagens relacionadas ao Espírito Santo:

6 comentários:

Unknown disse...

SOU ADORADORA ADORO JESUS TODOS OS DIA ..ENTÃO ADORANDO JESUS VEIO-ME A PALAVRA SELADO AO OUVIR FIQUEI UM POUCO ASSUSTADA MAS LOGO SENTIR MUITA PAZ.....ENTÃO RESOLVI ESTUDAR E VOCES MIM AJUDARÃO

BASTANTE BJS!

Anônimo disse...

minha vizinha sonhou que eu e meu companheiro estávamos com um selo dado por Deus nos ombros. A principio me assustei, mas agora minha fé no meu Senhor aumentou. Glória a Deus.

Unknown disse...

FICO TÃO FELIZ DE TER LIDO ISSO!!!

Unknown disse...

É lindo esses textos, porem somos responsáveis por manter este selo,
Por que esse selo não é de cera nem de
barro. É vivo e se entristece te sentimentos, vê hebreus Cap 6 vs 4-6.

Unknown disse...

a paz do senhor jesus! irmão gostei demas de encontrar seu blog tirou muitas dúvidas que eu tinha com relação ao que era selo do Espírito Santo, continue postando pois ajuda muito estou satisfeita com a sua postagem pois tinha acabado de orar a DEUS pedindo pra conhe-lo mas sobre sua presença maravilhosa. DEUS O ABENÇOE!

Unknown disse...

Aaaah obrigada pelo esclarecimento eu estou lendo um livro do Autor
Daniel Mastral que menciona isso. E pesquisei para tirar minhas dúvidas. Muito bom o blog e tudo pautado na palavra.